Portal do Professor

Início do Conteúdo

Capanga liter?ria, o envolvimento da crian?a e da fam?lia com a leitura - TV Escola: S?rie: Letra Viva

Autor e Co-autor(es)

NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

?         Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;

?         Ler textos (poemas, can??es, tirinhas, textos de tradi??o oral dentre outros), com autonomia;

?         Perceber e comparar finalidade de um texto;

?         Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;

?         Produzir texto de diferentes g?neros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades;

?         Participar das intera??es orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;

?         Reconhecer o poema e suas caracter?sticas: rimas, estrofes e versos;

?         Localizar informa??es no texto;

?         Deleitar com a leitura de diferentes textos.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que ele seja capaz de localizar informa??es e reconhecer g?neros textuais como o poema identificando rimas, estrofes e versos. ? importante que o aluno ainda seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

 

 INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflex?o e pr?tica relacionada ao programa da TV Escola - S?rie: LETRA VIVA - PGM. 6: LEITURA TAMB?M ? COISA DE CRIAN?A.

?

letra viva

Fonte: S?tio: TV Escola. S?rie Letra Viva. Leitura tamb?m ? coisa de crian?a http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275  Acesso em: 06 de jun. 2013.

?

? importante conhecer os direitos de aprendizagem das crian?as que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.

?

Estrat?gias e recursos da aula

?

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, para iniciar esta aula convide os alunos para visitarem a sala da biblioteca. Quando chegarem fa?a uma rodinha e coloque no meio da roda uma caixa: ?Caixa M?gica de Surpresa?. Dentro dela coloque um livro.

Questione os alunos sobre o que acham que tem dentro da caixa. Depois que falarem suas hip?teses, abra a caixa e mostre um livro.

?

rod

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Rodinha realizada com os alunos do 3? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- ESEBA/UFU - 2013 - Professora N?dia.

?

Professor, declame o poema ?Caixa M?gica de Surpresa?, do autor Elias Jos?. Aproveite o momento e a aten??o dos alunos. Utilize a entona??o de voz adequada para a leitura do poema.

?

Outra op??o para motivar os alunos ? assistirem ao v?deo do poema ?Caixa M?gica de Surpresa?. Voc? poder? projet?-lo utilizando um data show ou tamb?m,  se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao v?deo. Voc? encontra este v?deo no s?tio:

?

caixa m

Fonte: S?tio: Youtube: V?deo - Caixa M?gica de Surpresa. Dispon?vel em:        

  <http://www.youtube.com/watch?v=Fl5TA87Y5CA>. Acesso em: 14 de jun. 2013.

?

Professor, ap?s a leitura, fa?a a interpreta??o oral do texto. Fale da import?ncia da leitura no desenvolvimento dos alunos e que ela n?o est? somente nos livros mais tamb?m em diversos g?neros textuais, como: jornais, revistas, cartas, outdoor etc.

Depois da explana??o, apresente a ?Caixa M?gica de Surpresa?, que ser? da turma, pe?a para que aos poucos cada aluno observe o que tem na caixa e veja os tipos de textos encontrados. Neste instante cada aluno dever? escolher um portador de texto.

?

alv

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Alunos do 3? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- ESEBA/UFU- no momento em que escolhiam os portadores de texto - 2013 - Professora N?dia.

?

Professor, ap?s cada aluno escolher um livro, convide-os a fazerem um momento de leitura deleite.

?

Professor a leitura deleite ? ler pelo simples prazer de ler, sem objetivos did?ticos e pedag?gicos sem a ?obriga??o? de trabalhar em aula sobre o que foi lido. Esta proposta tem o objetivo de fazer com que o aluno perceba que na nossa vida lemos com v?rias finalidades e uma delas ? a leitura s? por prazer, para nos divertirmos e distrairmos.

?

Professor, ? interessante que neste momento voc? fa?a a leitura junto com os alunos. Escolha livro, jornal, gibi, revista ou outro portador de texto para deleitar na leitura.

jo

?

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Alunos do 3? ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educa??o B?sica da UFU- ESEBA/UFU - no momento em que se deleitavam com a leitura escolhida por eles - 2013 - Professora N?dia.

