Portal do Professor

Início do Conteúdo

Tarsila do Amaral: Visitando o Porto.

Autor e Co-autor(es)

Dominique Cristina Souza de Sena imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o olhar crítico e comparativo da pintura com a realidade das imagens;

Apreciar a obra de Tarsila do Amaral O Porto;

Conhecer um navio de perto;

Ampliar os conhecimentos sobre os navios relacionando a obra de Tarsila do Amaral “O Porto”;

Desenvolver a habilidade de observação;

Destacar as características de um navio.

Duração das atividades

A atividade deverá ser divida em diferentes momentos com duração 15 a 20 minutos, cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Obra de Tarsila do Amaral "O Porto"

O navio e as suas características físicas;

Estratégias e recursos da aula

Para  sair do espaço físico da escola é necessário uma autorização dos pais. 

Atividade 1 - Visita ao navio no porto de Natal - RN

1° Momento: O(a) professor(a) apresenta a obra de Tarsila do Amaral "O Porto"  destacando com as crianças alguns aspectos da obra, como:

  • Tamanho;
  • Cores;
  • formas;
  • Tipo;
  • Lugar;

o porto

Figura 1 - Obra de Tarsila do Amaral - O Porto

Imagem acessível na página da internet: http://www.quemtemsedevenha.com.br/porto.jpg

2º momento -  O(a) professor(a) antes de sair para a visita ao porto, deve estabelecer alguns combinados com as crianças, pensando na segurança e no respeito com o próximo. Durante a visita ao porto de natal as crianças devem observar alguns aspectos do cenário existente no porto da cidade, bem como conhecerem o navio. O(a) professor(a) pode destacar alguns aspectos do navio visitado, como:

  • O que vocês estão observando?;

Obs: O(a) professor(a) deve instigar as crianças a falarem o que estão observando.

3º momento – No final do passeio pode se organizar um lanche bem gostoso com as crianças para confraternizar esse momento tão significativo. Ao final retomam-se os combinados para o retorno à escola.

navio

Figura 2 - Visita ao navio

navio 2

Figura 3 - Entrada no navio

navio 7

Figura 4 - Conhecendo o navio internamente

navio 4

Figura 5 - Conhecendo o navio externamente

navio 6

Figura 6 - Conhecendo outros elementos que compõe o navio

Recursos Complementares

Levar uma máquina para tirar fotos dos momentos e papéis para anotar algumas observações e questionamentos das crianças.

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • observaram a obra de arte;
  • perceberam as cores, formas e linhas;
  • observaram o navio;
  • respeitaram os combinados;
  • compararam a obra com o navio visitado;
  • conheceram alguns espaços e elementos do navio (cabine, alojamento, cozinha, banheiro / timão, cordas, ancora, bote)