Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Organiza??o textual |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o leitora |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o oral |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o escrita |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o oral |
Para esta aula, faz-se importante o aluno ter no??o do presente simples dos verbos em ingl?s. Para isso, ? recomend?vel que assista ao v?deo: http://www.youtube.com/watch?v=m7Tlc0sun5Y (acesso em 16.06.2013).
? importante, ainda, que reconhe?a algumas estruturas b?sicas da l?ngua inglesa, dispon?vel no site do Portal do Professor no endere?o: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=49474 (acesso em 17.06.2013)
Recursos utilizados:
?
Para introduzir o conte?do, o professor dever? projetar no data show a seguinte explica??o sobre os adv?rbios e as express?es de frequ?ncia:
Os adv?rbios de frequ?ncia e as express?es de frequ?ncia indicam com que frequ?ncia algo aconteceu, acontece ou acontecer?. Os adv?rbios de frequ?ncia respondem ? pergunta: How often....? ou How frequently...?
Os adv?rbios de frequ?ncia mais comuns em ingl?s s?o:
? never [nunca, jamais]
? always [sempre]
? often [frequentemente, com frequ?ncia]
? sometimes [?s vezes]
? usually [geralmente]
? rarely [raramente]
? seldom [raramente].
?
Algumas express?es de frequ?ncia mais utilizadas s?o:
once ( a week, a day, a year) - uma vez por semana, por dia, por ano
twice (a week, a day, a year) - duas vezes por semana, por dia, por ano
three, four, five, a hundred times ( a week, a day, a year) - tr?s, quatro, cinco, cem vezes por semana, por dia, por ano
every (day, year, time) - todo dia, todo ano, toda hora
every other day - dia sim dia n?o
once in a while = every now and then - de vez em quando
?
Agora que voc? j? conhece os adv?rbios de frequ?ncia e as express?es de frequ?ncia, ? preciso entender onde coloc?-los nas frases. Observe as senten?as abaixo:
? I always read Denilso?s blog. [Eu sempre leio o blog do Denilso.]
? My brother never goes to church. [Meu irm?o nunca vai ? igreja.]
? My father rarely watches soap operas. [Meu pai raramente assiste a novelas.]
?
Se voc? observar, notar? que a ordem dos adv?rbios de frequ?ncia em ingl?s ? praticamente a mesma do que em portugu?s. Ou seja, s?o geralmente colocados entre o sujeito e o verbo:
? I always read?
? My brother never goes?
? My father rarely watches?
?
No entanto, quando temos o verbo to be (am, is, are) na frase, os adv?rbios de frequ?ncia devem vir depois dele. ? o que podemos notar nos exemplos abaixo:
? He is always at home in the evening. [Ele sempre est? em casa ? noite]
? I am never late for school. [Eu nunca estou atrasado para a escola]
? They are often annoying. [Ele frequentemente s?o irritantes]
?
?
Os adv?rbios ?sometimes?, ?often? e ?usually? podem ser colocadas tamb?m no in?cio ou no final da senten?a:
? I sometimes go out with my friends.
? Sometimes I go out with my friends.
? I go out with my friends sometimes. [esse uso ? bem mais informal]
Note, ainda, que ?rarely? e ?seldom? podem tamb?m ser colocados no final da senten?a. Mas nunca no in?cio! Veja:
? My father rarely watches TV.
? My father watches TV rarely.
As express?es de frequ?ncia, por sua vez, s?o geralmente colocadas no final das frases. Exemplo: I play tennis twice a week.
Adaptado do site: http://www.inglesnapontadalingua.com.br/2009/04/adverbios-de-frequencia-em-ingles.html (acesso em 16.06.2013)
Professor, ? importante, tamb?m, apresentar aos alunos a tabela, abaixo, que mostra o grau de frequ?ncia dos principais adv?rbios:
sempre |
geralmente |
frequentemente |
?s vezes |
ocasionalmente |
raramente |
nunca |
100% |
89% |
70% |
50% |
40% |
20% |
0% |
always |
usually |
often |
sometimes |
occasionally |
seldom |
never |
Fonte: http://www.englishexperts.com.br/2012/07/03/adverbios-de-frequencia-em-ingles/ (acesso em 16.06.2013)
Professor, no laborat?rio de inform?tica, pe?a para que os alunos acessem o site: http://www.bomingles.com.br/gramatica/adverbios/frequencia (acesso em 16.06.2013), para que possam treinar a pron?ncia dos adv?rbios de frequ?ncia. No site, h? a introdu??o de outros adv?rbios de frequ?ncia que poder?o ser explicados, durante a exibi??o do site. Verifique se h? a participa??o de todos na atividade e tire as suas poss?veis d?vidas. Ao final, pe?a para os alunos repetirem a pron?ncia de alguns dos adv?rbios e express?es de frequ?ncia.