Professor, ap?s a leitura deleite, converse com seus alunos sobre este momento em que ? poss?vel fazer uma leitura tranquila e por prazer. ? interessante fazer a leitura deleite diariamente, em tempos curtos e n?o prolongados, utilizando os espa?os da escola, como sala da biblioteca, sala de aula ou espa?os abertos.

Encerrado este momento pe?a ajuda dos alunos para guardarem os variados textos na Caixa M?gica de Surpresa.

?

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, ap?s voltar ? sala de aula com seus alunos, retome o poema ?A Caixa M?gica de Surpresa? de Elias Jos?. Distribua c?pias do poema para que os alunos tenham como registro no caderno de L?ngua Portuguesa, ou passe o poema na lousa.

caixa

Fonte: S?tio - Dia a dia do professor. G?neros textuais: Dispon?vel em: < http://diaadia-doprofessor.blogspot.com.br/2013/01/generos-textuais.html >. Acesso em: 13 de jun.  2013.

?

Professor, pe?a para seus alunos circularem no poema as palavras que rimam (t?m o mesmo som) e fazerem a interpreta??o escrita do poema. Entregue c?pias da interpreta??o para os alunos registrarem no caderno de L?ngua Portuguesa ou passe na lousa caso a escola n?o disponibilize as c?pias. Nesta atividade ? necess?rio que o aluno tenha conhecimentos pr?vios  sobre o g?nero textual poema, identificando versos estrofes e rimas.

?

?

Interpretando o poema: localizando informa??es no texto

?

?

 at

?

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

alv

Fonte: S?tio - Maravilhas da educa??o. Interpreta??o Caixa m?gica de Surpresas.------. Dispon?vel em: < http://maravilhasdaeducacao.com.br/atividades-textos/interpretacao-caixa-magica-de-surpresa/> Atividade adaptada pela autora. Acesso em:  14 de jun. 2013.

?

Professor, aguarde os alunos fazerem as atividades e logo depois fa?a a corre??o coletiva com a participa??o de todos. Antes do t?rmino da aula proponha uma atividade de casa referente ao assunto estudado. Distribua c?pias da atividade ou registre na lousa para que o aluno tenha a orienta??o no caderno.

?

xxxxxxxxx

?

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a aula anterior, fa?a uma rodinha de conversa e pe?a que os alunos apresentem suas produ??es para os demais colegas. Aproveite este momento para desenvolver a oralidade e a socializa??o entre os alunos.

?

aaa

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Poema criado pela aluna Ana, do 3? Ano B do Ensino Fundamental, da Escola de Educa??o B?sica de Uberl?ndia - ESEBA/UFU- 2013 - Professora N?dia.

?

Professor, depois que os alunos apresentaram suas produ??es, converse com eles sobre a visita que ir?o fazer na sala da biblioteca da escola. Explique-lhes que ? um local de sil?ncio, pois h? pessoas lendo ou estudando. Reforce que ir?o pegar livros emprestados e que poder?o escolher o livro que mais chamar a aten??o para levarem para casa e lerem com a fam?lia. Dever?o devolver o livro ? biblioteca, no prazo estipulado na sua ficha de empr?stimo. Aproveite este momento para falar sobre o processo pelo qual passa a produ??o de um livro: escrita, ilustra??o, revis?o, diagrama??o gr?fica, impress?o, venda e consumo.

?

Visita ? biblioteca

?

?

aaaaaaaaa

Fonte: Imagem da pr?pria autora: Alunos do 3? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- ESEBA/UFU - durante a visita ? biblioteca- 2013-  Professora N?dia.

?

Professor, quando chegar ? biblioteca permita que seus alunos fiquem ? vontade para escolherem o livro que se interessarem, ? importante saber que a biblioteca da escola recebe livros do PNBE- Programa Nacional Biblioteca da Escola.

 ?Um dos destaques do PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola ? a distribui??o dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, cr?nicas, mem??rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de hist?ria em quadrinhos. Esses livros s?o destinados ?s bibliotecas das escolas.? (BRASIL, 2012, p. 40).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, 2012. p. 36-44. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em: 14 de jun. 2013.

?

mmmmmmmmmmm

?

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Exposi??o de livros na biblioteca da Escola de Educa??o B?sica da UFU- ESEBA/UFU- para escolha dos alunos- 2013.

?

Professor, ap?s a escolha do livro pe?a para seus alunos irem at? a bibliotec?ria para preencherem a ficha de empr?stimo de livro, oriente-os a ficarem atentos a devolu??o dos livros no prazo certo, para n?o prejudicarem outros alunos que queiram peg?-los para leitura.

kkkkkkk

?

Fonte: Imagem da pr?pria autora: Aluna do 3? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- ESEBA/UFU- no momento em que preenchia a ficha de empr?stimo - 2013 - Professora N?dia.

?

Professor, quando voltar ? sala de aula, converse com seus alunos sobre a import?ncia de terem a possibilidade de lerem livros com seus familiares, assim eles tamb?m perceber?o a riqueza da leitura. Distribua as c?pias da ficha liter?ria para que, ap?s a leitura do livro respondam ao que se pede.

?

?

l

?

Fonte imagem: S?tio: Educar e amar Carol. Projeto de leitura - Ficha de leitura - http://educareamarcarol.blogspot.com.br/2010/08/projeto-de-leitura-ficha-de-leitura.html  Acesso em: 14 de jun. 2013.

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Iniciando com o caderno de mem?ria

Professor, inicie a aula com uma rodinha de conversa. Solicite ao aluno que levou para a casa  o ?Caderno de Mem?rias?, que fa?a a leitura do seu registro sobre a aula anterior.

O ?Caderno de Mem?rias? ? um di?rio da turma. Cada dia um aluno leva para casa e relata o que fez na escola, o que aprendeu, o que gostou e o que n?o gostou. Quando a crian?a ainda n?o escreve de forma aut?noma ela pode contar com a ajuda de um familiar como seu escriba, mas nas turmas de 3? ano, a pr?pria crian?a faz o relat?rio em casa e l? na rodinha do dia seguinte.

?

Neste momento os alunos costumam ficar atentos para a leitura do ?Caderno de Mem?rias?, pois eles relembram fatos que ocorreram no dia anterior e d?o suas opini?es. ? um momento rico onde se pode desenvolver o prazer de ler e ouvir hist?rias e relatos.

?

Hora da m?sica

?

Professor, use este momento para junto com os alunos ouvirem boas m?sicas que remetem ao que ser? trabalhado na aula. A m?sica ?Brincar de Ler? do grupo Palavra Cantada vem ao encontro do que est? sendo desenvolvido nesta aula. Utilize as tecnologias que a escola disp?e ou se sua escola participa do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao v?deo da m?sica ?Brincar de Ler?. Veja o s?tio abaixo:

  

S?tio do grupo Palavra Cantada- v?deo com a m?sica ?Brincar de ler?- Dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=fR5o5H5uAOsAcesso em: 14 de jun. 2013.

?

Professor, distribua c?pias da m?sica para os alunos cantarem e posteriormente desenvolverem atividades com a letra da m?sica.

?

?

Brincar de Ler

                                          Palavra Cantada

Sempre jogo bola

Jogo at? peteca

Quando estou na escola

Vou ? biblioteca

?

?

Todos ali gostam de ler

Brincam lendo livros, lendo

Lendo lindos, livros lendo

Livros de imagens

Livros de letrinhas

?

?

Livros que as palavras andam pelas linhas

?

?

O meu irm?o, a minha irm?

?

Brincam lendo livros, lendo

Lendo lindos, livros lendo

?

Vamos brincar, brincar de ler

Vamos brincar pra valer

Com meus pais e meus irm?os

A vov? e o nen?m

?

As palavras quando contam s?o hist?rias

Quando lidas s?o ideias

Quando ficam s?o mem?rias

?

Vamos brincar, brincar de ler

Vamos brincar pra valer

Com meus pais e meus irm?os

A vov? e o nen?m

?

As palavras quando contam s?o hist?rias

Quando lidas s?o ideias

Quando ficam s?o mem?rias

?

