Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizeti Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias e que ele seja capaz de expor oralmente o que pensa. Al?m disso, ? preciso que o aluno tenha habilidades de leitura e de escrita e conhecimento b?sico das partes do corpo.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
As primeiras manifesta??es de escrita de uma crian?a quase sempre est?o ligadas ? escrita de seu pr?prio nome. As crian?as que se encontram em fase de alfabetiza??o aprendem muitas coisas a partir do trabalho com seus nomes e dos nomes dos colegas de turma. Esses tipos de atividades geralmente promovem a socializa??o das crian?as e s?o bem interessantes para os professores, pois oportunizam detectar o conhecimento pr?vio de seus alunos. A partir da escrita dos nomes dos colegas, o aluno pode demonstrar suas hip?teses de escrita e com isso o professor tem acesso a um importante instrumento de avalia??o diagn?stica. Com base na escrita de seu nome a crian?a pensa na escrita de outras palavras. Na fase inicial da alfabetiza??o (fase pr?-sil?bica) ? comum as crian?as usarem apenas as letras do seu nome para escrever outras palavras. Essa aula ? destinada para crian?as maiores que n?o se encontram mais nessa fase de inicia??o da escrita, mas carrega consigo essa experi?ncia.
?
Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.
Dentro da vis?o de alfabetiza??o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa o professor alfabetizador tem a fun??o de auxiliar na forma??o para o bom exerc?cio da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetiza??o para al?m de uma vis?o tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e produ??o de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e n?o de simples codifica??o e decodifica??o. Para tanto, alfabetiza??o precisa abarcar o conceito do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da l?ngua escrita. Dessa forma, se faz necess?rio que o professor proponha a seus alunos leitura e produ??o textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a import?ncia social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles j? s?o participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.
O aluno precisa entender a fun??o da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haver? maior possibilidade do aluno se interessar pelos conte?dos propostos.
?
A proposta dessa aula se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque leva em considera??o alguns dos direitos gerais da aprendizagem do ensino de Ci?ncias que ?, segundo Brasil (2012, p. 36) ?ler e escrever textos em que o vocabul?rio da Ci?ncia ? usado; (...) perceber as rela??es existentes entre as informa??es e os experimentos adquiridos e desenvolvidos por cientistas e o estabelecimento de conceitos e teorias; relacionar as informa??es cient?ficas lidas com conhecimentos anteriores; possuir conhecimentos sobre os processos e a??es que fazem das ci?ncias um modo peculiar de se construir conhecimento sobre o mundo; identificar as fontes v?lidas de informa??es cient?ficas e tecnol?gicas e saber recorrer a elas; aprender a tecer rela??es e implica??es entre argumentos e evid?ncias; aprender a planejar modos de colocar conhecimentos cient?ficos j? produzidos e ideias pr?prias como suposi??es a serem avaliadas (hip?teses a serem exploradas); desenvolver racioc?nio l?gico e proporcional; aprender a seriar, organizar e classificar informa??es; elaborar perguntas e aprender como encontrar conhecimentos cient?ficos j? produzidos sobre o tema em quest?o; estimular o exerc?cio intelectual ?.
?
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: o trabalho com g?neros textuais na sala de aula.ano 2 : unidade 5. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
?
? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
?
Depois que terminarem, discuta com eles o que aprenderam com esta brincadeira. Solicite que fa?am o registro de suas conclus?es no caderno de Ci?ncias.
?
?
?
?
?
Cabe?a, ombro, joelho e p? (Xuxa)
?
Cabe?a, ombro, joelho e p?, joelho e p?, joelho e p?
Cabe?a, ombro, joelho e p?, joelho e p?, joelho e p?
Olhos, ouvidos, boca e nariz,
Cabe?a, ombro, joelho e p?, joelho e p?
?
Hum, ombro, joelho e p?, joelho e p?
Hum, ombro, joelho e p?, joelho e p?
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, ombro, joelho e p?, joelho e p?
?
Hum, hum, joelho e p?, joelho e p?
Hum, hum, joelho e p?, joelho e p?
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, joelho e p?, joelho e p?
