Portal do Professor

Início do Conteúdo

A produ??o do lixo no ambiente escolar: uma estrat?gia para a sua redu??o

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poder?:

  • Observar as atitudes no ambiente escolar;
  • Analisar quest?es relativas ? produ??o do lixo no dia a dia;
  • Refletir sobre a necessidade de mudan?a de h?bitos para a melhoria do meio ambiente escolar.

Duração das atividades

03 horas aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreens?o de caracter?sticas do Meio Ambiente e a sua import?ncia para os seres humanos.   

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

?

 ATIVIDADE

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

?

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) ? importante possibilitar aos alunos momentos de reflex?o sobre a sua responsabilidade com o meio ambiente dos lugares que ocupa tendo como refer?ncia o seu dia a dia no ambiente escolar. Para tanto, pensar e refletir sobre as atitudes ? uma entre outras possibilidades pedag?gicas na forma??o dos alunos que est?o em processo de alfabetiza??o, o que contribui diretamente na conquista da cidadania e no desenvolvimento atitudes de responsabilidade e compromisso com a sociedade.

1. Converse com os alunos sobre a produ??o de lixo. Questione:

  • Voc?s j? observaram o que produzem de lixo por dia?
  • Ser? que poder?amos diminuir a produ??o de lixo?
  • Saberiam dizer para onde vai o lixo que produzem?

?

2. Aborde a diferen?a dos tipos de lixo: lixo seco e lixo org?nico. Na lousa, elabore um quadro, conforme modelo abaixo,  e classifique o lixo produzido pelos alunos no dia a dia.

?

MODELO DE QUADRO: Tipos de lixo

LIXO SECO LIXO ORG?NICO
? ?


?

Ilustra????o diferen??a entre lixo seco e lixo org??nico 

Imagem: Ilustra??o diferen?a entre lixo seco e lixo org?nico

Dispon?vel em: http://www.csbrasilservicos.com.br/images/limpeza-urbana/limpeza-urbana-coleta.jpg

Acesso em: junho de 2013

?

3. Converse com os alunos sobre a import?ncia de observar o lixo produzido. Para tanto, leve para a sala de aula uma caixa de papel?o (imagem 2)  grande e proponha para os alunos o desafio de juntar o lixo seco produzido pela turma enquanto estiverem na escola durante uma semana. Solicite a colabora??o de cinco alunos, para que, a cada dia da semana um fique respons?vel por disponibilizar a caixa na sala de aula e tamb?m lev?-la para o p?tio para que todos depositem o lixo produzido nos dias combinados.

  Ilustra????o caixa de papel??o para depositar o lixo seco

Imagem: Ilustra??o caixa de papel?o para depositar o lixo seco

Dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTDziuvYXWlEZ6hAICgApLhMQEbBycmOCkKqHzwNCXDw69GxRwLOA

Acesso em: junho de 2013

?

SEGUNDO MOMENTO

1. No final dos cinco dias de coleta do lixo seco produzido pelos alunos no ambiente escolar, analise o que foi depositado na caixa pelos alunos e, no quadro, anote o nome do que foi depositado no lixo como exemplo: papel, garrafa de pl?stico, caixinha de suco, papel de bala etc. Converse com os alunos sobre as quest?es:

  • Selecione o que foi depositado no lixo;
  • Elabore na lousa um quadro com o nome dos produtos depositados no lixo pelos alunos;
  • Reflita se os produtos consumidos e depositados no lixo seco poderiam ser substitu?dos por outros produtos considerados mais saud?veis. Elabore um quadro paralelo ao anterior, conforme modelo abaixo, e registre ao lado do produto consumido o que poderia substitu?-lo;

?

Coment?rio: Avalie com os alunos a qualidade dos produtos consumidos e depositados no lixo e a possibilidade de substitui??o e ou reaproveitamento;

MODELO DE QUADRO: Consumo de alimentos que produzem lixo seco  e a sua substitui??o por produtos mais saud?veis

LIXO SECO PRODUZIDO

PRODUTO PARA SUBSTITUI??O

?

?

Ex.: suco de caixinha

?

?

?

Ex.: laranja

?

2. Questione sobre a quantidade de lixo produzido pela turma ao longo dos cinco dias, como por exemplo, a quantidade lixo produzido, o que mais apareceu no lixo produzido etc;

3. Reflita sobre as possibilidades de mudan?a de h?bitos que possam gerar a diminui??o do lixo produzido pela turma.  Solicite ao alunos que registrem no caderno as quest?es propostas.

4. Organize a sala em grupos de at? quatro alunos e solicite que elaborem um cartaz para divulgar na escola a necessidade da mudan?a de h?bitos para diminuir a quantidade de lixo produzido no ambiente escolar.

?

TERCEIRO MOMENTO

?

Utilizando o lixo produzido pela turma durante os cinco dias, convide os alunos a produzirem um painel coletivo, conforme modelo abaixo, que dever? ser feito com o lixo seco selecionado. Depois, coloque o mural em exposi??o na escola, tal atividade tem por objetivo evidenciar a produ??o de lixo no ambiente escolar e a necessidade da mudan?a de h?bitos da comunidade escolar.

?

 Ilustra????o modelo de cartaz feito com lixo seco 1

Imagem: Ilustra??o modelo de cartaz feito com lixo seco

Dispon?vel em: http://www.google.com.br/url?source=imgres&ct=img&q=http://jogadacerta.files.wordpress.com/2011/06/jogadacerta_cartaz.jpg&sa=X&ei=zVG_UbHeGLSr0AHr7YCYDA&ved=0CAQQ8wc4Zg&usg=AFQjCNHBHf9UZV_ZBdkawMqqLyesLmcvYg

Acesso em: junho de 2013

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):

?

Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

?

Lixo.com.br

Dispon?vel em: http:// http://www.lixo.com.br/site_antigo/www.lixo.com.br/recicle.htm

Acesso em: junho de 2013

?

Separe seu lixo

Dispon?vel em: http://separeseulixo.com.br/?pagina=4

Acesso em: junho de 2013

?

Ag?ncia Nacional das ?guas - ANA

Dispon?vel em: http:// http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realiza??o das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avalia??o formal;
  4. A capacidade de reconhecer a import?ncia da mudan?a de h?bitos;
  5. A responsabilidade com o meio ambiente do lugar em que vive;
  6. A habilidade de realizar trabalho em grupo.