Portal do Professor

Início do Conteúdo

Relacionando opini?es divergentes e/ou semelhantes: manifestos em S?o Paulo

Autor e Co-autor(es)

Selma Sueli Santos Guimar?es imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Relacionar em um, ou mais textos, opini?es divergentes e/ou semelhantes.
  • Expressar sua opini?o sobre o tema tratado no texto.

Duração das atividades

02 aulas de 50 minutos aproximadamente.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • No??es b?sicas de leitura e compreens?o de textos.
  • No??es b?sicas sobre como expressar opini?es.

Estratégias e recursos da aula

  • Internet

  • Datashow

  • V?deos

  • Apresenta??o oral

  • Trabalho em grupo

?

?

M?dulo 1 - Em torno dos manifestos

ATIVIDADE 1

Essa atividade poder? ser realizada em um laborat?rio de inform?tica ou na pr?pria sala de aula. Para essa ?ltima op??o, providencie um computador e um projetor. Inicie a aula indagando os alunos sobre os manifestos e protestos ocorridos nos ?ltimos dias na cidade de S?o Paulo. Em seguida, inicie a exibi??o dos tr?s v?deos sugeridos abaixo. Exiba os tr?s v?deos sem interrup??o para que os alunos tenham uma vis?o global dos tr?s. Exiba novamente o primeiro v?deo e promova uma discuss?o sobre esse v?deo a partir de quest?es como:

1. Por que a jornalista diz que os manifestantes da Av. Paulista perderam a raz?o?

2. A jornalista se refere a um movimento chamando "Passe livre". O que esse movimento est? fazendo?

3. Segundo a jornalista, quem paga a conta se algum grupo tem descontos ou fica isento de passagem?

4. Qual o sentido da frase "N?o existe almo?o gr?tis" com a qual a jornalista encerra sua fala?

5. Voc? concorda com a frase dita por Rachel Sheherazade: "Protesto se faz com argumentos e se imp?e pela raz?o"?

V?deo 1

protestos SP

V?deo dispon?vel em : https://www.youtube.com/watch?v=IdaKPV4aDfk. Acesso em: 15 jun 2013.

?

V?deo 2

protestos  SP 2

V?deo dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=JD-WNq5Jed4. Acesso em: 15 jun 2013.

Depois da segunda exibi??o (do v?deo 2), proponha o seguinte questionamento aos alunos:

1. Segundo o narrador do v?deo, qual ? a falta de respeito a que ele se refere?

2. O narrador ? a favor dos protestos?

3. Que tipo de protesto ele sugere?

4. Voc? acredita que a manifesta??o ou o protesto do povo tem poder como o narrador afirma?

5. Qual o adjetivo utilizado pelo narrador para qualificar a a??o da pol?cia?

6. Segundo o narrador, os protestos n?o se restringem ? S?o Paulo. Em qual cidade tamb?m houve manifesta??es?

7. O narrador diz que a ?nica coisa boa no Brasil ? a "vontade do povo de lutar por coisas melhores". O que voc? pensa sobre as manifesta??es em S?o Paulo? Elas s?o, realmente, o reflexo da "vontade do povo de lutar por coisas melhores"?

8. Quais os tipos de protestos sugerido pelo v?deo "Melhor ficar quieto"?

V?deo 3

protestos SP 3

V?deo dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=luLzhtSYWC4. Acesso em: 15 jun 2013.

Inicie a discuss?o depois de assistir novamente ao v?deo 3:

1. Segundo Arnaldo Jabor, quem s?o os manifestantes?

2. E os pobres, quem s?o eles?

3. Quais s?o os adjetivos utilizados pelo jornalista para qualificar esses manifestos?

4. Qual ? a causa dos manifestos?

5. Jabor diz que h? perigos "no horizonte". Quais s?o os perigos citados por ele?

6. A que se refere o Projeto de Emenda Constitucional 37, o PEC 37?

7. Na opini?o de Arnaldo Jabor, quanto valem os revoltosos de classe m?dia? Voc? concorda com ele?

8. Jabor diz que os revoltosos s?o a caricatura de uma outra caricatura. Qual?

?

ATIVIDADE 2

Terminada a Atividade 1, separe os alunos em pares e pe?a-lhes que respondam a quest?o proposta abaixo. Na aula seguinte, cada dupla dever? compartilhar sua resposta com o grupo.

H? opini?es semelhantes e/ou divergentes nos tr?s v?deos exibidos. Quais s?o?

?

M?dulo 2 - Socializando opini?es

ATIVIDADE 1

Inicie a aula com a socializa??o das respostas de cada uma das duplas ? quest?o proposta na aula anterior:  H? opini?es semelhantes e/ou divergentes nos tr?s v?deos exibidos?. Quais s?o?. Depois que todas as duplas terminarem a socializa??o de suas respostas, verifique se todos os alunos foram capazes de relacionar as opini?es divergentes e/ou semelhantes encontradas nos v?deos.

Imagem dispon?vel em: https://www.google.com.br/search?q=apresenta%C3%A7%C3%A3o+trabalho&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=axW9UeSVJYT00QGixIG4Dg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#facrc=_&imgrc=g8YLuWfEk_19RM%3A%3BtDFupFmDmJcagM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F_hPCVvXSmeNw%252FSi2xSehj8II%252FAAAAAAAAAC0%252FINbG2Xu6un4%252Fs400%252Ftrabalho.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fpedagogiaipa.blogspot.com%252F2009%252F06%252Fapresentacao-do-trabalho-da-paralisia.html%3B400%3B300. Acesso em: 15 jun 2013.

?

ATIVIDADE 2

No laborat?rio de inform?tica, divida os alunos em grupos de 3 ou 4, conforme o n?mero de computadores. Pe?a a cada grupo que pesquise outros v?deos sobre os manifestos ocorridos em S?o Paulo nos ?ltimos dias. Cada grupo dever? escolher um v?deo, assisti-lo e depois fazer um relato sobre os temas, apontando as opini?es veiculadas no v?deo sobre as manifesta??es. Essa exposi??o das opini?es encontradas nos v?deos ser? apenas oral. Professor, verifique a escolha de cada grupo para que n?o haja repeti??o de v?deos.

ATIVIDADE 3

Encerrada a aividade 2, entregue a cada grupo uma c?pia da imagem abaixo e pe?a a cada um que preencha o quadrinho em branco, levando em considera??o tudo o que foi visto nos v?deos veiculados na internet. Pe?a aos alunos que usem o l?pis.  Verifique a reda??o das tiras e corrija-as, se necess?rio. Depois de feita a corre??o, os alunos poder?o reescrever as tiras com canetas coloridas. Incentive-os a ilustrar as tiras e depois, exponha o trabalho dos alunos no mural da escola. 

Quadritiras | quadrinhos e tirinhas engra?adas

Imagem dispon?vel em: http://www.quadritiras.com.br/node/2951. Acesso em: 15 jun 2013.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser processual, por meio da observa??o da participa??o e do interesse dos alunos durante as atividades propostas. Entretanto, o professor tamb?m poder? fazer uma avalia??o quantitativa, pedindo aos alunos que redijam um ou dois par?grafos sobre o tema estudado, apontando as opini?es divergentes e/ou semelhantes encontradas nos textos estudados.