Portal do Professor

Início do Conteúdo

Era uma vez... A hora do conto. Os contos de fadas no processo de aprendizagem

Autor e Co-autor(es)

NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Resgatar os conhecimentos pr?vios do aluno acerca de contos de fadas;
  • Reconhecer os tipos de g?neros textuais;
  • Conhecer as principais caracter?sticas do g?nero contos de fadas;
  • Compreender os acontecimentos da narrativa;
  • Produzir contos de fadas;
  • Socializar os textos produzidos;
  • Conhecer o uso dos sinais de pontua??o.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno a leitura e a escrita, al?m da utiliza??o dos recursos das TICs como: tablet e o laptop Classmate. ? importante que o aluno seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contribuir com as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto (Neste s?tio voc? poder? obter informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.). Acesso em: 11 de jun. 2013.

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf (Neste s?tio voc? poder? saber mais sobre os "Direitos de Aprendizagem" direcionados para cada ano de ensino da alfabetiza??o inicial que o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa prop?e.) Acesso em: 11 de jun. 2013.

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e escrita s?o muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Ler textos;
  • Compreender textos lidos por outras pessoas;
  • Reconhecer a finalidade de textos lidos pelo professor
  • Ler em voz alta com flu?ncia em diferentes situa??es;
  • Produzir textos de diferentes genros textuais;
  • Escutar com aten??o textos de diferentes g?neros. Dentre outras.

(BRASIL, 2012, p. 32, 36.).

Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetiza??o ? L?ngua Portuguesa, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Estrat?gias e recursos da aula

1?  Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, fa?a uma rodinha com seus alunos e  inicie a aula questionando-os  se conhecem algum conto de fadas, pe?a para cada um falar na sua vez.

Ap?s a fala de seus alunos, conte para eles um conto de fadas. Neste momento voc? poder? usar a conta??o de hist?ria ?O gato de Botas.?

?

vovo contando historias ra uma vez...

um moleiro que tinha tr?s filhos. Um dia, chamou-os para lhes dizer que ia repartir por eles todos os seus bens.

Ao mais velho deu o moinho, ao do meio deu o burro e ao mais novo deu o gato.
O filho mais novo ficou muito triste porque o pai n?o tinha sido justo para com ele.

menino e gato

Mas, surpresa das surpresas, o gato come?ou a falar!
- D?-me um saco e um par de botas.

O rapaz ficou muito espantado e obedecendo ao pedido do gato no dia seguinte, l? foi comprar um saco e umas botas.
- Aqui est?o meu amigo! disse ele.

gato e coelho

O gato cal?ou as botas, pegou no saco e l? foi floresta fora. Como era muito esperto, n?o demorou muito a apanhar uma lebre bem gordinha, que a p?s dentro do saco.

Com o pesado saco ?s costas, o gato dirigiu-se ao castelo do rei e ofereceu-lhe a lebre, dizendo:

- Majestade, venho da parte do meu amo o marqu?s de Carab?s, trago-lhe esta linda lebre de presente.

rei e gato

O rei ficou muito impressionado e contente com aquela atitude e disse:
- Diz ao teu amo que lhe agrade?o muito!

Da? em diante o gato repetiu aquele gesto v?rias vezes, levando v?rios presentes ao rei e dizendo sempre que era uma oferta do seu amo.

charrete

Um dia, diz o gato a seu amo:
- Senhor, tomai banho neste rio que eu trato de tudo.

O gato esperou que a carruagem do rei passasse junto ao rio onde o seu amo tomava banho e p?s-se a gritar:
- Socorro! Socorro! O meu amo, o marqu?s de Carab?s, est? a afogar-se! Ajudem-no!

O rei mandou logo parar a carruagem e ajudou o marqu?s, dando-lhe belas roupas e convidando-o a passear com ele e com a filha, a

 princesa, na carruagem real.
O gato desata ent?o a correr ? frente da carruagem. Pela estrada fora, sempre que via algu?m a trabalhar nos campos, pedia-lhes que dissessem que trabalhavam para o marqu?s de Carab?s.

O rei estava cada vez mais impressionado!

castelo

O gato chega por fim ao castelo do gigante, onde todas as coisas eram grandes e magn?ficas.

O gato pede para ser recebido pelo gigante e pergunta-lhe:
- ? verdade que consegues transformar-te num animal qualquer?
- ?! disse o gigante.

Ent?o o gato pede-lhe que se transforme num rato. E assim foi.

O gato que estava atento, deu um salto, agarrou o rato e comeu-o.

gato pulando

O rei, a princesa e o marqu?s de Carab?s chegam ao castelo do gigante, onde s?o recebidos pelo gato:
- Sejam bem vindos ? propriedade do meu amo! diz o gato.

O rei nem queria acreditar no que os seus olhos viam:
- Tanta riqueza! Tem que casar com a minha filha, senhor marqu?s - diz o rei.

E foi assim que, gra?as ao seu gato, o filho de um moleiro casou com a princesa mais bela do reino. 

FIM

Autor Charles Perrault
Conto adaptado por Nicole Viroux-Lenaerts

Fonte: S?tio: MiniWeb Educa??o. Texto O gato de botas http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/estorias_miniweb/gato_botas.html  Acesso em: 11 de jun.  2013.

?

Professor, ap?s a conta??o de hist?ria fa?a uma interpreta??o oral do conto.

Questione os alunos se eles j? conheciam esta hist?ria. Pergunte se eles conhecem a hist?ria do ?Gato de Botas?, somente escrita ou de outras maneiras.

Professor, neste momento cite os desenhos animados criados sobre a hist?ria ou sugira passar o filme para os alunos assistirem. Acesse o s?tio:

http://www.youtube.com/watch?v=AqawMMa8A_c (acesso em: 11 de jun. 2013) utilizando o tablet ou o laptop Classmate. Se a sua escola n?o possuir esses recursos tecnol?gicos, fa?a a proje??o utilizando data show ou DVD.

Pergunte aos alunos se  a partir da leitura do texto ? poss?vel saber exatamente quando a hist?ria ocorreu?

Professor, ap?s a resposta dos alunos fa?a uma explana??o sobre uma das caracter?sticas dos contos que ? n?o aparecer a data exata de quando as hist?rias aconteceram.

Professor, ap?s explorar oralmente o conto ?Gato de Botas?, registre no caderno de L?ngua Portuguesa dos alunos, algumas atividades para fixa??o da hist?ria. Distribua c?pias das atividades ou caso n?o seja poss?vel registre na lousa para os alunos copiarem.

Observe as cenas seguintes e assinale a que n?o pertence ? hist?ria lida:

quadro de hist??rias

      Fonte:  CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. 3? ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007. p. 179. (Cole??o Nova Escola.) .

?

Professor, na atividade a seguir voc? ir? trabalhar com seus alunos a sequ?ncia da hist?ria ? poss?vel que algum aluno tenha dificuldade em orden?-la, neste momento oriente o aluno na leitura.

explorando o texto

Fonte: S?tio: Portal Escola. Atividades O gato de botas ? Contos de fadas http://www.portalescolar.net/2012/10/atividades-gato-de-botas-contos-de_7110.html  Acesso em: 10 de jun. 2013.

?

Professor, ap?s os alunos fazerem as atividades e voc? corrigi-las coletivamente, tire um momento para os alunos brincarem com o Jogo do Gato e do Rato, assim eles estar?o desenvolvendo a oralidade e a socializa??o entre o grupo.

Distribua entre as duplas, tabuleiros com o jogo e moedas, oriente lendo as instru??es do jogo e deixe-os jogarem por um tempo, neste momento observe se eles: respeitam a vez de cada um; aceitam a situa??o de perda; interpretam o que o jogo est? pedindo.

   Joguinho 1 joguinho 2                                        

                                                                                                          

Fonte: S?tio: Plus Google Photos. Gato de Botas atividades.

https://plus.google.com/photos/106669608489357637144/albums/5292081502326650353/5292082411339530210?banner=pwa&pid=5292082411339530210&oid=106669608489357637144   Acesso em: 09 de jun. 2013.

