Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo com a divis?o sil?bica: explorando o n?mero de s?labas

Autor e Co-autor(es)

Vaneide Corr?a Dornellas imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer a divis?o sil?bica da palavra;
  • Sistematizar a separa??o de palavras em s?labas;
  • Classificar palavras quanto ao n?mero de s?labas;
  • Formar novas palavras com diversas s?labas;
  • Ordenar s?labas para formar nomes dos colegas;
  • Interagir e socializar com seus colegas por meio de atividades relacionadas aos seus nomes;
  • Formular hip?teses sobre o tema da aula;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o nome;
  • Desenvolver habilidades relativas ? fala por meio de intera??o e de sua participa??o nas diversas atividades propostas sobre os nomes.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que o aluno tenha habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

As primeiras manifesta??es de escrita de uma crian?a quase sempre est?o ligadas ? escrita de seu pr?prio nome. As crian?as que se encontram em fase de alfabetiza??o aprendem muitas coisas a partir do trabalho com seus nomes e dos nomes dos colegas de turma. Esse tipo de atividades geralmente promove a socializa??o das crian?as. Com base na escrita de seu nome a crian?a pensa na escrita de outras palavras e isso tamb?m, acontece quando seu universo de palavras se amplia ao conhecer a escrita dos nomes dos colegas. As atividades dessa aula se destinam a crian?as em fase alfab?tica que t?m compreens?o, que as palavras podem ser separadas por s?labas. Para a sistematiza??o do conceito de separa??o de s?labas dever?o ser usadas atividades com os nomes dos colegas que o professor ir? construir a partir dos modelos propostos nessa aula.

?

Contemplando a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa

?

Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.

Dentro da vis?o de alfabetiza??o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa o professor alfabetizador tem a fun??o de auxiliar na forma??o para o bom exerc?cio da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetiza??o para al?m de uma vis?o tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produ??o de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codifica??o e decodifica??o. Para tanto, alfabetiza??o precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da l?ngua escrita. Dessa forma, se faz necess?rio que o professor proponha a seus alunos leitura e produ??o textual de temas ligados ao seu cotidiano ou para que compreendam a import?ncia social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles j? s?o participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

O aluno precisa entender a fun??o da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haver? maior possibilidade do aluno se interessar pelos conte?dos propostos. Ao realizarem atividades com os nomes dos colegas da turma, as crian?as t?m oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo.

?

A proposta dessa aula se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque leva em considera??o alguns dos direitos gerais da aprendizagem do ensino de L?ngua Portuguesa em rela??o ? an?lise lingu?stica no que diz respeito ? apropria??o do Sistema de Escrita Alfab?tica que significa, de acordo com Brasil (2012, p.37) ? segmentar oralmente as s?labas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho, reconhecer que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es; perceber que as vogais est?o presentes em todas as s?labas; dominar as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos; dominar as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos?.

?

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios.  Ano 1 : unidade 1. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

?

? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".

?

1? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

Professor, para trabalhar com esta aula voc? dever? montar v?rias atividades. Todos os modelos sugeridos se referem a uma ?nica turma, nessa aula, denominada por ?alunos do 1? ano?.

Lembre-se: essa aula deve ser ministrada para alunos que j? se encontram em fase alfab?tica, portanto, j? dominam a escrita dos nomes dos colegas, ainda que, com algumas trocas ou omiss?es.

Antes de desenvolver a primeira atividade, voc? deve propor aos alunos que fa?am uma lista dos nomes dos colegas, do jeito que eles pensam que se escreve cada nome (eles j? est?o familiarizados com a escrita dos nomes dos colegas.).

Vamos utilizar como modelo os nomes dos alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU ? ESEBA/UFU, mas voc? ir? adaptar de acordo com os nomes de sua turma.

 Os nomes que ser?o trabalhados nas atividades dessa aula s?o:

 1

Fonte: Arquivo da pr?pria autora.

Depois, voc? deve entregar uma folha de papel com a escrita do primeiro nome de cada crian?a de sua turma e um s?mbolo diferente em cada nome. Explique-lhes que v?o aprender coisas bem interessantes e que a aula ter? um ?desafio? para ser realizado.

