Portal do Professor

Início do Conteúdo

O uso do corpo feminino em capas de revistas: efeitos de sentido

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer an?lises cient?ficas do corpo feminino na m?dia a partir de um percurso hist?rico.
  • Ter uma no??o geral e cronol?gica das v?rias etapas do corpo feminino na m?dia.
  • Descrever o corpo feminino em capas de revistas.
  • Construir uma artigo cient?fico que privilegie uma an?lise do corpo feminino nas capas de revista.
  • Expor oralmente sua pesquisa.

Duração das atividades

4 aulas de 100 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • G?nero artigo cient?fico.
  • G?nero exposi??o/comunica??o oral.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias e recursos:

  • leitura coletiva;
  • pesquisa;
  • debate oral coletivo;
  • linha do tempo;
  • tabelas descritivas;
  • produ??o de texto.

?

M?dulo 1

Atividade 1

Essa atividade tem por objetivo o confronto inicial dos alunos com algumas an?lises do corpo feminino na m?dia a partir de um percurso hist?rico.

?

O professor e os alunos far?o a leitura coletiva do artigo cient?fico "O corpo feminino na publicidade: aspectos hist?ricos e atuais", de ?ngela Schaun e Rosana Schawartz. Dispon?vel em: http://www.ufrgs.br/alcar/jornal-da-alcar-no-3-agosto-de-2012/O%20corpo%20feminino%20na%20publicidade.pdf   Acesso em 16 jun. 2013

Ap?s leitura, os alunos divididos em grupos de at? 4 componentes ter?o de procurar, na internet ou em revistas antigas, por publicidades que contenham a imagem feminina e se relacionem a cada um dos per?odos descritos pelo artigo, a saber:

a) coloniza??o;

b) s?culo XIX;

c) s?culo XX;

    c.1) 1901-1919;

    c.2) movimento modernista - a partir de 1920;

    c.3) revolu??o de 1930;

    c.4) anos de 1940 a 1959;

    c.5) anos da d?cada de 1960;

    c.6) anos da d?cada de 1970 a 1980;

    c.7) 1990 a 2000;

d) s?culo XXI. 

?

Atividade 2

Essa atividade objetiva ao aluno ter uma no??o geral e cronol?gica das v?rias etapas do corpo feminino na m?dia.

?

Com os exemplares da imagem feminina na publicidade em cada um dos per?odos descritos pelo artigo, os alunos, conjuntamente, dever?o construir uma linha do tempo a partir de seus achados. Essa linha cronol?gica pode ser feita digitalmente, para ser compartilhada na rede por meio de um blogue, por exemplo, ou pode ser feita em papel pardo para ser afixada nos murais da escola.

Veja um exemplo de uma linha do tempo com imagens.

1

http://www.ensinoarterede-eav.org.br/matApoio/linhaDoTempo/index.htm   Acesso em 16 jun. 2013

?

?

M?dulo 2

Atividade 1

Nessa atividade, os alunos ter?o de descrever o corpo feminino em capas de revistas.

?

Os alunos, agora divididos em tr?s grandes grupos, ficar?o respons?veis pela descri??o da capa das tr?s revistas selecionadas para a an?lise do tema: o corpo feminino em capas de revistas. Ser?o contemplados 7 exemplares de cada revista.

?

Professor, as revistas escolhidas para a an?lise s?o revistas cujo foco central N?O sejam assuntos que se relacionem de forma direta com a mulher. Assim, sugiro tr?s revistas que t?m como foco central quest?es relacionadas ao cotidiano pol?tico e econ?mico do pa?s: Carta Capital, ?poca e Veja. A justificativa para a escolha dessas revistas se d? em fun??o de tentar entender como ve?culos de comunica??o que n?o t?m por base assuntos femininos (como ? o caso de Cl?udiaNova ou Vogue) evidenciam a figura da mulher. Ainda, a elei??o das capas com o corpo feminino deixou de lado aquelas que apresentavam mulheres p?blicas, como ? o caso, por exemplo, da presidente Dilma Roussef.

Sugest?es de capas

Revista Carta Capital

2

http://www.cartacapital.com.br/revista/731  Acesso em 16 jun. 2013

?

3

http://www.cartacapital.com.br/revista/571 Acesso em 16 jun. 2013

?

4

http://www.cartacapital.com.br/revista/399 Acesso em 16 jun. 2013

?

5

http://www.cartacapital.com.br/revista/290 Acesso em 16 jun. 2013

6

http://www.cartacapital.com.br/revista/230 Acesso em 16 jun. 2013

?

7

http://www.cartacapital.com.br/revista/7 Acesso em 16 jun. 2013

?

Revista ?poca

8

http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista%20%C3%89poca%20Rio%2009/Capa.html Acesso em 16 jun. 2013

?

9

http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista%20%C3%89poca%20S%C3%A3o%20Paulo%20059/00_capa.html

Acesso em 16 jun. 2013

?

10

http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista%20%C3%89poca%20774/001_Capa.html Acesso em 16 jun. 2013

?

11

http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista%20%C3%89poca%20764/001_Capa.html Acesso em 16 jun. 2013

?

12

http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista%20%C3%89poca%20766/001_Capa.html Acesso em 16 jun. 2013

?

13

http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista%20%C3%89poca%20765/001_Capa.html Acesso em 16 jun. 2013

?

14

http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista%20%C3%89poca%20770/001_Capa.html Acesso em 16 jun. 2013

?

?

Revista Veja

15

http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013

10 abr. 2013 - edi??o 2316

?

16

http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013

29 mai. 2013 - edi??o 2323

?

17

http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013

25 jan. 2012 - edi??o 2253

?

18

http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013

21 mar. 2012   - edi??o   2261

?

19

http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013

2 mai. 2012  - edi??o   2267

?

20

http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013

26 set. 2012  - edi??o 2288

?

21

http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013

21 nov. 2012 - edi??o 2296

?

A ideia da descri??o ? que cada grupo detalhe ao m?ximo tudo o que a capa cont?m, desde suas cores, diagrama??o at? a postura corporal das mulheres e a linguagem verbal que se relaciona a elas. A descri??o dever? ser relacionada em tabela, conforme exemplo abaixo: 

?

Revista Carta Capital

Revista ?poca

Revista Veja

Cores

?

?

?

Planos da imagem

?

?

?

Layout da capa

?

?

?

Linguagem verbal

?

?

?

Mulher (idade aproximada, postura corporal, fisionomia, roupas e acess?rios que veste etc)

?

?

?

?

Afinal da montagem das tabelas descritivas, os alunos dever?o socializar os achados por meio de proje??o da revista e da tabela concomitantemente. Isso permitir? aos outros grupos e ao professor realizar interven??es.

?

?

Atividade 2

Os objetivos dessa atividade ? propiciar aos alunos a constru??o de uma an?lise nos moldes cient?ficos.

?

Ap?s descri??o das tabelas, os alunos partir?o para as an?lises que dever?o orientar-se pelos pontos:

  • Assunto de capa da revista e rela??o com a imagem feminina.
  • Estere?tipo feminino considerado.

Professor, ? importante lembrar aos alunos que todas as an?lises dever?o partir da materialidade textual, por isso, torna-se imprescind?vel uma exaustiva descri??o, conforme proposto na atividade anterior.

Ao final, a pesquisa dever? revelar: i) quantos s?o os estere?tipos que a m?dia atual trabalha com rela??o ? imagem do corpo feminino; ii) se h? alguma correspond?ncia com os estere?tipos j? tratados pelo artigo estudado no primeiro m?dulo;  iii) se h? alguma prefer?ncia em rela??o a cada um dos ve?culos consultados e os estere?tipos; iv) a prefer?ncia pelo tipo de assunto que recruta o corpo feminino; dentre outros.

O texto da an?lise dever? orientar-se pelo g?nero artigo cient?fico, de acordo com o que foi trabalhado anteriormente. Professor, para a proposta ter maior alcance, ? imprescind?vel que o g?nero artigo cient?fico ou j? tenha sido trabalhado ou torne-se alvo de uma sequ?ncia did?tica anterior a essa proposta de aula.

As an?lises dever?o ser lidas pelo professor para que possam ser ajustadas antes de apresentadas aos colegas. A apresenta??o de cada an?lise dever? ser feita por programa adequado, como o Power Point ou o Prezi, para que os colegas possam melhor compreender as evid?ncias. O g?nero para socializa??o da an?lise ? a exposi??o/comunica??o oral - g?nero que j? deve ser de conhecimento dos alunos.

Caso os artigos atendam os requisitos do g?nero, o professor poder? socializ?-los com a comunidade acad?mica, entrando em contato com algum curso superior (Comunica??o Social, Letras, Hist?ria), para propiciar circula??o social e parcerias que somem aos objetivos da proposta de trabalho apresentada.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

ARA?JO, Denise Castilhos de. Corpo Feminino: Presen?a Obrigat?ria em An?ncios Publicit?rios? In: CADENA, Nelson Var?n . Brasil ? 100 Anos de Propaganda. S?o Paulo: Refer?ncia, 2001.
ARA?JO, D. C. de. Corpo feminino: constru??o da m?dia?. Dispon?vel em: http://www.efdeportes.com/efd120/corpo-feminino-construcao-da-midia.htm Acesso em 16 jun. 2013.
CASTRO, Ana Lucia de. Corpo, Consumo e M?dia. Comunica??o, M?dia e Consumo. ESPM, vol. I n 1, p. 17- 31. 2004.
CARVALHO, Nelly. Publicidade: a linguagem da sedu??o. S?o Paulo: ?tica, 1996.
PINTO, Alexandra Guedes. Publicidade: Um discurso de Sedu??o. Porto: Porto Codex, 1997.
SAMAR?O, Liliany. O espet?culo da publicidade: a representa??o do corpo feminino na m?dia. Contempor?nea, n.8, v.1.2007. Dispon?vel em: http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_08/04LILIANY.pdf   Acesso em 16 jun. 2013.
SANT`ANNA, Armando. Propaganda: t?cnica, teoria e pratica. 7. ed. S?o Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
?
?
Aulas do Portal do Professor:
?
M?dia e imagem corporal. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20267 Acesso em 16 jun. 2013.
O corpo ao longo da hist?ria: padr?es de sa?de, beleza e est?tica corporal. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22306 Acesso em 16 jun. 2013.
?

Avaliação

Embora processual, a avalia??o dessa proposta centra-se, sobretudo, na constru??o da an?lise do corpo feminino em capas de revista. Por isso, as avalia??es das etapas da proposta devem ser constantes, tendo o professor a responsabilidade de oferecer aos alunos feedbacks, de modo a reorientar o percurso toda vez que se fizer necess?rio.