Portal do Professor

Início do Conteúdo

Compreendendo os problemas ambientais ? Parte 2

Autor e Co-autor(es)

CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as consequ?ncias das mudan?as clim?ticas no mundo.

Conhecer os diferentes tipos de polui??o da ?gua, do ar e do solo.

Compreender os riscos do desmatamento para o meio ambiente.

Duração das atividades

04 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es b?sicas de Ecologia (equil?brio e desequil?brio da natureza, polui??o e conserva??o de recursos naturais ? Ensino Fundamental).

No??es b?sicas de Geografia (processo de urbaniza??o no Brasil ? Ensino Fundamental).

Estratégias e recursos da aula

Essa aula, como seu pr?prio t?tulo indica, representa a continuidade da aula Compreendendo os problemas ambientais ? Parte 1, dispon?vel no Portal do Professor.

Primeiro momento: Retomando o assunto

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a proje??o das figuras selecionadas abaixo (figuras 1 a 5). O professor pode tamb?m fazer o download das figuras e imprimi-las em transpar?ncias para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica.

Figura 1

7

Dispon?vel:http://meioambiente.culturamix.com/natureza/situacao-atual-do-desmatamento-no-brasil (Acesso em 04/06/2013)

Figura 2
8

Dispon?vel:http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental/mudancas-climaticas/erosao-do-solo-pode-elevar-ameaca-do-aquecimento-global/ (Acesso em 04/06/2013)

Figura 3

9

Dispon?vel:http://www.portalescolar.net/2011/06/dia-do-combate-poluicao-14-de-agosto.html (Acesso em 04/06/2013)

Figura 4

10

Dispon?vel: http://mfcmamonas.no.comunidades.net/index.php?pagina=1084927935_19    (Acesso em 04/06/2013)

Figura 5

11

Dispon?vel:http://www.meioambienteonline.com/2012/07/voce-sabe-o-que-e-um-lixao.html (Acesso em 04/06/2013)


Finalizada a apresenta??o das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate no sentido de retomar e aprofundar o conte?do trabalhado na aula Compreendendo os problemas ambientais ? Parte 1. As quest?es abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:


1 ? O que as figuras apresentadas representam para voc?s?

2 ? Existem semelhan?as entre as figuras? Se sim, quais?

3 ? Existem diferen?as entre as figuras? Se sim, quais?

4 ? Qual figura mais chamou a sua aten??o?

5 ? Quais procedimentos podem ser tomados para revertermos as situa??es retratadas nas imagens?


Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em rela??o ?s quest?es, assim como estimular a argumenta??o dos alunos por meio de perguntas complementares.

Tamb?m cabe ao professor registrar os pontos principais do debate para fins de avalia??o.


Segundo momento: Ampliando o conhecimento sobre os problemas ambientais

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula dever? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica. Agora ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, caneta e l?pis. O professor dever? organizar a turma em cinco grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utiliza??o dos computadores, sendo necess?rio, no m?nimo, um computador por grupo.

Observa??o:
Caso a escola n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organiza??o em grupos.

Como se v? abaixo, cada um dos cinco grupos ficar? respons?vel por coletar dados sobre diferentes tipos de problemas ambientais, consultando, para tanto, sites espec?ficos.

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos cinco grupos a coletar dados referentes:

  • ?s causas naturais do problema ambiental designado para o grupo.
  • ?s causas humanas do problema ambiental designado para o grupo.
  • Aos preju?zos decorrentes do problema ambiental designado para o grupo.
  • ?s estrat?gias poss?veis para a preven??o do problema ambiental designado para o grupo.
  • ?s solu??es poss?veis para a revers?o do problema ambiental designado para o grupo.


Cada um dos grupos dever? selecionar e arquivar, em um documento do Microsoft Word, as informa??es e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos par?metros estabelecidos, as quais ser?o utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:

Grupo 1:  Desmatamento

Dispon?vel: http://www.florestafazadiferenca.org.br/home/ (Acesso em 04/06/2013)

Dispon?vel: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/ecossistema/desmatamento  (Acesso em 04/06/2013)

Dispon?vel: http://www.brasilescola.com/geografia/o-desmatamento.htm  (Acesso em 04/06/2013)


Grupo 2: Eros?o

Dispon?vel: http://www.suapesquisa.com/geografia/erosao.htm(Acesso em 04/06/2013)

Dispon?vel: http://www.brasilescola.com/geografia/erosao.htm (Acesso em 04/06/2013)

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/geologia/erosao/ (Acesso em 04/06/2013)


Grupo 3: Polui??o da ?gua

Dispon?vel: http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/ (Acesso em 04/06/2013)

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/ecologia/poluicao-da-agua/(Acesso em 04/06/2013)

Dispon?vel: http://biologiaambiental-ufal2008.wikidot.com/poluicao-da-agua (Acesso em 04/06/2013)


Grupo 4: Polui??o do Ar

Dispon?vel: http://www.suapesquisa.com/poluicaodoar/ (Acesso em 04/06/2013)

Dispon?vel: http://www.brasilescola.com/geografia/como-diminuir-poluicao-ar.htm  (Acesso em 04/06/2013)

Dispon?vel: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica (Acesso em 04/06/2013)


Grupo 5: Polui??o do Solo

Dispon?vel: http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao-solo.htm(Acesso em 04/06/2013)

Dispon?vel: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_do_solo(Acesso em 04/06/2013)

Dispon?vel: http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_dos_solos.htm(Acesso em 04/06/2013)

?

