Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D. Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
? Identificar manifesta??es do folclore brasileiro;
? Compreender o significado de folclore;
? Compreender o que s?o lendas;
? Conhecer algumas lendas do folclore brasileiro;
? Identificar os elementos organizacionais e estruturais das lendas e sua finalidade;
? Sensibilizar-se pela necessidade de respeitar a si mesmo e aos colegas em rela??o ?s cren?as, costumes e tradi??es que orientam nossos pensamentos e atitudes;
? Realizar uma discuss?o oral, com desenvoltura, sobre o tema;
? Desenvolver a capacidade de escutar, de dialogar e de respeitar os diferentes pontos de vista relativos ao folclore;
? Identificar supersti??es folcl?ricas;
? Respeitar e valorizar a diversidade e a riqueza do folclore brasileiro;
? Descobrir as principais manifesta??es folcl?ricas do nosso pa?s, conhecer alguns de seus personagens e suas caracter?sticas atrav?s do contato com hist?rias em quadrinhos;
? Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpreta??o;
? Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupo;
? Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa forma??o docente.
O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informa??es acesse os s?tios abaixo:
"S?tio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.
"S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
A partir do trabalho sobre " O folclore brasileiro na sala de aula: Hist?rias e Lendas", evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
Fonte
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012. p. 32-37.
?
Professor, como sabemos, FOLCLORE ? o conjunto das tradi??es, conhecimentos ou cren?as populares expresso em lendas, can??es, costumes, brincadeiras. Tudo isso faz parte da vida das pessoas e uns v?o contando para os outros, pois ? transmitido pela palavra falada de gera??o em gera??o.
Nesse sentido, o folclore n?o ? apenas algo do passado ele ? vivo e est? presente no nosso dia a dia. O folclore est? nas g?rias que usamos em muitas hist?rias que ouvimos, nas supersti??es, nas brincadeiras, nas can??es, nos jogos, na alimenta??o, adivinhas, parlendas, nas festas juninas, dentre outras manifesta??es.
Como pretendemos abordar o folclore na sala de aula e esse assunto ? demasiadamente extenso, optamos por trabalhar nessa aula sobre as ?Hist?rias e Lendas?.
?
?
Professor, organize a turma em roda de conversa, pois proporciona espa?os para di?logo; aproxima??es e troca de experi?ncias, opini?es e sentimentos entre todos os alunos.
Assentados em roda, apresente aos alunos figuras de personagens do folclore brasileiro. Exemplos:
?
Saci-Perer?
Fonte: "S?tio: Brasil Escola. Texto: Saci-Perer?". Dispon?vel em:
<http://www.brasilescola.com/folclore/saci-perere.htm>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Boto cor de rosa
Fonte: "S?tio: Ensinar - Aprender. Texto: A lenda do boto rosa". Dispon?vel em:
<http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/08/lenda-do-boto-rosa.html>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Mula sem cabe?a
Fonte: "S?tio: Brasil Escola. Texto: Mula sem cabe?a". Dispon?vel em:
<http://www.brasilescola.com/folclore/mula-sem-cabeca.htm>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
?
Professor, ap?s ouvir as opini?es dos alunos, levante o conhecimento pr?vio dos mesmos, sobre as hist?rias e as lendas do folclore brasileiro. Esclare?a o significado de folclore. Procure saber o repert?rio dos alunos sobre a tem?tica. Muitas crian?as conhecem algumas hist?rias, parlendas, m?sicas e brincadeiras sem terem consci?ncia de que fazem parte do folclore brasileiro.
?
Professor, incentive os alunos a contarem suas hist?rias e apresente outras hist?rias dos mitos da tradi??o oral. D? exemplos de alguns costumes e tradi??es, pois os alunos, provavelmente, n?o devem estar familiarizados com esses termos.
Explique que nessa aula, os alunos ir?o conhecer sobre as hist?rias e lendas folcl?ricas, mas que em outros momentos o trabalho ser? voltado para as demais manifesta??es.
Convide os alunos a assistirem alguns v?deos, nos quais eles ter?o oportunidade de ampliar seus conhecimentos acerca do conceito de folclore e suas principais manifesta??es. Leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica ou oriente-os para utilizarem o laptop Classmate e acessarem na internet o programa Mozilla Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet ) os s?tios a seguir:
?
?
