Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo os tipos de moradia e anunciando nos classificados

Autor e Co-autor(es)

NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Localidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ler poemas com entona??o de voz;
  • Reconhecer a estrutura do poema, suas rimas e estrofes;
  • Localizar informa??o no texto;
  • Identificar a estrutura textual de ?An?ncio Classificado?;
  • Construir An?ncios;
  • Montar um mural escolar com An?ncios;
  • Identificar os diferentes tipos de moradias;
  • Registrar a sua pr?pria moradia;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informa??es como: t?tulo e autoria do texto. Al?m da utiliza??o dos recursos das TICs como: tablet e laptop Classmate. ? importante que o aluno seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contribuir com as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto (Neste s?tio voc? poder? obter informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.). Acesso em: 04 de jun. 2013.

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf (Neste s?tio voc? poder? saber mais sobre os direitos de aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetiza??o inicial que o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa prop?e.) Acesso em: 04 de jun. 2013. 

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012, algumas capacidades de leitura e escrita s?o muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

(BRASIL, 2012, p. 45, 46.).

  • Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
  • Diferenciar letras de n?meros e outros s?mbolos;
  • Conhecer a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros;
  • Perceber que as vogais est?o presentes em todas as s?labas;
  • Ler pequenos textos;
  • Identificar g?neros textuais diversos;
  • Reconhecer a finalidade dos g?neros textuais;
  • Escrever frase e texto. Dentre outras.

1?  Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula motivando os alunos para a atividade, para  isso solicite que se organizem sentados em uma roda. Questione-os se conhecem algum poema e quais s?o as suas caracter?sticas.

Depois da discuss?o, distribua a c?pia do poema ?A casa? para registro no caderno de L?ngua Portuguesa.

Fa?a uma leitura para eles observarem como se l? um poema, solicite que observem a entona??o de voz e a sua postura. Em seguida, pe?a para fazerem uma primeira leitura silenciosa e logo ap?s leia em voz alta para que todos possam ouvir a sonoriza??o das rimas no poema. 

Aproveite este momento e pe?a para que os alunos circulem as rimas que aparecem no poema. Veja a seguir uma sugest?o da letra do poema, mas voc? poder? utilizar uma c?pia sem ilustra??o, e solicitar que ilustrem de acordo com o que imaginaram, pois o desenho tamb?m ? uma forma de interpreta??o.

 A Casa

Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Portugu?s. 3? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione , 2007. p. 46. (Cole??o: A escola ? nossa.). 

Professor, se a sua escola dispuser de TV, internet, data show ou se participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem o laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao v?deo do poema ?A casa?.     

Video                          

 Fonte: S?tio: You Tube. A casa http://www.youtube.com/watch?v=KToQWRhayvU Neste s?tio voc? encontrar? um clip da m?sica "A casa". Acesso em: 03 de jun 2013.

Professor, explore com seus alunos a biografia do autor Vin?cius de Morais. Neste momento voc? poder? falar sobre o g?nero biografia.

Explique que a biografia ? um texto constru?do por um escritor ou jornalista, que conta sobre a vida e a obra de uma pessoa. 

Quem ? Vin?cius de Moraes?

biografia

Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Portugu?s. 3? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione , 2007. p. 47. (Cole??o: A escola ? nossa.).

Professor, ap?s fazer a leitura e ver o v?deo do poema ?A casa?, proponha aos alunos que fa?am as atividades relacionadas ao mesmo. Passe-as na lousa ou se tiver disponibilidade entregue c?pias para colarem no caderno de L?ngua Portuguesa. 

Depois que lemos e cantamos juntos, o poema ?A casa? de Vin?cius de Moraes, quero ver se voc? ? esperto e consegue resolver as atividades propostas. 

A palavra ? __________ 

  • Releia o poema e resolva as quest?es a seguir: 
  •  
  • Circule no texto a palavra engra?ada.
  • Sublinhe a palavra esmero.
  • Fa?a um X ao lado da palavra ch?o.
  •  
  • No poema tem uma palavra desconhecida do nosso vocabul?rio. Vamos procurar no dicion?rio o significado desta palavra:

             Seu significado:_________________________________________________________ 

Liste no quadro abaixo  o que n?o tinha na casa:

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

   (   )  De uma maneira real e comum.

  • Como o autor falou da casa? Assinale com um X a resposta correta.

(   )  De uma maneira imagin?ria e incomum.

?

Professor, proponha aos alunos, que recriem nos espa?os em branco da folha da Atividade de Casa, que voc? distribuiu para colarem no Caderno de L?ngua Portuguesa, coisas irreais para tornar uma casa engra?ada. Incentive a criatividade.

Tarefa

     Fonte: imagem da pr?pria autora - Atividade desenvolvida, em 2013, pelos alunos do 3? ano da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Professora N?dia. 

?

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula pedindo para cada aluno apresentar o poema que fez em casa.

Veja a seguir uma atividade realizada em 2013, por um aluno do 3? ano da Escola de Educa??o B?sica da UFU.

foto

Fonte: Imagem da pr?pria autora - Atividade desenvolvida em 2013, pelos alunos do 3? ano da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Professora N?dia.

Professor, ap?s a apresenta??o da atividade de casa, retome a atividade anterior questionando os alunos se eles comprariam a casa que ? citada na m?sica de Vin?cius de Morais.

Instigue-os para imaginarem se fossem eles, como tentariam vender esta casa? 

Ou?a a opini?o deles e a partir deste momento, fa?a uma explana??o do g?nero textual: An?ncio Classificado

Para que serve? 

O An?ncio Classificado serve para as pessoas divulgarem algo que queiram comprar, vender, encontrar, alugar ou trocar.

Vejam alguns exemplos:

anuncio

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Podemos encontrar An?ncios Classificados em jornais, revistas, internet e outros. 

Professor, divida a turma em grupos e distribua p?ginas de jornais com se??o de classificados, para que assim, eles possam familiarizar com este g?nero textual. Caso voc? n?o consiga este material pesquise na internet s?tios que tenham imagens de classificados e projete na sala de aula utilizando um projetor multim?dia. Se a sua escola participa do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox)

Professor, caso voc? tenha disponibilizado os jornais com classificados, pe?a para os alunos recortarem um modelo de an?ncio para apresentar para os outros colegas e colar no caderno de L?ngua Portuguesa. Caso n?o tenha este material em m?os, pe?a para os alunos observarem as imagens encontradas na internet e verificarem as caracter?sticas deste tipo de texto. Veja um exemplo a seguir:

tarefa 2

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Questione os alunos sobre o que eles perceberam. Possivelmente eles ir?o dizer que s?o textos pequenos, com palavras abreviadas (alguns alunos dizem que tem palavra faltando letra isso ? natural, pois n?o conhecem as abreviaturas.). 

Professor, explique que para anunciar ? necess?rio pagar uma taxa que ? cobrada por quantidade de palavras, por este motivo os textos s?o pequenos e com abreviaturas em algumas palavras. Exemplo: Apto. ( apartamento); coz. ( cozinha); amb.( ambiente). 

? importante falar aos alunos que nos textos de classificados s?o necess?rias as seguintes informa??es: 

  • O que est? anunciando,  descrito em poucas palavras;
  • O telefone para contato;
  • O nome do anunciante.

Hora de registrar o que aprendemos: 

tarefa3

Fonte: S?tio: Amiga da educa??o. Atividade l?ngua portuguesa portadores de texto http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2009/07/atividades-lingua-portuguesa-portadores.html-  Neste s?tio voc?  encontrar? atividades sobre an?ncios e classificados. Acesso em: 03 de jun. 2013.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, apresente dois tipos de An?ncios Classificados, atrav?s de cartaz ou utilizando os meios tecnol?gicos existentes em sua escola. Se a sua escola participa do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica.

 Instigue os alunos a observarem os dois classificados. Questione-os se s?o iguais e se existe alguma diferen?a.

 Texto A                                                                        Texto B

anuncio 1 Texto

?

Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Portugu?s. 3? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione , 2007. p. 51 e 52. (Cole??o: A escola ? nossa.).

 Fa?a a interpreta??o oral das imagens com os alunos. Questionando: 

  • Voc?s j? viram um texto parecido com o texto A?
  • Para que serve este texto?
  • Qual ? o nome deste tipo de texto?
  • Observando o texto B, que nome recebe este tipo de texto?
  • Qual o t?tulo do texto B?
  •  

Professor, ap?s a interpreta??o oral pe?a aos alunos para registrarem no quadro as respostas das perguntas sobre a compara??o entre os textos A e B. 

?

  • Comparando os textos A e B, responda se ? poss?vel encontrar as duas casas anunciadas. Explique.

_______________________________________________________________

?

_______________________________________________________________

?

