Portal do Professor

Início do Conteúdo

2013 ? o ano Internacional da Coopera??o pela ?gua: repensando o consumo da ?gua

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poder?:

  • Exercitar o processo de observa??o da presen?a da ?gua no seu dia a dia;
  • Observar, coletar e organizar informa??es referentes ao consumo de ?gua;
  • Desenvolver uma postura cr?tica e reflexiva em rela??o ao consumo da ?gua.

Duração das atividades

03 horas aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dom?nio dos conceitos de recursos naturais, do processo de ocupa??o e de organiza??o das paisagens pelos seres humanos.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

?

ATIVIDADE

 Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

?

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) a ?Organiza??o das Na??es Unidas (ONU), em dezembro de 2010, na assembleia que declarou 2013 como o ano internacional de coopera??o pela ?gua, estabeleceu o dia 22 de mar?o de 2013 como o primeiro dia mundial da ?gua, elegendo a UNESCO para conduzir essa campanha?. Sendo assim, faz-se necess?rio possibilitar aos alunos momentos de analise sobre a import?ncia da ?gua (recurso natural n?o renov?vel) para a sociedade e de reflex?o sobre o seu consumo, tendo como refer?ncia o seu dia a dia.

?

campanha

                                 Imagem: Ilustra??o Campanha Ano Internacional da Coopera??o da ?gua

Dispon?vel em: http://asimplicidadedascoisas.files.wordpress.com/2013/02/2013-ano-agua.jpg

Acesso em: maio de 2013

?

1. Em sala, coletivamente, elabore no quadro, uma lista com as atividades do cotidiano dos alunos que envolvem o uso da ?gua, como por exemplo, a higiene pessoal e do ambiente em que vivem. Questione os alunos sobre:

  • O uso que fazem da ?gua;
  • O que fariam caso n?o tivessem acesso ? ?gua;
  • A origem da ?gua consumida em seu dia a dia;
  • Como ? a qualidade da ?gua que utilizam no dia a dia.   

?

Imagem: Ilustra??o consumo de ?gua

Dispon?vel em: http://c9.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B43078a46/9822389_4FMEf.jpeg

Acesso em: maio de 2013

?

2. Converse com os alunos sobre a disponibilidade de ?gua no planeta. Para tanto, retome os conceitos de oceano e continente e, utilizando o mapa do mundo, identifique os oceanos do planeta Terra. Questione se consideram que a ?gua dispon?vel nos oceanos ? pr?pria para o consumo humano.

Imagem: Gr?fico de distribui??o da ?gua no planeta Terra

Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/upload/e/a%20distribuicao%20da%20agua%20no%20planeta.jpg

Acesso em: maio de 2013

?

3. Solicite aos alunos que tragam para a pr?xima aula a ?ltima conta de ?gua da resid?ncia.

?

SEGUNDO MOMENTO

Os estados e munic?pios tem autonomia para administrar a coleta, o tratamento e a distribui??o da ?gua e do esgoto. Sendo assim, encontramos diferentes realidades no Brasil, inclusive nas contas de ?gua que apresentam caracter?sticas espec?ficas do lugar em que se localiza.

1. Os alunos com a conta de ?gua em m?os devem analisar  coletivamente os dados apresentados. Pe?a para que identifiquem na conta:

  • O endere?o do im?vel;
  • O nome do respons?vel pela conta de ?gua;
  • A institui??o respons?vel pela coleta, tratamento e distribui??o da ?gua e esgoto no lugar em que vive.

?

 conta agua

Imagem: Modelo de conta de ?gua e esgoto

Dispon?vel em: http://www2.semasa.sp.gov.br/sites/default/files/folheto_ligacao_Semasa2.jpg

Acesso em: maio de 2013

?

