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O IDH (?ndice de Desenvolvimento Humano) e o FIB (Felicidade Interna Bruta): suportes para representa??o de dados em programas geradores de gr?ficos

Autor e Co-autor(es)

?derson de Oliveira Passos imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Ara?jo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, ind?stria e modo de vida
Ensino Fundamental Final Matem?tica Tratamento da informa??o
Ensino M?dio Matem?tica An?lise de dados e probabilidade
Ensino M?dio Geografia O mundo em transforma??o: As quest?es econ?micas e os problemas geopol?ticos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar diferentes processos de produ??o ou circula??o de riquezas e suas implica??es s?cio-espaciais, conforme habilidade H18 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias Humanas e suas Tecnologias do ENEM;
  • Utilizar informa??es expressas em gr?ficos ou tabelas para fazer infer?ncias, conforme habilidade H24 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM;
  • Analisar informa??es expressas em gr?ficos ou tabelas como recurso para a constru??o de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades

1 a 2 horas/aulas (50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Explorar programas como o Excel do Windows utilizados na elabora??o de planilhas e gera??o de gr?ficos;
  • Criar apresenta??es em programas como o Power Point do Windows;
  • Acessar e navegar na Internet;
  • Ler e interpretar diferentes tipos de gr?ficos.

Estratégias e recursos da aula

Aconselha-se ao professor iniciar a aula incentivando os alunos a realizarem uma busca e a leitura dos textos sobre o ?ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a Felicidade Interna Bruta (FIB). Ou realizar esta aula como sequ?ncia ? aula: ?O IDH e o FIB: discutindo ?ndice de desenvolvimento humano e a felicidade interna bruta?, publicada no Portal do Professor. ? fundamental que esta aula seja realizada em um laborat?rio de inform?tica ou em um ambiente em que os computadores tenham acesso ? Internet.

Assim, ap?s as discuss?es das quest?es realizadas com a turma, durante a aula indicada anteriormente, pondera-se que o professor sugira aos alunos o acesso ao site: <http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA102809710.aspx>, ou: <http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx#BMscattercharts> ou ainda: <http://www.tecmundo.com.br/excel/1745-saiba-qual-tipo-de-grafico-representa- melhor-os-seus-dados-no-excel-2007.htm>. Acesso em: 11 mai. 2013. Esses sites descrevem diversos tipos de gr?ficos e algumas das suas caracter?sticas quanto ao tratamento e apresenta??o dos dados que representam. Convide alunos para explicarem os tipos de gr?ficos e em que situa??o cada formato ? mais indicada.

Aconselha-se, ap?s os momentos anteriores, que o professor sugira a discuss?o dos alunos sobre as seguintes indaga??es: Qual tipo de gr?fico foi utilizado pelos autores do texto para apresentarem os dados? Por que os autores utilizaram mais o gr?fico de linhas? Poderia ser utilizado outro tipo de gr?fico para a mesma representa??o? Por que diferentes tipos de gr?ficos s?o usados para representar determinados tipos de dados? Ou ainda, quais caracter?sticas devem ser consideradas para definir o tipo de gr?fico para representar determinados tipos de dados? Julga-se que esse momento seja importante por permitir ouvir as considera??es dos alunos sobre as representa??es de dados por meio de gr?ficos, bem como  suas concep??es e hip?teses sobre o assunto abordado. Se entender que seja interessante, o professor pode anotar as respostas dos alunos em um lugar vis?vel, como quadro-negro ou lousa, para que, posteriormente, os alunos possam confrontar suas hip?teses.

Em seguida, retome o acesso ao site: <http://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/03/14/brasil-fica-na-85-posicao-no-ranking-mundial-de-idh-veja-resultado-de-todos-os-paises.htm>. Acesso em: 11 mai. 2013. Solicite aos alunos a escolha dos ?ndices de alguns pa?ses, no m?nimo cinco, e pe?a que anotem os valores dos seus indicadores do IDH.

Posteriormente, usando um programa de planilhas e gerador de gr?ficos, como o Excel, recomende aos alunos que digitem os dados anotados e gerem diferentes tipos de gr?ficos. ? interessante que, com os mesmos dados, os alunos gerem diferentes tipos de gr?ficos, tais como: pizza, coluna, linha, barra, ?rea, entre outros e que, durante a realiza??o dessa atividade, o professor aconselhe-os a anotarem as suas percep??es e observa??es sobre cada tipo de gr?fico gerado com os dados digitados. A seguir, os alunos devem fazer op??o por um determinado tipo de gr?fico, ou seja, aquele que, em sua opini?o, melhor apresenta os seus dados. Para isso, os alunos devem justificar suas escolhas.

