Eliana Dias e Lazu?ta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
Estrat?gias e recursos:
Esta atividade tem por objetivo levar os alunos ? compreens?o de que a linguagem corporal comunica.
?
O professor exibir? em data-show as imagens abaixo e pedir? aos alunos para juntos constru?rem sentidos ao que veem.
Professor, durante as discuss?es, ressalte com os alunos a necessidade de eles justificarem por meio da imagem os sentidos constru?dos. Com isso, professor, os alunos dever?o entender que existem atitudes corporais que permitem alguns sentidos e n?o outros, gra?as ? conven??o cultural.
?
http://pad3.whstatic.com/images/thumb/f/fb/Read-Body-Language-Step-1---Version-2.jpg/550px-Read-Body-Language-Step-1---Version-2.jpg Acesso em 15 jun. 2013.
?
http://noticias.universia.com.br/br/images/docentes/c/co/com/como-ter-linguagem-corporal-expressiva-noticias.jpg Acesso em 15 jun. 2013.
?
http://www.cartacapital.com.br/revista/700 Acesso em 15 jun. 2013.
?
http://2.bp.blogspot.com/-BvqnGRZ6Wpk/UR44Y9PnSqI/AAAAAAAAD0w/5OrgWwT_j6w/s1600/corpo.jpg Acesso em 15 jun. 2013.
?
http://2.bp.blogspot.com/_UQIRqPzl2Bk/TMq1T-YRscI/AAAAAAAAAJ4/ZC8-QLxH_Es/s1600/corpofala.jpg Acesso em 15 jun. 2013.
?
http://1.bp.blogspot.com/_R8LkKSvcN4c/TRts_ZmOvTI/AAAAAAAAZkA/PwbmdL2koYc/s1600/1%2Ba%2Ba%2Bmelhores%2Bfotos%2Bmanaus%2B2008.jpg Acesso em 15 jun. 2013.
?
http://meme.zenfs.com/u/861932730c5ca3898e6ffdecd2efd26c0bb6996a.jpeg Acesso em 15 jun. 2013.
?
http://www.patricinhaesperta.com.br/wp-content/uploads/2012/02/linguagem-corporal.jpg Acesso em 15 jun. 2013.
?
http://edgblogs.s3.amazonaws.com/ofiltro/files/2013/05/suplicy.jpg Acesso em 15 jun. 2013.
?
O professor exibir? o v?deo abaixo, pausando-o a cada novo gesto, para que os alunos possam hipotetizar o sentido e depois compar?-lo ao sentido formalizado pelo v?deo. Os sentidos formalizados pelo v?deo n?o s?o os ?nicos poss?veis.
http://www.youtube.com/watch?v=yZ7TM89bOYs Acesso em 15 jun. 2013.
?
Ap?s uma conversa sobre o v?deo, o professor orientar? os alunos ? conclus?o de que a linguagem corporal comunica, uma vez que sentidos podem ser constru?dos a partir de gestos, posturas, express?es faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor.
Essa conclus?o pode ser reiterada a partir da leitura coletiva do que seja linguagem corporal e de sua cientificidade.
Esta atividade tem por objetivo expandir o conhecimento dos alunos no que se refere a pesquisas relacionadas ? postura corporal enquanto meio de comunica??o.
?
O professor solicitar? que os alunos, em duplas, elaborem uma par?frase do texto "Pesquisa mostra o poder das posturas corporais", de Iara Biderman. Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1158473-pesquisa-mostra-o-poder-das-posturas-corporais.shtml Acesso em 15 jun. 2013.
?
