Portal do Professor

Início do Conteúdo

Meu Dente Caiu: o cuidado com os dentes na inf?ncia

Autor e Co-autor(es)

Vaneide Corr?a Dornellas imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender como acontece o processo da perda dos dentes de leite;
  • Entender os cuidados que se deve ter com os dentes permanentes;
  • Reconhecer a import?ncia dos dentes na mastiga??o;
  • Compreender o que ? a c?rie e suas consequ?ncias para a sa?de;
  • Compreender a import?ncia da higiene bucal correta com o uso de fio dental, escova e creme dental;
  • Compreender a import?ncia de uma alimenta??o saud?vel para a boa sa?de dos dentes;
  • Entender a import?ncia de visitar o dentista regularmente;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Interagir com seus colegas por meio de discuss?o sobre a perda dos dentes de leite;
  • Desenvolver habilidades relativas ? fala por meio de intera??o e de sua participa??o nas diversas atividades propostas;
  • Formular hip?teses sobre o tema da aula;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre os dentes;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo;
  • Aprender sobre a import?ncia de uma pesquisa;
  • Interpretar gr?fico e tabela por meio de uma pesquisa sobre higieniza??o dos dentes. 

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias e que eles sejam capazes de expor o que pensam. Al?m disso, ? preciso que tenham habilidades de leitura e de escrita e saibam fazer c?lculos b?sicos.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

?

Contemplando a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.

A proposta dessa aula se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque leva em considera??o alguns dos direitos gerais da aprendizagem do ensino de Matem?tica e de Ci?ncias.

No que se refere ao Ensino da Matem?tica, (Brasil (a), 2012, p. 27) afirma que em rela??o aos conte?dos de n?meros e opera??es os alunos devem saber ?identificar os n?meros em diferentes contextos e fun??es; utilizar diferentes estrat?gias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma cole??o, nas brincadeiras e em situa??es nas quais as crian?as reconhe?am sua necessidade; elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estrat?gias pr?prias como desenhos, decomposi??es num?ricas e palavras?.  Ainda aborda a import?ncia do aluno ?ler, interpretar e transpor informa??es em diversas situa??es e diferentes configura??es (do tipo: an?ncios, gr?ficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreens?o de fen?menos sociais e na comunica??o, agindo de forma efetiva na realidade em que vive; formular quest?es; coletar, organizar, classificar e construir representa??es pr?prias para a comunica??o de dados coletados?. (BRASIL (a), 2012, p. 27). A pesquisa que ser? realizada nessa aula se justifica dentro do contexto de observ?ncia do direito de aprendizagem do conte?do de Matem?tica que define a import?ncia do aluno saber ?produzir textos escritos a partir da interpreta??o de gr?ficos e tabelas e resolver e elaborar problemas a partir das informa??es de um gr?fico?. (BRASIL (a), 2012, p. 31.).

No que se refere ao ensino de Ci?ncias essa aula aborda os direitos de aprendizagem que (Brasil (b), 2012, p. 34) define que o aluno deve, ?ler e escrever textos em que o vocabul?rio da Ci?ncia ? usado; relacionar as informa??es cient?ficas lidas com conhecimentos anteriores; possuir conhecimentos sobre os processos e a??es que fazem das ci?ncias um modo peculiar de se construir conhecimento sobre o mundo; identificar as fontes v?lidas de informa??es cient?ficas e tecnol?gicas e saber recorrer a elas; aprender a tecer rela??es e implica??es entre argumentos e evid?ncias; aprender a planejar modos de colocar conhecimentos cient?ficos j? produzidos e ideias pr?prias como suposi??es a serem avaliadas (hip?teses a serem exploradas); desenvolver racioc?nio l?gico e proporcional; aprender a seriar, organizar e classificar informa??es; elaborar perguntas e aprender como encontrar conhecimentos cient?ficos j? produzidos sobre o tema em quest?o; estimular o exerc?cio intelectual.?

?

BRASIL (a).Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: ludicidade na sala de aula ano 1 : unidade 4. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

?

BRASIL (b).Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: o trabalho com g?neros textuais na sala de aula. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

?

? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".

?

1? Atividade - Contando a hist?ria de Chuim

Professor, para a presente aula, voc? dever? organizar os alunos em roda de conversa e estabelecer um di?logo a respeito do que eles sabem sobre a troca dos dentes de leite por permanentes. O di?logo e a roda de conversa ? um espa?o privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que ? fundamental oferecer a oportunidade de participa??o para todos os alunos e valorizar a sua fala. A aula dever? ser desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, e amplia??o das informa??es dos alunos acerca da troca dos dentes na inf?ncia.

Nessa idade ? comum perder os dentes de leite, o que normalmente gera um pequeno alvoro?o entre os alunos e esse momento na roda de conversa ? uma ?tima oportunidade para falar sobre os conflitos, ansiedades e questionamentos das crian?as.

Fa?a perguntas a respeito da experi?ncia pessoal com o tema da aula, como:

- Quem j? perdeu seu primeiro dentinho?

- Quantos dentes j? foram arrancados?

- Quantos dentes j? nasceram no lugar daqueles que j? ca?ram?

?

Apresente aos alunos o livro: VIANA, Vivina de Assis. O Meu Dente Caiu. Belo Horizonte: L?, 2008. Dispon?vel em:

https://plus.google.com/photos/112782886320169171935/albums/5640065035166801633?banner=pwa&gpsrc=pwrd1#photos/112782886320169171935/albums/5640065035166801633/5640065734136684786?pid=5640065734136684786&oid=112782886320169171935 Acesso em: 05 de jun. 2013. Imagens postadas por Carmem Rodrigues Noronha no Google.

Voc? pode fazer uma apresenta??o em Power Point se tiver um data show dispon?vel. Se eles possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possu?rem tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo ou leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica. Se n?o for poss?vel, voc? pode imprimir e colar a hist?ria em cartazes. Ou pode tamb?m, pesquisar na biblioteca da sua escola se h? esse livro dispon?vel, ou ainda fazer o pedido do mesmo na livraria ou editor.

1

?

Fonte: Imagens postadas por Carmem Rodrigues Noronha no Google:

https://plus.google.com/photos/112782886320169171935/albums/5640065035166801633?banner=pwa&gpsrc=pwrd1#photos/112782886320169171935/albums/5640065035166801633/5640065734136684786?pid=5640065734136684786&oid=112782886320169171935 Acesso em: 05 de jun. 2013. 

Ap?s contar a hist?ria, converse com os alunos sobre os mitos que circundam a perda do primeiro dente, como ?a fada do dente? que traz presentes ou a obriga??o de jogar o dente em cima do telhado. 

Volte a conversar com os alunos em roda, pergunte e deixe-os contarem individualmente:

?

Como foi e quando seu primeiro dente caiu? O que voc? sentiu?

?

Deve ser esclarecido que a troca dos dentes deve ser feita com naturalidade, pois esse ? um processo de amadurecimentos e faz parte do crescimento das crian?as.

Se voc? perceber algum trauma de alguma crian?a a respeito da perda dos primeiros dentes, intervenha para que esta experi?ncia n?o influencie os outros alunos de forma negativa esclarecendo que esses s?o casos pontuais e na maioria das vezes essa perda acontece de forma tranquila.

?

Pe?a aos alunos que registrem esse acontecimento (quando seu primeiro dente caiu) contando sobre seus sentimentos. Auxilie-os na escrita. Caso n?o se lembrem, solicite que conversem com seus familiares para que ajudem  a resgatar este acontecimento e tragam na pr?xima aula.

?

2? Atividade ? Cantando e recitando

Professor, lembre-se que trabalhar esse tema envolve a promo??o de a??es de higiene e preven??o de doen?as. Portanto, de novo em roda de conversa, aborde sobre a import?ncia dos dentes, o cuidado devido com eles e os objetos para escova??o adequada.

Trabalhe com seus alunos o poema ?Dentes Que Valem Ouro?, de Ana ?tman e fa?a as atividades propostas.

2

Fonte: CRUZ, Jos? Luiz Carvalho da.  Ci?ncias - Projeto Pintagu? - 2? Ano. S?o Paulo: Moderna, 2012, p. 44.

Livro PNLD 2010-2012 Cod. 15921C0420 ? FNDE.  

?

Voc? pode tamb?m trabalhar o poema abaixo:

?

3

Fonte: Blog - Criando e Recriando a Alfabetiza??o: http://professoravivianferreira.blogspot.com.br/2012/11/corpo-humano.html Acesso em: 05 de jun. 2013.

?

Professor, providencie a c?pia do poema e fa?a a leitura para que os alunos observem a entona??o de voz, aproveite e fa?a gestos de acordo com o verso lido. Depois, solicite que leiam em forma de jogral: as meninas leem a primeira estrofe, os meninos leem a segunda estrofe e assim sucessivamente.

?

A seguir sugerimos outro texto, fa?a uma introdu??o questionando-os:

-Com quantos anos, geralmente, n?s trocamos os dentes de leite?

-Para que servem os dentes?

-Quem vai ao dentista todos os anos?

Depois de discutir sobre o tema, apresente o texto abaixo, se preferir imprima para os alunos colarem no caderno de Ci?ncias ou ent?o, escreva na lousa. Lembre-se de registrar a autoria do texto.

4

Fonte: CRUZ, Jos? Luiz Carvalho da.  Ci?ncias - Projeto Pintagu? - 2? Ano. S?o Paulo: Moderna, 2012, p. 41.

