Portal do Professor

Início do Conteúdo

Dan?as t?picas de Minas Gerais

Autor e Co-autor(es)

Cleber Garcia Casagrande imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Tha?s Cristina de Oliveira, Leandro Rezende, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino M?dio Artes Dan?a: Contextualiza??o
Ensino M?dio Educa??o F?sica Dan?a: Projetos de forma??o dos alunos
Ensino M?dio Educa??o F?sica Dan?a: Valores culturais
Ensino M?dio Educa??o F?sica Dan?a: Valores hist?ricos
Ensino M?dio Artes M?sica: Contextualiza??o
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer linguagem corporal como meio de intera??o social.

  • Pesquisar sobre as dan?as t?picas do estado de Minas Gerais.

  • Vivenciar movimentos das dan?as t?picas do estado de Minas Gerais.

  • Interagir e socializar com os colegas.

  • Identificar os signos e significados nas dan?as e a sua rela??o com a cultura de um povo.

Duração das atividades

15 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem anteriormente experimentar atividades que os ajudem a entender e expressar corporalmente movimentos ritmados harmoniosamente em diferentes m?sicas diversos de ritmos.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1  e 2 ? Conhecendo as dan?as das Minas Gerais

Professor como subs?dio para sua aula acesse: Dan?a na escola: arte e ensino - As manifesta??es populares da dan?a e a escola. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=11712. Dura??o: 50min. Acesso em 9 de julho de 2013.

Sinopse do V?deo

?A s?rie tem como objetivo debater, na perspectiva da diversidade e da multiplicidade de propostas, a??es que caracterizam o mundo contempor?neo, atrav?s de um olhar mais cr?tico sobre a dan?a na escola. A escola deve dialogar com a sociedade em transforma??o e representa um lugar privilegiado para que o ensino de dan?a se processe com qualidade, compromisso e responsabilidade. As rela??es que se processam entre corpo, dan?a e sociedade s?o fundamentais para a compreens?o e a eventual transforma??o da realidade social. A dan?a, enquanto arte tem o potencial de trabalhar a capacidade de cria??o, imagina??o, sensa??o e percep??o, integrando o conhecimento corporal ao intelectual?.

?

Atividade 1

Material: O professor dever? preparar para esta aula computador, projetor de slides.

Local: Este momento poder? ser realizado na sala de aula ou no laborat?rio de inform?tica

Apresentar ao aluno os tipos de manifesta??es culturais, em especial, as dan?as t?picas de Minas Gerais.

O professor tem autonomia para escolher a tem?tica de acordo com a regi?o em que est? inserida sua escola, para que os alunos possam ter conhecimento s?cio cultural e hist?rico de sua regi?o.

Iniciar a aula dialogando com os alunos a respeito da dan?a, perguntando quem gosta de dan?ar, o lugar onde v?o para dan?ar e o estado de origem de cada um. A seguir, pergunte tamb?m o que eles pensam das dan?as regionais e pe?a para citarem o nome de uma dan?a t?pica. Pergunte se algu?m conhece o nome de alguma dan?a t?pica do estado de Minas Gerais e se j? dan?aram alguma.

Ap?s este diagn?stico, informe aos alunos que ser? exibido o v?deo Dan?a na escola: arte e ensino - As manifesta??es populares da dan?a e a escola. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=11712. Acesso em 9 de julho de 2013.

Para fomentar as discuss?es, o aluno dever? usar como ponto de partida as informa??es contidas no v?deo que falam da rela??o da escola, com a dan?a, especialmente as relacionadas com a cultura e as dan?as t?picas mais difundidas no estado de Minas Gerais.

Professor aproveite este momento para trazer para discuss?o a contribui??o da cultura Afro-Brasileira e Ind?gena para a cultura brasileira (Lei n? 11.645/2008), particularmente na dan?a.

?

Atividade 2

Apresentar o repert?rio de dan?as t?picas de Minas Gerais (dan?as que representam o folclore de Minas Gerais que ? a identidade, a tradi??o e o conhecimento do povo), explicando quais as principais caracter?sticas de cada uma. Utilize v?deos que mostrem os passos das principais dan?as t?picas ou selecionar alguma, por exemplo, dan?as que os alunos mais conhecem. ? medida que os alunos falarem o nome da dan?a, o professor poder? apresentar algum v?deo e curiosidades sobre a dan?a espec?fica. 

