Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
O que o aluno poder? aprender com esta aula:
Meio ambiente e o espa?o escolar.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
?
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) o desenvolvimento das atividades requer a participa??o coletiva, o que possibilita o estabelecimento de di?logo e de troca de informa??es para a constru??o do conhecimento por meio de atividades explorat?rias utilizando como ferramenta o computador aliado a outros recursos tecnol?gicos.
1. Em sala de aula ou no laborat?rio de inform?tica, inicie esta aula convidando os alunos a ouvirem a M?sica ?N?o jogue lixo no ch?o?, do Grupo Emcantar. Para isto, acessem o site http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/nao-jogue-lixo-no-chao/2453346. Entregue para os alunos a letra da m?sica para que acompanhem a can??o. Se preferir, voc? poder? tamb?m exibir o seguinte v?deo aos/as alunos/as ?N?o jogue lixo no ch?o?, dispon?vel no endere?o web http://www.youtube.com/watch?v=nDD6RFSJY58
?
N?o jogue lixo no ch?o
M?sica e letra de Vital Farias
?
N?o jogue lixo no ch?o,
Ch?o ? pra plantar semente,
Pra dar o bendito fruto,
Pra alimenta??o da gente.
?
O peixe que sai do rio,
O amor que sai do peito,
A ?gua limpa da fonte,
Um sentimento perfeito.
?
A terra que tudo cria
N?o pede nada demais
Ser tratada com carinho,
Para vigorar a paz.
?
N?o jogue lixo no ch?o,
Nem rios, lagos e mares,
A terra ? nossa morada,
Onde habita nossos pares.
?
A natureza ? quem cria
O amor imediatamente,
Milagre que faz da vida
Bendito fruto do ventre.
?
Se queres sabedoria
Aprenda isso de cor,
A terra ? a m?e da vida,
?tero ventre maior.
N?o jogue lixo no ch?o...
?
2. Questione os alunos se na letra da can??o tem alguma palavra que eles n?o conhecem. Depois, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras; como sugest?o, ver defini??o em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx ou no dicion?rio impresso. Procure sistematizar as informa??es de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as d?vidas espont?neas que possam surgir e, a partir dessas d?vidas, procure estabelecer objetivos para as pr?ximas aulas.
?
Coment?rio: Professor(a) o objetivo do trabalho inicial com a m?sica ? o de estimular no aluno a observa??o dos lugares e a sua inser??o na an?lise do espa?o geogr?fico.
?
SEGUNDO MOMENTO
?
1. Ap?s a apresenta??o leia a letra da can??o que dever? ser entregue para os alunos. Depois, estabele?a um di?logo e questione-os sobre a can??o apresentada. As quest?es dever?o ser registradas no caderno:
?
a. Do que trata a letra da can??o?
?
b. Com suas palavras explique a que se refere ? estrofe abaixo:
N?o jogue lixo no ch?o,
Ch?o ? pra plantar semente,
Pra dar o bendito fruto,
Pra alimenta??o da gente.
?
c. Para voc? o lixo ? realmente um problema?
?
d. O que seria poss?vel fazer para resolver este problema?
?
Realize a corre??o coletiva, possibilite que os alunos apresentem suas posi??es em rela??o ao tema em estudo.
?
TERCEIRO MOMENTO
?
1. Organize os alunos em grupos de quatro alunos. Solicite ao grupo que ande pela escola e que identifiquem os lugares que apresentam deposi??o de lixo.
?
2. Quando retornarem para a sala de aula, solicite aos alunos que reflitam e conversem sobre:
?
3. Depois, solicite que produzam um cartaz com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar da necessidade de diminuir a produ??o de lixo e de deposit?-lo no lugar correto. Os cartazes dever?o ser fixados nos lugares que apresentam ac?mulo ou a deposi??o inadequada de lixo no interior da escola, conforme modelo abaixo.
Imagem: Cartaz deposi??o correta do lixo
Dispon?vel em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSyFa5zBSz5me3h8lGTuYYlhTOfMsUw5J27_YQXMvQl0j5fTsFzGw
Acesso em: junho de 2013
?
4. Converse com os alunos sobre os tipos de lixo produzidos: lixo seco e lixo org?nico, conforme modelos abaixo.
?
Imagem: Deposi??o correta do lixo org?nico
Dispon?vel em: http://maniadocondominio.zip.net/images/lixoorganico.png
Acesso em: junho de 2013
?
?
Imagem: Deposi??o correta do lixo seco
Dispon?vel em: http://maniadocondominio.zip.net/images/lixoseco.png
Acesso em: junho de 2013
?
5. Depois, com a colabora??o dos alunos, promova na escola a separa??o correta do lixo produzido no ambiente escolar, em lixo seco e lixo org?nico. O lixo seco poder? ser separado e vendido, os recursos podem colaborar para a compra e a manuten??o de objetos pedag?gicos como jogos a serem utilizados pelos pr?prios alunos.
Sugest?o de leitura e consulta para o professor(a):
?
Instituto Ci?ncia Hoje
Dispon?vel: http://cienciahoje.uol.com.br/categorias?listasubject=Meio%20ambiente
Acesso em: junho de 2013
?
IBGE 7 a 12
Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia/curiosidades/curiosidade.php?id_curiosidade=43
Acesso em: junho de 2013
?
Lixo: esse problema tem solu??o?
Dispon?vel em: http://www.navegadorcultural.xpg.com.br/educacaoambiental.html
Acesso em: junho de 2013
Ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores: