Portal do Professor

Início do Conteúdo

Falando de h?bitos e rotinas: os adv?rbios e as express?es de frequ?ncia

Autor e Co-autor(es)

ANA CLAUDIA CUNHA SALUM imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Organiza??o textual
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o oral
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o escrita
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer adv?rbios e express?es de frequ?ncia em ingl?s;
  • elaborar frases com adv?rbios e express?es de frequ?ncia em ingl?s;
  • posicionar corretamente os adv?rbios e express?es de frequ?ncia na frase.

Duração das atividades

02 M?dulos/aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula, faz-se importante o aluno ter no??o do presente simples dos verbos em ingl?s. Para isso, ? recomend?vel que assista ao v?deo: http://www.youtube.com/watch?v=m7Tlc0sun5Y (acesso em 16.06.2013).

? importante, ainda, que reconhe?a algumas estruturas b?sicas da l?ngua inglesa, dispon?vel no site do Portal do Professor no endere?o: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=49474 (acesso em 17.06.2013)

Estratégias e recursos da aula

Recursos utilizados:

  • laborat?rio de inform?tica com acesso a Internet;
  • slides, datashow, tablets ou notebooks;
  • textos impressos/xerocados.

?

                                                                  M?DULO 1

ATIVIDADE 1: introduzindo o t?pico gramatical

Para introduzir o conte?do, o professor dever? projetar no data show a seguinte explica??o sobre os adv?rbios e as express?es de frequ?ncia:

Os adv?rbios de frequ?ncia e as express?es de frequ?ncia indicam com que frequ?ncia algo aconteceu, acontece ou acontecer?. Os adv?rbios de frequ?ncia respondem ? pergunta: How often....? ou How frequently...?

Os adv?rbios de frequ?ncia mais comuns em ingl?s s?o: 

?         never [nunca, jamais]

?         always [sempre]

?         often [frequentemente, com frequ?ncia]

?         sometimes [?s vezes]

?         usually [geralmente]

?         rarely [raramente]

?         seldom [raramente]. 

?

Algumas express?es de frequ?ncia mais utilizadas s?o:

once ( a week, a day, a year) - uma vez por semana, por dia, por ano

twice (a week, a day, a year) - duas vezes por semana, por dia, por ano

three, four, five, a hundred times ( a week, a day, a year) - tr?s, quatro, cinco, cem vezes por semana, por dia, por ano

every (day, year, time) - todo dia, todo ano, toda hora

every other day - dia sim dia n?o

once in a while = every now and then - de vez em quando 

?

Agora que voc? j? conhece os adv?rbios de frequ?ncia e as express?es de frequ?ncia, ? preciso entender onde coloc?-los nas frases. Observe as senten?as abaixo:

?         I always read Denilso?s blog. [Eu sempre leio o blog do Denilso.]

?         My brother never goes to church. [Meu irm?o nunca vai ? igreja.]

?         My father rarely watches soap operas. [Meu pai raramente assiste a novelas.]

?

a

Figura 1: fonte: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=church&oq=church&gs_l=img.1.0.0l10.930.2206.0.4118.6.6.0.0.0.0.192.1103.0j6.6.0...0.0.0..1ac.1.17.img.9ueI9tAiSDM#facrc=_&imgrc=njoRXrei7YjUTM%3A%3Bd-8WKjr6w_yZwM%3Bhttp%253A%252F%252Feddierivero.org%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F02%252FChurch.gif%3Bhttp%253A%252F%252Feddierivero.org%252Ftag%252Fchurch-growth%252F%3B490%3B795 (acesso em 16.06.2013) 

Se voc? observar, notar? que a ordem dos adv?rbios de frequ?ncia em ingl?s ? praticamente a mesma do que em portugu?s. Ou seja, s?o geralmente colocados entre o sujeito e o verbo:

?         always read?

?         My brother never goes?

?         My father rarely watches?

?

