L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Compreender as consequ?ncias das mudan?as clim?ticas no mundo.
Delinear as rela??es entre o padr?o de consumo e o crescimento urbano na atualidade com a degrada??o ambiental.
Conhecer o funcionamento do efeito estufa por meio de um experimento.
No??es b?sicas de Ecologia (Ensino Fundamental).
No??es b?sicas de Inform?tica e Matem?tica (constru??o e interpreta??o de gr?ficos).
No??es b?sicas de Geografia (processo de urbaniza??o no Brasil ? Ensino Fundamental).
Prepara??o do ambiente:
Esse momento da aula poder? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a exibi??o do v?deo. Caso o Laborat?rio de Inform?tica n?o disponha de um projetor multim?dia, os alunos podem assistir o v?deo nos computadores acessando o link abaixo.
Caso seja necess?rio, o professor pode tamb?m fazer previamente o download do v?deo e grav?-lo em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos dever?o utilizar caderno para anota??es, caneta e l?pis.
Observa??o:
Fica a crit?rio do professor a interrup??o parcial do v?deo para a discuss?o de algumas cenas. Essa estrat?gia possivelmente ser? mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante coment?rios espont?neos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade ? a exibi??o completa do v?deo seguida da discuss?o.
Dispon?vel: http://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho (Acesso em 28/05/2013)
O professor deve incentivar a express?o de impress?es e opini?es por parte dos alunos em rela??o ao conte?do do v?deo, assim como centrar a discuss?o na responsabilidade que cada um deles possui em rela??o ?s mudan?as clim?ticas e ?s suas poss?veis contribui??es para a revers?o das mesmas.
Finalizada a discuss?o, os alunos dever?o se organizar em duplas para responderem o Question?rio de Contextualiza??o.
O computador e o projetor multim?dia utilizados na exibi??o do v?deo poder?o ser empregados tamb?m para a veicula??o do Question?rio de Contextualiza??o. Nesse caso, cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno.
Se n?o for poss?vel utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode tamb?m ?copiar? e ?colar? o Question?rio de Contextualiza??o em um documento do software Microsoft Word e imprimi-lo em uma transpar?ncia para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula. Tamb?m nesse caso cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno. Outra op??o ? entregar a cada aluno uma via impressa do Question?rio de Contextualiza??o.
Question?rio de Contextualiza??o
1 - Quais os principais fen?menos respons?veis pelo aquecimento global?
2 - Quais gazes provocam o efeito estuda? De que forma isso ocorre?
3- Quais mudan?as relacionadas ?s atividades humanas nas ?ltimas d?cadas que mais contribu?ram para o agravamento das mudan?as ambientais globais?
4 - Quais as principais consequ?ncias ambientais do aquecimento global?
5 - O v?deo cita ind?cios de que o clima est? mudando. Quais s?o esses ind?cios?
6 - Quais s?o as proje??es apontadas para a temperatura do planeta e para o n?vel do mar para os pr?ximos 100 anos?
Os alunos dever?o responder o Question?rio de Contextualiza??o por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Question?rio de Contextualiza??o, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necess?rio, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.
Esse momento da aula dever? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica. Ser?o utilizados computadores para a constru??o de gr?ficos utilizando o software Microsoft Excel. Ser?o necess?rios tamb?m caderno para anota??es, caneta e l?pis. O professor dever? organizar a turma em sete grupos ? preferencialmente com, no m?nimo, tr?s integrantes cada ? para a utiliza??o dos computadores, sendo necess?rio um computador por grupo.
Inicialmente, o professor deve apresentar aos alunos as Tabelas 1 e 2, utilizando, para tanto, um dos procedimentos j? descritos para a veicula??o do Question?rio de Contextualiza??o.
A Tabela 1 apresenta dados da popula??o residente em cada Estado do pa?s em diferentes anos. J? a Tabela 2 apresenta dados da varia??o da popula??o residente em cada regi?o do pa?s em diferentes anos.
Dispon?vel: http://cartageografica.blogspot.com.br/2011/08/tutorial-calculando-variacao.html(Acesso em 28/05/2013)
Dispon?vel: http://cartageografica.blogspot.com.br/2011/08/brasil-taxa-de-variacao-populacional.html (Acesso em 28/05/2013)
Dando prosseguimento ao trabalho, os alunos devem ser orientados a construir dois gr?ficos, sendo um correspondente ? Tabela 1 e outro ? Tabela 2. Para tanto, os alunos utilizar?o o software Microsoft Excel.
Observa??o:
Para a constru??o dos gr?ficos, ser? necess?rio que os alunos repassem os dados das Tabelas 1 e 2 para duas planilhas do software Microsoft Excel.
Uma vez criadas as planilhas, os gr?ficos ser?o gerados pelo software Microsoft Excel clicando-se na aba ?Inserir?, o que possibilitar? a escolha de um dentre variados tipos de gr?ficos (linhas, colunas, barras, etc).
Se necess?rio, o professor pode consultar o tutorial dispon?vel no link abaixo para um detalhamento sobre o software Microsoft Excel.
Dispon?vel:http://www.youtube.com/watch?v=Ka52Q61d4bI (Acesso em 17/06/2013)
Finalizada a constru??o dos gr?ficos, o professor iniciar? um debate entre os alunos por meio da apresenta??o de quest?es norteadoras. S?o elas:
1 ? De acordo com o gr?fico referente ? Tabela 1, em que ano houve um aumento mais acentuado da popula??o residente no Brasil?
2 ? De acordo com o gr?fico referente ? Tabela 2, qual regi?o do Brasil apresentou maior varia??o da popula??o residente?
3 ? De que formas o aumento da popula??o pode provocar preju?zos ambientais?
4 ? De que formas esses preju?zos ambientais podem ser minimizados pela popula??o e pelo governo?
Vale ressaltar que o professor deve orientar os alunos a retomarem o conte?do do v?deo para que os mesmos possam responder as quest?es 3 e 4.
O professor deve ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necess?rio, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.
Esse momento da aula pode ser desenvolvido totalmente no Laborat?rio de Inform?tica, parcialmente no Laborat?rio de Inform?tica e parcialmente em sala de aula ou ainda totalmente em sala de aula, a crit?rio do professor.
De qualquer forma, o professor dever? organizar a turma em 4 grupos.
Se o Laborat?rio de Inform?tico for utilizado, ser? necess?rio um computador por grupo.
Como se v? abaixo, cada grupo ficar? respons?vel pela leitura de um texto.
GRUPO 1 - ENERGIA: Energia custa caro (em grana ou em vidas)
Dispon?vel: http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/tag/mudancas-climaticas/ (Acesso em 28/05/2013)
GRUPO 2 - OCUPA??O DO SOLO: Por que temos tantas trag?dias e como deixar de t?-las
Dispon?vel: http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/tag/mudancas-climaticas/ (Acesso em 28/05/2013)
GRUPO 3 - CLIMA: ? assim agora
Dispon?vel: http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/tag/mudancas-climaticas/ (Acesso em 28/05/2013)
GRUPO 4 - OCEANO: Gelatinaram o Mar
Dispon?vel: http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/tag/mudancas-climaticas/ (Acesso em 28/05/2013)
Cada texto se encontra dispon?vel em um site espec?fico, que dever? ser apresentado pelo professor aos alunos no caso da utiliza??o do Laborat?rio de Inform?tica.
Os textos tamb?m podem ser previamente enviados pelo professor aos alunos via e-mail em um arquivo do software Microsoft Word. Os textos podem ainda ser distribu?dos aos alunos durante a aula em c?pias impressas caso o Laborat?rio de Inform?tica n?o possa ser utilizado.
O professor dever? orientar os grupos a, inicialmente, realizarem a leitura dos textos indicados e a discutirem o conte?do, registrando no caderno as informa??es que considerarem mais relevantes. Em seguida, os alunos, individualmente, dever?o elaborar uma reda??o referente ao tema ?Mudan?as clim?ticas e problemas ambientais?.
Observa??o:
A reda??o tamb?m pode ser elaborada no Laborat?rio de Inform?tica, mas, para tanto, ser? necess?rio um computador por aluno. Nesse caso, os alunos dever?o trabalhar individualmente em um arquivo de um editor de texto como o software Microsoft Word.
Se a reda??o for elaborada em sala de aula, os alunos dever?o trabalhar no caderno.
Essa atividade poder? ser desenvolvida em conjunto com o professor de L?ngua Portuguesa, que poder?, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discuss?o sobre como elaborar uma reda??o dissertativa, por exemplo. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conte?do trabalhado na aula em ambos os conte?dos.
Cabe ao professor promover a socializa??o convidando os alunos a exporem suas reda??es no mural da sala. Se o espa?o do mural for insuficiente para expor todas as reda??es concomitantemente, o professor pode realizar um rod?zio di?rio das reda??es, adotando como crit?rio, por exemplo, a ordem alfab?tica da lista de presen?a.
Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laborat?rio de Biologia ou em sala de aula. Os alunos devem ser em divididos pelo professor em grupos de no m?nimo tr?s e no m?ximo cinco integrantes para a realiza??o do experimento ?Efeito Estufa?, seguindo, para tanto, os procedimentos descritos no link abaixo.
?
?
Observa??o:
Cabe ao professor providenciar, separar e organizar os materiais necess?rios para elabora??o do Experimento 1, disponibilizando-os aos grupos.
Ap?s a realiza??o do Experimento 1, o professor deve solicitar aos grupos um relat?rio por meio do qual os alunos dever?o sintetizar as principais conclus?es decorrentes da atividade.
Nome | Tipo |
---|---|
Mudan?as Ambientais Globais - Experi?ncia - Efeito Estufa | Anima??o/simula??o |
Sugest?es de links para professor
Artigos ?Demogr?ficas e Socioecon?micas?, site Minist?rio da Sa?de
Dispon?vel: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0206&VObj=http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?ibge/cnv/pop (Acesso em 28/05/2013)
Exerc?cios ?Consequ?ncias do Aquecimento Global?, site Brasil Escola
Dispon?vel:http://exercicios.brasilescola.com/geografia/exercicios-sobre-as-consequencias-aquecimento-global.htm (Acesso em 28/05/2013)
Sugest?es de links para alunos
Artigo ?Aquecimento Global?, site Brasil Escola
Dispon?vel: http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm (Acesso em 17/06/2013)
Artigo ?Efeito Estufa?, site Brasil Escola
Dispon?vel: http://www.brasilescola.com/geografia/efeito-estufa.htm (Acesso em 17/06/2013)
A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula. Como sugest?o, o professor pode avaliar a participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e coment?rios, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Question?rio de Contextualiza??o e na constru??o dos gr?ficos. ? recomend?vel tamb?m levar em considera??o a qualidade da argumenta??o desenvolvida na reda??o e no relat?rio referente ao Experimento 1.