Fonte: "S?tio: Youtube. V?deo: Folclore". Dispon?vel em:
<http://www.youtube.com/watch?v=kE00qoOTlok&feature=related>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
?
?
Fonte: "S?tio: Youtube. V?deo: Folclore Brasileiro". Dispon?vel em:
<http://www.youtube.com/watch?v=ZluM7jTUP5o>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
?
Fonte: "S?tio: Youtube. V?deo: Apresenta??o Folclore". Dispon?vel em:
<http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
Fonte: "S?tio: Youtube. V?deo: Folclore Brasileiro em anima??o". Dispon?vel em:
<http://www.youtube.com/watch?v=eCLPV-uc5sw>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
O trabalho a ser realizado ap?s a apresenta??o dos v?deos ? de suma import?ncia para consolidar as informa??es adquiridas a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize uma roda de conversa com a turma tendo como par?metro os seguintes itens para nortear o di?logo:
Em seguida, solicite aos alunos que registrem suas descobertas e as sensa??es que tiveram. Essa atividade poder? ser realizada no laptop Classmate, atrav?s do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos) ou por meio do tablet.
?
?
Professor, organize a turma e apresente a hist?ria em quadrinhos da Turma da M?nica sobre lendas do folclore, acessando o s?tio:
?
Fonte: "S?tio: Turma da M?nica. Hist?ria em quadrinho: LENDAS DO FOLCLORE". Dispon?vel em:
<http://www.monica.com.br/comics/folclore/pag1.htm>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
A partir dessa hist?ria em quadrinhos os alunos ir?o conhecer v?rias hist?rias e lendas do nosso folclore, tais como:
?
?
Professor, explique aos alunos que:
Lendas s?o narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso h? uma mistura de fatos reais com imagin?rios. Misturam a hist?ria e a fantasia. As lendas v?o sendo contadas ao longo do tempo e modificadas atrav?s da imagina??o do povo. Ao se tornarem conhecidas, s?o registradas na linguagem escrita. Do latim legenda (aquilo que deve ser lido), as lendas inicialmente contavam hist?rias de santos, mas ao longo do tempo o conceito se transformou em hist?rias que falam sobre a tradi??o de um povo e que fazem parte de sua cultura.
?
Caracter?sticas de uma Lenda:
- Se utiliza da fantasia ou fic??o, misturando-as com a realidade dos fatos;
Fonte das informa??es: "S?tio: Info Escola. Texto: Mito ou lenda?". Dispon?vel em: <http://www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda/>. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
A partir da hist?ria providencie uma atividade de reconhecimento das personagens apresentadas por meio de suas caracter?sticas. Sugerimos duas atividades:
?
?
Fonte das imagens:
Curupira. Dispon?vel em: <http://blogdocurupira.wordpress.com/o-projeto-curupira/>.
Cuca. Dispon?vel em: <http://globoesporte.globo.com/mg/torcedor-cruzeiro/platb/2010/06/08/o-cuca-vem-pegar/>.
Saci-Perer?. Dispon?vel em: <http://folclorecamiladefreitas.blogspot.com.br/2010/03/saci-perere.html>.
Lobisomem. Dispon?vel em: <http://mundodatiacris.blogspot.com.br/2010/08/semana-do-folclore.html>.
Iara. Dispon?vel em: <http://escolaprfranciscopaz.blogspot.com.br/2012/08/folclore-lendas-regionais-iara.html>.
Acessados em: 18 de jun. 2013.
?
?
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Professor, em seguida providencie a letra da m?sica: ?A CUCA TE PEGA?, para todos os alunos colarem no caderno de L?ngua Portuguesa.
?
A CUCA TE PEGA
?
Cuidado com a Cuca
que a Cuca te pega
e pega daqui e pega de l?.
A Cuca ? malvada e se fica irritada
A Cuca ? zangada
Cuidado com ela
a Cuca ? matreira
e se fica zangada
a Cuca ? danada
Cuidado com ela
Cuidado com a Cuca
que a Cuca te pega
e pega daqui e pega de l?.
A Cuca ? malvada
e se fica irritada
A Cuca ? zangada
Cuidado com ela
cuidado com a Cuca
que a Cuca te pega
a Cuca ? danada
ela vai te pegar.
?
