Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
?
Essa atividade poder? ser realizada em um laborat?rio de inform?tica ou na pr?pria sala de aula. Para essa ?ltima op??o, providencie um computador e um projetor. Inicie a aula indagando os alunos sobre os manifestos e protestos ocorridos nos ?ltimos dias na cidade de S?o Paulo. Em seguida, inicie a exibi??o dos tr?s v?deos sugeridos abaixo. Exiba os tr?s v?deos sem interrup??o para que os alunos tenham uma vis?o global dos tr?s. Exiba novamente o primeiro v?deo e promova uma discuss?o sobre esse v?deo a partir de quest?es como:
1. Por que a jornalista diz que os manifestantes da Av. Paulista perderam a raz?o?
2. A jornalista se refere a um movimento chamando "Passe livre". O que esse movimento est? fazendo?
3. Segundo a jornalista, quem paga a conta se algum grupo tem descontos ou fica isento de passagem?
4. Qual o sentido da frase "N?o existe almo?o gr?tis" com a qual a jornalista encerra sua fala?
5. Voc? concorda com a frase dita por Rachel Sheherazade: "Protesto se faz com argumentos e se imp?e pela raz?o"?
V?deo 1
V?deo dispon?vel em : https://www.youtube.com/watch?v=IdaKPV4aDfk. Acesso em: 15 jun 2013.
?
V?deo 2
V?deo dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=JD-WNq5Jed4. Acesso em: 15 jun 2013.
Depois da segunda exibi??o (do v?deo 2), proponha o seguinte questionamento aos alunos:
1. Segundo o narrador do v?deo, qual ? a falta de respeito a que ele se refere?
2. O narrador ? a favor dos protestos?
3. Que tipo de protesto ele sugere?
4. Voc? acredita que a manifesta??o ou o protesto do povo tem poder como o narrador afirma?
5. Qual o adjetivo utilizado pelo narrador para qualificar a a??o da pol?cia?
6. Segundo o narrador, os protestos n?o se restringem ? S?o Paulo. Em qual cidade tamb?m houve manifesta??es?
7. O narrador diz que a ?nica coisa boa no Brasil ? a "vontade do povo de lutar por coisas melhores". O que voc? pensa sobre as manifesta??es em S?o Paulo? Elas s?o, realmente, o reflexo da "vontade do povo de lutar por coisas melhores"?
8. Quais os tipos de protestos sugerido pelo v?deo "Melhor ficar quieto"?
V?deo 3
V?deo dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=luLzhtSYWC4. Acesso em: 15 jun 2013.
Inicie a discuss?o depois de assistir novamente ao v?deo 3:
1. Segundo Arnaldo Jabor, quem s?o os manifestantes?
2. E os pobres, quem s?o eles?
3. Quais s?o os adjetivos utilizados pelo jornalista para qualificar esses manifestos?
4. Qual ? a causa dos manifestos?
5. Jabor diz que h? perigos "no horizonte". Quais s?o os perigos citados por ele?
6. A que se refere o Projeto de Emenda Constitucional 37, o PEC 37?
7. Na opini?o de Arnaldo Jabor, quanto valem os revoltosos de classe m?dia? Voc? concorda com ele?
8. Jabor diz que os revoltosos s?o a caricatura de uma outra caricatura. Qual?
?
Terminada a Atividade 1, separe os alunos em pares e pe?a-lhes que respondam a quest?o proposta abaixo. Na aula seguinte, cada dupla dever? compartilhar sua resposta com o grupo.
H? opini?es semelhantes e/ou divergentes nos tr?s v?deos exibidos. Quais s?o?
?
Inicie a aula com a socializa??o das respostas de cada uma das duplas ? quest?o proposta na aula anterior: H? opini?es semelhantes e/ou divergentes nos tr?s v?deos exibidos?. Quais s?o?. Depois que todas as duplas terminarem a socializa??o de suas respostas, verifique se todos os alunos foram capazes de relacionar as opini?es divergentes e/ou semelhantes encontradas nos v?deos.
?
No laborat?rio de inform?tica, divida os alunos em grupos de 3 ou 4, conforme o n?mero de computadores. Pe?a a cada grupo que pesquise outros v?deos sobre os manifestos ocorridos em S?o Paulo nos ?ltimos dias. Cada grupo dever? escolher um v?deo, assisti-lo e depois fazer um relato sobre os temas, apontando as opini?es veiculadas no v?deo sobre as manifesta??es. Essa exposi??o das opini?es encontradas nos v?deos ser? apenas oral. Professor, verifique a escolha de cada grupo para que n?o haja repeti??o de v?deos.
Encerrada a aividade 2, entregue a cada grupo uma c?pia da imagem abaixo e pe?a a cada um que preencha o quadrinho em branco, levando em considera??o tudo o que foi visto nos v?deos veiculados na internet. Pe?a aos alunos que usem o l?pis. Verifique a reda??o das tiras e corrija-as, se necess?rio. Depois de feita a corre??o, os alunos poder?o reescrever as tiras com canetas coloridas. Incentive-os a ilustrar as tiras e depois, exponha o trabalho dos alunos no mural da escola.
Imagem dispon?vel em: http://www.quadritiras.com.br/node/2951. Acesso em: 15 jun 2013.
Para outros v?deos sobre os manifestos em S?o Paulo, acesse:
https://www.youtube.com/resultssearch_query=protesto+em+S%C3%A3o+Paulo&oq=protesto+em+S%C3%A3o+Paulo&gs_l=youtube.3...5326.16239.0.17273.21.21.0.0.0.0.238.3404.4j13j4.21.0...0.0...1ac.1.11.youtube.LIm2d_lmJ9s Acesso em: 15 jun 2013.
Ref?gio no posto - http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/06/videos-protesto-contra-tarifa-em-sp.html Acesso em 16 jun 2013.
Confronto na Consola??o - http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/06/videos-protesto-contra-tarifa-em-sp.html
Professor, a avalia??o dever? ser processual, por meio da observa??o da participa??o e do interesse dos alunos durante as atividades propostas. Entretanto, o professor tamb?m poder? fazer uma avalia??o quantitativa, pedindo aos alunos que redijam um ou dois par?grafos sobre o tema estudado, apontando as opini?es divergentes e/ou semelhantes encontradas nos textos estudados.