Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Com esta aula o aluno poder?:
Dom?nio dos conceitos de recursos naturais, do processo de ocupa??o e de organiza??o das paisagens pelos seres humanos.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
?
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
?
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) a ?Organiza??o das Na??es Unidas (ONU), em dezembro de 2010, na assembleia que declarou 2013 como o ano internacional de coopera??o pela ?gua, estabeleceu o dia 22 de mar?o de 2013 como o primeiro dia mundial da ?gua, elegendo a UNESCO para conduzir essa campanha?. Sendo assim, faz-se necess?rio possibilitar aos alunos momentos de analise sobre a import?ncia da ?gua (recurso natural n?o renov?vel) para a sociedade e de reflex?o sobre o seu consumo, tendo como refer?ncia o seu dia a dia.
?
Imagem: Ilustra??o Campanha Ano Internacional da Coopera??o da ?gua
Dispon?vel em: http://asimplicidadedascoisas.files.wordpress.com/2013/02/2013-ano-agua.jpg
Acesso em: maio de 2013
?
1. Em sala, coletivamente, elabore no quadro, uma lista com as atividades do cotidiano dos alunos que envolvem o uso da ?gua, como por exemplo, a higiene pessoal e do ambiente em que vivem. Questione os alunos sobre:
?
Imagem: Ilustra??o consumo de ?gua
Dispon?vel em: http://c9.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B43078a46/9822389_4FMEf.jpeg
Acesso em: maio de 2013
?
2. Converse com os alunos sobre a disponibilidade de ?gua no planeta. Para tanto, retome os conceitos de oceano e continente e, utilizando o mapa do mundo, identifique os oceanos do planeta Terra. Questione se consideram que a ?gua dispon?vel nos oceanos ? pr?pria para o consumo humano.
Imagem: Gr?fico de distribui??o da ?gua no planeta Terra
Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/upload/e/a%20distribuicao%20da%20agua%20no%20planeta.jpg
Acesso em: maio de 2013
?
3. Solicite aos alunos que tragam para a pr?xima aula a ?ltima conta de ?gua da resid?ncia.
?
SEGUNDO MOMENTO
Os estados e munic?pios tem autonomia para administrar a coleta, o tratamento e a distribui??o da ?gua e do esgoto. Sendo assim, encontramos diferentes realidades no Brasil, inclusive nas contas de ?gua que apresentam caracter?sticas espec?ficas do lugar em que se localiza.
1. Os alunos com a conta de ?gua em m?os devem analisar coletivamente os dados apresentados. Pe?a para que identifiquem na conta:
?
Imagem: Modelo de conta de ?gua e esgoto
Dispon?vel em: http://www2.semasa.sp.gov.br/sites/default/files/folheto_ligacao_Semasa2.jpg
Acesso em: maio de 2013
?
Realize as atividades seguintes no caderno:
?
Coment?rio: Professor(a) aproveite e estabele?a uma rela??o interdisciplinar com Matem?tica.
?
TERCEIRO MOMENTO
O acompanhamento e a participa??o da fam?lia na vida escolar dos filhos ? de grande import?ncia, possibilita o estreitamento dos la?os entre pais e filhos e entre pais e escola. Os pais podem colaborar no processo de aprendizagem dos filhos a partir do acompanhamento e da colabora??o na realiza??o de algumas atividades, o que possibilita que os alunos percebam a import?ncia da escola na vida da fam?lia e, em especial, na sua vida. Portanto, solicite aos alunos que realizem em casa, com a ajuda dos familiares, as atividades seguintes:
?
Imagem: Ilustra??o acompanhamento na realiza??o de atividades
Dispon?vel em: http://static.educacaoadventista.org.br/portal/canais/images/familia/tarefa2.jpg
Acesso em: maio de 2013
?
1. Em casa, com seus familiares, realize as atividades propostas no caderno:
Ex.: 18 m c?bicos por m?s para transformar para litros (18 X 1000 = 18.000 litros)
Ex.: 30 dias (18.000 litros ?30 dias = 600 litros por dia)
Ex.: 5 pessoas (600 litros por dia ?5 pessoas = 120 litros por pessoa)
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
?
Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
?
?gua
Dispon?vel em: http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html
Acesso em: maio de 2013
?
Ag?ncia Nacional das ?guas - ANA
Dispon?vel em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx
Acesso em: maio de 2013
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: