Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Internet
Datashow
V?deos
Folha de exerc?cios
Trabalho individual
?
?
Professor, para despertar o interesse e motivar os alunos, comece a aula comentando sobre a import?ncia do texto bem escrito, que necessita, para isso, ter coes?o e coer?ncia. Apresente aos alunos dois exemplos. O primeiro dever? ser apenas um conjunto de frases soltas e o segundo, do qual algumas palavras tenham sido retiradas, apresenta coer?ncia e coes?o. A inten??o dessa atividade ? mostrar que um amontoado de frases, sem coes?o e sem coer?ncia entre elas, n?o tem sentido, enquanto que o texto bem escrito, ainda que tenha palavras subtra?das, poder? ser compreendido, pois ? poss?vel inferir as palavras que faltam pelo contexto. Incentive os alunos a descobrirem as palavras que faltam no texto 2. Trabalhe com eles como fazer infer?ncias para descobrirem as palavras que faltam. (Copa / Mundo / sele??o / jogo / Copa / Mundo)
Veja as sugest?es abaixo:
EXEMPLO 1
Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-uUmxeLTOAAI/T-DLWN99wMI/AAAAAAAAIlk/zUKiJkwv9fc/s400/Interroga%C3%A7%C3%A3o.jpg. Acesso em: 17 jun 2013.
Joana criticou o partido. O Palmeiras venceu o jogo. Catarina foi ao cinema. O garoto usa bon?. Fomos ao supermercado, por isso o carro n?o funcionou. Ele brigou com os amigos, logo o jantar esfriou. |
Exemplo criado pelo formador.
EXEMPLO 2
Ap?s quase tr?s horas de caminhada pelas ruas de Fortaleza, num protesto contra os gastos p?blicos na realiza??o da _ _ _ _ das Confedera??es e da Copa do _ _ _ _ _ de 2014, os manifestantes chegaram na noite desta segunda-feira ao Hotel Marina Park, onde a _ _ _ _ _ _ _ brasileira est? concentrada para o _ _ _ _ de quarta, contra o M?xico. A manifesta??o transcorre sem viol?ncia e sem confrontos com a pol?cia. A manifesta??o pac?fica, com centenas de participantes, que comandam palavras de ordem contra a Fifa e a realiza??o da _ _ _ _ do _ _ _ _ _ no Brasil.
Texto dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/protesto-em-fortaleza-chega-ao-hotel-do-time-do-brasil. Acesso em: 17 jun 2013.
?
Para essa atividade, ser?o necess?rios um computador e um projetor ou, se poss?vel, leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica. Inicie a exibi??o de dois v?deos sobre coes?o e coer?ncia.
V?DEO 1
V?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=wzGQh2PyNh0. Acesso em: 15 jun 2013.
V?DEO 2
V?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ugmt14CDwYU. Acesso em: 17 jun 2013.
?
Terminada a exibi??o dos dois v?deos, proponha os exerc?cios a seguir, criados a partir de pequenos textos veiculados no V?deo 1:
EXERC?CIOS
1. Leia o trecho abaixo e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira para encontrar o que cada palavra sublinhada est? substituindo.
1. ela ( ) casa da Helena
2. o ( ) Helena
3. l? ( ) casaco
?
2. A partir das duas frases ditas pelos personagens do v?deo e de frases aqui acrescentadas, crie outras semelhantes, utilizando a palavra sublinhada da frase:
a) Fui ao cinema, logo n?o fui ao teatro.
............................................................................................................................
b) Sai cedo, mas cheguei tarde.
............................................................................................................................
c) Se chover forte, n?o iremos ao clube.
............................................................................................................................
d) Os alunos fizeram boa prova porque estudaram.
............................................................................................................................
e) O texto ? interessante, embora seja muito longo.
............................................................................................................................
f) Estamos cansados, portanto, n?o iremos ao supermercado.
............................................................................................................................
Professor, inicie a aula retomando alguns pontos importantes sobre a coes?o. Relembre com os alunos os elementos que estabelecem a coes?o textual e os tipos de coes?o. Veja abaixo uma sugest?o e prepare o material. Voc? poder? fazer cartazes ou slides com os t?picos abaixo. Ou, ainda, se preferir, prepare o material e entregue para seus alunos, assim eles poder?o pesquisar posteriormente.
ELEMENTOS QUE ESTABELECEM A COES?O
Pronomes relativos - que, quem, o(s), a(s), qual(is), cujo(s), onde, como e quanto
Pronomes possessivos ? meu, minha, seu, nosso etc.
Pronomes pessoais ? ele(s), ela(s), lhe etc.
Pronomes demonstrativos ? esse(a), este(s), isso, aquilo, aqueles
Artigos definidos e indefinidos ? o(s), a(s), um, uns, umas
Conjun??es ? se, mas, e, ou, porque, embora, logo, pois, portanto, quando etc.
Preposi??es ? a, at?, de, em, para etc.
Adv?rbios ? ontem, amanh?, aqui, l?, tarde etc.
TIPOS DE COES?O
A coes?o faz parte da estrutura superficial do texto. Ela pode ser:
1) Referencial
2) Recorrencial
3) Sequencial
1.1- Referencial por Substitui??o
(substitui??o de um elemento por outro)
Exemplos
Foi ? Europa e preferiu morar l?.
Edna comprou uma saia, mas preferiu usar a minha.
1.2 - Referencial por Reitera??o
(quando ocorre a repeti??o de palavras)
Exemplo
Fernando Henrique Cardoso n?o fez um bom governo e por isso FHC ? malvisto nas pesquisas.
2 - Recorrencial ? quando ocorre a repeti??o de termos anteriores
Exemplos
Ela corria, corria, corria ... (recorr?ncia)
Bom mesmo ? ter livros na estante, redes na varanda e flores no jardim (paralelismo)
3- Sequencial ? desenvolvimento do texto com o uso de termos pertencentes ao mesmo universo sem?ntico
Exemplos
Se chover, n?o haver? aula (condicional)
Os alunos foram embora porque estava muito frio (casualidade)
O material acima foi retirado e adaptado do site slideshare.net. Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-3-coesao-e-coerencia. Acesso em: 18 jun 2013.
Feita a revis?o com os alunos, prepare exerc?cios nos quais os alunos possam aplicar os conceitos estudados. Veja sugest?es de exerc?cios abaixo:
1. No poema abaixo, de Charles Chaplin, sublinhe todas as palavras que substituem a palavra "pessoas":
Poema dispon?vel em: http://pensador.uol.com.br/poemas_de_amizade_de_charles_chaplin/. Acesso em: 17 jun 2013.
2. Leia o trecho do poema Tabacaria, de Fernando Pessoa e responda ?s quest?es propostas:
Poema dispon?vel em: http://www.insite.com.br/art/pessoa/ficcoes/acampos/456.php. Acesso em: 18 jun 2013.
1. Qual ? a express?o que estabelece uma rela??o entre os tr?s primeiros versos e o ?ltimo?
2. Qual ? o tipo de coes?o encontrada no poema?
3. Existe uma ideia de oposi??o entre os os tr?s primeiros versos e o ?ltimo. Quais s?o as duas palavras que representam essa ideia?
3. Complete o texto abaixo. Para isso, utilize os elementos coesivos que est?o destacados em verde, logo abaixo do texto.
Exerc?cio (com respostas) dispon?vel em: http://exercicios.brasilescola.com/redacao/exercicios-sobre-coesao-coerencia.htm#resposta-2426. Acesso em: 18 jun 2013.
Para finalizar essa aula, prepare uma folha com um exerc?cio no formato de palavras cruzadas para refor?ar o aprendizado dos conceitos de coes?o e os elementos coesivos textuais. Cada aluno dever? preencher seu pr?prio exerc?cio. Entretanto, eles poder?o trabalhar em duplas. Veja abaixo a sugest?o de um exerc?cio nesse formato.
HORIZONTAIS
1. Pronome possessivo masculino, singular de 1? pessoa singular.
2. Conjun??o que expressa oposi??o/concess?o.
3. Conjun??o adversativa.
4. Preposi??o que indica o termo que n?o se ultrapassa.
5. Conjun??o que expressa causa.
6. Pronomes que indicam posse.
7. Tipo de coes?o quando ocorre a repeti??o de termos anteriores.
8. Artigo definido masculino plural.
9. O dia que precede o de hoje.
10. Pronome relativo que indica o lugar em que, no qual.
11. Tipo de coes?o que indica o desenvolvimento do texto com o uso de termos pertencentes ao mesmo universo sem?ntico.
12. Pronome possessivo masculino singular da 3? pessoa do singular.
13. Pronome relativo que se refere a um antecedente e vem precedido pelo artigo definido.
14. Pronome pessoal masculino da 3? pessoa do plural.
15. Adv?rbio que indica o dia imediatamente ap?s aquele em que estamos.
?
VERTICAIS
1. Pronome possessivo masculino singular da 1? pessoal do plural.
2. Adv?rbio que indica neste lugar.
3. Conjun??o que indica por consequ?ncia, ? vista disso.
4. Pronome relativo que se refere ? pessoa existente na ora??o anterior.
5. Tipo de coes?o quando ocorre repeti??o de palavras.
6. Pronome pessoal feminino da 3? pessoa do singular.
7. Conjun??o que indica condi??o ou causa.
8. Logo, por conseguinte.
9. Dos quais.
Exerc?cio de palavras cruzadas criado pelo formador no Word. A imagem foi salva no Paint e inserida como m?dia no Portal do Professor.
Para mais informa??es sobre coes?o e coer?ncia acesse:
http://www.youtube.com/results?search_query=coes%C3%A3o+e+coerencia&oq=coes%C3%A3&gs_l=youtube.1.0.0l10.1326.4745.0.7898.5.5.0.0.0.0.1177.3356.3-1j0j3j0j1.5.0...0.0...1ac.1.11.youtube.rCZMPDPIn50. Acesso em: 17 jun 2013.
Para slides sobre coes?o e coer?ncia acesse:
http://www.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-3-coesao-e-coerencia. Acesso em: 17 jun 2013.
Para informa??es sobre como criar palavras cruzadas no Word, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=OrekoIaTTf4. Acesso em: 19 jun 2013.
A avalia??o ser? feita por meio da observa??o da participa??o efetiva dos alunos durante as atividades propostas. O professor poder? tamb?m propor uma atividade de avalia??o quantitativa: pedir aos alunos que escrevam um pequeno par?grafo sobre um tema de sua escolha, utilizando os recursos coesivos aprendidos durante as aulas.