Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conversando sobre a import?ncia da ?gua do lugar em que vivo

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poder?:

  • Exercitar o processo de leitura de hist?rias em quadrinhos;
  • Observar e analisar quest?es relativas ? presen?a e a import?ncia da ?gua no dia a dia;
  • Refletir sobre a necessidade de conhecer o lugar em que vive e a necessidade de mudan?a de h?bitos para a conserva??o da ?gua.

Duração das atividades

03 horas aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dom?nio do processo de leitura de hist?rias em quadrinhos e do conceito de recurso natural.  

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

?

ATIVIDADE

 Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

?

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) ? importante possibilitar aos alunos momentos de an?lise sobre a import?ncia da ?gua (recurso natural n?o renov?vel) para a sociedade e de reflex?o sobre o seu consumo, tendo como refer?ncia o seu dia a dia. Para tanto, o uso das hist?rias em quadrinhos torna-se uma possibilidade pedag?gica no processo de forma??o dos alunos que est?o em processo de alfabetiza??o.

O computador ? uma importante ferramenta na constru??o do conhecimento aproveite este recurso para incentivar os alunos buscarem informa??es e a transform?-las em conhecimento.

1. No laborat?rio de inform?tica, com as m?quinas conectadas ? internet, convide os alunos a acessarem a hist?ria em quadrinhos ?gua boa pra beber da turma da M?nica no endere?o web http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm  .   Caso a escola n?o possua o laborat?rio de inform?tica a hist?ria em quadrinhos poder? ser impressa e distribu?da para os alunos.

  agua boa

Imagem: Ilustra??o HQ Turma da M?nica ? ?gua boa pra beber

Dispon?vel em: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm

Acesso em: junho de 2013

?

2. Solicite que leiam a hist?ria em quadrinhos.

3. Durante a leitura anote, no caderno, as palavras desconhecidas.

4. Depois que concluir a leitura da hist?ria em quadrinhos, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras desconhecidas; como sugest?o, ver defini??o em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx. Procure sistematizar as informa??es de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Pe?a para que leiam as defini??es encontradas e juntos elaborem o significado das palavras desconhecidas. Anote as d?vidas espont?neas que possam surgir e, a partir dessas d?vidas, procure estabelecer objetivos para as pr?ximas aulas.

?

SEGUNDO MOMENTO

1. Converse com os alunos sobre as quest?es que s?o tratadas na hist?ria em quadrinhos e a rela??o com o dia a dia. Organize o ambiente para que apresentem o que compreenderam da hist?ria em quadrinhos, em especial, a melhoria da qualidade da ?gua ao longo dos tempos. Solicite que, individualmente, realizem as atividades no caderno e, depois, realizem a corre??o coletiva proporcionando para os alunos a oportunidade de apresentarem suas conclus?es.

?

2. Registre no caderno as quest?es propostas:

  • Qual o t?tulo da hist?ria em quadrinhos?
  • Quem s?o os personagens principais?
  • Qual o assunto tratado na hist?ria em quadrinhos?

?

3. Leia o fragmento da hist?ria em quadrinhos: 

 planeta agua

Imagem: Fragmento da HQ Turma da M?nica ? ?gua boa pra beber

Dispon?vel em: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm

Acesso em: junho de 2013

  Por que o planeta Terra deveria se chamar planeta ?gua? Explique com suas palavras.

?

4. Toda a ?gua dispon?vel no planeta Terra ? pr?pria para o consumo humano? Justifique sua resposta.

?

5. Leia o fragmento da hist?ria em quadrinhos:

?

agua boa

?

Imagem: Fragmento da HQ Turma da M?nica ? ?gua boa pra beber

Dispon?vel em: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm

Acesso em: junho de 2013

Atualmente o planeta Terra possui cerca de 8 bilh?es de habitantes. Com o aumento da popula??o aumentou tamb?m o consumo de produtos provocando um maior consumo de ?gua. Para voc?, o que ? poss?vel fazer para diminuir o consumo desnecess?rio de ?gua? Apresente duas sugest?es.

?

TERCEIRO MOMENTO

Incentive os alunos a conhecerem o lugar em que vivem e a identificar a origem da ?gua, um dos recursos naturais, que utilizam no dia a dia. Para tanto, solicite que realizem uma pesquisa. Organize a sala em grupos de at? tr?s alunos e indique os seguintes passos:

  1. Pesquise em livros, jornais, internet ou em outras fontes a origem da ?gua consumida pela popula??o do lugar em que voc? mora;
  2. Procure saber qual o caminho percorrido pela agua at? chegar em suas resid?ncias;
  3. Identifique como est? a qualidade da ?gua consumida pela popula??o do lugar em que voc? vive e como a popula??o cuida da ?gua;
  4. Pense em formas de contribuir para que a ?gua seja utilizada de forma mais correta.
  5. Agora, com todas as informa??es elaborem uma hist?ria em quadrinhos, em parceria com as disciplinas de Portugu?s e Artes, relatando as descobertas realizadas pelos grupos: escolham o t?tulo, defina os personagens, o cen?rio, ou seja, em que lugar ou lugares a hist?ria acontecer? e elaborem o di?logo. Ent?o, m?os a obra!

?

Professor(a) a hist?ria em quadrinhos elaborada pelos alunos tem como objetivo materializar e divulgar os conhecimentos adquiridos. No dia combinado, organize uma exposi??o do material produzido pelos grupos.

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):

?

Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

?

Universidade dos quadrinhos

Dispon?vel em: http://maurobandeiras.blogspot.com.br/2008/12/importncia-das-histrias-em-quadrinhos.html

?

?gua

Dispon?vel em: http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html

Acesso em: maio de 2013

?

Ag?ncia Nacional das ?guas - ANA

Dispon?vel em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realiza??o das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avalia??o formal;
  4. A habilidade  de leitura de hist?ria em quadrinhos;
  5. A capacidade de conhecer o lugar em que vive e a import?ncia da ?gua para a popula??o do lugar;
  6. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  7. A produ??o da hist?ria em quadrinhos como forma de divulgar os conhecimentos adquiridos e de colaborar na divulga??o da necessidade do consumo consciente da ?gua.