Terceiro momento: Organizando um semin?rio de pesquisa sobre os problemas ambientais

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a crit?rio do professor, e consiste na apresenta??o de semin?rios de pesquisa.

Ser?o utilizadas as informa??es e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O semin?rio de pesquisa nada mais ? do que um procedimento metodol?gico que envolve o estudo e a apresenta??o em grupo sobre um determinado assunto (informa??o dispon?vel em:  http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario(Acesso em 04/06/2013)

A apresenta??o dos grupos poder? ser feita por meio de exposi??o oral, utiliza??o do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor, ap?s a apresenta??o de todos os semin?rios, abrir espa?o para uma discuss?o, estimulando os alunos a identificar as informa??es que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Al?m disso, cabe ao professor fazer uma avalia??o global sobre a apresenta??o dos grupos, enfatizando a adequa??o das informa??es veiculadas, bem como promovendo uma s?ntese das conclus?es.


Quarto momento: Interagindo com o conte?do

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a crit?rio do professor e consiste na realiza??o de um jogo intitulado Imagem & A??o. Sua finalidade b?sica ? trabalhar com a representa??o gr?fica de termos e palavras.

Desenvolvendo a Atividade:

Cabe ao professor organizar a turma em, no m?nimo, duas equipes para a realiza??o do jogo. Dependendo do tamanho da turma, contudo, um n?mero maior de equipes ? mais indicado. Ser? necess?rio que os integrantes de cada equipe escolham um nome para diferenci?-las.

Cabe ao professor registrar no quadro-negro o nome de cada equipe e reservar um pequeno espa?o para a anota??o da pontua??o. A maior parte do quadro-negro deve ser reservada para os desenhos a serem realizados pelos alunos.

Observa??o:
O quadro-negro pode ser substitu?do por flip-chart ou cartazes.

O professor dever? chamar um integrante de cada grupo alternadamente e lhe mostrar uma ?palavra-chave? dentre aquelas elencadas a seguir, cuja representa??o gr?fica dever? ser realizada pelo aluno no quadro negro. O aluno n?o deve emitir nenhum som e tampouco gesticular, apenas desenhar. Por exemplo: se a palavra-chave for ?polui??o da ?gua?, o aluno poder? desenhar um rio com grandes res?duos s?lidos (pneus, sof?s, etc) descartados irregularmente tanto em seu leito quanto em sua margem. Os demais integrantes do grupo devem, ent?o, tentar adivinhar a palavra-chave que est? sendo representada graficamente. O tempo ser? de at? dois minutos por palavra-chave. Se a resposta correta for apresentada pelo grupo, o professor dever? computar-lhe um ponto.

Contudo, seja a resposta correta ou incorreta, cabe ao professor abrir espa?o para uma discuss?o, estimulando os alunos a retomar o conte?do j? trabalhado tanto na aula Compreendendo os problemas ambientais ? Parte 1quanto nos momentos anteriores desta aula.

Lista de palavras-chave

?

Efeito Estufa

Lixo

Ecossistema

Saco de lixo

Papel

Garrafa Pet

Diversidade

Polui??o do solo

Polui??o do ar

Ecologia

Biodiversidade

Polui??o da ?gua

Desmatamento

Aquecimento Global

Natureza

Flora

Fauna

Animais Silvestres

C?u

Mar

Rios

F?bricas

Chamin?s

Aves

Homem

Prefeituras

Meio Ambiente

Dispon?vel:http://www.tutorzone.com.br/tutorial-regras-do-jogo-imagem-e-acao/(Acesso em 04/06/2013)

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

Artigo ?Demogr?ficas e Socioecon?micas?, site Minist?rio da Sa?de
Dispon?vel: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0206&VObj=http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?ibge/cnv/aag(Acesso em 04/06/2013)

Artigo ?Cooperativa de Catadores?, site Programa Cidades Sustent?veis
Dispon?vel: http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas-praticas/avemare-cooperativa-de-catadores?gclid=CPbd986DzbcCFWlp7AodWGMAyw (Acesso em 04/06/2013)

Sugest?es de links para alunos:

Artigo ?Polui??o Ar, ?gua e do Solo?, site Cultura Mix
Dispon?vel: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/poluicao-do-ar-da-agua-e-do-solo (Acesso em 04/06/2013)

Artigo ?Controle da polui??o ambiental?, site Universidade de Blumenau
Dispon?vel: http://www.inf.furb.br/sias/saude/Textos/poluicao_ambiental.htm (Acesso em 17/06/2013)

Avaliação

A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula. Como sugest?o, o professor pode avaliar a participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e coment?rios, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no debate ou semin?rio de pesquisa. ? recomend?vel tamb?m levar em considera??o a qualidade da argumenta??o desenvolvida no decorrer da atividade de intera??o Imagem & A??o.