 Professor, ap?s esta atividade converse com seus alunos sobre os outros tipos de An?ncios que existem e que s?o encontrados em jornais e internet. Questione se alguns deles conhecem ou j? colocaram um An?ncio Classificado no jornal ou na internet e sobre o que se tratava. 

?

Vamos produzir 

Professor, proponha aos seus alunos, que fa?am uma atividade de produ??o de texto, onde eles ir?o produzir An?ncios Classificados para serem expostos na sala de aula . 

Dicas importantes:

  • Deixe claro sua inten??o com o An?ncio (vender, comprar, alugar...);
  • Mencione seu nome, n?mero de telefone e/ou o endere?o para contato (nesse caso, pode ser mencionada sua s?rie e turma.);
  • Ressalte as qualidades do que est? anunciando;
  • Lembre-se de que esse g?nero textual costuma ser curto, pois, em jornais, revistas e internet, o custo do An?ncio ? avaliado pelo seu tamanho.
  •  

Professor, providencie c?pias da atividade para o registro dos alunos.

 capa

                           Fonte: imagem da pr?pria autora.

?

Ap?s cada aluno produzir seu An?ncio, proponha que apresente para os colegas e exponha na sala de aula para que possa ser socializado com todos.

4? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando de forma interdisciplinar

Professor, ? poss?vel voc? desenvolver atividades sobre os tipos de moradia, pois nas atividades acima foram citadas a compra e a venda de casas nos An?ncios Classificados e tamb?m trabalhadas no poema ?A casa?  de Vin?cius de Morais.

Veja algumas sugest?es de atividades:

   Fonte: Ptax. Atividades sobre moradias. http://ptax.dyndns.org/atividade-de-geografia-2o-ano-moradia/ - Neste s?tio voc? encontrar? atividades sobre moradia. Acesso em: 04 de jun.  2013.

?

Professor, distribua aos alunos c?pia do texto, pe?a para circularem no poema os tipos de moradia citados.

Pergunte se algumas destas moradias ? do tipo que eles moram. Ap?s o di?logo, proponha que cada aluno desenhe a sua moradia e descreva como ela ?. Pe?a para registrar no caderno. 

?

Ol?, esta ? minha moradia.

?

?

?

?

?

?

Ap?s desenhar sua moradia descreva como ela ?. Conte qual a parte de sua

moradia voc? mais gosta de ficar e justifique a sua resposta:

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________ 

Fonte: imagem da pr?pria autora.

?

Professor, ap?s cada aluno produzir seu texto, pe?a que eles apresentem para os colegas e logo ap?s, exponham em um mural, as produ??es para serem apreciadas.

Aproveite este momento e desenvolva uma aula de arte, para trabalhar com a dobradura da casinha. Oriente os alunos para que fa?am sua casinha.

?

aaa   aaasss

Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Portugu?s. 3? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione , 2007. p. 61 e 62. (Cole??o: A escola ? nossa.). 

Socializando

Professor, para finalizar, ap?s os alunos fazerem a dobradura da casinha, voc? poder? cantar a m?sica "A Casinha da Vov??  com eles, e expor os trabalhos no mural da sala de aula.

Fonte: Imagem da pr?pria autora - alunos colando as dobraduras no mural da escola.

Recursos Complementares

Professor, se voc? sentir necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os direitos de aprendizagem propostos pelo Pacto Nacional pela Alfabetiza??o da Idade Certa pesquise na seguinte fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios.Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.

 Sugest?o de Link para professor

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23186 (Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de atividades.). Acesso em: 04 de jun. 2013.

http://escolinhadahora.blogspot.com.br/2011/05/trabalhando-classificados.html Acesso 04/06/2013 (Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de atividades.). Acesso em: 04 de jun. 2013.

Avaliação

A avalia??o acontecer? no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem, observando a participa??o dos alunos nos grupos  por meio da socializa??o e do respeito ?s regras. Professor, retome com os alunos as conclus?es a que elas chegaram. Organize um portf?lio com o registro dos alunos, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de constru??o do conhecimento, por isso ? importante a valoriza??o de todo o trabalho do aluno. ? interessante que voc? questione e avalie se os alunos tiveram alguma dificuldade em reconhecer o g?nero textual "An?ncio Classificado", como tamb?m se identificaram as caracter?sticas das moradias. Verifique se as atividades ajudaram a consolidar os conhecimentos. Registre suas observa??es e utilize-as para elaborar seu planejamento.