Exemplo:

?

2

  Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Pe?a aos alunos que confiram se algum nome foi escrito de forma incorreta. Esse procedimento ? para que os alunos tenham certeza da escrita correta dos nomes dos colegas. Dessa forma, eles v?o confrontar suas hip?teses com a escrita correta e identificar poss?veis trocas ou omiss?es de letras.

Em seguida, distribua a segunda folha de papel, com os s?mbolos de cada nome desenhados ao lado dos quadradinhos. O n?mero de quadradinhos deve corresponder ao n?mero de s?labas do nome do colega que deve ser escrito. Proponha a eles que encontrem o s?mbolo correspondente de cada nome e tentem separar em s?labas o nome que se refere ao desenho. Nessa atividade a crian?a tem a oportunidade de identificar s?mbolos e relacion?-los com os nomes; identificar o n?mero de s?labas de cada nome; reescrever os nomes nos lugares corretos e separ?-los em s?labas.

? necess?rio preencher a tabela com os s?mbolos, porque o n?mero de s?labas dos nomes se difere, e os alunos precisam ter a no??o da quantidade de s?labas em cada nome.

?

Observe o exemplo abaixo:

3

 Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

Professor, veja como ficar? a tabela depois de completada pelos alunos:

?

4

 Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Os nomes n?o foram colocados na mesma ordem em que aparecem na primeira folha de papel, para que voc? possa visualizar melhor o objetivo da atividade, mas, quando for montar o seu quadro, n?o coloque na mesma ordem, para que o desafio seja maior para os alunos. Motive-os a encontrarem os nomes, incentive-os ao exerc?cio da descoberta.

?

Socializando

Professor, depois de conclu?da a atividade organize a sala de aula em uma roda de conversa e discuta com os alunos sobre e as dificuldades encontradas.

Aproveite a oportunidade para explicar a separa??o de s?labas complexas. Destaque essas s?labas nos nomes da turma, d? exemplos em outras palavras. Amplie o conceito de separa??o de s?labas. Mostre outros exemplos que n?o apareceram nos nomes.  Fale sobre a separa??o dos ditongos, hiatos e explique ou retome que os d?grafos SS e RR devem ser separados.

?

2? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

?

Proponha aos alunos um segundo ?desafio?. Incentive-os a uma nova descoberta. Esse momento da aula ? composto por duas atividades.

Na primeira atividade a crian?a dever? organizar as s?labas para formar os nomes dos alunos. A expectativa de aprendizagem ? que ela possa reconhecer a s?laba inicial dos nomes, localizar a primeira s?laba do nome e a partir dela identificar qual nome est? escrito, desenvolver a capacidade de vis?o global de uma palavra e reescrever os nomes.

Fa?a a atividade com os nomes dos alunos da sua turma. Proponha o seguinte enunciado:

?

OS NOMES DOS ALUNOS DO 1? ANO EST?O ESCRITOS ABAIXO. MAS AS S?LABAS FORAM EMBARALHADAS. ORGANIZE AS S?LABAS, DESCUBRA OS NOMES DESSES ALUNOS E ESCREVA NOS ESPA?OS AO LADO.

?

5

 Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

Possivelmente alguns alunos ter?o mais facilidade de completar essa tarefa. Outros v?o precisar de sua ajuda. Concentre-se nas dificuldades encontradas e oriente os alunos a encontrarem as devidas repostas para superar o problema.

A segunda atividade possibilita ao aluno reconhecer a divis?o sil?bica; identificar a quantidade de s?labas dos nomes; identificar a quantidade de letras dos nomes; comparar a quantidade de letras com a quantidade de s?labas do nome, entre outros. Ainda, ajuda na memoriza??o da separa??o da s?laba e refor?a a escrita correta dos nomes. Proponha aos alunos a seguinte atividade, com os nomes dos alunos da sua turma.

COMPLETE O QUADRO ABAIXO:

?

