Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo a "cuidar" do lixo produzido

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O que o aluno poder? aprender com esta aula:

  • Avaliar as a??es humanas e as suas consequ?ncias na paisagem do lugar;
  • Diagnosticar a produ??o de lixo no ambiente escolar;
  • Observar, coletar e organizar informa??es sobre o espa?o de sua viv?ncia, desenvolvendo a problematiza??o e a proposi??o de mudan?as;
  • Exercitar o respeito ao Meio Ambiente, participando das reflex?es para a solu??o do problema do lixo;
  • Ter uma atitude respons?vel em rela??o ao ambiente escolar.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Meio ambiente e o espa?o escolar.   

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

 ATIVIDADE

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

?

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) o desenvolvimento das atividades requer a participa??o coletiva, o que possibilita o estabelecimento de di?logo e de troca de informa??es para a constru??o do conhecimento por meio de atividades explorat?rias utilizando como ferramenta o computador aliado a outros recursos tecnol?gicos. 

1. Em sala de aula ou no laborat?rio de inform?tica, inicie esta aula convidando os alunos a ouvirem a M?sica ?N?o jogue lixo no ch?o?, do Grupo Emcantar. Para isto, acessem o site http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/nao-jogue-lixo-no-chao/2453346. Entregue para os alunos a letra da m?sica para que acompanhem a can??o. Se preferir, voc? poder? tamb?m exibir o seguinte v?deo aos/as alunos/as ?N?o jogue lixo no ch?o?, dispon?vel no endere?o web http://www.youtube.com/watch?v=nDD6RFSJY58

?

N?o jogue lixo no ch?o

M?sica e letra de Vital Farias

?

N?o jogue lixo no ch?o,

Ch?o ? pra plantar semente,

Pra dar o bendito fruto,

Pra alimenta??o da gente.

?

O peixe que sai do rio,

O amor que sai do peito,

A ?gua limpa da fonte,

Um sentimento perfeito.

?

A terra que tudo cria

N?o pede nada demais

Ser tratada com carinho,

Para vigorar a paz.

?

N?o jogue lixo no ch?o,

Nem rios, lagos e mares,

A terra ? nossa morada,

Onde habita nossos pares.

?

A natureza ? quem cria

O amor imediatamente,

Milagre que faz da vida

Bendito fruto do ventre.

?

Se queres sabedoria

Aprenda isso de cor,

A terra ? a m?e da vida,

?tero ventre maior.

N?o jogue lixo no ch?o...

?

2. Questione os alunos se na letra da can??o tem alguma palavra que eles n?o conhecem. Depois, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras; como sugest?o, ver defini??o em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx ou no dicion?rio impresso. Procure sistematizar as informa??es de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as d?vidas espont?neas que possam surgir e, a partir dessas d?vidas, procure estabelecer objetivos para as pr?ximas aulas.

?

Coment?rio: Professor(a) o objetivo do trabalho inicial com a m?sica ? o de estimular no aluno a observa??o dos lugares e a sua inser??o na an?lise do espa?o geogr?fico. 

?

SEGUNDO MOMENTO

?

1. Ap?s a apresenta??o leia a letra da can??o que dever? ser entregue para os alunos. Depois, estabele?a um di?logo e questione-os sobre a can??o apresentada. As quest?es dever?o ser registradas no caderno:

?

a. Do que trata a letra da can??o?

?

b. Com suas palavras explique a que se refere ? estrofe abaixo:

N?o jogue lixo no ch?o,

Ch?o ? pra plantar semente,

Pra dar o bendito fruto,

Pra alimenta??o da gente.

?

c. Para voc? o lixo ? realmente um problema?

?

d.  O que seria poss?vel fazer para resolver este problema?

?

Realize a corre??o coletiva, possibilite que os alunos apresentem suas posi??es em rela??o ao tema em estudo.  

?

TERCEIRO MOMENTO

?

1. Organize os alunos em grupos de quatro alunos. Solicite ao grupo que ande pela escola e que identifiquem os lugares que apresentam deposi??o de lixo.

?

2. Quando retornarem para a sala de aula, solicite aos alunos que reflitam e conversem sobre:

  • O que mais chamou a aten??o no interior da escola? 
  • Como est? sendo depositado o lixo no interior da escola? 
  • O cada um tem feito para melhorar a quest?o do lixo no interior da escola? 
  • O que ? poss?vel fazer para melhorar esta situa??o no interior da escola? 

?

3. Depois, solicite que produzam um cartaz com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar da necessidade de diminuir a produ??o de lixo e de deposit?-lo no lugar correto. Os cartazes dever?o ser fixados nos lugares que apresentam ac?mulo ou a deposi??o inadequada de lixo no interior da escola, conforme modelo abaixo.

  lixo correto

Imagem: Cartaz deposi??o correta do lixo

Dispon?vel em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSyFa5zBSz5me3h8lGTuYYlhTOfMsUw5J27_YQXMvQl0j5fTsFzGw

Acesso em: junho de 2013

?

4. Converse com os alunos sobre os tipos de lixo produzidos: lixo seco e lixo org?nico, conforme modelos abaixo.

?

lixo org??nico  

Imagem: Deposi??o correta do lixo org?nico

Dispon?vel em: http://maniadocondominio.zip.net/images/lixoorganico.png

Acesso em: junho de 2013

?

?

lixo seco  

Imagem: Deposi??o correta do lixo seco

Dispon?vel em: http://maniadocondominio.zip.net/images/lixoseco.png

Acesso em: junho de 2013

?

5. Depois, com a colabora??o dos alunos, promova na escola a separa??o correta do lixo produzido no ambiente escolar, em lixo seco e lixo org?nico. O lixo seco poder? ser separado e vendido, os recursos podem colaborar para a compra e a manuten??o de objetos pedag?gicos como jogos a serem utilizados pelos pr?prios alunos.

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura e consulta para o professor(a): 

?

Instituto Ci?ncia Hoje

Dispon?vel: http://cienciahoje.uol.com.br/categorias?listasubject=Meio%20ambiente

Acesso em: junho de 2013

?

IBGE 7 a 12

Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia/curiosidades/curiosidade.php?id_curiosidade=43

Acesso em: junho de 2013

?

Lixo: esse problema tem solu??o?

Dispon?vel em: http://www.navegadorcultural.xpg.com.br/educacaoambiental.html

Acesso em: junho de 2013

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores:

  1.  A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de reconhecer o ambiente escolar e de identificar os problemas relacionados a produ??o e deposi??o inadequada do lixo;
  3. O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa, que possibilitem a sensibiliza??o e a solu??o dos problemas relacionados a produ??o e a deposi??o de lixo; 
  4. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  5. A elabora??o do cartaz como forma de divulgar os conhecimentos adquiridos e de colaborar na divulga??o da necessidade da mudan?a de h?bitos em rela??o a produ??o e a deposi??o do lixo no ambiente escolar.