Professor, ap?s o jogo veja se os alunos gostaram, questione se tiveram alguma dificuldade no decorrer da brincadeira.

Pe?a para que cada aluno ilustre e escreva com suas palavras como foi sua experi?ncia no jogo. Encerradas as atividades, cada aluno dever? expor para seus colegas seus coment?rios e a ilustra??o do jogo.

Professor, envie uma Atividade de Casa para fixa??o do que foi estudado no dia. Distribua para os alunos as c?pias para registro no caderno de L?ngua Portuguesa.

Cruzadinha

Fonte: Fonte: Plus Google Photos. Gato de Botas atividades.

https://plus.google.com/photos/106669608489357637144/albums/5292081502326650353/5292082411339530210?banner=pwa&pid=5292082411339530210&oid=106669608489357637144   Acesso em: 09 de jun.  2013.

?

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, inicie sua aula fazendo a corre??o das atividades de casa da aula anterior, tente perceber se algum aluno teve dificuldade em completar a cruzadinha e as frases referentes ao conto do Gato de Botas.

Professor, nesta aula voc? ir? explorar as caracter?sticas do g?nero textual contos de fadas. Ap?s ter trabalhado a hist?ria com os alunos, neste momento, voc? poder? falar sobre os v?rios contos cl?ssicos que encontramos e que com certeza os alunos j? escutaram em casa, na escola, no cinema. Distribua c?pias do texto ?Voc? sabia??

Fa?a a leitura coletiva do texto com os alunos  e pe?a para grifarem o nome dos escritores que aparecem no texto.

Voc? sabia!

o gato de botas - historia

Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. 3? ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007. p. 177. (Cole??o Nova Escola.).

Professor ap?s a leitura do texto, registre na lousa para que os alunos copiem no caderno as caracter?sticas dos contos de fadas.

Caracter?sticas dos contos de fadas:

? Podem contar ou n?o com a presen?a de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos; 
? Seu n?cleo problem?tico ? existencial (o her?i ou a hero?na busca a realiza??o pessoal); 
? Os obst?culos ou provas constituem-se num verdadeiro ritual de inicia??o para o her?i ou hero?na; 
? Sua origem ? Celta; 
? A tipologia ? predominantemente narrativa, mas as sequ?ncias descritivas s?o comuns;
? Seguem a sequ?ncia cl?ssica de estrutura??o textual (come?o, desenvolvimento, fim);
? Tem a fun??o b?sica de refletir sobre alguns valores sociais;
? O t?tulo do conto normalmente se remete ? personagem principal da hist?ria;

. Nos contos de fadas, n?o aparece a data exata de quando as hist?rias aconteceram e sim recursos lingu?sticos como; era uma vez, de repente, certo dia, num lugar muito distante daqui, viveram felizes para sempre.

Professor, ap?s registrar no caderno as caracter?sticas dos contos de fadas, apresente alguns livros de contos ou caso n?o tenha dispon?vel na biblioteca da escola para uso, busque imagens na internet, de livros para os alunos conhecerem ou relembrarem os v?rios contos que existem.

Se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

Professor, converse com os alunos e pe?a para escolherem um dos contos para lerem e recontarem para os colegas. Neste momento ? interessante que voc? fa?a uma rodinha para que todos participem e recontem a hist?ria que escolheram.

Ap?s os alunos recontarem as hist?rias, inicie o trabalho de produ??o escrita onde eles ir?o criar contos de fadas.

Relembre a estrutura de um conto de fadas e as suas caracter?sticas.

Professor distribua para seus alunos c?pias da atividade para registro da produ??o.

Criar Contos de Fadas

Agora ? a sua vez de criar um conto de fadas! Para isso, deixe sua imagina??o ?voar? longe para o mundo do Era uma vez...

Veja a seguir algumas orienta??es que podem ajud?-lo a produzir sua hist?ria.

  1. Escolha o personagem principal e os outros personagens que far?o parte de sua hist?ria. Eles podem ser um(a):

personagens de historias de contos

Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. 3? ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007. p. 180. (Cole??o Nova Escola.).

?

2)  Defina o lugar onde a hist?ria se passar?:

Em uma casinha no meio do mato

       Em um magn?fico castelo

       Em um lago m?gico

       Em uma floresta encantada

       Em qualquer outro lugar que sua imagina??o sugerir.

3) Apresente os personagens e suas caracter?sticas.

4) Invente um complica??o para a hist?ria.

5) Desenvolva os acontecimentos e os fatos da narrativa.

6) Fale como o problema foi resolvido.

7) Crie um final feliz para o personagem da hist?ria principal.

8) Crie um belo t?tulo para seu conto..

9) Fa?a uma bonita ilustra??o com muito colorido.

N?o se esque?a?

Os contos de fadas em geral come?am com a express?o Era uma vez...

Os contos de fadas em sua maioria t?m pr?ncipes, princesas, fadas e bruxas como personagens, acontecimentos m?gicos e final feliz.

Os contos de fadas t?m uma sequ?ncia de in?cio, meio e fim.

?

? isso ?Escritor? m?os a obra!

papiro e pena

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Professor, ap?s a produ??o escrita pelos seus alunos, re?na-os novamente na rodinha para que cada um leia seu conto para os colegas. Questione se eles quando foram escrever:

  • Ficaram atentos aos sinais de pontua??o;
  • Organizaram os acontecimentos, de forma que todos entendam;
  • Conclu?ram a hist?ria;
  • Colocaram um t?tulo de acordo com a hist?ria criada.

?

Professor ? interessante que voc? fa?a estas pontua??es para que os alunos possam fixar a estrutura de um texto.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie sua aula relembrando seus alunos da produ??o do conto de fadas. Aproveite este momento para falar sobre os sinais de pontua??o que s?o encontrados nos contos de fadas, em especial no texto que foi trabalhado em sala de aula "O Gato de Botas".

Pe?a para os alunos voltarem ao conto e circularem com l?pis de cor as pontua??es que encontraram no texto.

Registre na lousa ou distribua c?pias para os alunos fazerem as atividades propostas.

Nossas descobertas

Quando lemos o conto "O Gato de Botas", observamos a presen?a dos seguintes sinais de pontua??o:

      : Dois pontos          

    __ Travess?o

?

Releia um trecho do conto "O Gato de Botas" e observe o emprego desses sinais.

?

   ?Antes que o jovem pudesse reclamar, o gato disse-lhe: 

   __ Com essas botas eu farei fortuna.?

?

Professor, explique aos alunos por que usamos esses sinais de pontua??o. Explique que usamos os dois pontos para indicar que na sequ?ncia de um texto haver? uma fala e j? o travess?o serve para indicar uma fala. Comente que usamos estas pontua??es em di?logos, como no caso dos contos onde os personagens se comunicam.

Professor, pe?a para seus alunos observarem o trecho do conto "Chapeuzinho Vermelho" e use a pontua??o adequada. Nesta atividade ? interessante voc? observar se os alunos assimilaram a explica??o sobre a pontua??o. Entregue c?pias das atividades para que os alunos possam registrar ou se caso n?o tenha disponibilidade de fornec?-las, registre na lousa para que os alunos copiem no caderno.

Hoje aprendemos sobre alguns sinais de pontua??o que s?o usados em um di?logo. Observe os trechos do conto "Chapeuzinho Vermelho" escrito pelos irm?os Grimm e pontue adequadamente:

chapeuzinho vermelho

  Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. 3? ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007. p. 187. (Cole??o Nova Escola.).

?

Chapeuzinho Vermelho, desconfiada, perguntou

___Por que esses olhos t?o grandes

O lobo respondeu, com vos fina

___? pra te ver melhor, minha netinha

Chapeuzinho questionou novamente

___Por que essas orelhas t?o grandes

O lobo respondeu

___? pra te ouvis melhor, minha netinha

?

Professor, ap?s esta atividade, fa?a a corre??o coletiva e explique o uso destes pontos em cada frase, tire as d?vidas dos seus alunos e caso verifique a necessidade de exemplificar mais, use outros contos.

Hora de produzir

Professor, proponha aos seus alunos a constru??o de um di?logo usando  travess?o e dois pontos. Entregue para cada aluno uma c?pia para registro no caderno.

dialogo dialogo1

Fonte: NAHUM, Erdna Perugine. Meu Caderno de reda??o e cria??o. 3. ed. S?o Paulo: Scipione,1996. p. 12.

Professor, ap?s os alunos fazerem as produ??es, reserve um momento para que eles possam apresentar seus trabalhos para os colegas. Com isso professor, ser? poss?vel desenvolver a oralidade.

4? Atividade:aproximadamente 60 minutos.

Professor, proponha aos alunos uma atividade divertida, onde dever?o atrav?s do texto de Helena Chompr?, encontrar variados personagens dos contos de fadas. Aproveite esta atividade para observar o desenvolvimento da turma sobre o assunto.

Uma historia atrapalhada

Fonte:  S?tio: Atividades v?rias. Conto de fadas  http://silviarpc.blogspot.com.br/2011/04/conto-de-fadas.html  Atividade adaptada pela autora. Acesso em: 13 de jun. 2013.

Uma historia atrapalhada...

          Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Professor, ap?s os alunos fazerem as atividades, convide-os a exporem suas cria??es e descobertas. Este momento ser? de troca de experi?ncias entre eles sobre a atividade, desenvolvendo a oralidade e a capacidade para participar de atividades em grupos.

mm   ll

Registro dessa atividade realizada pela autora em 2012, com alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU.

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Caderno de um aluno do 3? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- ESEBA/UFU - 2013- Professora N?dia.

?

Hora de m?sica

Professor, conclua suas atividades com a m?sica Minuet interpretada pelo grupo ?Emcantar?, coloque a turma em c?rculo para que os alunos possam ouvir a m?sica ou ver o v?deo. Caso na sua escola tenha dispon?vel um aparelho de som leve para a sala de aula ouse a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e acessem o s?tio:

Fonte: S?tio: R?dio Uol. Minuet. Grupo Parangol? http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/minuet/2444513 Acesso em: 10 de jun. 2013.

Esta m?sica ? um conto sobre um rei que era mal humorado, mas depois da chegada do bobo da corte a alegria reinou...

Professor, convide os alunos para encenarem a m?sica, dan?ando como na hist?ria, coloque personagens e fa?a deste momento l?dico, um processo de aprendizagem.

Professor, se voc? sentir necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os direitos de aprendizagem propostos pelo Pacto Nacional pela Alfabetiza??o da Idade Certa pesquise na seguinte fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012. p. 32 a 37.

Recursos Complementares

Fonte: S?tio: Estadinho. O gato de Botas e os contos de fadas  http://blogs.estadao.com.br/estadinho/2011/page/2/ Neste tio voc? encontrar? a hist?rias do Gato de Botas e um artigo de Nat?lia Mazzoni sobre o assunto. Acesso em: 09 de jun. 2013.

Fonte: S?tio: Educacional. Projeto conto de fadas http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/default.html Nesse s?tio voc? encontrar? v?rios contos de fadas para ler com seus alunos. Acesso em: 09 de jun. 2013.

?

Fonte: S?tio: Palavras do imagin?rio. Caracter?sticas dos contos de fadas http://palavrasdoimaginario.blogspot.com.br/2012/04/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre as caracter?sticas dos contos de fadas. Acesso em: 09 de jun. 2013.

                                                                                                                            

Avaliação

A avalia??o acontecer? no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem, observando a participa??o dos alunos nos grupos por meio da socializa??o e do respeito ?s regras. Professor, retome com os alunos as conclus?es a que eles chegaram. Organize um portf?lio com o registro dos alunos, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de constru??o do conhecimento, por isso ? importante a valoriza??o de todo o trabalho do aluno. ? interessante que voc? questione e avalie se os alunos tiveram alguma dificuldade em reconhecerem o g?nero textual "Conto de Fadas", como tamb?m se  conseguiram produzir e reconhecerem outros tipos de contos. Verifique se as atividades ajudaram a consolidar os conhecimentos. Registre suas observa??es e utilize-as para elaborar seu planejamento.