Fonte:
CAYMMI, Dory. CAS?, Geraldo. A cuca te pega. Int?rprete: C?ssia Eller. In: V?RIOS ARTISTAS. S?tio do Pica-Pau-Amarelo. Rio de janeiro: Som Livre, 2001. 1 CD. Faixa 4.
?
Em seguida, providencia as seguintes quest?es sobre a m?sica:
?
1) Segundo a m?sica, por que ? preciso ter cuidado com a Cuca?
?
2) Encontre no ca?a-palavras o que diz a letra da m?sica sobre os jeitos de ser da Cuca.
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
3) Observe esta tela produzida por Tarsila do Amaral, uma famosa pintora brasileira. Encontre a Cuca entre os animais.
?
AMARAL, Tarsila. A Cuca. 1924. ?leo sobre a tela, 73 cm x 100 cm. Col. Museu de Grenoble (Fran?a).
Fonte: "S?tio: Tarsila do Amaral. Hist?ria das obras". Dispon?vel em:
<http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
4) Fa?a um desenho da Cuca do jeito que voc? achar que ela ?.
?
? |
Professor, incentive os alunos para que o desenho seja criativo, mostrando que a Cuca ? um ser da imagina??o, ent?o pode ter formas bem variadas.
?
Professor, na hist?ria em quadrinhos a Turma da M?nica ficou com muito medo dos personagens. Nesse sentido, dialogue com a turma:
?
?
Instigue os alunos para que todos falem sobre seus medos e pe?a sugest?es sobre como podem ser enfrentados. Por exemplo: medo de: ficar sozinho, escuro, bruxa, dentre outros.
Ap?s o di?logo sobre os medos e as frustra??es dos alunos, providencie uma folha de papel para cada crian?a elaborar uma hist?ria em quadrinhos, com a seguinte tem?tica:
?
TENHO MEDO DE...
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Professor, informe os alunos sobre os diferentes tipos de bal?es existentes numa hist?ria em quadrinhos.
Veja alguns exemplos:
?
?
Fonte: "S?tio: Divertudo. Como fazer uma hist?ria em quadrinho". Dispon?vel em:
<http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Acessando os s?tios abaixo voc? poder? encontrar outras informa??es sobre o assunto.
?
Fonte: "S?tio: Divertudo. Como fazer uma hist?ria em quadrinho". Dispon?vel em: <http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html>. Acesso em: 15 de jun. 2013.
Fonte: "S?tio: Slideshare. Oficina de Hist?rias em quadrinhos". Dispon?vel em: <http://www.slideshare.net/gibiteca/oficina-de-quadrinhos-presentation-667792>. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
? importante auxiliar o aluno sempre quando for necess?rio no momento da escrita. Verifique a escrita das palavras e a coes?o da hist?ria. Fa?a interven??es quando necess?rio. Questione os alunos sobre o que escreveram at? chegarem ao esperado, ou seja, um texto com coer?ncia. A seguir, pe?a para cada aluno ler para a turma a sua hist?ria e fix?-la no mural da sala de aula.
A hist?ria poder? ser realizada no editor de hist?rias em quadrinhos chamado HAG?QU?.
Os s?tios abaixo trazem informa??es de como utilizar esse programa:
?
Fonte: "S?tio: Pan Nied Unicamp. O que ? HAG?QU??". Dispon?vel em: <http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/>. Esse s?tio traz o significado do programa HAG?QU?, bem como links para downloads. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: "S?tio: Aprendo criando. Sobre HAG?QU?". Dispon?vel em: <http://aprendocriando.blogspot.com.br/2010/02/sobre-o-hagaque.html>. Blog que mostra como publicar hist?rias na internet. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: "S?tio: Material did?tico. Tutorial HAG?QU?". Dispon?vel em: <http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509747/Tutorial%20Hag%C3%A1Qu%C3%AA>. Material did?tico - Tutorial HAG?QU?. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: "S?tio: Youtube. V?deo: Conhecendo o Hag?qu?: editor de hist?rias em quadrinhos". Dispon?vel em:
<http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Acesse o s?tio abaixo e fa?a a instala??o do HAG?QU? no seu computador.
?
Fonte: "S?tio: Pan Nied Unicamp. Downloads dispon?veis". Dispon?vel em: <http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR>. Acesso em: 15 de jun. 2013.
Professor, depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, voc? poder? construir um ?Quiz? sobre todos os conte?dos abordados na tem?tica: ?FOLCLORE ? HIST?RIAS E LENDAS?. O mesmo pode ser compreendido como um tipo de material did?tico que funciona como uma esp?cie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidades dos participantes.