 No entanto, quando temos o verbo to be (am, is, are) na frase, os adv?rbios de frequ?ncia devem vir depois dele.  ? o que podemos notar nos exemplos abaixo:   

?         He is always at home in the evening. [Ele sempre est? em casa ? noite]

?         I am never late for school. [Eu nunca estou atrasado para a escola]

?         They are often annoying. [Ele frequentemente s?o irritantes]

?

a

Figura 2: fonte http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=church&oq=church&gs_l=img.3..0l10.44342.45274.0.46321.6.6.0.0.0.0.188.793.2j4.6.0...0.0.0..1ac.1.17.img.Wv38ScsyAqs#hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&sa=1&q=school&oq=school&gs_l=img.1.1.0l10.229616.234027.0.235909.13.13.0.0.0.0.268.2010.3j9j1.13.0...0.0.0..1c.1.17.img.RjGpf07Q3is&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.47883778,d.eWU&fp=435a6b887a063dbf&biw=1024&bih=643&facrc=_&imgrc=Qy8Hd5AjeNCtqM%3A%3BfltWHsL6oQhKtM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.gboe.org%252Fschool%2525208%252FSchoolHouse.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.gboe.org%252Fschool%2525208%252F%3B1202%3B1043 (acesso em 16.06.2013)

?

Os adv?rbios ?sometimes?, ?often? e ?usually? podem ser colocadas tamb?m no in?cio ou no final da senten?a:

?         I sometimes go out with my friends.

?         Sometimes I go out with my friends.

?         I go out with my friends sometimes. [esse uso ? bem mais informal]

at

Figura 3 fonte: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=go+out+with+friends&oq=go+out+with&gs_l=img.1.1.0i19l10.2271.4372.0.6225.11.9.0.2.2.1.190.932.5j4.9.0...0.0.0..1ac.1.17.img.J1dELc6xZR0#facrc=_&imgrc=52oL6zp_Mwnk9M%3A%3BAbp17VPGKJ0ODM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.cglearn.it%252Fmysite%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F07%252Fgo_out_with_friends.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.cglearn.it%252Fmysite%252Fvocabulary%252Fdaily-routine%252Ffree-time-activities%252F%3B500%3B500 (acesso em 16.06.2013) 

Note, ainda, que ?rarely? e ?seldom? podem tamb?m ser colocados no final da senten?a. Mas nunca no in?cio! Veja:

?         My father rarely watches TV.

?         My father watches TV rarely

As express?es de frequ?ncia, por sua vez, s?o geralmente colocadas no final das frases. Exemplo: I play tennis twice a week.  

Adaptado do sitehttp://www.inglesnapontadalingua.com.br/2009/04/adverbios-de-frequencia-em-ingles.html (acesso em 16.06.2013)

Professor, ? importante, tamb?m, apresentar  aos alunos a tabela, abaixo, que mostra o grau de frequ?ncia dos principais adv?rbios:  

sempre

geralmente

frequentemente

?s vezes

ocasionalmente

raramente

nunca

100%

89%

70%

50%

40%

20%

0%

always

usually

often

sometimes

occasionally

seldom
rarely
hardly ever

never

Fonte: http://www.englishexperts.com.br/2012/07/03/adverbios-de-frequencia-em-ingles/ (acesso em 16.06.2013)

ATIVIDADE 2: treinando a pron?ncia dos adv?rbios de frequ?ncia

Professor, no laborat?rio de inform?tica, pe?a para que os alunos acessem o site: http://www.bomingles.com.br/gramatica/adverbios/frequencia (acesso em 16.06.2013), para que possam treinar a pron?ncia dos adv?rbios de frequ?ncia. No site, h? a introdu??o de outros adv?rbios de frequ?ncia que poder?o ser explicados, durante a exibi??o do site. Verifique se h? a participa??o de todos na atividade e tire as suas poss?veis d?vidas. Ao final, pe?a para os alunos repetirem a pron?ncia de alguns dos adv?rbios  e express?es de frequ?ncia. 

ATIVIDADE 3: produ??o

Professor, pe?a aos alunos que elaborem 05 frases, usando os adv?rbios e as express?es de frequ?ncia aprendidos. Observe se os alunos constroem senten?as, utilizando o verbo to be e verificando a sua correta posi??o na frase, conforme a explica??o apresentada na Atividade 1. Depois de elaboradas, as frases dever?o ser lidas pelos alunos, corrigindo os poss?veis erros com pron?ncia, vocabul?rio e estrutura gramatical. Algumas frases poder?o ser escritas no quadro pelo professor ou pelos pr?prios alunos, a fim de ilustrar algum ponto gramatical que se fizer relevante ou um erro que tem sido comum entre os alunos. ? importante incentivar os alunos a prestarem aten??o na leitura das frases dos colegas e a participarem da corre??o.  