?
Hum, hum, hum e p?, hum e p?
Hum, hum, hum e p?, hum e p?
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e p?, hum e p?
?
Hum, hum, hum e hum, hum e hum
Hum, hum, hum e hum, hum e hum
Hum, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum, hum e hum
?
Hum, hum, hum e hum, hum e hum
Hum, hum, hum e hum, hum e hum
Hum, hum, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum, hum e hum
Fonte: Sitio Letras.mus.br- letra da m?sica - Cabe?a, ombro, joelho e p? (Xuxa)
: http://letras.mus.br/xuxa/769665/ Acesso em: 02 de jun. 2013.
?
V?deo Youtube com a m?sica Cabe?a, ombro, joelho e p? (Xuxa)
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CVkVs6mKv5g Acesso em: 02 de jun. 2013.
?
Minha Boneca De Lata
Minha boneca de lata bateu com a cabe?a no ch?o levou mais de uma hora
pra fazer a arruma??o desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata bateu com o nariz no ch?o levou mais de duas horas
pra fazer a arruma??o desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu com o ombro no ch?o levou mais de 3 horas
pra fazer a arruma??o desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata bateu com o cotovelo no ch?o levou mais de 4 horas
pra fazer a arruma??o desamassa aqui desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu com a m?o no ch?o levou mais de 5horas
pra fazer a arruma??o desamassa aqui desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu com a barriga no ch?o levou mais de 6 horas
pra fazer a arruma??o desamassa aqui desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu com as costas no ch?o levou mais de 7 horas
pra fazer a arruma??o desamassa aqui desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu com o joelho no ch?o levou mais de 8 horas
pra fazer a arruma??o desamassa aqui desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu com o p? no ch?o levou mais de 9 horas
pra fazer a arruma??o desamassa aqui desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu com o bumbum no ch?o levou mais de 10 horas
pra fazer a arruma??o desamassa aqui desamassa aqui pra ficar boa...
S?tio: Letras e Cifras ? Letra da m?sica_ Minha Boneca De Lata
http://letras.cifras.com.br/musicas-infantis/minha-boneca-de-lata Acesso em: 02 de jun. 2013.
V?deo: Youtube com a m?sica - Minha Boneca De Lata
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=J4MGwfpIfTk Acesso em: 02 de jun. 2013.
V?deo: Youtube com a m?sica - Minha Boneca De Lata ? Xuxa
http://www.youtube.com/watch?v=BNfmCkRdI_4 Acesso em: 02 de jun. 2013.
?
?
Organize a turma em grupos de 4 alunos, um dos alunos do grupo se deitar? em uma folha de papel Kraft grande o suficiente para que caiba o desenho do tamanho natural de uma crian?a de 6 anos. Os outros alunos dever?o contornar o seu corpo com um pincel at?mico e fazer o mapa do corpo.
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Crian?as realizando o mapeamento do corpo da colega.
?
A crian?a se levanta e os colegas ent?o devem desenhar olhos, boca, nariz, cabelo, entre outros, completando a imagem do corpo.
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Crian?as realizando o mapeamento do corpo da colega.
?
Distribua fichas com os nomes das partes do corpo e as crian?as dever?o colocar as fichas no boneco desenhado nos lugares certos, como: bra?o, cabe?a, m?o, perna, boca, olhos, entre outras. Mas, n?o devem ser colados, apenas colocados sobre as partes do corpo.
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Mapeamento do corpo realizado pelas crian?as.
?
Professor, oriente os alunos a retirarem as fichas, recolha e pe?a que escrevam os nomes das partes do corpo. Nesse momento, eles podem escrever partes que n?o foram escritas nas fichas, como, sobrancelha, coxa, bochecha, cotovelo, ombro e tudo que considerarem ?partes do corpo? no sentido de ampliar a vis?o tanto de partes do corpo quanto de escrita. Elas tamb?m podem desenhar roupas e acess?rios nos bonecos.
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Crian?as escrevendo os nomes das partes do corpo a partir do mapeamento realizado.
