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Inicia??o ? alfabetiza??o cartogr?fica: utilizando a hist?ria dos n?meros para a motiva??o dos alunos

Autor e Co-autor(es)

?derson de Oliveira Passos imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Ara?jo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproxima??o dos lugares e do mundo
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino M?dio Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino M?dio Geografia Produ??o e organiza??o do espa?o geogr?fico: proje??es cartogr?ficas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Construir significados para os n?meros naturais, inteiros, racionais e reais, conforme compet?ncia de ?rea 1 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM;
  • Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representa??es dos n?meros e opera??es - naturais, inteiros, racionais ou reais, conforme habilidade H1 da Matriz de Refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM;
  • Compreender os elementos culturais que constituem as identidades, conforme compet?ncia de ?rea 1 da Matriz de Refer?ncia de Ci?ncias Humanas e suas Tecnologias do ENEM;
  • Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura, conforme habilidade H1 da Matriz de Refer?ncia de Ci?ncias Humanas e suas Tecnologias do ENEM;
  • Identificar as manifesta??es ou representa??es da diversidade do patrim?nio cultural e art?stico em diferentes sociedades, conforme habilidade H5 da Matriz de Refer?ncia de Ci?ncias Humanas e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades

2 a 3 horas/aulas (50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Acessar e navegar na Internet;
  • Dom?nio da explora??o de recursos digitais para aproxima??o de visualiza??o de mapas e imagens pelo Google.

Estratégias e recursos da aula

  PRIMEIRO MOMENTO

Aconselha-se ao professor iniciar a aula provocando os alunos a responderem quest?es sobre as suas concep??es e conhecimentos pr?vios sobre o processo hist?rico da constru??o do sistema num?rico. Para isso, questione:

  • Os n?meros sempre existiram ou foram criados?
  • Como os n?meros foram criados? Ou como os n?meros surgiram?
  • Os algarismos sempre tiveram a forma escrita que usamos hoje?
  • Quais sistemas de numera??o voc?s conhecem?
  • Os sistemas de numera??o sempre existiram tais como os conhecemos atualmente?
  • Os sistemas de numera??o tinham as mesmas regras do nosso sistema de numera??o?
  • O nosso sistema de numera??o ? conhecido como indo-ar?bico. Algu?m consegue explicar por qu??

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As respostas para estas perguntas s?o pessoais e dependem do n?vel de ensino, da viv?ncia e da trajet?ria escolar de cada aluno. Ap?s esse momento de discuss?o ? fundamental que a aula seja realizada em um laborat?rio de inform?tica ou em um ambiente em que os computadores tenham acesso ? Internet.

Os alunos devem ser estimulados a acessarem o site: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=986&sid=9>. Acesso em: 27 maio 2013 e a realizarem a leitura do texto disponibilizado no site sobre a hist?ria dos n?meros escrito por Moraes [s.d.]. Ap?s a leitura do texto citado anteriormente, aconselha-se ao professor solicitar que os discentes elaborem um texto sobre o processo hist?rico dos n?meros. O objetivo da elabora??o textual ? que os aprendizes percebam a hist?ria dos n?meros como inerente ao desenvolvimento das civiliza??es. O professor pode aconselhar a busca de outras fontes para subsidiarem a constru??o textual.

? importante que o professor esclare?a aos alunos, que para saberem mais sobre cada sistema de numera??o citado no texto, devem dar um clique nas palavras que aparecem em destaque ao longo do site, pois s?o links para outros documentos sobre o sistema num?rico em quest?o. Para retornarem ao texto inicial, devem dar um clique sobre a indica??o ?Voltar ? mat?ria principal? ao final dos textos acessados por meio dos links. Recomenda-se a explora??o dos textos sobre os sistemas num?ricos: mesopot?mico, eg?pcio, maia, grego, romano e o indo-ar?bico.

Julga-se importante que o professor chame a aten??o dos alunos para que eles observem e anotem a regi?o geogr?fica em que ocorreram os fatos hist?ricos citados nos textos. Para isso, sugere-se que o professor circule pela sala, pois pode ser necess?rio auxiliar os aprendizes, esclarecendo d?vidas e orientando-os sobre a localiza??o de civiliza??es antigas, uma vez que, talvez, n?o seja do conhecimento do aluno.