Professor, pe?a aos alunos que elaborem 05 frases, usando os adv?rbios e as express?es de frequ?ncia aprendidos. Observe se os alunos constroem senten?as, utilizando o verbo to be e verificando a sua correta posi??o na frase, conforme a explica??o apresentada na Atividade 1. Depois de elaboradas, as frases dever?o ser lidas pelos alunos, corrigindo os poss?veis erros com pron?ncia, vocabul?rio e estrutura gramatical. Algumas frases poder?o ser escritas no quadro pelo professor ou pelos pr?prios alunos, a fim de ilustrar algum ponto gramatical que se fizer relevante ou um erro que tem sido comum entre os alunos. ? importante incentivar os alunos a prestarem aten??o na leitura das frases dos colegas e a participarem da corre??o.
?
Professor, leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica, pe?a a eles que acessem o site http://www.esl-lab.com/elem/elemrd1.htm e ou?am a produ??o oral: "A day at school", que relata a rotina escolar de v?rios estudantes.
Imagem ilustrativa do site: http://www.esl-lab.com/elem/elemrd1.htm (acesso em 16.06.2013)
Em seguida, os alunos dever?o escolher dois personagens que fazem parte do v?deo e anotar a rotina escolar de cada um deles. O aluno dever? relatar a rotina escolar dos personagens escolhidos para os demais alunos. O pr?prio professor poder?, tamb?m, escolher e distribuir os personagens entre os seus alunos, evitando, assim, que o mesmo personagem seja utilizado mais de uma vez. Durante o relato dos alunos, o professor dever? ficar atento ? pron?ncia correta das palavras, bem como ? posi??o correta dos adv?rbios nas frases, tirando as d?vidas.
Agora ? a vez de os alunos produzirem suas pr?prias frases, descrevendo a sua rotina escolar, utilizando-se dos adv?rbios de frequ?ncia aprendidos no M?dulo 1. Uma lista de verbos poder? ser projetada no data show, a fim de ajudar os alunos na confec??o das frases:
go to school, read, talk with my friends, listen to the teacher, take notes, do homework, attend class, take a test, work in groups, be late, skip class, take the bus to school |
O professor dever? ajudar os alunos com o vocabul?rio novo, chamando a sua aten??o para a correta posi??o dos adv?rbios de frequ?ncia nas frases. Para a corre??o da atividade, as frases dever?o ser compartilhadas com os demais do grupo, envolvendo todos os alunos.
Professor, entregue aos alunos uma c?pia do exerc?cio abaixo e dispense um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para a sua execu??o. Se achar conveniente, o exerc?cio poder? ser realizado em duplas, favorecendo a intera??o entre o grupo.
1. A: What do you do on Saturday mornings? (usually)
B: Nothing much. I sleep until noon. (almost always)
2. A: Do you go bicycling? (ever)
B: Yeah, I go bicycling on Saturdays (often).
3. A: How often do you play sports? (usually)
B: Weel, I play tennis. (twice a week)
4. A: What do you do after class? (usually)
B: I go out with my classmates (about three times a week)
5. A: How often do you exercise? (usually)
B: I exercise (seldom).
Professor, corrija o exerc?cio oralmente, atentando, tamb?m, para a pron?ncia correta das palavras, possibilitando a participa??o de todos do grupo.
Para outros exerc?cios com ?nfase na pron?ncia, acesse o site:
http://www.bomingles.com.br/gramatica/adverbios/frequencia (acesso em 19.06.2013)
Para mais exerc?cios gramaticais, consulte:
http://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-adverbios-de-frequencia-em-ingles-t9251.html (acesso em 19.06.2013)
Em um primeiro momento, o professor dever? observar a produ??o, o envolvimento e o interesse dos alunos durante todas as atividades desenvolvidas nesta aula.
Em um segundo momento, o professor dever? solicitar aos alunos a elabora??o de frases (5 ou mais), descrevendo um t?pico final de semana e utilizando-se dos adv?rbios e express?es de frequ?ncia aprendidos. Al?m de atentar-se para a posi??o correta dos adv?rbios e express?es de frequ?ncia nas frases elaboradas pelos alunos, o professor dever? observar a pron?ncia, uma vez que a oralidade foi um dos focos principais desta aula.