Professor para subsidiar sua aula sobre dan?as t?picas de Minas Gerais acesse:

Folclore e Folguedos de Minas. Dispon?vel em: http://www.mg.gov.br/governomg/portal/m/governomg/conheca-minas/5941-folclore/. Acesso em 9 de julho de 2013.

Minas Gerais. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/minas-gerais/minas-gerais-8.php. Acesso em 9 de julho de 2013.

Neste caso, apresentar? alguns exemplos das dan?as t?picas de Minas Gerais tais como: Cavalhada, Caxambu, Catira, Congado, Reisado, Dan?a de S?o Gon?alo, Festa do Divino/Festa do Imp?rio, Maneiro pau, Mulinha de Ouro, Pastorinhas, Quadrilha, dentre outras.

Comente com a turma sobre cada uma delas em rela??o ao ritmo, a dan?a e as letras das m?sicas que cont?m caracter?sticas da cultura regional. Instigue os alunos para que relacionem a letra da dan?a selecionada com seus conhecimentos sobre as condi??es sociais, culturais e at? mesmo religiosas da regi?o. Como, por exemplo, o que ocorre com o forr?, caracter?stico do nordeste, com letras que retratam as quest?es sociais daquela regi?o e atualmente expandiu pelo Brasil.

?

Atividade 3

Posteriormente solicite para que os alunos se re?nam em grupos e cada grupo escolhe uma dan?a t?pica de Minas Gerais. Posteriormente, cada aluno far? individualmente pesquisas na internet (no Laborat?rio de Inform?tica) sobre a dan?a escolhida pelo seu grupo contendo os aspectos hist?ricos (surgimento), sociais, culturais, religiosos e a representa??o dessa dan?a para as pessoas.

?

Aula 3? Perguntas e respostas: fixando o aprendizado

Atividade 1

Ap?s a pesquisa os grupos re?nem para que cada aluno apresente o que conseguiu pesquisar. Cada grupo organizar? as informa??es encontradas em forma de perguntas e respostas. As perguntas e respostas ser?o registradas no arquivo Word do computador e gravadas no pen drive para repassar aos outros grupos.

Posteriormente, as perguntas ser?o trocadas com outro grupo e os grupos ter?o um tempo para tentar responder essas perguntas formuladas pelo outro grupo e assim sucessivamente at? que todos os grupos respondam todas as perguntas. Por exemplo: o grupo que escolheu a dan?a Pastorinhas constr?i as perguntas e respostas sobre esta dan?a especificamente, repassa para outro grupo da Quadrilha e este repassa suas perguntas para Dan?a de S?o Gon?alo e assim sucessivamente.

Observa??o: Cada grupo ? livre para formular suas perguntas, por?m dever?o conter todos os aspectos definidos pelo professor: hist?ricos (surgimento), sociais, culturais, religiosos e a representa??o dessa dan?a para as pessoas. O professor poder? definir uma quantidade m?nima de perguntas para cada aspecto.

?

Atividade 2

O grupo respons?vel por formular as perguntas e respostas sobre a dan?a espec?fica apresenta as respostas e os outros grupos dever?o confrontar com as respostas que formularam. Exemplo: o grupo Pastorinhas apresenta suas perguntas e suas respostas e todos os outros grupos comparam com suas respostas e discutem com este grupo sobre elas, e assim cada grupo apresenta at? que todos os grupos exponham.

No momento dessa apresenta??o o grupo conecta o UCA no projetor de slides para apresentar suas perguntas e respostas de modo que os outros grupos possam ler atentamente. Caso o UCA n?o tenha entrada para conectar o professor dever? preparar anteriormente um computador para que os grupos possam projetar os question?rios.

Material: O professor dever? preparar para esta aula computador, projetor de slides.

 Local: Este momento poder? ser realizado na sala de aula ou no laborat?rio de inform?tica.

?

Aula 4 e 5 ? Dan?ando em Minas Gerais

Material: O professor dever? preparar para esta aula computador, data show, som e m?sicas selecionadas das dan?as t?picas de Minas Gerais.

Local: Na quadra ou local que possa ser realizada a dan?a.

?

Atividade 1

 Iniciar a aula comentando sobre como o ritmo, a dan?a e as letras das m?sicas carregam caracter?sticas da cultura a partir das pesquisas e apresenta??es que os alunos j? realizaram. Escolher juntamente com os alunos a 1?. dan?a t?pica para ser vivenciada. Selecionar um trecho da m?sica do Congado para analisar a letra e o ritmo. Por exemplo: a turma escolhe a dan?a Congado, o professor apresenta o v?deo com a m?sica e a dan?a e todos os grupos fazem anota??es sobre estes aspectos no seu UCA para conversar com os colegas.

congado

Dispon?vel em: http://www.geledes.org.br/images/stories/noticias/congado_mg3.gif. Acesso em 10 de julho de 2013.

?

Sugest?o de v?deo do Congado. Congado - A F? que Canta e Dan?a. Dura??o: 9min49seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=aIEg-Y8AhS8. Acesso em 10 de julho de 2013.

?

Atividade 2

            Ap?s assistir o v?deo cada grupo se reunir? novamente para analisar os aspectos corporais do movimento.

1.      Quais s?o os principais movimentos dos integrantes do grupo no 1? v?deo e no 2? v?deo.

2.      Utilizam instrumentos? Quais?

3.      Como s?o as vestimentas?

4.      Os ritmos da dan?a e da m?sica est?o sincronizados?

Vivenciar juntamente com os alunos os movimentos identificados, primeiramente sem m?sica e, posteriormente com m?sica, cada aluno separadamente da forma que quiser. Solicitar aos alunos a viv?ncia em pares, cada momento um aluno da dupla cria um passo de dan?a, conforme o que aprenderam no v?deo e a dupla dan?a junto.

Posteriormente, o professor pode propor para dan?ar em trios, e ir ampliando o n?mero de participamtes,sucessivamente, at? formar grandes grupos.

congo

?

Dispon?vel em: http://www.jornalavoz.com.br/home/wp-content/uploads/2009/10/749a.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

?

Atividade 3

Ap?s a viv?ncia em grandes grupos solicitar que um aluno filme a turma durante a dan?a de Congado.

Ap?s a filmagemm a turma far? a an?lise da dan?a que criaram e identificar?o os aspectos que se aproximaram da dan?a do v?deo apresentada pelo professor. A partir dessa an?lise, os alunos vivenciar?o novamente a dan?a tocando alguns instrumentos, conforme ? estabelecido pelo Congado.

Esses instrumentos podem ser constru?dos durante a aula ou o professor auxiliar os alunos a constru?rem em casa e levar para pr?xima aula: material recicl?vel como garrafas pet e pedrinhas, latinhas de alum?nio e areia, lata de alum?nio e cabo de vassoura. Outro adere?o importante ? a roupa que pode ser constru?da com papel de jornal ou revista.

 Ao final da aula o professor far? uma discuss?o sobre o que os alunos identificaram como importante na letra e na dan?a do Congado, o que sentiram ao realizar os movimentos e, o que isso contribuiu para seu conhecimento.

?

Aula 6 a 15: Vivenciando diferentes dan?as t?picas de Minas Gerais

?

Professor, nas aulas seguintes poder? seguir a mesma metodologia para as outras dan?as: Cavalhada, Caxambu, Catira, Reisado, Dan?a de S?o Gon?alo, Festa do Divino/ Festa do Imp?rio, Maneiro pau, Mulinha de ouro, Pastorinhas, Quadrilha.

Ao final de todas as dan?as a turma poder? organizar um festival de Dan?as T?picas de Minas Gerais em sua escola.

Recursos Complementares

Sugest?es de leitura:

Minas Gerais. Instituto de Geoci?ncias Aplicadas. Atlas de Festas Populares do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: IGA/ FAPEMIG. 1998.102 p.

Felipe, Carlos. O Grande Livro do Folclore. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2004.

O congado. Dispon?vel em: http://www.portaleducarbrasil.com.br/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?ID=207213. Acesso em 10 de julho de 2013.

Avaliação

Observar a participa??o e envolvimento dos alunos durante todo processo, principalmente nas atividades de discuss?o e viv?ncias das dan?as t?picas de Minas Gerais. Analisar se o aluno ampliou o seu conhecimento a respeito da rela??o da dan?a com a cultura popular do estado.