Dessa forma, convide a turma para cri?-lo, para isso utilize os s?tios a seguir, a fim de que os alunos possam verificar alguns exemplos.
?
Fonte: "S?tio: Smartkids. Quiz: Folclore". Dispon?vel em:
<http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-folclore-quiz.html>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: "S?tio: Smartkids. Jogos educativos: Quiz". Dispon?vel em:
<http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz.html>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
?
Fonte: "S?tio: Zooming. Texto: Crie um Quiz para o seu site com o QuizScholl". Dispon?vel em: <http://www.zooming.com.br/fazer-site/crie-um-quiz-para-o-seu-site/>. O texto comenta o que ? um Quiz e cont?m instru??es de como criar um. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: "S?tio: Youtube. V?deo: Como fazer um Quiz/jogo com o Power Point". Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8>. V?deo: Como fazer um Quiz/jogo com o Power Point. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: "S?tio: Quero ensinar. Instru??es: Como criar um Quiz". Dispon?vel em: <http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html>. Blog que explica como criar um QUIZ - joguinho legal. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: "S?tio: Youtube. V?deo: Quiz - Apresenta??o Power Point". Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=5GiZmUQ5LRM&feature=related>. V?deo: Quiz - Apresenta??o Power Point. Acesso em: 15 de jun. 2013.
Professor, o Quiz poder? ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competi??o entre os participantes, que poder?o se sentir estimulados ao desafio de aprender na intera??o com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, por m?ltipla escolha, verdadeiro ou falso.
Nesse sentido, organize a turma em dois grupos e pe?a para cada grupo elaborar perguntas para o outro grupo responder.
Auxilie os alunos ao elaborarem as perguntas e respostas. Fa?a interven??es que possibilitem a reflex?o dos alunos, acerca das atividades realizadas durante a pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribu?dos pela escola e para seus usu?rios.
Professor, os s?tios abaixo disp?em de outros jogos sobre a tem?tica FOLCLORE.
?
Fonte: "S?tio: Jogos online gr?tis. Jogos de Folclore". Dispon?vel em: <http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogos-de-folclore/>. Acesso em: 15 de jun. 2013.
Fonte: "S?tio: Smartkids. Jogo da mem?ria: Folclore". Dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-folclore.html>. Acesso em: 15 de jun. 2013.
Fonte: "S?tio: Educa??o din?mica. Jogo da Forca: Folclore". Dispon?vel em: <http://www.educacaodinamica.com.br/games/forcas/folclore/forca_do_folclore.html>. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Professor, ap?s o trabalho sobre as lendas, seus personagens, medos e imagina??o, aproveite o momento para falar sobre as supersti??es, que tamb?m fazem parte do folclore brasileiro.
Organize a turma em roda e realize uma conta??o de hist?ria utilizando o livro:
?
?
?
Fonte: "S?tio: Cortez editora. Venda de livros". Dispon?vel em:
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
SINOPSE
Quadrinhas bem divertidas fazem do livro ?Tem gente que acredita. E voc???, de Dulce Seabra, um passeio por um mundo supersticioso, com eterna mania de p?r medo nas pessoas como forma de precau??o. Numa viagem por quase todas as crendices e supersti??es, a autora resgata uma cultura que ainda sobrevive em muitos lares. Ter?o algum fundo de verdade? Na d?vida, ? melhor ter sempre um trevo de quatro folhas e nunca passar debaixo de escadas. Afinal, prote??o nunca ? demais! Os poemas s?o uma maneira deliciosa de participar dessa aventura fant?stica que ? a literatura. Com ilustra??es criativas de Tati M?es, adultos e crian?as v?o se divertir muito, reconhecendo que vivemos num mundo em que as tradi??es merecem respeito.
?
Professor, por meio desse livro, v?rias atividades poder?o ser contempladas. Veja alguns exemplos:
Na sala de aula:
?
No p?tio da escola:
?
Professor, como registro e arquivo, os alunos poder?o fotografar ou filmar esse momento, uma vez que, o laptop Classmate os acompanha em diferentes espa?os, por exemplo, em casa. ? uma forma de lembran?a e registro da viv?ncia realizada por eles.
Para fotografar utilize a C?mera dos laptops (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O bot?o ?m?quina de retrato? tira uma foto atrav?s da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos: na hora de jogar a argola, na hora que estiver falando as palavras, dentre outros.
Se preferir, registre em forma de v?deo (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?.
Para visualizar fotos ou v?deos, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
?
Imprima as fotos e crie um mural na sala de aula com as atividades vivenciadas.
Em um momento posterior, leve os alunos ? sala de multim?dia/inform?tica ou utilize o laptop Classmate acessando a internet a partir do programa Mozila Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) e proponha, nesse momento, a realiza??o de diversos jogos sobre o livro abordado: ?Tem gente que acredita, e voc???
Juntamente com os alunos acesse o s?tio:
?
Fonte: "S?tio: Al?m de ler. Jogos sobre o livro: Tem gente que acredita, e voc??". Dispon?vel em: <http://www.alemdeler.com.br/jogue.asp>. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
O s?tio oferece os seguintes jogos sobre o livro: quebra- cabe?a, mem?ria, jogo da forca e ca?a palavras.
?
Professor, aproveite esse momento e acesse com a turma o s?tio abaixo:
?
Fonte: "S?tio: Recreio. Li??o de Casa: Cad? - Supersti??es". Dispon?vel em: <http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/cade-supersticoes>. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Ele traz um divertido jogo intitulado: CAD? ? SUPERSTI??ES
?
O aluno dever? procurar 20 supersti??es diferentes observando a cena abaixo. Para tanto, dever? passar o mouse sobre a cena e para mover a ilustra??o dever? clicar nas setas.
?
?
Fonte: "S?tio: Recreio. Li??o de Casa: Cad? - Supersti??es". Dispon?vel em:
<http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/cade-supersticoes>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Ao findar as atividades, pergunte a opini?o dos alunos sobre os diversos jogos trabalhados. ? importante que os alunos justifiquem suas respostas, pois, por meio destas atividades estar?o fixando, de forma l?dica, os conhecimentos constru?dos sobre as supersti??es folcl?ricas.
Sugest?es de s?tios que abordam a tem?tica folcl?rica da supersti??o:
?
Fonte: "S?tio: Colunistas. V?deo: Di?rio do Curioso - as origens de algumas superti??es". Dispon?vel em: <http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2012/11/08/descubra-a-origem-de-algumas-supersticoes-que-usamos-diariamente/>. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: "S?tio: Brasil Escola. Curiosidades: Superti??es". Dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/curiosidades/supersticao.htm>. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: "S?tio: Sua Pesquisa. Significado e exemplos das supersti??es mais populares". Dispon?vel em: <http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/supersticao.htm>. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: "S?tio: Not?cias. Exemplos de superti??es populares". Dispon?vel em: <http://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2004/08/13/500473/superstices-populares.html>. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: "S?tio: Brasil Cultura. Exemplos de supersti??es populares". Dispon?vel em: <http://www.brasilcultura.com.br/antropologia/supersticoes-populares-folclore/>. Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Sugest?es de links para alunos:
?
Fonte: " S?tio: Books. Cole??o: Almanaque da turma do s?tio: Folclore Brasileiro". Dispon?vel em: <http://books.google.com.br/books/about/FOLCLORE_BRASILEIRO.html?hl=pt-BR&id=Xz01pGDPiZgC>.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: " S?tio: Educar para crescer. Passatempo: Esconde - esconde do folclore". Dispon?vel em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/folclore/>. Acesso em 15 de jun. de 2013.
?
Fonte: " S?tio: Turma da M?nica. Livro: Folclore Brasileiro". Dispon?vel em: <http://www.monica.com.br/mural/bienal2010/girassol.htm>. Acesso em 15 de jun. de 2013.
?
Sugest?es de links para professores:
Fonte: "S?tio: Educa??o Uol. Planos de aula: Ensino Fundamental - Folclore". Dispon?vel em: <http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/artes-folclore.htm>. Acesso em 15 de jun. de 2013.
Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano letivo, pois ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de aprendizagem. Registre, atrav?s de diferentes instrumentos, o desenvolvimento de cada aluno, a fim de que possa acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ?s manifesta??es do folclore brasileiro, no caso desta aula, ?as hist?rias e as lendas?. Na medida em que voc? for observando, registre os avan?os e as dificuldades dos alunos visando analisar o rendimento deles, de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam.