Dal?nea Cristina Fl?r
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
? Avan?ar no desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;
? Interagir com diferentes crian?as e adultos; Ouvir hist?rias;
? Desenvolver aten??o e concentra??o;
? Experimentar novos enredos e recursos para a mesma hist?ria;
? Compartilhar um espa?o de express?o com crian?as e adultos, por meio de conta??o de hist?rias;
? Desfrutar de momentos l?dicos e de muita imagina??o;
?Manipular livros de literatura infantil;
? Participar de um momento de culin?ria;
?Degustar o prato preparado em parceria com os colegas.
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N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
Primeiras considera??es:
Um aspecto muito valorizado e explorado em nosso cotidiano s?o as intera??es. Consideramos as possibilidades de intera??o (crian?a-crian?a, crian?a-adulto, adulto-adulto) um fator da grande import?ncia no desenvolvimento de todos. Neste sentido, nos empenhamos em planejar momentos coletivos em que grupos de diferentes faixas et?rias possam estar envolvidos em uma mesma atividade, proporcionando assim viv?ncias ricas de aprendizado entre as crian?as de diversas idades. Foi pensando nisso que surgiu essa proposta, que apresenta momentos bem diversificados para os grupos 3 e 4 (crian?as entre 2 e 4 anos). Vale ressaltar que nesses momentos as crian?as maiores desenvolvem respeito e cuidado para com as menores. E estas, por sua vez, percebem que aquelas tamb?m s?o crian?as, s? que mais experientes e, por isso, muito interessantes, j? que fornecem pistas e as ajudam a desenvolverem atividades que n?o conseguiriam realizar sozinhas. Essa ajuda, essa dica, que uma crian?a de 4 anos fornece a outra de 2 anos, por exemplo, parece corriqueira e sem import?ncia, mas n?o ?, pois a crian?a de 4 anos est? fazendo de forma espont?nea aquilo que n?s, professores, fazemos intencionalmente: atuar na zona de desenvolvimento pr?ximo da crian?a de 2 anos.
Existem rela??es complexas entre o desenvolvimento e a aprendizagem da crian?a. Vigotski (1984), identificou dois n?veis de desenvolvimento: o primeiro ? o n?vel denominado de real ou efetivo e constitui-se pelas fun??es psicol?gicas j? efetivadas; o segundo ? o n?vel de desenvolvimento pr?ximo e se define como aquelas fun??es que est?o em vias de amadurecer podendo ser identificadas por meio de solu??o de tarefas com o aux?lio do adulto e outras crian?as mais experientes. Nesse sentido, o ensino deve incidir sobre o segundo n?vel, pois a zona de desenvolvimento pr?ximo tem um valor mais direto para a din?mica da instru??o do que o n?vel atual de desenvolvimento. Portanto, neste processo, o professor tem um papel destacado enquanto mediador entre a crian?a e o conhecimento produzido e acumulado historicamente pela humanidade, cabendo a ele intervir na zona de desenvolvimento pr?ximo da crian?a conduzindo a pr?tica pedag?gica (FACCI, 2006, p. 23).
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Primeiro Momento: Ouvindo o caso do bolinho
Materiais: Livro de hist?ria: O caso do Bolinho, tapete e almofadas.
Dura??o: 30 minutos
capa do livro
Fonte http://doispontostravessao.wordpress.com/2009/11/30/tatiana-belinky/
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Esta proposta foi pensada para as crian?as dos grupos 3 e 4 (crian?as entre 2 e 4 anos) do N?cleo de Desenvolvimento Infantil - NDI. Organize a sala de maneira acolhedora e convidativa para uma hist?ria, com tapete e almofadas. Sente-se em roda com o seu grupo e explique que, neste dia, ele ter? visitas: outro grupo de crian?as vir? participar da roda de hist?rias. Ap?s a chegada do referido grupo e de todos acomodarem-se a hist?ria selecionada previamente pelo professor pode ser contada: O caso do bolinho. Essa hist?ria costuma ser muito apreciada por crian?as de idades diversas, pois ? musicada e muito divertida. Ap?s a conta??o, as crian?as podem manusear o livro e falar sobre o enredo e os personagens.
a) Qual personagem cada crian?a mais gostou? Por qual motivo?
b) Qual animal foi mais esperto? Por que?
c) E a m?sica, aprenderam a cantar?
Aproveite ent?o o momento para cantar a m?sica com as crian?as.
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Eu sou um bolinho
Redondo e fofinho
De creme recheado
Na manteiga assado
Deixaram-me esfriando
Mas eu fugi rolando
A vov? n?o me pegou
O vov? n?o me pegou
Nem voc? dona lebre vai me pegar!
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Depois sugira que a hist?ria seja contada de outra forma: usando fantoches e um bolo de verdade. Mas para isso precisar?o fazer um bolo. Combine ent?o com os dois grupos de crian?as que no dia seguinte se encontrar?o novamente para preparar o bolo e depois o usar?o para contar a hist?ria, juntamente com os fantoches dos personagens.
Segundo Momento: Fazendo o bolo
Materiais: cartolina, cola, fita adesiva, caneta hidrocor, ingredientes do bolo, liquidificador e forma.
Dura??o: 30 minutos.
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Receita do Bolo
Ingredientes
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Como fazer
Bata todos os ingredientes de uma s? vez no liquidificador por cerca de 5 minutos. Coloque em forma de buraco central, untada e enfarinhada. Leve para assar em forno m?dio e pr?-aquecido.
http://cybercook.terra.com.br/receita-de-bolo-simples-de-liquidificador-r-12-8292.html
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Organize um espa?o onde o bolo possa ser preparado pelas crian?as. Este deve ter uma mesa grande onde ficar?o os materiais a serem utilizados no preparo do bolo e onde as crian?as possam ficar em volta para manusear os ingredientes e acompanhar o preparo. Cole tamb?m uma cartolina na parede, onde possam ir escrevendo a receita do bolo. Uma das professoras pode questionar as crian?as sobre o que acham que precisam para fazer o bolo e, em seguida, ir apresentando os ingredientes que precisar?o para a receita escolhida. A medida que for apresentando os ingredientes poder?o ir registrando cada um na cartolina, usando tamb?m algumas embalagens como forma de registro e ilustra??o.
Depois de registrarem os ingredientes, a outra professora, com a ajuda da auxiliar de sala, come?a a questionar como fazer o bolo com aqueles ingredientes. E ent?o, mediadas pelos adultos, as crian?as v?o aprendendo como preparar o bolo, e ajudando nesse preparo. Cada um pode colocar um ingrediente (uma colher de trigo ou de a??car, por exemplo). Conforme forem preparando, a professora que est? registrando vai tamb?m chamando a aten??o das crian?as para o modo de preparo do bolo e escrevendo essa nova etapa na cartolina.
Ap?s colocarem todos os ingredientes, explique que agora o bolo precisa ser assado no forno. Mas isso ? melhor uma professora fazer sozinha, pois o fog?o ? perigoso para as crian?as. Convide-as ent?o, para irem brincar, no parque por exemplo, e quando o bolo estiver pronto se reunir?o novamente para ouvirem a hist?ria e posteriormente comerem o bolinho.
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Terceiro Momento: O caso do bolinho com fantoches e bolo de verdade
Materiais: O bolo feito com a ajuda das crian?as, envolto em filme PVC, fantoches dos personagens, tapete e almofadas.
Dura??o: 30 minutos.
Passe filme PVC no bolo, de modo que fique protegido e f?cil de manusear na hora da hist?ria, al?m de decor?-lo com olhinhos, nariz e boca, conforme ilustra??o abaixo. Separe fantoches dos personagens da hist?ria. Caso n?o tenham todos os fantoches dos personagens na escola, estes podem ser substitu?dos por outros, pois al?m do bolinho todos os outros personagens s?o animais, e se substitu?dos n?o v?o alterar o enredo da hist?ria.
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Arquivo Institucional NDI-2013
Novamente organize um espa?o com tapete e almofadas para que as crian?as apreciem o caso do bolinho, agora com novos recursos. O professor poder? contar a hist?ria sentado na roda, junto com as crian?as, ou escondido atr?s de alguma coisa, (um painel, um len?ol, uma mesa, um port?o, etc.) para que s? os fantoches apare?am. N?o esque?a de reservar um lugar para colocar o bolo, pode ser em cima de uma cadeira. Como no final da hist?ria a raposa come o bolinho, o professor pode fantasiar a situa??o dizendo que ela quer dividir o bolo com as crian?as. E assim, o bolo pode ser repartido e saboreado por todos.
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Quarto Momento: Comendo o bolinho
Materiais: O bolo feito pelas crian?as, aparelho de DVD ou data show, musical do caso do bolinho com a turma do cocoric? - ver recursos complementares.
Dura??o: 15 minutos.
Relembrando o desejo da raposa, de dividir o bolo com todos, a professora deve convidar as crian?as para saborearem o bolo juntas e em seguida assistirem . o musical do bolinho com a turma do cocoric?. Para isso a professora deve deixar preparado, j? no espa?o em que ouviram a hist?ria com os fantoches, um aparelho de dvd, ou data show, ou ent?o convidar as crian?as, depois de comerem o bolo, para dirigirem-se a outro espa?o onde haja esses recursos. E l? assistir ao filme.
Obs: O terceiro link dos recursos complementares trata-se de uma entrevista da turma do cocoric? com a autora do livro: Tatiana Belink. Est? muito interessante, por isso se essa proposta for realizada com crian?as maiores (de 5 anos em diante), vale a pena assistir com eles essa entrevista.
https://www.youtube.com/watch?v=0EPbcThfr_w
http://www.contandohistoria.com/ocasodobolinho.htm
https://www.youtube.com/watch?NR=1&v=7Mlq1lF9Rks&feature=endscreen
http://doispontostravessao.wordpress.com/2009/11/30/tatiana-belinky/
http://cybercook.terra.com.br/receita-de-bolo-simples-de-liquidificador-r-12-8292.html
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FACCI, M.G.D. Os est?gios do desenvolvimento psicol?gico segundo a psicologia s?ciohist?rica. In: ARCE, A. e DUARTE, N. Brincadeira de pap?is sociais na educa??o infantil: as contribui??es de Vigotski, Leontiev e Elkonin
S?o Paulo, Xam?, 200
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Durante a realiza??o das atividades conjuntas, (que envolvam mais de um grupo de crian?as) ? importante que as professoras possam trocar impress?es sobre o trabalho desenvolvido, no sentido de verificar se as crian?as se envolveram com a proposta, se os grupos interagiram e vivenciaram momentos de parceria se ampliaram seu repert?rio lingu?stico e imagin?rio, por meio da conta??o da hist?ria, do teatro, e dos enredos criados pelas professoras e pelas pr?prias crian?as, no decorrer da proposta; se demonstraram interesse pela aula de culin?ria e conseguiram perceber a rela??o entre esta e a hist?ria contada. Todos provaram o bolo? O que as crian?as demonstraram ao degustar o prato feito por elas mesmas, e que ao mesmo tempo era um personagem da hist?ria? Os registros s?o ferramentas importante nesse processo, pois servir?o de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para as professoras avaliarem tamb?m sua pr?tica pedag?gica.