Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Com esta aula o aluno poder?:
Compreens?o de caracter?sticas do Meio Ambiente e a sua import?ncia para os seres humanos.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
?
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
?
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) ? importante possibilitar aos alunos momentos de reflex?o sobre a sua responsabilidade com o meio ambiente dos lugares que ocupa tendo como refer?ncia o seu dia a dia no ambiente escolar. Para tanto, pensar e refletir sobre as atitudes ? uma entre outras possibilidades pedag?gicas na forma??o dos alunos que est?o em processo de alfabetiza??o, o que contribui diretamente na conquista da cidadania e no desenvolvimento atitudes de responsabilidade e compromisso com a sociedade.
1. Converse com os alunos sobre a produ??o de lixo. Questione:
?
2. Aborde a diferen?a dos tipos de lixo: lixo seco e lixo org?nico. Na lousa, elabore um quadro, conforme modelo abaixo, e classifique o lixo produzido pelos alunos no dia a dia.
?
MODELO DE QUADRO: Tipos de lixo
LIXO SECO | LIXO ORG?NICO |
? | ? |
?
Imagem: Ilustra??o diferen?a entre lixo seco e lixo org?nico
Dispon?vel em: http://www.csbrasilservicos.com.br/images/limpeza-urbana/limpeza-urbana-coleta.jpg
Acesso em: junho de 2013
?
3. Converse com os alunos sobre a import?ncia de observar o lixo produzido. Para tanto, leve para a sala de aula uma caixa de papel?o (imagem 2) grande e proponha para os alunos o desafio de juntar o lixo seco produzido pela turma enquanto estiverem na escola durante uma semana. Solicite a colabora??o de cinco alunos, para que, a cada dia da semana um fique respons?vel por disponibilizar a caixa na sala de aula e tamb?m lev?-la para o p?tio para que todos depositem o lixo produzido nos dias combinados.
Imagem: Ilustra??o caixa de papel?o para depositar o lixo seco
Dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTDziuvYXWlEZ6hAICgApLhMQEbBycmOCkKqHzwNCXDw69GxRwLOA
Acesso em: junho de 2013
?
SEGUNDO MOMENTO
1. No final dos cinco dias de coleta do lixo seco produzido pelos alunos no ambiente escolar, analise o que foi depositado na caixa pelos alunos e, no quadro, anote o nome do que foi depositado no lixo como exemplo: papel, garrafa de pl?stico, caixinha de suco, papel de bala etc. Converse com os alunos sobre as quest?es:
?
Coment?rio: Avalie com os alunos a qualidade dos produtos consumidos e depositados no lixo e a possibilidade de substitui??o e ou reaproveitamento;
MODELO DE QUADRO: Consumo de alimentos que produzem lixo seco e a sua substitui??o por produtos mais saud?veis
LIXO SECO PRODUZIDO |
PRODUTO PARA SUBSTITUI??O |
? ? Ex.: suco de caixinha ? ? ? |
Ex.: laranja |
?
2. Questione sobre a quantidade de lixo produzido pela turma ao longo dos cinco dias, como por exemplo, a quantidade lixo produzido, o que mais apareceu no lixo produzido etc;
3. Reflita sobre as possibilidades de mudan?a de h?bitos que possam gerar a diminui??o do lixo produzido pela turma. Solicite ao alunos que registrem no caderno as quest?es propostas.
4. Organize a sala em grupos de at? quatro alunos e solicite que elaborem um cartaz para divulgar na escola a necessidade da mudan?a de h?bitos para diminuir a quantidade de lixo produzido no ambiente escolar.
?
TERCEIRO MOMENTO
?
Utilizando o lixo produzido pela turma durante os cinco dias, convide os alunos a produzirem um painel coletivo, conforme modelo abaixo, que dever? ser feito com o lixo seco selecionado. Depois, coloque o mural em exposi??o na escola, tal atividade tem por objetivo evidenciar a produ??o de lixo no ambiente escolar e a necessidade da mudan?a de h?bitos da comunidade escolar.
?
Imagem: Ilustra??o modelo de cartaz feito com lixo seco
Acesso em: junho de 2013
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
?
Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
?
Lixo.com.br
Dispon?vel em: http:// http://www.lixo.com.br/site_antigo/www.lixo.com.br/recicle.htm
Acesso em: junho de 2013
?
Separe seu lixo
Dispon?vel em: http://separeseulixo.com.br/?pagina=4
Acesso em: junho de 2013
?
Ag?ncia Nacional das ?guas - ANA
Dispon?vel em: http:// http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx
Acesso em: maio de 2013
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: