Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
- Entender o processo migrat?rio brasileiro por meio de trechos de Morte e Vida Severina, de Jo?o Cabral de Melo Neto.
- Conhecer as causas da migra??o na regi?o Nordeste do Brasil.
- Analisar de maneira cr?tica as intera??es da sociedade com o meio f?sico na regi?o Nordeste, considerando os aspectos hist?ricos e/ou geogr?ficos.
O processo de forma??o territorial do Brasil ao longo dos tempos.
Nesta proposta de aula, a inten??o ? propiciar situa??es nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem, por meio do V?deo "Morte e Vida Severina" dispon?vel na TV Escola, a tem?tica migra??o nordestina, bem como os principais motivos que for?am grande n?mero de habitantes do Nordeste do Brasil a se mudarem para outras regi?es do pa?s, especialmente no auge da industrializa??o, entre as d?cadas de 1960 e 1980. Neste per?odo a migra??o nordestina para a regi?o Sudeste, em especial aos estados de S?o Paulo e Rio de Janeiro, foi intensa.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) s?o desenvolvidos, ou em um laborat?rio de inform?tica, quando existir na escola. Dependendo da realidade da escola, ? poss?vel realizar a aula at? mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
?
Professor (a),
- Inicie a aula comentando com os estudantes sobre os processos migrat?rios no Brasil a partir da d?cada de 1950. Problematize:
?
- A partir da "sementeira de ideias", instigue-os a entenderem os principais motivos que fazem com que as pessoas deixem seu lugar de origem e busquem outro para viver. Para isso, apresente o desenho animado "Morte e vida Severina" produzido a partir da obra de Jo?o Cabral de Melo Neto, dispon?vel em "TV ESCOLA - SALA DO PROFESSOR 2012" <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5944> (Acesso em 15/06/2013).
- Antes de mostrar o desenho animado, explique aos estudantes que o poema "Morte e Vida Severina" foi escrito na d?cada de 1950, num contexto hist?rico e pol?tico em que os espa?o geogr?fico brasileiro passava por profundas transforma??es com o crescimento acelerado da urbaniza??o e da industrializa??o.
- Oriente-os a assistirem ao filme com aten??o, buscando compreender:
?
Morte e Vida Severina em desenho animado. Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5944> (Acesso em 15/06/2013).
?
- Ap?s assistirem ao v?deo, medie uma roda de conversa com o objetivo de discutir as quest?es anteriores e promover a compreens?o, por parte de todos os estudantes, de que o filme narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sert?o para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.
- Auxilie-os a fazerem registros em seus cadernos, construindo um quadro-s?ntese sobre as principais ideias comentadas pela turma.
?
Atividade 02
?
- Recorde com os estudantes alguns dos principais aspectos do filme "Morte e Vida Severina", e utilize diferentes formas cartogr?ficas (mapas, croquis, gr?ficos, tabelas, dentre outras) para abordar a tem?tica. Apresente um mapa que mostra a subdivis?o da regi?o Nordeste, como este a seguir para ilustrar a discuss?o:
?
Verde: Meio Norte; Vermelho: Sert?o; Lil?s: Agreste; Amarelo: Zona da Mata.
As sub-regi?es do Nordeste. Dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/brasil/as-subregioes-nordeste.htm>. Acesso em 15/06/2012.
?
- Problematize:
?
- Para responderem a estas quest?es, oriente-os a se organizarem em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve pesquisar em atlas e livros geogr?ficos, fazer consulta em sites de busca na internet e outras fontes que abordem a tem?tica. Neste momento ? importante orientar para que pesquisem em sites espec?ficos para pesquisas escolares, que disp?em de informa??es confi?veis, como por exemplo, a Plataforma Multim?dia Britannica Escola Online dispon?vel no endere?o web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso f?cil e gratuito para pesquisas escolares.
- Os grupos devem entregar um relat?rio os resultados de suas pesquisas, al?m de apresent?-los oralmente, com o aux?lio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os no quadro, fa?a complementa??es, se necess?rio, esclare?a eventuais equ?vocos e/ou lacunas promovendo a troca de informa??es e mediando a constru??o de conhecimentos de maneira colaborativa. Procure enfatizar o processo hist?rico de forma??o dos territ?rios nordestinos, os biomas existentes na regi?o, os cursos d'?gua perenes e intermitentes explicando cada ideia.
?
Atividade 03
PASSO A PASSO
?
?
?
?
- Solicite aos estudantes que realizem uma pesquisa em fontes diversas como as sugeridas anteriormente, buscando compreender e explicar a seguinte problem?tica:
?
- Cada grupo dever? ser respons?vel pela organiza??o de uma apresenta??o com os resultados da pesquisa. Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo poss?veis d?vidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a constru??o de conhecimentos por todos os estudantes.
?
Atividade 04
- Ap?s cada grupo sistematizar as informa??es levantadas, solicite que organizem uma apresenta??o com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados atrav?s de pain?is ilustrativos ou com o aux?lio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).
- Fique atendo ?s apresenta??es dos resultados pelos grupos, buscando evidenciar a falta de pol?ticas p?blicas para atender a popula??o que vive no Sert?o Nordestino.
- Promova um debate acerca dos projetos criados pelo governo federal com vistas a promover o desenvolvimento regional na regi?o Nordeste, esclarecendo que as pol?ticas p?blicas devem voltadas realmente para as necessidades da maioria da popula??o. Compare, tamb?m, os "Severinos" da ?poca retratada pelo poema com os "Severinos" espalhados pelo Brasil de hoje. Quem s?o os Severinos do Brasil atualmente? e utilize trechos do poema para ilustrar a discuss?o.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um f?rum tem?tico de discuss?o na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experi?ncias e reflex?es, apresentar sugest?es, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
?
- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplica??es no cotidiano. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; com Hist?ria e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espa?o geogr?fico e modificam a paisagem na regi?o Nordeste; em Ci?ncias podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econ?micas que alteram as paisagens nordestinas; em Artes, podem confeccionar pain?is tem?ticos; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.
Brit?nnica Escola Online. Dispon?vel em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/05/2013.
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=6305
Patrim?nio da Caatinga Sala de Professor
O BEAB? DO REPENTE e POETAS DO REPENTE, doc. do Sala de Professor, TV Escola
?GUA DE CHUVA, O segredo da conviv?ncia com o semi-?rido brasileiro. C?ritas Brasileira. S?o Paulo: Paulinas, 2001.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 45. ed. Rio de Janeiro, S?o Paulo, Record, 1980.
S?BER, A. N. Os dom?nios de natureza no Brasil. S?o Paulo: Ateli? Editorial, 2003.
Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, ? relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:
? importante destacar, ainda, que o significado desta proposta did?tica n?o est? no ac?mulo de informa??es, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, ? poss?vel avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfigura??o. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poder?, por meio da an?lise das discuss?es e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.