Realize as atividades seguintes no caderno:

  1. Identifique no hist?rico de consumo de ?gua:
  2. O m?s que houve o menor consumo de ?gua? Qual foi o consumo?
  3. O m?s que houve o maior consumo de ?gua? Qual foi o consumo?
  4. Qual a diferen?a entre os meses?
  5. Identifique nos valores que ser?o pagos:
  6. Qual o valor cobrado pela ?gua consumida no m?s?
  7. Qual o valor cobrado pela coleta e tratamento do esgoto no m?s?
  8. Qual valor ser? pago pelo consumo de ?gua e esgoto no m?s?

?

Coment?rio: Professor(a) aproveite e estabele?a uma rela??o interdisciplinar com Matem?tica.

?

TERCEIRO MOMENTO

O acompanhamento e a participa??o da fam?lia na vida escolar dos filhos ? de grande import?ncia, possibilita o estreitamento dos la?os entre pais e filhos e entre pais e escola. Os pais podem colaborar no processo de aprendizagem dos filhos a partir do acompanhamento e da colabora??o na realiza??o de algumas atividades, o que possibilita que os alunos percebam a import?ncia da escola na vida da fam?lia e, em especial, na sua vida. Portanto, solicite aos alunos que realizem em casa, com a ajuda dos familiares, as atividades seguintes:

?

Imagem: Ilustra??o acompanhamento na realiza??o de atividades

Dispon?vel em: http://static.educacaoadventista.org.br/portal/canais/images/familia/tarefa2.jpg

Acesso em: maio de 2013

?

1. Em casa, com seus familiares, realize as atividades propostas no caderno:

  • Pegue a ?ltima conta de ?gua da sua resid?ncia;
  • Analise as informa??es apresentadas;
  • Identifique o endere?o da sua resid?ncia;
  • Identifique o consumo mensal de ?gua da sua resid?ncia, ou seja, quantos metros c?bicos de ?gua est?o registrados na conta;
  • Calcule quanto se gasta de ?gua por pessoa em sua casa. Para isso, converta o valor gasto de ?gua por m?s para litros (1metro c?bico = 1.000 litros). Quantos litros foram consumidos no m?s?

Ex.: 18 m c?bicos por m?s para transformar para litros (18 X 1000 = 18.000 litros)

  • Divida o resultado por 30 dias. Qual foi o resultado?

Ex.: 30 dias (18.000 litros ?30 dias = 600 litros por dia)

  • Depois, divida o resultado pelo n?mero de pessoas que moram em sua resid?ncia. Qual foi o resultado?

Ex.: 5 pessoas (600 litros por dia ?5 pessoas =  120 litros por pessoa)

  • O ser humano precisa, de mais ou menos, 50 litros de ?gua por dia para seu consumo e higiene pessoal, mas no Brasil consumimos cerca de 187 litros por dia. O resultado do consumo por pessoa na sua fam?lia est? dentro do razo?vel, que ? de cerca de 50 litros por pessoa por dia?
  • O que voc? e sua fam?lia poderiam fazer para manter ou diminuir o consumo desnecess?rio de ?gua? Conversem sobre o assunto e anote no caderno as decis?es.
  • Em sala de aula possibilite que os alunos apresentem as ideias que surgiram a partir da realiza??o da atividade com seus familiares.
  • Depois, organize os alunos em duplas e solicite que elaborem um cartaz para divulga??o na escola da necessidade do consumo consciente da ?gua. Os cartazes dever?o ser fixados em pontos estrat?gicos da escola.

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):

?

Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

?

?gua

Dispon?vel em: http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html

Acesso em: maio de 2013

?

Ag?ncia Nacional das ?guas - ANA

Dispon?vel em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realiza??o das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avalia??o formal;
  4. A habilidade  de reconhecer a import?ncia da ?gua para os seres e a import?ncia do consumo consciente;
  5. A colabora??o da fam?lia no processo de ensino e de aprendizagem;
  6. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  7. A elabora??o do cartaz como forma de divulgar os conhecimentos adquiridos e de colaborar na divulga??o da necessidade do consumo consciente da ?gua.