Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Grandezas e medidas |
A fim de desenvolver as compet?ncias da ?rea 2 da matriz do ENEM, que ? utilizar o conhecimento geom?trico para realizar a leitura e representa??o da realidade e agir sobre ela e resolver situa??o-problema que envolva conhecimentos geom?tricos de espa?o e forma (H8), s?o propostos para essa aula os seguintes objetivos:
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Primeiro Momento:
Professor (a), sabemos que ?rea ? a superf?cie compreendida dentro de um per?metro e, nesse sentido, construa esse conceito com os alunos, propondo uma atividade que os levem a perceber a necessidade de escolherem uma unidade de ?rea (u.a.) adequada para encontrar a ?rea de duas regi?es retangulares com dimens?es diferentes.
Utilize cartolinas para reproduzir desenhos conforme o exemplo a seguir (figura 1), atentando para o fato de que, apesar de as dimens?es serem diferentes, a ?rea entre os dois p?tios retangulares s?o iguais.
Construa as pe?as (tri?ngulos , quadrados
e c?rculos
) para serem usadas pelos alunos no preenchimento dos dois p?tios. Ao construir as figuras planas ? preciso observar, por exemplo, que ? necess?rio que o lado do quadrado seja um divisor das dimens?es das regi?es retangulares.
Coment?rio: Espera-se que, com essa atividade, os alunos possam concluir que a unidade mais adequada para se utilizar no c?lculo de ?rea de uma regi?o retangular ? o quadrado.
Figura 1: Exemplo de cartaz com duas regi?es retangulares que tem a mesma ?rea
Imagem do pr?prio autor
Em seguida, divida os alunos em grupos e permita que eles manipulem livremente as pe?as no P?tio 1 e no P?tio 2. Depois, proponha que cada grupo responda as quest?es a seguir e socialize as respostas com os colegas.
Quest?es propostas aos alunos:
a) Com qual das figuras geom?tricas dadas ? poss?vel preencher totalmente o P?tio 1 e o P?tio 2?
b) ? poss?vel cobrir totalmente os p?tios com c?rculos? Por qu??
c) ? poss?vel cobrir totalmente os p?tios com tri?ngulos? Por qu??
d) ? poss?vel cobrir totalmente os p?tios com quadrados? Por qu??
e) Qual dos dois p?tios voc? acha que ? maior ou que ocupa maior espa?o? Por qu??
f) Quantas figuras voc? utilizou para preencher totalmente o P?tio 1? Descreva o processo que voc? realizou para fazer o preenchimento.
g) Quantas figuras voc? utilizou para preencher totalmente o P?tio 2? Descreva o processo que voc? realizou para fazer o preenchimento.
h) Existe um p?tio maior que o outro? Justifique sua resposta.
i) Como voc? poderia encontrar a ?rea total dos p?tios de uma maneira mais r?pida?
Conclua esse momento com a socializa??o das respostas apresentadas pelos grupos. Espera-se que os alunos percebem que os dois p?tios podem ser preenchidos com a mesma quantidade de quadradinhos e que percebam que para calcular a ?rea de uma regi?o retangular basta encontrar o produto entre o comprimento e a largura do ret?ngulo.
Segundo Momento: Transforma??o de medida de ?rea
Utilize o papel quadriculado de 1cm x 1cm e 0,5cm x 0,5cm para que os alunos possam construir regi?es retangulares de ?rea 15 cm?.
Figura 2: Exemplo de malha quadriculada nas dimens?es sugeridas na atividade
Imagem do pr?prio autor
Em seguida, proponha as seguintes quest?es aos alunos:
a) Qual ? a ?rea do quadradinho de lado 1cm?
b) Qual ? a ?rea do quadradinho de lado 0,5cm?
c) A ?rea do quadradinho de lado 1cm ? maior que a ?rea do quadradinho de lado 0,5cm quantas vezes?
d) Utilizando o quadradinho de lado 1cm, quantos quadradinhos voc? coloriu para encontrar uma regi?o retangular de 15 cm??
e) Utilizando o quadradinho de lado 0,5cm, quantos quadradinhos voc? coloriu para encontrar uma regi?o retangular de 15 cm??
f) A regi?o (superf?cie) mudou de forma ou tamanho? E a medida da ?rea?
Ao pensar na resposta da quest?o ?f?, o que n?s podemos dizer a respeito da ?rea, do que ela depende?