As palavras quando contam s?o hist?rias

Quando lidas s?o ideias

Quando ficam s?o mem?rias

Fonte: S?tio Cifra Clube. Dispon?vel em: < http://www.cifraclub.com.br/palavra-cantada/brincar-de-ler/> Acesso em: 16 de jun. 2013.

?

Professor, converse com seus alunos sobre a m?sica, pergunte a eles se esta m?sica lembra fatos que ocorrem na escola e em casa. Aproveite este momento para desenvolver a oralidade e a socializa??o entre os alunos.

?

Capanga liter?ria

?

Professor, ap?s cantar com os alunos a m?sica ?Brincar de ler?, aproveite a rodinha e apresente o projeto da "Capanga liter?ria", diga que a capanga ? uma bolsa que se usa a tiracolo. No caso do projeto ela servir? para colocar os livros que eles ir?o levar para casa.

?

kkkkkkkkk

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Capanga liter?ria - Professora N?dia.

?

?

Professor, explique que na capanga ter? tr?s livros diferentes para eles escolherem e lerem, como tamb?m um caderno com a ficha liter?ria, onde ele ir? escrever sobre o livro que escolheu para leitura.

?

?

aaasss

mm

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Capanga liter?ria- ? esquerda os livros e ? direita, o caderno com o registro das leituras dos alunos. Professora N?dia. 

?

Professor, voc? poder? colocar na ?Capanga liter?ria?, no decorrer do projeto, v?rios tipos de textos, como: jornais, revistas, contos, f?bulas e outros. N?o fique preso apenas aos livros de literatura, explore os diferentes g?neros textuais, assim os alunos conseguir?o identific?-los em outras situa??es de seu cotidiano escolar.

Explique para os alunos que a capanga ficar? com cada aluno por tr?s dias, que ? o tempo necess?rio para a leitura e o preenchimento do caderno e que completado o prazo ele dever? repassar para o outro colega, seguindo a ordem alfab?tica da lista de chamada.

Professor, o aluno que estiver com a capanga, quando devolver dever? na rodinha de conversa falar sobre o livro que leu e dar sua opini?o sobre o mesmo.

O projeto ?Capanga liter?ria? tem a inten??o de  despertar na crian?a o gosto pela leitura, de uma maneira prazerosa e criativa, promovendo e desenvolvendo o prazer pela leitura em fam?lia. Este projeto ? desenvolvido por todo o ano letivo e como j? foi citado ? necess?rio a troca de  textos, explorando os diversos g?neros textuais. 

Recursos Complementares

?

Sugest?es de links para os alunos:

?

Fonte: S?tio - Turma da M?nica. Divers?o. Dispon?vel em: http://www.monica.com.br/index.htm - Acesso em: 14 de jun. 2013. Neste s?tio voc? encontrar? passatempo, jogos e hist?rias em quadrinhos.

?

Sugest?es de links para os professores:

.

Fonte: S?tio - Paix?o por alfabetizar e letrar. Leitura deleite como estrat?gia de forma??o e leitores: Dispon?vel em:

 http://alfaletrandotaniamarcia.blogspot.com.br/2011/03/leitura-deleite-como-estrategia-de.html

  Acesso em: 14 de jun. 2013 Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre leitura deleite.

?

Fonte: S?tio - Alfabetiza??o CEFAPRO de Pontes e Lacerda. O que ? leitura Deleite.Dispon?vel em: < http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/05/o-que-e-leitura-deleite.html>

Acesso em: 14 de jun. 2013. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre a leitura deleite e sugest?es de texto.

Avaliação

A avalia??o acontecer? no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem, observando a participa??o dos alunos nos grupos por meio da socializa??o e do respeito ?s regras. Professor, retome com os alunos as conclus?es a que eles chegaram. Organize um portf?lio com o registro dos alunos, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de constru??o do conhecimento, por isso ? importante a valoriza??o de todo o trabalho do aluno.? interessante que voc? questione e avalie se os alunos tiveram alguma dificuldade em reconhecer e desenvolver habilidades de leitura e escrita; ler e interpretar hist?rias; perceber e comparar finalidade de um texto e se descobriram o prazer pela leitura participando das diversas atividades propostas para este fim.