 6

 Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

3? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Essa atividade al?m de desenvolver habilidades de coordena??o motora por meio de atividade de recorte, propicia ao aluno  formar novas palavras a partir das s?labas dos nomes dos alunos da turma.

Distribua uma folha de papel dividida em quadradinhos com s?labas dos nomes dos alunos da turma. Pe?a aos alunos primeiramente que reconhe?am os nomes escritos. Para isso, as s?labas n?o podem estar embaralhadas, elas devem estar na sequ?ncia. Depois, os oriente a recortarem cada pedacinho e formarem novas palavras com as s?labas escritas. Veja o exemplo na tabela abaixo:

7

 Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

Professor, solicite aos alunos, que colem as palavras formadas no caderno de L?ngua Portuguesa, ou se preferir, que escrevam. Depois os alunos devem comparar as escritas com seus colegas. Deve haver socializa??o e uma escrita coletiva das novas palavras na lousa, se voc? assim preferir.

Professor, se houver inten??o de escrita espont?nea, aproveite esse momento para propor que os alunos escrevam frases com as novas palavras formadas.

?

4? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

Professor, esse momento da aula tamb?m ? composto por duas atividades:

Na primeira atividade o aluno poder? formar novas palavras a partir de coordenadas dadas por meio de n?meros e letras e uma tabela. Al?m de entender a din?mica de leitura da tabela, o aluno poder? pensar a respeito da nova palavra. Atividades como essas s?o entendidas como desafio para as crian?as e elas t?m prazer de concluir a atividade, pois prop?e descoberta e os alunos se empolgam com isso. Oriente-os antes da realiza??o da atividade e instigue-os para descobrirem as palavras.

?

SIGA AS COORDENADAS E ENCONTRE OS NOMES DOS ALUNOS DO 1? ANO.

8

?

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

Professor, converse com os alunos a respeito das dificuldades encontradas nessa tarefa.

Com a ?ltima atividade dessa aula voc? deve ter a expectativa de que os alunos consigam classificar os nomes em colunas representadas com o n?mero de s?labas. Oriente-os a fazerem devidamente essa classifica??o. Apresente os nomes em ordem alfab?tica e fa?a um quadro para que eles escrevam os nomes dentro, classificando-os por ordem de n?mero de s?labas.

1

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

9

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

Essa atividade desafia os alunos a classificarem os nomes quanto ao n?mero de s?labas. Para que n?o fique apenas restrito aos nomes dos colegas da turma voc? pode propor que eles retomem as novas palavras formadas na atividade anterior e as classifique tamb?m.

?

?

?

Recursos Complementares

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o jogo no s?tio: Escola Games Dispon?vel em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/> Acesso em: 10 de jun. 2013, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, para que eles possam conhecer o jogo.

Esse jogo ajuda na memoriza??o da separa??o da s?laba e refor?a a escrita correta das palavras. A crian?a deve separar as s?labas para brincar no labirinto, onde ele dever? guiar o mascote at? pegar todas as s?labas, mas tem alguns obst?culos.  

Avaliação

A avalia??o nessa aula tem car?ter formativo, pois o professor deve acompanhar em todas as atividades a aprendizagem de seus alunos, observando se est?o cumprindo as atividades, escrevendo, participando das discuss?es em sala, realizando o que est? sendo proposto.

Avalie seus avan?os e confirme o dom?nio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em rela??o ? aprendizagem n?o foi realizada por um aluno ou pelo grupo, ? recomend?vel retomar o que est? sendo ensinado e relacionar com o que o aluno j? conseguiu dominar e avan?ar no conte?do, conforme vai compreendendo o que est? sendo apreendido.

Analise se o aluno conseguiu reconhecer a divis?o sil?bica da palavra; ordenar s?labas para formar nomes dos colegas; classificar palavras quanto ao n?mero de s?labas; formar novas palavras com diversas s?labas; desenvolver sua escrita e, sobretudo, sistematizar a separa??o de palavras em s?labas.

Voc? deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avan?os na sua aprendizagem. Fique atento para perceber elementos sobre como os alunos est?o compreendendo, construindo os conceitos e relacionando as informa??es novas com seus conhecimentos anteriores.