Portal do Professor

Início do Conteúdo

Um Gr?falo? O que ? um Gr?falo?

Autor e Co-autor(es)

Roseli Iolanda da Cunha imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;

? Interagir com diferentes crian?as e adultos;

? Ouvir hist?rias;

? Desenvolver aten??o e concentra??o;

? Experimentar novos enredos e recursos para a mesma hist?ria;

? Compartilhar um espa?o de express?o com crian?as e adultos, por meio de conta??o de hist?rias;

? Desfrutar de momentos l?dicos e de muita imagina??o;

?Manipular livros de literatura infantil.

Duração das atividades

As atividades dever?o ser desenvolvidas em 3 dias, n?o necessariamente consecutivos. Em cada dia ocorrer?o dois momentos diferentes com dura??o aproximada de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considera??es:

Um aspecto muito valorizado e explorado em nosso cotidiano s?o as intera??es. Consideramos todas as possibilidades de intera??o (crian?a-crian?a, crian?a-adulto) um fator bastante importante no desenvolvimento de todos. Neste sentido, nos empenhamos em planejar momentos coletivos em que grupos de diferentes faixas et?rias possam estar envolvidos em uma mesma atividade, proporcionando assim, viv?ncias riqu?ssimas de aprendizado entre as crian?as de diversas idades. A proposta desta atividade surgiu de uma conversa entre as professoras do grupo 2 (crian?as de 18 meses a 2 anos) e do grupo 4 (crian?as de 3 a 4 anos). A professora deste havia pedido para uma costureira confeccionar um personagem de uma hist?ria de que o grupo gostava muito: o Gr?falo. Segundo as crian?as do grupo 4, este personagem morava na sala delas. Resolvemos ent?o proporcionar um momento no qual as crian?as do grupo 4 pudessem apresentar o Gr?falo para as menores (grupo 2).


Obs: Usamos a hist?ria do Gr?falo, mas qualquer hist?ria poderia ter sido utilizada, desde que houvesse a representa??o tridimensional do personagem na institui??o. Al?m disso, a visita partiu de outro grupo de crian?as (grupo 4) para o nosso (grupo 2), e eles trouxeram um personagem diferente. Mas o processo tamb?m pode ocorrer de maneira inversa.  


Primeiro Momento: Ouvindo a Hist?ria do Gr?falo

Materiais: Livro da hist?ria do Gr?falo, tapete e almofadas.

Dura??o: 30 minutos.

Imagem da capa do livro

Grufalo

 Fonte, arquivo institucional NDI-2013
?

Organize a sala de maneira acolhedora e convidativa para uma hist?ria, com tapete e almofadas. Sente-se em roda com o seu grupo e explique que, neste dia, ele ter? a visita do grupo da sala ao lado, que trar? uma hist?ria para ser contada e depois apresentar? um amigo especial para todos. Receba o grupo visitante e os convide a sentar para ouvir a hist?ria. A hist?ria escolhida ser? a do Gr?falo e poder? ser contada por uma das duas professoras. Ap?s a conta??o, as crian?as poder?o fazer coment?rios sobre a hist?ria e a professora do grupo visitante sugerir? ent?o:

- Que tal convidarmos nossos colegas para irem at? a nossa sala conhecer o Gr?falo?

Grufalo  Grufalo

Fonte: arquivo institucional NDI-2013

Segundo Momento: Conhecendo o Gr?falo

Materiais: Personagem tridimensional da hist?ria, tapete, almofadas, brinquedos diversos da sala.

Dura??o: 30 minutos.

As crian?as partir?o ent?o todas juntas para a sala do grupo 4 (crian?as maiores) e l? encontrar?o o Gr?falo. Depois, ainda mediados pelas professoras, todas poder?o sentar-se novamente em roda para conhecer o novo amigo, toc?-lo e brincar com ele e, em seguida, os grupos poder?o interagir e brincar livremente. Uma das professoras poder? sugerir que o Gr?falo v? conhecer a sala dos novos amigos e, assim, o Gr?falo se despedir? dos velhos amigos e acompanhar? os novos at? a sua sala para passar o resto do dia. No decorrer da semana, esse movimento poder? continuar a ser feito entre as duas salas: um dia o Gr?falo lancha com um grupo, no seguinte, ser? convidado a passear com o outro; no terceiro dia dormir? numa sala, e no quarto dia, voltar? a brincar com as crian?as da outra; e assim sucessivamente, tornando-se o Gr?falo bastante presente para os dois grupos. 

?

  Grufalo  G

 Fonte, arquivo institucional NDI-2013
?

Terceiro Momento: Fazendo um Piquenique com o Gr?falo

Materiais: Toalha de mesa, lanche das crian?as e o Gr?falo.


Dura??o: 30 minutos.

Organize um espa?o, de prefer?ncia ao ar livre, com toalhas de mesa e o lanche das crian?as, e convide o Gr?falo e os amigos do outro grupo para lancharem com o grupo 2. Acomode todos para uma deliciosa comilan?a e lembre as crian?as de alimentarem o Gr?falo! (de brincadeirinha) Perguntando do que ele gosta.  

?

Grufalo  Grufalo
 Fonte, arquivo institucional NDI-2013

?

Quarto Momento: Assistindo ao filme do Gr?falo

Materiais:
Aparelho para reprodu??o de filmes, tapetes e almofadas, o Gr?falo e pipoca. Filme dispon?vel em https://www.youtube.com/watch?v=VFfQ9itp-ms

Dura??o: 30 minutos.

Organize um espa?o com tapetes e almofadas, onde seja poss?vel acomodar as duas turmas para assistir ao filme do Gr?falo. Se achar plaus?vel, fa?a pipoca para acompanhar o momento. Esta vers?o do filme ? em outro idioma, mas, como as crian?as j? conhecem a hist?ria, o professor poder? narrar e chamar a aten??o para as cenas que est?o muito bonitas e detalhadas nesse filme. Al?m do mais, ? muito interessante para elas assistirem o filme do Gr?falo, por j? o conhecerem pessoalmente.
?

Quinto Momento: O Gr?falo sumiu! E agora?

Dura??o: 30 minutos.

As professoras dos dois grupos devem combinar com anteced?ncia a retirada  do Gr?falo da sala, de modo que as crian?as percebam a sua aus?ncia naquele dia. Conforme as crian?as forem chegando, cada grupo em sua sala, as professoras come?am a lhes questionar sobre o Gr?falo:

- Gente, cad? o Gr?falo?
- Ele n?o estava na nossa sala?
- Aonde ele foi?
- O que aconteceu?

Por fim, a professora do grupo das crian?as menores as convida para irem para a sala do grupo das crian?as maiores, no intuito de buscar not?cias do Gr?falo. Chegando l?,  ir?o encontrar os colegas tamb?m em polvorosa, preocupados com o Gr?falo, que afinal, parece ter sumido. Nesse meio tempo, algu?m chegar? dizendo ter encontrado uma pista (pode ser a auxiliar de sala, ou algum funcion?rio da institui??o que queira ajudar e participar desta atividade). Convide ent?o as crian?as a sentarem-se em roda para lerem o bilhete encontrado.  
?

Sexto Momento: Seguindo as pistas do pirata

Materiais: Papel A4, cord?o, caneta hidrocor, fantasia de pirata. Caso n?o haja fantasia na escola, confeccione um tapa olho (peda?o de tecido ou papel preto, lastec preto) conforme ilustra??o abaixo e um chap?u de papel, usando uma cartolina, dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=Qdobp4DEeNk

Grufalo

 Fonte, arquivo institucional NDI-2013

Dura??o: 30 minutos.

Algumas pistas devem ser espalhadas pela escola. Sugerimos escrever as pista em folhas A4, enrol?-las e amarrar com um cord?o. A primeira ir? fornecer dicas para se chegar ? segunda e, assim por diante, at? acharem o Gr?falo. As pistas devem estar de acordo com a faixa et?ria das crian?as e com o espa?o escolhido para desenvolver a atividade. Sugerimos que as pistas contenham rimas e tamb?m instiguem as crian?as a realizarem determinados comandos, como, por exemplo: "O Gr?falo n?o est?, mas n?s vamos encontrar, por isso bem alto vamos chamar e perto dos balan?os procurar". E assim, a outra pista estar? num dos balan?os do parque. V?rios enredos podem ser criados para o sumi?o do personagem. O professor tanto pode aproveitar para inserir novos elementos imaginativos no universo da crian?a, como pode, ao contr?rio, utilizar-se de refer?ncias que as crian?as j? tenham. Nosso enredo partiu do conhecido para o grupo das crian?as maiores e do novo para as menores: o Pirata. Ent?o, continuamos seguindo as pistas, que foram nos levando a v?rios setores da escola e envolvendo diversos funcion?rios da institui??o (biblioteca, dire??o, enfermaria, guarita). At? que a ?ltima pista nos levou para fora da escola, para o bosque que fica ao lado. E foi l? que encontramos o Gr?falo e o Pirata, que eram amigos e tinham sa?do para passear. Esses danados nos deram um susto! E depois, ficamos sabendo que at? o lobo mau andava por aquele bosque... Mas isso j? ? uma outra hist?ria!

?

Grufalo  Grufalo

 Fonte, arquivo institucional NDI-2013

Recursos Complementares

Avaliação

Ap?s a realiza??o das atividades coletivas, (que envolvam mais de um grupo de crian?as) ? importante que os professores possam trocar impress?es sobre o trabalho desenvolvido, no sentido de verificar se as crian?as se envolveram com a proposta, se os grupos interagiram e vivenciaram momentos de parceria. Se ampliram seu report?rio linguistico e imagin?rio, por meio da conta??o da hist?ria e dos enredos criados pelos professores e pelas pr?pria crian?as, no decorrer da proposta. Os registros s?o ferramentas importante nesse processo, pois servir?o de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para os professores  avaliarem  tamb?m sua pr?tica pedag?gica.

?