?

                                                               M?DULO 2 

ATIVIDADE 4: compreens?o auditiva

Professor, leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica, pe?a a eles que acessem o site http://www.esl-lab.com/elem/elemrd1.htm e ou?am a produ??o oral: "A day at school", que relata a rotina escolar de v?rios estudantes.  

at

Imagem ilustrativa do site: http://www.esl-lab.com/elem/elemrd1.htm (acesso em 16.06.2013)

Em seguida, os alunos dever?o escolher dois personagens que fazem parte do v?deo e anotar a rotina escolar de cada um deles. O aluno dever? relatar a rotina escolar dos personagens escolhidos para os demais alunos. O pr?prio professor poder?, tamb?m, escolher e distribuir os personagens entre os seus alunos, evitando, assim, que o mesmo personagem seja utilizado mais de uma vez. Durante o relato dos alunos, o professor dever? ficar atento ? pron?ncia correta das palavras, bem como ? posi??o correta dos adv?rbios nas frases, tirando as d?vidas.    

ATIVIDADE 5: PRODU??O

Agora ? a vez de os alunos produzirem suas pr?prias frases, descrevendo a sua rotina escolar, utilizando-se dos adv?rbios de frequ?ncia aprendidos no M?dulo 1. Uma lista de verbos poder? ser projetada no data show, a fim de ajudar os alunos na confec??o das frases:

go to school, read, talk with my friends, listen to the teacher, take notes, do homework, attend class, take a test, work in groups, be late, skip class, take the bus to school

O professor dever? ajudar os alunos com o vocabul?rio novo, chamando a sua aten??o para a correta posi??o dos adv?rbios de frequ?ncia nas frases. Para a corre??o da atividade, as frases dever?o ser compartilhadas com os demais do grupo, envolvendo todos os alunos. 

ATIVIDADE 6: pr?tica 

Professor, entregue aos alunos uma c?pia do exerc?cio abaixo e dispense um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para a sua execu??o. Se achar conveniente, o exerc?cio poder? ser realizado em duplas, favorecendo a intera??o entre o grupo.

A. Put the adverbs in the correct place.

1. A: What do you do on Saturday mornings? (usually)

    B: Nothing much. I sleep until noon. (almost always)

2. A: Do you go bicycling? (ever)

    B: Yeah, I go bicycling on Saturdays (often).

3. A: How often do you play sports? (usually)

    B: Weel, I play tennis. (twice a week)

4. A: What do you do after class? (usually)

     B: I go out with my classmates (about three times a week)

5. A: How often do you exercise? (usually)

    B: I exercise (seldom). 

Professor, corrija o exerc?cio oralmente, atentando, tamb?m, para a pron?ncia correta das palavras, possibilitando a participa??o de todos do grupo. 

Recursos Complementares

Para outros exerc?cios com ?nfase na pron?ncia, acesse o site

http://www.bomingles.com.br/gramatica/adverbios/frequencia (acesso em 19.06.2013)

Para mais exerc?cios gramaticais, consulte:

http://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-adverbios-de-frequencia-em-ingles-t9251.html (acesso em 19.06.2013)

Avaliação

Em um primeiro momento, o professor dever? observar a produ??o, o envolvimento e o interesse dos alunos durante todas as atividades desenvolvidas nesta aula.

Em um segundo momento, o professor dever? solicitar aos alunos a elabora??o de frases (5 ou mais), descrevendo um t?pico final de semana e utilizando-se dos adv?rbios e express?es de frequ?ncia aprendidos. Al?m de atentar-se para a posi??o correta dos adv?rbios e express?es de frequ?ncia nas frases elaboradas pelos alunos, o professor dever? observar a pron?ncia, uma vez que a oralidade foi um dos focos principais desta aula.