25/09/2012 - 05h00
Pesquisa mostra o poder das posturas corporais
IARA BIDERMAN M?os ao alto. Estique-se. Agora, se ningu?m estiver olhando, fique por dois minutos nessa posi??o. ? o suficiente para voc? ganhar autoconfian?a e passar a se comportar como uma pessoa poderosa, mesmo que esse n?o seja o seu perfil habitual, segundo a psic?loga Amy Cuddy, professora da Harvard Business School. 'Se voc? faz a pose, mesmo fingindo ganha poder', diz psic?loga Posturas corporais expansivas s?o maneiras conhecidas de algu?m se impor. A psic?loga americana vai al?m ao afirmar que essas poses n?o apenas comunicam poder aos outros como tamb?m tornam a pessoa poderosa de fato, mudando seus n?veis hormonais, seu comportamento e sua forma de pensar. Posturas de famososVer em tamanho maior ?
Pernas esticadas, bra?os idem: Madonna ? o exemplo de pose poderosa
Para comprovar a tese, Amy Cuddy e seus colegas das universidades Harvard e Columbia mediram os n?veis dos horm?nios testosterona e cortisol de 42 pessoas que foram orientadas a ficar em posi??es expansivas ou contra?das (pernas e bra?os cruzados, ombros arqueados). Quem posou de poderoso teve aumento nos n?veis de testosterona (ligado ao impulso de lutar) e queda nos de cortisol (ligado ao estresse). ? o perfil hormonal do "macho alfa", o l?der do bando. Os volunt?rios n?o se exibiram para uma plateia e n?o sabiam que estavam participando de um estudo sobre posturas de poder. Os n?veis dos horm?nios na saliva dos pesquisados foram medidos antes do in?cio do experimento e 17 minutos depois de a postura ter sido mantida por dois minutos. A influ?ncia no comportamento tamb?m foi medida: os volunt?rios receberam uma pequena quantia em dinheiro que podiam levar para casa ou apostar --nesse caso, arriscavam-se a perder tudo ou a ganhar em dobro. Entre os que se colocaram nas posturas de poder, 86% tiveram coragem de arriscar, contra 60% dos participantes que ficaram em posi??es mais encolhidas. Eles tamb?m fizeram um discurso para uma plateia que n?o sabia qual era o objetivo da pesquisa. O p?blico avaliou melhor aqueles que, antes da apresenta??o, ficaram, por exemplo, com os p?s esticados sobre a mesa ou com as m?os na cintura como a "Mulher Maravilha" (poses que n?o foram reproduzidas no discurso). "Mudando sua postura, voc? prepara seus sistemas mentais e psicol?gicos para enfrentar desafios e situa??es estressantes e pode aumentar sua confian?a e melhorar seu desempenho", diz Cuddy.
CI?NCIA E IOGA O efeito poderoso das posturas observado na pesquisa de Amy Cuddy pode ser explicado pela neuroendocrinologia --ci?ncia que estuda a rela??o entre os sistemas nervoso e end?crino. "Essa conex?o come?a com a percep??o f?sica do corpo no espa?o, que manda est?mulos nervosos ao hipot?lamo, regi?o do c?rebro que regula a hip?fise, esp?cie de gerente-geral de todo o sistema hormonal", explica Fabio dos Santos, cardiologista especializado em medicina integrativa em Harvard. Isso, segundo o m?dico, referenda a influ?ncia da postura nos n?veis hormonais que, por sua vez, est?o ligados a emo??es prim?rias, como medo, e a impulsos b?sicos, como lutar ou fugir. "O que me surpreendeu no estudo foi a rapidez com que a postura produziu efeitos nesse sistema", diz Santos. Mesmo que o experimento tenha provado um efeito hormonal r?pido, nada garante que ele perdure, segundo o psic?logo Fernando Elias Jos?, mestre em cogni??o pela PUC do Rio Grande do Sul. "Pode funcionar momentaneamente, mas usar s? a postura ? pouco para uma mudan?a comportamental." Para o psic?logo, as evid?ncias da pesquisa s?o fr?geis: "O n?mero de participantes ? pequeno e as rea??es a desafios, em um experimento, n?o s?o iguais ?s rea??es em uma situa??o real, como uma entrevista de emprego". Tamb?m faltou isolar vari?veis que podem ter influenciado o resultado, como o fato de o participante praticar ou n?o atividades f?sicas, acrescenta Fabio dos Santos. SUPER-HOMEM DEMAIS Para adeptos da ioga, a rela??o entre posturas e mudan?as hormonais n?o ? surpreendente. "A ioga mexe com ?reas do corpo ligadas a determinadas redes de nervos que, quando estimulados, mandam impulsos para as gl?ndulas produzirem mais ou menos horm?nios", afirma o bi?logo e professor de ioga Anderson Allegro, da Aruna Yoga. A ioga usa tanto posturas de extrovers?o quanto de introvers?o. "Ficar super-homem demais tamb?m n?o ? legal", diz Allegro. As diferen?as n?o param por a?. Na pesquisa americana, a mudan?a interior ocorre ap?s meros dois minutos na posi??o de poder, enquanto na ioga as transforma??es de comportamento s?o percebidas ap?s um bom tempo de pr?tica cont?nua. A neuroci?ncia tamb?m tem estudado a rela??o entre corpo, emo??es, cogni??o e comportamentos. "O Ant?nio Dam?sio [neurocientista portugu?s] tem essa descri??o da postura do vencedor que foi usada na pesquisa: peito aberto, cabe?a para cima", conta a terapeuta corporal Lucia Merlino, que estuda os conceitos de consci?ncia e imagem corporal de Dam?sio para o seu doutorado sobre comunica??o e ensino do movimento. Para ela, a mudan?a interior acontece quando a pessoa chega a uma organiza??o melhor do corpo e consegue adaptar suas posturas ?s demandas da vida, na intera??o com as outras pessoas. "Voc? pode at? querer ficar na postura de vencedor, mas ?s vezes ? imposs?vel fazer isso por causa de limita??es do pr?prio corpo. Nesse caso, ? preciso antes aprender a se soltar, ganhar amplitude", diz Merlino. |
Com as par?frases prontas e socializadas entre a turma, o professor instigar? os alunos a uma discuss?o oral sobre o artigo por meio das indaga??es:
1. Qual a tese defendida pela psic?loga americana?
2. Quais argumentos ela utiliza para defender essa tese?
3. O que voc?s acham desses argumentos? S?o plaus?veis?
4. Qual a raz?o de trazer para o texto a Ioga?
5. O que acharam da pesquisa?
?
Esta atividade tem por objetivo analisar diferentes posturas corporais em textos diversos.
?
O professor orientar? os alunos em an?lises de diferentes posturas corporais a partir de cinco ocorr?ncias. A orienta??o coletiva ser? posta por meio de perguntas que levem o aluno a refletir sobre cada postura. Antes, por?m, o professor exibir? um v?deo que mostra a an?lise da postura corporal de Alexandre Frota em entrevista com Mar?lia Gabriela, a fim de fomentar a discuss?o que segue a posteriori.
http://www.youtube.com/watch?v=lq-C3cnDE-0 Acesso em 15 jun. 2013.
?
1)
VEJA. Ed. 2200, ano 44, n. 3. S?o Paulo: Abril, 19 jan. 2011. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 15 jun. 2013.
?
a) Qual a situa??o vivida no contexto da capa da revista Veja?
b) O que diz a posi??o corporal dos protagonistas da capa da revista em rela??o ao evento retratado pelo ve?culo de comunica??o?
c) O olhar do homem encara a c?mera fotogr?fica. Quais os sentidos dessa postura?
2) Este v?deo dever? ser exibido aos alunos at? os 58 segundos iniciais. Depois de analisar a linguagem corporal nesse per?odo, o v?deo poder? ser exibido na ?ntegra.
http://www.youtube.com/watch?v=Gte3svVXwOo&list=PLnBAF6UYz0AEOs4mCDkAVhdwge2213spn Acesso em 15 jun. 2013.
?
a) O assunto do v?deo ? o convencimento. A posi??o corporal do homem convence? Comentem analisando as m?os, os ombros, o olhar do homem, a sua posi??o da cabe?a.
Professor, depois de os alunos assistirem ao v?deo na ?ntegra, pergunte:
b) Quais as diferen?as da postura corporal antes e depois do tempo determinado?
c) Em que ou para que a mudan?a colaborou?
?
3)
http://globoesporte.globo.com/al/videos/t/globo-esporte-al/v/presidente-dilma-rousseff-e-vaiada-na-abertura-oficial-da-copa-das-confederacoes/2636784/ Acesso em 15 jun. 2013.
?
a) Quando da abertura da Copa das Confedera??es, Dilma foi vaiada pela torcida brasileira. Como essa vaia repercutiu na posi??o corporal da Presidente?
b) O Presidente da Fifa pediu respeito aos torcedores. O que diz a postura corporal dele em rela??o ao pedido verbal?
?
4)
Quino.
Dispon?vel em: http://arteemanhasdalingua.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html Acesso em 15 jun. 2013.
?
a) Analisem a postura corporal da protagonista do cartum de Quino.
b) Por meio das diferentes posi??es corporais dela ? poss?vel criar uma narrativa? Expliquem.
?
5)
Carta Capital. Edi??o 669. Dispon?vel em: http://www.cartacapital.com.br/revista/669 Acesso em 15 jun. 2013.
a) Qual a rela??o entre a postura corporal do ministro Orlando Silva e o que se diz sobre ele?
b) Essa postura corporal argumenta em favor do que se diz sobre o ministro? Comentem.
Esta atividade permite ao aluno experimentar a linguagem corporal.
?
Os alunos, em duplas, ter?o de pensar em sequ?ncias de posturas corporais que remetam a uma situa??o espec?fica; por exemplo: os alunos podem pensar em posturas corporais que remetam a uma briga ou a uma entrevista de emprego ou a uma demiss?o. Para tanto, ser? dado um tempo para que os discentes escolham as posturas e ensaiem-nas de modo que os movimentos consigam referir ? situa??o escolhida. Ap?s o ensaio, as duplas se apresentar?o ? turma e esta dever? acertar a situa??o de refer?ncia comunicada pela linguagem corporal.
Professor, nessa atividade, procure incentivar os alunos a pesquisarem movimentos corporais que convencionalmente est?o relacionados ?s situa??es escolhidas por eles. Lembre-os tamb?m de que os movimentos devem ser feitos em tempo moderado para que os colegas possam compreender a situa??o.
Para leitura do professor:
EKMAN, Paul. Trad. Carlos Szlak. A linguagem das emo??es. S?o Paulo: Lua de Papel, 2011.
WEILL, Pierre e TOMPAKOW Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunica??o n?o verbal. Ed 18?. Petr?polis, RJ: Vozes, 1973
PEASE, Allan e B?rbara. Trad. M?rcia Oliveira. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Rio de Janeiro: Sextante, 2009
REIMAN, Tonya. Trad. Mirian Ibanez. A arte da persuas?o. S?o Paulo: Lua de papel, 2010
?
S?tios:
http://linguagemcorporal.net.br/ Acesso em 15 jun. 2013
http://pt.wikihow.com/Ler-Linguagem-Corporal Acesso em 15 jun. 2013
http://www.personare.com.br/linguagem-corporal-e-emocoes-m1347 Acesso em 15 jun. 2013
?
Aulas do Portal do Professor:
Cole??o de aulas: "A linguagem corporal": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=267 Acesso em 15 jun. 2013
Ao longo dos m?dulos, o professor dever? observar a participa??o ativa do aluno na discuss?o e produ??o acerca do tema: linguagem corporal. Especificamente, o aluno dever? compreender que a linguagem corporal comunica e, partindo desse entendimento, constatar que esse tipo de comunica??o ? importante e eficiente nas diversas intera??es que os humanos estabelecem com o seu entorno. Portanto, existem estudos cient?ficos que tratam do tema e prop?em, ent?o, convencionalidade aos sentidos advindos da linguagem do corpo. Saber reconhecer os sentidos que as diversas posturas comunicam ? o ponto relevante dessa proposta.