Converse com os alunos sobre a atividade realizada. Pergunte do que mais gostaram e como se sentiram.
?
?
Na atividade anterior as crian?as fizeram suas escritas em grupo e nessa atividade dever?o fazer individualmente.
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Atividade realizada pelas crian?as a partir de gravuras recortadas de revistas.
Voc? tamb?m pode propor outras atividades de escrita. Veja as sugest?es:
Fonte: S?tio Atividades Educativas para Alfabetiza??o infantil, Ensino Fundamental e maternal: http://www.atividadeseducativas.net.br/atividades-educativas-para-alfabetizacao-infantil-para-a-sala-de-aula-5-nivel-alfabetico/43-escreva-os-nomes-das-partes-do-corpo/ Acesso em: 02 de jun. 2013.
?
Fonte: S?tio: Blog Cantinho dos Pequeninos: http://flavia-cantinhodospequeninos.blogspot.com.br/2012/05/atividade-corpo-humano.html - Acesso em: 02 de jun. 2013.
?
?
A proposta da 4? atividade ? a montagem de um boneco articulado que a crian?a deve recortar e montar individualmente. Voc? pode usar tachinhas pr?prias para que as partes se mexam. Se n?o for poss?vel, as crian?as podem colar os bonecos montados no caderno de Ci?ncias ou em uma folha de papel em branco.
?
?
?
Fonte: Blog - Meu cantinho preferido: http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2012/02/corpo-humano-para-montar.html - Acesso em: 02 de jun. 2013.
?
Fonte: Blog - Meu cantinho preferido: http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2012/02/corpo-humano-para-montar.html Acesso em: 02 de jun. 2013.
Fonte: Blog - Meu cantinho preferido: http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2012/02/corpo-humano-para-montar.html - Acesso em: 02 de jun. 2013.
?
?
Fonte: Blog - Meu cantinho preferido: http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2012/02/corpo-humano-para-montar.html Acesso em: 02 de jun. 2013.
Socializando
Para finalizar, motive seus alunos a apresentarem suas produ??es aos colegas. Organize o espa?o da sala de aula para a confec??o dos bonecos e a exposi??o dos mesmos, para que os alunos socializem suas produ??es e descobertas.
Fa?a uma exposi??o dos trabalhos, utilize o mural da sala de aula ou exponha nos corredores da escola. Lembre-se de contextualizar o trabalho: identifique a exposi??o com o nome do trabalho, os objetivos, a data da realiza??o e os autores.
No s?tio http://www.escolagames.com.br/jogos/corpoHumano/ voc? encontra um jogo educativo com as partes do corpo humano (bra?o, perna, m?o, p?) do menino Jo?o e da menina Maria, para as crian?as se divertirem. Acesso em: 02 de jun. 2013.
?
No s?tio http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=72xc-534PEg h? uma proposta da crian?a ir desenhando as partes do corpo humano enquanto ouve a m?sica. Voc? pode us?-la para enfatizar as partes do corpo. Acesso em: 02 de jun. 2013.
A avalia??o acontece de forma cont?nua e processual. Ela come?a quando o professor prop?e as brincadeiras de marionetes e est?tua, canta e dan?a com as crian?as e faz o levantamento dos conhecimentos pr?vios dos alunos indagando sobre o nome das partes do corpo. ? um procedimento investigativo do trabalho pedag?gico, portanto, a todo o momento voc? precisa analisar o que o aluno j? sabe e o que ainda precisa aprender sobre a quest?o trabalhada.
Ao ser ministrado esse conte?do voc? deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avan?os na sua aprendizagem. ? imprescind?vel fazer observa??es e anota??es pessoais para sistematizar os dados e informa??es e recolher elementos importantes sobre como os alunos est?o compreendendo e construindo os conceitos e relacionando as informa??es novas com seus conhecimentos anteriores.
Durante o processo todos os avan?os devem ser considerados. Observe se eles: formulam hip?teses sobre a escrita das partes do corpo; desenham as partes do corpo e conseguem cortar e montar os bonecos. ? importante observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas durante todo o processo no intuito de auxili?-los na sua aprendizagem.