Livro PNLD 2010-2012 Cod. 15921C0420 ? FNDE.  

5

6

Fonte: CRUZ, Jos? Luiz Carvalho da.  Ci?ncias - Projeto Pintagu? - 2? Ano. S?o Paulo: Moderna, 2012, p. 43.

Livro PNLD 2010-2012 Cod. 15921C0420 ? FNDE.  

?

3? Atividade ? Dramatizando e assistindo um filme

Professor, esse ? o momento de contar aos alunos sobre a c?rie e seus danos para a sa?de bucal e mostrar-lhes como fazer uma boa higieniza??o.

Comece abordando o texto a seguir. Como ? um texto que trabalha com imagens ? importante que voc? reproduza para os alunos ou projete por meio de um projetor multim?dia:

7

Para finalizar o trabalho com o texto, proponha que representem a hist?ria do N. Se houver muitos candidatos para serem os atores, fa?a um sorteio, assim ser? mais democr?tico. Utilize um papel mais duro (cartolina ou outro), para fazer as letras grandes (D, E, N, T, E -  Dentista) e prenda com fita adesiva na roupa dos alunos. Se poss?vel, registre este momento por meio de filmagem ou fotos.

Assistam ao filme: Miss?o: sa?de bucal, produzido pela Oral B dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=YOMaEHyiy_g Acesso em: 05 de jun. 2013.

8

Fonte: youtube- Miss?o: sa?de bucal, produzido pela Oral B dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=YOMaEHyiy_g - Acesso em: 05 de jun. 2013.

Esse filme, de 11 minutos, conta a hist?ria de um menino chamado Pedrinho, com p?ssimos h?bitos alimentares que recebe a visita de Tom, um mini agente que faz uma an?lise bucal e alerta o menino sobre placa bacteriana, principal respons?vel pela forma??o de c?ries e doen?as da gengiva que  aparecem quando h? restos de alimentos nos dentes porque se alimentam de bact?rias. Quando as bact?rias agem nos restos alimentares, um ?cido se forma e agride os dentes formando a c?rie. Esclarece sobre a gengivite e o mau h?lito. Incentiva uma boa alimenta??o para evitar doen?as na boca e c?ries.

?

Comente sobre o filme e proponha que os alunos fa?am um registro. Veja a sugest?o:

 9

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Depois deixe que os alunos fa?am uma leitura silenciosa do texto abaixo sobre a c?rie, para isso providencie uma c?pia para cada aluno. Em seguida,  leia com eles, ou pe?a que algum ou alguns alunos leiam em voz alta, ou fa?a leitura coletiva. Ap?s a leitura, fa?a as atividades propostas.

10

Fonte: CRUZ, Jos? Luiz Carvalho da.  Ci?ncias - Projeto Pintagu? - 2? Ano. S?o Paulo: Moderna, 2012, p. 43.

Livro PNLD 2010-2012 Cod. 15921C0420 ? FNDE.  

Se na sua escola tiver um espa?o para escova??o, leve-os nesse dia para que voc? os oriente em uma escova??o adequada. Depois voc? poder? registrar esse acontecimento e se n?o houver na sua escola esse espa?o para escova??o voc? poder? trabalhar com eles a ilustra??o abaixo e conversar sobre as duas quest?es propostas.

?

Se a sua escola tiver dentista ou algum profissional da sa?de, marque com ela(e) para que converse com seus alunos. Mas, voc? poder? convidar tamb?m, um dentista que voc? ou os alunos conhe?am. Veja com eles quem tem algum parente ou amigo dentista e solicite que o convide a vir at? a escola. Esta atividade ter? diversos desdobramentos, o que vai requerer um planejamento coletivo para definir:

?

  • O objetivo da entrevista;
  • O dia;
  • A hora e o local;
  • Quem est? convidando;
  • Como faremos o convite.

Professor, aproveite este momento para trabalhar com o g?nero textual ?convite?. Explore suas caracter?sticas, quais informa??es devem constar, para isso, leve alguns exemplos para eles verem.

 11  

Fonte: CRUZ, Jos? Luiz Carvalho da.  Ci?ncias - Projeto Pintagu? - 2? Ano. S?o Paulo: Moderna, 2012, p. 41.

Livro PNLD 2010-2012 Cod. 15921C0420 ? FNDE.  

?

4? Atividade ? Pesquisando: uso de tabela e gr?fico

O uso cada vez maior da tecnologia e o crescente volume de informa??es que exigem cada vez mais organiza??o, simplifica??o e interpreta??o de dados, justificam a necessidade do trabalho com o uso de gr?ficos e tabelas com alunos do Ensino Fundamental.

As atividades abaixo apresentam uma pesquisa feita com alunos sobre a higiene dos dentes. Apresenta primeiramente enumera??o de dados, depois uma tabela que simplifica, resume e organiza os dados e por ?ltimo, um gr?fico com figura representativa e perguntas de interpreta??o sobre os dados.

Em gr?ficos e tabelas encontramos elementos essenciais da linguagem verbal, assim como n?meros. Esses elementos contribuem para a constru??o do entendimento da leitura. Explore essa linguagem; identifique elementos e informa??es junto com os alunos. Auxilie os alunos a extra?rem e interpretarem essas informa??es. Discuta com os mesmos, a import?ncia de uma pesquisa para a tomada de decis?es sobre as quest?es necess?rias do dia a dia das pessoas.

Explore o significado da palavra PESQUISA.

?

Professor, realize uma pesquisa com seus alunos sobre a escova??o dos dentes, para isso, distribua o question?rio a seguir:

  

12

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Professor, ap?s aplicar o question?rio, tabule os dados juntamente com os alunos, aproveite para explorar conceitos matem?ticos e as opera??es que estiver trabalhando (adi??o, subtra??o, multiplica??o e divis?o).

Veja a seguir o exemplo da atividade desenvolvida em 2013, com os alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU. ESEBA/UFU. Professora Vaneide.

 Tabulando os dados

Professor, fa?a a tabula??o dos dados na lousa, se quiser poder? solicitar que os alunos fa?am o registro no caderno de Ci?ncias. Utilize uma tabela e ? medida que for lendo o resultado, v? registrando na tabela para depois montar o gr?fico.

13

 Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Para fazer o gr?fico, distribua para cada aluno uma folha de papel quadriculada, assim fica mais f?cil a sua constru??o. Caso seus alunos n?o conhe?am gr?ficos, leve para sala de aula alguns exemplos. Pesquise em jornais ou revistas de economia que encontrar? diversos modelos de gr?ficos. Ou se preferir fa?a uma busca na internet e projete para os alunos verem.

?

Gr?fico da escova??o dos dentes dos alunos do 2? Ano do Ensino Fundamental - 2013:

15

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Professor, a partir desta atividade explore as diversas possibilidades. Crie situa??es problema a partir dos dados do gr?fico, veja um exemplo:

?

  • Quantos alunos escovam os dentes 2 vezes ao dia?
  • Se juntarmos a quantidade de alunos que escovam os dentes 2 vezes, com os alunos que escovam os dentes 3 vezes, quantos alunos teremos?
  • Se temos 25 alunos na sala de aula e apenas 21 alunos responderam, quantos alunos n?o participaram da pesquisa?

?

Socializando

Depois de realizadas todas as etapas da pesquisa, socialize o resultado por meio de uma exposi??o no mural da sala de aula ou no corredor da escola. Outra op??o seria convidar os pais e fazer um relato de todas as etapas desenvolvidas. Planeje com os alunos esta atividade; defina tarefas e organize o evento coletivamente.

Recursos Complementares

No link http://www.youtube.com/watch?v=aAuTx-fpiiI  voc? encontra um v?deo de 16 minutos ? ?A Lenda do Reino do Dente? que conta uma hist?ria produzida pela Colgate- Palmolive que apresenta um guia interativo de cuidados odontol?gicos. Acesso em: 05 de jun. 2013.

Avaliação

?

A avalia??o nessa aula tem car?ter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, em todos os momentos, a aprendizagem ou a n?o aprendizagem de seus alunos, observando como est?o: lendo; participando das discuss?es em sala de aula; escrevendo e realizando as atividades propostas. Avalie seus avan?os e confirme o dom?nio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em rela??o ? aprendizagem n?o foi realizada por um aluno ou pelo grupo, ? recomend?vel retomar o que est? sendo ensinado e relacionar com o que o aluno j? conseguiu dominar e avan?ar no conte?do, conforme vai compreendendo o que est? sendo apreendido.

Analise se o aluno compreendeu como acontece o processo de perda do dente de leite e os cuidados que se deve ter com os dentes permanentes evitando a c?rie e suas consequ?ncias para a sa?de. Avalie se ele compreendeu como fazer uma correta higiene bucal com fio dental, escova e creme dental. Em todas as atividades de escrita voc? deve estar atento para perceber se o aluno desenvolveu a linguagem oral e escrita e se socializou com os colegas por meio das discuss?es. N?o podendo se esquecer de observar se o aluno avan?ou no ?mbito da Matem?tica no que diz respeito ? interpreta??o de dados de gr?ficos e tabelas.

Voc? deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avan?os na sua aprendizagem. Fique atento para perceber elementos sobre como os alunos est?o compreendendo, construindo os conceitos e relacionando as informa??es novas com seus conhecimentos anteriores.