Caso julgue necess?rio, o professor pode orientar os alunos a editarem os t?tulos dos eixos, a fonte, a legenda, o t?tulo do gr?fico, entre outras caracter?sticas pass?veis de edi??o permitidas pelo programa gerador.

Conforme orientam os Par?metros Curriculares Nacionais (PCN), defende-se que:

Dessa forma, cabe ? escola ensinar o aluno a utilizar a linguagem oral no planejamento e realiza??o de apresenta??es p?blicas: realiza??o de entrevistas, debates, semin?rios, apresenta??es teatrais etc. Trata-se de propor situa??es did?ticas nas quais essas atividades fa?am sentido de fato, pois ? descabido treinar um n?vel mais formal da fala, tomado como mais apropriado para todas as situa??es. A aprendizagem de procedimentos apropriados de fala e de escuta, em contextos p?blicos, dificilmente ocorrer? se a escola n?o tomar para si a tarefa de promov?-la (BRASIL, 1997, p. 25).

Os PCN defendem ainda, que ?a aula deve ser o espa?o privilegiado de desenvolvimento de capacidade intelectual e lingu?stica dos alunos, oferecendo-lhes condi??es de desenvolvimento de sua compet?ncia discursiva? (BRASIL, 1997, p. 30).

Dessa forma, sabe-se que muitos alunos t?m dificuldades em realizar uma comunica??o oral, mesmo diante dos colegas e do professor, por?m em muitas situa??es profissionais, estes alunos dever?o superar essas dificuldades, seja para apresentar um trabalho de pesquisa na faculdade, seja para realizar a venda de um produto quando da sua atua??o profissional. Por isso, julga-se oportuno que o professor solicite, para as pr?ximas aulas, que os alunos criem uma explana??o sobre as atividades realizadas, na forma de um semin?rio. Para a cria??o da apresenta??o, o professor pode sugerir que os alunos realizem a leitura das discas dispon?veis no site: <http://office.microsoft.com/pt-pt/powerpoint-help/sugestoes-para-criar-e-fazer-uma-apresentacao-eficaz-HA010207864.aspx>. Acesso em: 19 mai. 2013.

Para o semin?rio, os alunos podem usar programas geradores de apresenta??o, como o Power Point do Windows. Na apresenta??o, os alunos podem apresentar aspectos gerais sobre o tema estudado, como a defini??o dos ?ndices: IDH e FIB, os fatores considerados no c?lculo desses ?ndices, as considera??es de cada discente sobre os ?ndices, bem como o gr?fico gerado durante esta aula, al?m de abordarem os diferentes tipos de gr?ficos e quando cada tipo ? o mais indicado justificando a sua op??o pelo tipo de gr?fico usado para apresentar os dados elegidos por eles.

Recursos Complementares

Para encerrar as atividades, sugere-se ao professor que acesse o site: <http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos>. Acesso em: 19 mai. 2013. Mesmo para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o que exige um olhar mais cr?tico e experiente do professor, este pode selecionar, no banco de dados disponibilizados no site de provas de edi??es anteriores do ENEM, quest?es com an?lise e interpreta??o de gr?ficos para serem trabalhadas em sala de aula.

Avaliação

Recomenda-se como processo de avalia??o que o professor observe o interesse, a motiva??o e o envolvimento dos alunos na realiza??o das atividades. Al?m disso, como as atividades s?o encerradas com a apresenta??o oral, aconselha-se que o professor adote os crit?rios sugeridos pelos PCN quando os alunos s?o envolvidos no processo de produ??o oral. Esse documento sugere que o aluno (BRASIL, 1998, p. 51):

  • Planeje a fala p?blica usando a linguagem escrita em fun??o das exig?ncias da situa??o e dos objetivos estabelecidos;
  • Considere os pap?is assumidos pelos participantes, ajustando o texto ? variedade lingu?stica adequada;
  • Saiba utilizar e valorizar o repert?rio lingu?stico de sua comunidade na produ??o de textos;
  • Monitore seu desempenho oral, levando em conta a inten??o comunicativa e a rea??o dos interlocutores e reformulando o planejamento pr?vio, quando necess?rio;
  • Considere poss?veis efeitos de sentido produzidos pela utiliza??o de elementos n?o verbais.

Aconselha-se, ainda, que o professor elabore um instrumento de autoavalia??o que possibilite aos alunos descreverem as facilidades e dificuldades encontradas ao longo das atividades realizadas. ? importante que o processo de avalia??o possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcan?ados e quais as mudan?as necess?rias a serem adotadas em situa??es semelhantes posteriores.

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Refer?ncias

Brasil. Par?metros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: l?ngua portuguesa. Bras?lia: MEC/SEF, 1998.