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SEGUNDO MOMENTO

Conforme defendem Pissinati; Archela (2007), ao se considerar os problemas educacionais existentes em nosso pa?s, a alfabetiza??o cartogr?fica n?o deve ocorrer somente dos primeiros anos da Educa??o B?sica, pois para essas autoras muitos brasileiros concluem o Ensino Fundamental sem compreenderem os conceitos que envolvem o mapa. Defende-se, pois, que a alfabetiza??o cartogr?fica pode ser um importante suporte did?tico para a compreens?o da evolu??o e constru??o hist?rica dos sistemas de numera??o advindo da necessidade humana e possibilitada pela comunica??o e, muitas vezes, fruto do relacionamento social entre as civiliza??es.

Para o processo de alfabetiza??o cartogr?fica, autores como Silva; Torelli e Passini (2011) defendem os meios digitais como recursos importantes no aux?lio para o avan?o do processo de leitura e interpreta??o de mapas, pelo fato do espa?o virtual estar presente na rotina dos estudantes. Por isso, indica-se que o professor solicite aos alunos que acessem o site <http://www.google.com.br>. Acesso em: 27 maio 2013.

Na barra de ferramentas desse site ? poss?vel acessar o Google mapas ou se achar melhor pode-se indicar o endere?o direto: <http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl>. Acesso em: 27 maio 2013. Esse site possibilita a visualiza??o de qualquer ?rea da superf?cie terrestre na forma de mapa ou sat?lite.

Para uma melhor visualiza??o, indique aos alunos para localizarem o mouse na seta indicativa da op??o ?ocultar painel? e dar um clique ? em destaque na imagem a seguir. 

Imagem 1: Vista do painel na p?gina do Google mapas.

Imagem Google Maps

Fonte: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl. Acesso em:  27 maio 2013.

Nas op??es disponibilizadas pelo site, localizadas na parte superior direita, os alunos podem alterar a configura??o das imagens.

Imagem 2: Op??es de vista da p?gina do Google mapas.

Op????es de vista do Google mapas

Fonte: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl. Acesso em:  27 maio 2013.

Aconselha-se que o professor sugira a visualiza??o da imagem pelo Google Earth, mas pode-se escolher a visualiza??o tanto por sat?lite quanto por mapa. Em seguida, recomenda-se que os alunos usem o recurso de aproxima??o e afastamento da visualiza??o da imagem na tela para sua familiariza??o. Essa a??o pode ser executada pelo bot?o de rolagem do mouse ou movendo o marcador na reta vertical localizada no lado esquerdo da tela, conforme destacado na imagem a seguir. Para continuidade da aula, pe?a aos alunos que reduzam a escala da imagem at? visualizarem a Terra, conforme imagem abaixo.

Imagem 3: Vista da Terra do Google Earth.

Vista da Terra

Fonte: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl. Acesso em:  27 maio 2013.

Assim, ap?s esses momentos de esclarecimentos, resgate com os alunos o as anota??es referentes ?s regi?es geogr?ficas dos fatos hist?ricos citados no texto. Em seguida, usando o recurso de aproxima??o do site, convide os discentes a localizarem as regi?es em que os fatos ocorreram. Vale ressaltar que o site permite uma boa defini??o das caracter?sticas geogr?ficas das regi?es ? medida que se aproxima da superf?cie terrestre. Al?m disso, o site ainda permite visualizar caracter?sticas de clima, tr?nsito, terreno, entre outras; para isso, basta marcar as op??es desejadas, que s?o visualizadas ao localizar o cursor do mouse nas op??es de figura??o no canto superior direito, na mesma posi??o indicada na figura 2.

Para exemplificar, a seguir, tem-se uma percep??o das diferen?as entre as possibilidades de visualiza??o, mapa ou sat?lite, de um mesmo ponto da superf?cie terrestre: o Coliseu, em Roma (imagens 4 e 5).

Imagem 4: Vista do Coliseu pelo Google nas op??es sat?lite e clima.

Coliseu_Sat??lite 

            Fonte: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl. Acesso em:  01 jun. 2013.

Imagem 5: Vista do Coliseu pelo Google nas op??es mapa e clima.

Coliseu nas op????es de mapa  

Fonte: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl. Acesso em:  01 jun. 2013.

 

TERCEIRO MOMENTO

Para esse momento da aula, ? necess?rio que o professor disponibilize, individualmente aos alunos, c?pias em folha A4 do mapa-m?ndi mudo para que eles possam localizar e identificar as regi?es em que os fatos hist?ricos sobre os sistemas de numera??o ocorreram. Essa c?pia pode ser tanto com a divis?o dos pa?ses ou apenas com a visualiza??o dos continentes, conforme imagens a seguir.

 Imagem 6: Mapa-m?ndi mudo com a divis?o dos pa?ses.

 Mapa m??ndi mudo

          Fonte:http://www.santiago.pro.br/mapas/mundo/mundo_mudo_carto.JPG. Acesso em 27 maio 2013.

Imagem 6: Mapa-m?ndi mudo dos continentes.

 Mapa m??ndi mudo dos continentes

 Fonte:http://mapas.owje.com/10560_mapa-mudo-del-mundo.html. Acesso em:  27 maio 2013.

Para a realiza??o dessa atividade, solicite aos alunos que:

  • Indique com um ponto a regi?o em que os fatos hist?ricos ocorreram;
  • Escreva o sistema num?rico correspondente aos fatos hist?ricos em letra de forma e na regi?o correta;
  • Pinte as regi?es indicadas.

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Coment?rio: Esta aula pode ser trabalhada em conjunto (Matem?tica, Hist?ria e Geografia) de forma interdisciplinar. Al?m disso, pode ser adaptada a todos os n?veis de ensino da Educa??o B?sica. Para isso, o professor deve procurar textos com uma linguagem mais acess?vel e um vocabul?rio mais pr?ximo do n?vel cognitivo dos alunos.

Fonte:http://www.santiago.pro.br/mapas/mundo/mundo_mudo_carto.JPG. Acesso em:  27 maio 2013.Fonte:http://www.santiago.pro.br/mapas/mundo/mundo_mudo_carto.JPG. Acesso em:  27 maio 2

Recursos Complementares

O professor pode sugerir como leitura complementar para os alunos, o texto de Fernanda Salla: ?Os elementos que comp?em os mapas?. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/elementos-compoem-mapa-639045.shtml>. Acesso em: 27 maio 2013.

O professor pode, ainda, usar os v?deos sobre a cria??o dos n?meros:

Parte 1: Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=qeYfblQHEIM>. Acesso em:  27 maio 2013.

Parte 2: Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=9d7mHfjnfOw>. Acesso em:  27 maio 2013.

Parte 3: Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=OhrlojbFJa4>. Acesso em:  27 maio 2013.

Avaliação

Recomenda-se como processo de avalia??o que o professor observe o interesse, a motiva??o e o envolvimento dos alunos na realiza??o das atividades sugeridas. O professor pode, ainda, adotar como crit?rio avaliativo a produ??o textual dos alunos sobre o processo hist?rico dos n?meros e a representa??o cartogr?fica para observar se os alunos conseguiram reconhecer e identificar as regi?es em que os fatos hist?ricos ocorreram. Dessa forma, o professor pode observar se os alunos t?m clareza sobre as diferentes temporalidades que definem os processos hist?ricos na constru??o dos sistemas num?ricos, al?m de compreenderem que o mundo ? constru?do a partir das a??es e intera??es humanas e do seu conv?vio em sociedade (BRASIL, 1998).

Aconselha-se, ainda, que o professor utilize a autoavalia??o, pois ela permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realiza??o das atividades propostas.

? importante que todo o processo de avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcan?ados e quais as mudan?as necess?rias a serem adotadas em situa??es semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.

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Refer?ncias

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Brasil. Par?metros curriculares nacionais: geografia. Bras?lia: MEC/SEF, 1998.

MORAES, D. Um, dois, tr?s e j?: com voc?s a hist?ria dos n?meros. Dispon?vel em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=986&sid=9>. Acesso em: 27 maio 2013.

PISSINATI, M. C.; ARCHELA, R. S. Fundamentos da alfabetiza??o Cartogr?fica no Ensino de geografia. Geografia, v. 16, n. 1, p. 169-195,jan./jun. 2007. Londrina: Departamento de geoci?ncias. Dispon?vel em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/index>. Acesso em 26 maio 2013.

SILVA, T. M. da; TORELLI, Y. L.; PASSINI, E. Y. Alfabetiza??o cartogr?fica: do papel ao meio digital. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GEOGRAFIA E ENSINO, 2, SEMANA DE GEOGRAFIA, 20, Maring?, 2011. Anais... p. 86-100 Dispon?vel em: <http://www.dge.uem.br/gavich/downloads/semana11/Eixo1/1-07%20SILVA%20E%20TORELLI.pdf>. Acesso em: 26 maio 2013.