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Aprendendo com a Matem?tica: descobrindo formas de multiplicar com jogos

Autor e Co-autor(es)

Vaneide Corr?a Dornellas imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize D Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprofundar o conceito de multiplica??o a partir de jogos, brincadeiras e atividades l?dicas;

  • Identificar diferentes ideias de multiplica??o;

  • Utilizar procedimentos variados na resolu??o da multiplica??o;

  • Levantar hip?teses sobre as possibilidades de multiplica??o;

  • Fixar os fatos da multiplica??o;

  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que o professor j? tenha introduzido o conceito de multiplica??o.

Estratégias e recursos da aula

Contemplando a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento, compreens?o e dom?nio da leitura, escrita e c?lculos. No caso dessa aula ser? enfatizado o dom?nio do c?lculo no que diz respeito ? multiplica??o.

Muito se afirma, na atualidade, que o conhecimento deve ser entendido como um processo vivo e din?mico que se modifica a todo instante. De acordo com Brainer e Teles (2012) esse processo acontece por meio da intera??o entre o sujeito e o objeto em quest?o. Nesse sentido, o jogo e a brincadeira devem ser entendidos como importantes ferramentas para a aprendizagem. As atividades propostas por meio de jogos e brincadeiras podem estimular o interesse do aluno e criar condi??es mais favor?veis para a constru??o de descobertas, al?m de poder promover a intera??o entre as crian?as.

Dessa forma, trabalhar com atividades l?dicas ? proporcionar a constru??o do conhecimento de forma prazerosa e tornar os exerc?cios repletos de significados para os alunos. ? o professor quem deve desempenhar o papel fundamental na media??o desse saber e criar sistematiza??o dos conhecimentos, para proporcionar ? crian?a seu avan?o nos aspectos cognitivo, afetivo e social. Bem como, levar a crian?a a desenvolver habilidades do pensamento como interpreta??o e tomada de decis?o.

Para sistematizar o conhecimento h? a necessidade de promover a aquisi??o e o aprimoramento das habilidades, como ?no caso da Matem?tica? o desenvolvimento da capacidade de realizar c?lculos mentais.  Portanto, no in?cio do trabalho com as opera??es matem?ticas os alunos precisam compreender os conceitos relacionados (adicionar, subtrair, multiplicar, dividir) para depois ir articulando um trabalho voltado para a memoriza??o das opera??es b?sicas para aprimorar a velocidade de realiza??o dos c?lculos. ? nesse contexto que essa aula deve ser planejada.

A proposta desta aula, se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque vai ao encontro da s?ntese  dos Direitos Gerais da Matem?tica no que diz respeito ao eixo ?n?meros e opera??es? que ?, segundo Brasil (2012, p. 27) ?identificar os n?meros em diferentes contextos e fun??es; utilizar diferentes estrat?gias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma cole??o, nas brincadeiras e em situa??es nas quais as crian?as reconhe?am sua necessidade; elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estrat?gias pr?prias como desenhos, decomposi??es num?ricas e palavras?.

? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".

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BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: ano 1 : unidade 4. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

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BRAINER, Margareth; TELES, Rosinalda. Qualquer Maneira de Jogar e Brincar Vale a Pena? O que fazer para as crian?as aprenderem? In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: ano 1 : unidade 4. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

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Entendendo a disposi??o das aulas:

Professor, essa aula ? composta por quatro atividades diferentes, que devem ser ministradas em dias diferentes, para que os alunos possam acomodar melhor as informa??es assimiladas em cada aula. As quatro atividades s?o compostas por jogos que estimulam os alunos a raciocinarem sobre os conceitos da multiplica??o e fixarem os fatos da multiplica??o.

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1? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.

 Jogo ?Quantos Palitos Guardei?

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Professor, organize a turma em uma roda de conversa e discuta com os alunos sobre o que eles sabem sobre jogos. Muitos falar?o sobre o jogo de futebol ou outros mais conhecidos, mas direcione a discuss?o para os jogos educativos. Questione-os sobre o que podemos aprender com os jogos.

  • Ser? que aprendemos somente a raciocinar melhor?

  • N?s jogamos sozinhos ou precisamos de parceiros?

  • Quando jogamos com outras pessoas podemos fazer o que bem entendemos?

  • O que ? necess?rio para organizar um jogo e evitar que cada um fa?a o que quiser?

Depois da discuss?o fale sobre a sua proposta de jogar ?Quantos Palitos Guardei?. Veja se algu?m j? conhece este jogo.

Distribua o material necess?rio para o jogo.

 Explique-lhes as regras do jogo e em seguida organize-os em grupos de tr?s ou mais colegas.

Quantos palitos guardei

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

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Professor, utilize o texto instrucional para sistematizar as regras do jogo. Lembre os alunos sobre a estrutura deste g?nero textual, quais informa??es que devem conter neste tipo de texto.

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? necess?rio para esse jogo:

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  • 100 palitos de f?sforo;
  • 10 caixas de f?sforo vazias para cada grupo.

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Observa??o: Voc? poder? usar outros materiais que achar apropriados.

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Como Jogar:

Um dos jogadores pega quantas caixas quiser das 10 que tem ao seu dispor e coloca dentro delas quantidades iguais de palitos. Em seguida, mostra as caixas e conta para os colegas quantos palitos colocou em cada caixa.

Os outros colegas calculam a quantidade de palitos e anotam o n?mero total de palitos guardados. Depois o grupo confere quem acertou.

Na primeira rodada de cada grupo os jogadores dever?o contar os palitos fazendo uma adi??o, para conferir a multiplica??o. A partir da segunda rodada, dependendo da compreens?o dos componentes do grupo o professor decide se h? a necessidade de mais confer?ncias ou n?o.

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Professor, esse ? um momento apropriado para que os alunos compreendam que a multiplica??o ? uma forma de representar, ou calcular, de maneira mais f?cil, a adi??o de quantidades iguais. ? imprescind?vel que o aluno compreenda isso, nesse primeiro momento da aula.

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Se voc? achar necess?rio, pe?a aos alunos que fa?am o registro de todas as rodadas, colocando o nome do colega que guardou os palitos, o n?mero de caixas que usou e a quantidade de palitos em cada caixa.

Depois, voc? pode pedir a eles que troquem as parcelas de lugar (primeiro a quantidade de palitos e depois o n?mero das caixas usadas) para adquirirem melhor compreens?o da propriedade comutativa da multiplica??o (a ordem dos fatores n?o altera o produto.).

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2? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.

Jogo  ?Pega Varetas?

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Professor, retome com os alunos o tema ?jogos?, introduzido na aula anterior. Explique-lhes que nessa aula v?o aprender outras coisas e que o jogo tamb?m ser? muito interessante. Este ? um jogo conhecido, mas com certeza v?o descobrir novas possibilidades de aprendizagem.

Organize-os em grupos com tr?s ou mais colegas.

Varetas

Fonte da imagem:  S?tio A.Gomes -  http://www.agomes.com.br/site/LVNDetalheProduto.aspx?cod_produto_pdt=148245&cod_secao_sec=613&cod_indice_ind=93509  Acesso em 10 de jun. 2013.

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? necess?rio para esse jogo:

1 jogo pega-varetas para cada grupo.

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Professor, atualmente um jogo de varetas ? bem barato, deve variar de R$2,00 a R$3,00. Mas se n?o tiver como compr?-lo, voc? pode propor aos alunos que fa?am seus  pr?prios jogos com palitinhos de churrasco. Para cada jogo deve ter 25 palitos.

 Como fazer: Lixe os palitos. Pinte-os da seguinte forma:

  • 6 palitos amarelos
  • 6 palitos verdes
  • 6 palitos vermelhos
  • 6 palitos azuis
  • 1 palito preto

Deixe secar. Amarre-os com el?stico.

Se quiser, fa?a a caixinha com rolo de papel toalha, papel?o e fita adesiva.

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Professor, como os palitos possuem pontas, oriente os alunos a terem cuidado, pois algum movimento inesperado pode machuc?-los, mas tendo aten??o  n?o ter?o problemas.

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Como Jogar:

O jogo ? simples e tem poucas regras, as quais constam a seguir: cada vareta tem um n?mero de pontos definido pelas cores, ent?o, cada jogador pode fazer mais ou menos pontos de acordo com as varetas que conseguir pegar. Este jogo pode ter v?rios participantes e pode inclusive ser jogado sozinho, para quem deseja praticar e melhorar suas habilidades manuais, destreza e equil?brio, para se tornar um grande oponente quando for jogar com mais pessoas.

  • De forma aleat?ria as varetas devem ser misturadas, e segurando uma das pontas de todo o ma?o de varetas o jogador deve deix?-las cair em uma superf?cie plana que pode ser uma mesa, por exemplo;
  • Da forma que as varetas ca?rem devem ser retiradas uma a uma sem tocar nas outras varetas, com as m?os ou com a pr?pria vareta;
  • A sa?da para ser bem sucedido neste jogo ? sempre tentar pegar as varetas que est?o por cima, soltas;
  • Por isso, independente do valor de cada cor de vareta, o essencial ? tentar pegar o maior n?mero de varetas;
  • Os jogadores tamb?m devem fazer uma tabela marcando os pontos para cada cor de vareta retirada com sucesso dentre o bolo de varetas, e no final, os pontos s?o contados e assim ? definido um vencedor.