Na sala de aula, com o apoio da fita m?trica, da fita crepe e dos jornais, solicite aos alunos que construam em grupos o m? (metro quadrado). Depois de constru?do, pe?a a eles que utilizem o m? para preencher o ch?o da sala de aula e calcular quantos m? aproximadamente ela tem.
Pergunte a eles:
?Quantos cent?metros quadrados (cm?) cabem em 1m???
Caso o aluno n?o chegue ? resposta correta, pe?a que preencham a largura e o comprimento do m? com quadradinhos de papel quadriculado de 1cm? e calculem o produto entre o comprimento e a largura para saber quantos quadradinhos de 1cm? cabem em 1m?.
Professor (a) aproveite essa atividade pr?tica, para falar um pouquinho sobre o que vem a ser a planta baixa de um ambiente (figura 3).
Coment?rio: Ressalte que uma planta baixa ? a representa??o da vista superior de uma casa ou outras constru??es sem o telhado. Essa representa??o ? feita em tamanho reduzido mantendo propor??o com as medidas reais, por isso a import?ncia de se saber transformar as unidades de medida de ?rea e comprimento. Nela devem estar detalhadas em escala as medidas das paredes (comprimento e espessura), portas, janelas, o nome de cada ambiente e seu respectivo n?vel.
Para mais informa??es acesse o link dispon?vel em http://pt.scribd.com/doc/135061782/AULA-05-PLANTA-BAIXA-pdf (Acesso em 06 jun 2013).
Mostre exemplos de algumas plantas baixas que est?o dispon?veis no site de busca Google e d? prefer?ncia para aqueles que s?o mais simples.
Figura 3: Exemplo de planta baixa
Imagem: Exemplo de planta baixa dispon?vel em http://frankderodrigues.blogspot.com.br/2012/04/planta-baixa.html Acesso em 06 de jun 2013.
Terceiro Momento:
Na folha de papel quadriculado, pe?a aos alunos que desenhem a planta baixa de um c?modo de sua casa e calculem a ?rea desse c?modo, em m?, atentando-se para a escala e as aberturas das portas, entretanto, n?o preocupando com a espessura das paredes.
Coment?rio: Caso a escola possua um Laborat?rio de Inform?tica com acesso ? internet, oriente os alunos a acessarem o endere?o http://casa.abril.com.br/simuladores/brinque-de-decorar. Nesse site, os alunos poder?o fazer a planta baixa de cada c?modo de uma casa e, al?m disso, colocar m?veis para descobrir se suas escolhas n?o v?o atrapalhar a circula??o no local, conforme ilustra as figuras 4 e 5, a seguir:
Figura 4: Simulador para desenhar planta de uma casa
Imagem: Simulador para desenhar planta de uma casa dispon?vel em http://casa.abril.com.br/simuladores/brinque-de-decorar. Acesso em 06 de jun 2013.
Figura 5: Exemplo de uma sala de estar constru?da atrav?s do simulador
Imagem: Sala de estar constru?da atrav?s do simulador dispon?vel em http://casa.abril.com.br/simuladores/brinque-de-decorar. Acesso em 06 jun 2013.
Professor(a) sugiro que voc? acesse os links a seguir:
Plano de trabalho docente
Fonte: Dispon?vel em http://daisycandido.blogspot.com.br/2012/12/ptd-plano-de-trabalho-docente.html Acesso em 06 jun 2013.
AUTODESK HOMESTYLER
Fonte: Dispon?vel em http://pt.homestyler.com/designer Acesso em 06 jun 2013.
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Professor (a) sugiro que voc? leia os livros a seguir:
BIEMBENGUT, Maria Salett. HEIN, Nelson. Modelagem matem?tica no ensino. 4. ed. S?o Paulo: Contexto, 2005.
MACHADO, N. J. Medindo comprimentos. S?o Paulo: Scipione, 2000. Cole??o Vivendo a Matem?tica.
A participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas ajudam no processo de constru??o do conhecimento acerca dos conte?dos ministrados. Por isso, professor (a), fique atento quanto a atitude de seus alunos durante as aulas ministradas, fa?a registros e intervenha quando for necess?rio.
Avalie, a partir dos registros dos alunos, das atividades, das discuss?es e das constru??es das Plantas Baixas, se as experi?ncias vivenciadas durante as aulas contribu?ram para um aprendizado significativo acerca da resolu??o de situa??es-problema envolvendo conhecimentos geom?tricos de espa?o e forma e da sua import?ncia no dia a dia.