Fonte: S?tio de jogos - saiba Como- http://www.saibacomo.org/como-jogar-vareta/ Acesso em: 10 de jun. 2013.

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Tabela de valor das varetas:

  • Amarela: 5 pontos
  • Verde: 10 pontos
  • Azul: 30 pontos
  • Vermelha: 50 pontos
  • Preta: 100 pontos

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Professor, esse jogo, al?m de desenvolver as habilidades de destreza visa, que o jogador pegue o maior n?mero de varetas, com maior pontua??o poss?vel para ganhar o jogo. Mas, esse n?o ?, nessa aula, o maior objetivo. O interesse ? que os alunos fa?am uma tabela de pontos para compreenderem a facilidade que a multiplica??o pode trazer para o cotidiano do aluno em rela??o ? adi??o. Essa compreens?o deve ser percebida no momento da contagem das varetas pegas por cada aluno, ao final de cada rodada.

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Exemplo da tabela em branco e depois preenchida pelo aluno:

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Fonte- Imagem da pr?pria autora. Tabela para os alunos registrarem a pontua??o.

quadro

Fonte-Imagem da pr?pria autora. Tabela preenchida por um aluno do 3? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA/UFU. 2013. Professora Vaneide.

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3? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.

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Jogo ?Domin? da Multiplica??o?

Professor, para ter o envolvimento dos alunos ? necess?rio motiv?-los, para isso, promova um ambiente prop?cio. Leve para sala de aula uma Caixa Surpresa contendo o jogo ?Domin? da Multiplica??o? dentro. Crie suspense perguntando o que eles acham que tem dentro da Caixa. D? algumas dicas e quando revelar o conte?do questione-os:

  • Algu?m conhece este jogo?
  • Como ser? que se joga com este jogo?

Prepare o material com anteced?ncia, para isso, monte as cartelas  do jogo.

 

? necess?rio para esse jogo:

Cartela em papel cart?o, papel?o ou papel Paran?. Pode ser plastificado ou n?o.

A cartela deve conter cartas em que esteja escrito em uma ponta o resultado de uma multiplica??o e na outra uma multiplica??o. Pode ser confeccionado pelos pr?prios alunos.

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Sugest?o: 

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 Fonte da imagem: Blog Portal Atividades -  http://portalatividades.blogspot.com.br/2011/01/domino-da-multiplicacao.html  - Acesso em: 10 de jun. 2013.

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Forme grupos com 2, 3 ou 4 jogadores.

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Como Jogar:

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  • O objetivo desse jogo ? que o jogador fique sem cartas ou com o m?nimo poss?vel de cartas na m?o.
  • Embaralham-se as cartas sobre a mesa, com suas faces viradas para baixo.
  • Decide quem vai come?ar jogando.
  • Cada jogador escolhe aleatoriamente sete cartas para si.
  • O primeiro jogador coloca uma de suas cartas sobre a mesa, com a face voltada para cima. No sentido anti-hor?rio o 2? jogador coloca uma carta que fa?a par com uma das duas pontas da carta j? colocada na mesa.
  • Para fazer o ?par? ? necess?rio que na carta que o jogador vai completar seja o produto da multiplica??o que est? na mesa ou a multiplica??o na qual o resultado esteja na mesa. Caso o jogador n?o tenha uma carta que fa?a par, passa a sua vez de jogar e vai para o pr?ximo jogador. E assim sucessivamente.
  • Vence quem ficar sem nenhuma carta na m?o, caso isso n?o ocorra, vence quem tiver menos cartas na m?o.

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Professor, esse ? o momento de fixa??o dos fatos. Este jogo ? uma forma de memorizar os resultados de opera??es de multiplica??o. Aproveite para avaliar o tempo que os alunos est?o gastando para ?buscar? os resultados. Procure formar grupos em que haja colegas com ?tempos? diferentes. Lembre-se que alguns colegas s?o impacientes com a espera pelo resultado do outro. Cuide para que n?o haja uma press?o muito forte dos colegas em rela??o aos alunos que ainda n?o decoraram os fatos.

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4? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.

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?Jogo da Mem?ria da Multiplica??o?

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Professor, com certeza os alunos j? se familiarizaram com ?jogos educativos?, por isso nesta quarta etapa, eles ter?o mais facilidade para entenderem a proposta. Lembre-se de preparar todo material necess?rio antecipadamente.

Antes de iniciar o jogo, discuta sobre as regras e apresente o material.

Forme grupos com at? 4 jogadores.

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? necess?rio para esse jogo:

Cartelas em papel cart?o, papel?o ou papel Paran?. Podem ser plastificado ou n?o.

As cartelas devem conter cartas que fa?am pares, sendo uma com a opera??o multiplica??o e a outra com o produto da multiplica??o. Pode conter quantas cartas quiser, desde que sempre haja a correspond?ncia entre duas cartas. O par pode ser de cores iguais, ou o jogo pode ser com todas as cartas de uma cor apenas.

Pode ser confeccionado pelos pr?prios alunos.

 Exemplo de uma cartela:

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Fonte: S?tio Educa Jogos ? Jogos educativos:  http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/matematica/memoria-multiplicacao/ Acesso em: 10 de jun. 2013.

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Como Jogar:

  1. Embaralhar as cartas e distribu?-las na mesa, viradas para baixo.
  2. Cada jogador na sua vez vira duas cartas.
  3. Se a multiplica??o e o resultado forem correspondentes, ele permanece com as cartas.
  4. Se n?o forem correspondentes ele devolve as cartas para a mesa passa a vez.
  5. O jogador que acertar o par pode jogar novamente.
  6. Vence o jogo quem tiver a maior quantidade de pares ao final de todas as cartas.

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Voc? pode determinar um tempo limitado para os alunos descobrirem as combina??es, ou pode, pelo menos no in?cio, n?o comentar sobre o tempo e deixar que o pr?prio grupo resolva essa quest?o.

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Voc? pode tamb?m variar o n?mero total das cartas, como dito anteriormente, pode-se jogar com 24, 30 ou 36 cartas ou quantas voc? achar que seus alunos estejam preparados. Voc? pode varias as multiplica??es tamb?m, com cartas diferentes.

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Professor, esse tamb?m ? um momento de memoriza??o dos resultados das opera??es de multiplica??o, como na atividade anterior.   Levando em considera??o que a multiplica??o ? essencial para a resolu??o de v?rios problemas e conte?dos matem?ticos em toda vida escolar, ? compreens?vel gastar um pouco mais de tempo na fixa??o dos fatos com atividades diversificadas nas quais os alunos aprendam de forma agrad?vel e divertida.

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Socializando

Para socializar este trabalho voc? poder? criar ?Jogando com a fam?lia?. Neste dia, os pais ou familiares ir?o ? escola para jogar com os filhos. Ser?o os alunos os respons?veis pelo evento, orientando os pais quanto ?s regras dos jogos e demais informa??es relativas ?s aprendizagens que obtiveram ao longo do trabalho.

Mas, para ser realizado este evento, ser? necess?rio estabelecer:

  • Dia do evento;
  • Hor?rio;
  • Local;
  • Material necess?rio;
  • Participantes.

Algumas a??es antecedem o evento e dever?o envolver os alunos em todas as etapas, tais como:

  • Elaborar os convites para os pais ou familiares;
  • Pedir autoriza??o para dire??o da escola;
  • Preparar os jogos que ser?o utilizados.

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Professor, registre o evento por meio de filmagem, pois ele ser? um excelente meio para voc? e os alunos avaliarem o trabalho.

Recursos Complementares

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o  s?tio http://www.escolovar.org/mat_multiplica_jogos.htm, acesso em: 10 de jun. 2013, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Em seguida proponha que escolham um dos 20 jogos apresentados sobre multiplica??o.  Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, para que possam ter acesso aos jogos com o objetivo de memoriza??o dos resultados das opera??es de multiplica??o. Explique que o s?tio ? Portugu?s, por conta de algumas palavras diferentes na escrita.

Voc? tamb?m pode fazer junto com eles a tabela da multiplica??o. Veja o modelo e as instru??es no S?tio da Revista Escola:

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/tabela-pitagorica-aprender-multiplicacao-649827.shtml?page=all Acesso em: 10 de jun. 2013.

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Avaliação

A avalia??o acontece de forma cont?nua e processual. Ela come?a quando o professor faz o levantamento dos conhecimentos pr?vios dos alunos frente aos resultados de opera??es de multiplica??o. ? um procedimento investigativo do trabalho pedag?gico, portanto, a todo o momento voc? precisa analisar o que o aluno j? sabe e o que ainda precisa aprender sobre a quest?o trabalhada.

Ao ser ministrado esse conte?do voc? deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avan?os na sua aprendizagem. ? imprescind?vel fazer observa??es e anota??es pessoais para sistematizar os dados e informa??es e recolher elementos importantes sobre como os alunos est?o compreendendo e construindo os conceitos e relacionando as informa??es novas com seus conhecimentos anteriores.

Durante o processo, todos os avan?os devem ser considerados. Por meio de exerc?cios de resolu??o de problemas e de opera??es da multiplica??o, perguntas orais e comportamento dos alunos durante a aplica??o do jogo, analise se eles: aprofundaram o conceito de multiplica??o;  identificaram diferentes ideias de multiplica??o e utilizaram procedimentos variados  na resolu??o da multiplica??o.