Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Terra e universo |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
Ensino M?dio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
Ensino M?dio | Biologia | Origem e evolu??o da vida |
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Para o professor:
1) Dividir os alunos em grupos de at? quatro pessoas.
2) Entregar para cada grupo uma folha de papel pardo.
3) Os alunos dever?o desenhar ou esquematizar, na folha, um ambiente, como uma ilha ou uma montanha. Eles dever?o caracterizar o ambiente em rela??o aos seres vivos existentes, tamanho, componentes abi?ticos presentes.
4) Depois de realizado o desenho ou esquema, o professor dever? simular hipoteticamente e oralmente a explos?o de um vulc?o ou a ocorr?ncia de um tsunami no ambiente criado pelos grupos.
5) Estimule os alunos a refletirem por meio dos seguintes questionamentos:
6) Ap?s essas discuss?es, introduza o conceito de sucess?o ecol?gica.
Sucess?o ecol?gica: processo de evolu??o das comunidades ao longo do tempo, levando ao estabelecimento de uma comunidade complexa e est?vel. Amabis, J. M.; Martho, G. R. Fundamentos da biologia moderna. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 1997.
Para o professor:
1) Entregar para cada aluno, em uma folha impressa, esquemas ilustrativos dos tipos de sucess?o ecol?gica:
Imagem dispon?vel : http://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/sucessao-ecologica. Acesso em: 14 junho 2013.
Imagem dispon?vel em: http://www.ceplac.gov.br/radar/Artigos/artigo23_arquivos/image006.jpg. Acesso em: 15 junho 2013.
2) Solicitar aos alunos que se organizem em duplas.
3) Incentivar os alunos a analisarem as imagens com aten??o e a responderem, no caderno, as seguintes quest?es:
a) Nas ilustra??es, os ecossistemas passaram por mudan?as? Explique.
b) As comunidades colonizadoras s?o semelhantes as comunidades cl?max?
c) Na sua opini?o, por que houve a modifica??o das comunidades?
d) Os seres vivos s?o semelhantes ao longo do tempo?
4) Ap?s essas discuss?es, apresente os conceitos de sucess?o prim?ria, esp?cies pioneira, sucess?o secund?ria e cl?max. Providencie para cada aluno um texto com esses conceitos.
Texto: Tipos de sucess?o
Fonte: Amabis, J. M.; Martho, G. R. Fundamentos da biologia moderna. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 1997.
Muitas regi?es, devido ao clima in?spito e ? falta de nutrientes, n?o re?nem condi??es favor?veis ao desenvolvimento de seres vivos. ? o caso, por exemplo, de superf?cies formadas por rochas vulc?nicas recentes ou dunas de areia em um deserto. Existem algumas esp?cies, por?m capazes de suportar as condi??es adversas de regi?es in?spitas e nelas se estabelecer. Essas esp?cies s?o denominadas pioneiras.
Quando a sucess?o ecol?gica tem in?cio com a coloniza??o de uma regi?o nunca antes habitada, fala-se em sucess?o prim?ria. Entretanto, se o processo de sucess?o ocorre em uma regi?o onde anteriormente havia uma comunidade, fala-se em sucess?o secund?ria.
Um tipo comum de sucess?o secund?ria acontece nas regi?es onde a mata original foi destru?da para ceder lugar a campos de cultivo, posteriormente abandonados. Em um campo de cultivo abandonado sucedem-se diversas comunidades tempor?rias, denominadas seres. Por fim, estabele-se uma comunidade cl?max semelhante ?quela originalmente existentes no local.
Imagem dispon?vel em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia23.php. Acesso em: 14 junho 2013.
Imagem dispon?vel em: http://tiagopinto18.blogspot.com.br/2011/01/sucessao-ecologica.html. Acesso em: 15 junho 2013.
A atividade poder? ser realizada no laborat?rio de inform?tica ou na sala de aula. Caso ocorra na sala de aula, o professor dever? disponibilizar aos alunos o material impresso para a pesquisa.
1) Solicitar aos alunos que se organizem em duplas.
2) Apresentar o material seguinte e suas respectivas fontes para pesquisa:
- EMBRAPA. Aspectos ecol?gicos. Dispon?vel em: http://www.cnpf.embrapa.br/pesquisa/efb/aspec.htm. Acesso em: 14 junho 2013.
- Sucess?o ecol?gica. Dispon?vel em: http://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/sucessao-ecologica. Acesso em: 14 junho 2013.
- Caracteriza??o ecol?gica das esp?cies arb?reas. Dispon?vel em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/cienciaflorestal/article/view/1849. Acesso em: 14 junho 2013.
3) Os alunos dever?o organizar um texto com as caracter?sticas principais das esp?cies pioneiras e esp?cies cl?max, bem como apresentar alguns exemplos de cada grupo de esp?cie.
4) Agendar um dia para a entrega da atividade.
5) Corrigir a atividade e devolver aos alunos.
6) Propor aos alunos que seja feito um quadro comparativo entre as esp?cies pioneiras e esp?cies cl?max. Esse quadro dever? conter as caracter?sticas principais, tais como: estrat?gia de reprodu??o, toler?ncia a luz solar, sensibilidade ao ambiente, capacidade de competi??o, dispers?o. Esse quadro poder? ser socializado por meio de um cartaz afixado em sala de aula.
Para o professor:
1) Reproduzir o v?deo em sala de aula ou no laborat?rio de inform?tica.
V?deo: SP: a flora reencontra espa?o. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=hes3HsGHAuI. Acesso em: 14 junho 2013.
Imagem dispon?vel em: http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/2010/07/07/arvores-de-sao-paulo-2-anos/. Acesso em: 14 junho 2013.
2) Organizar um roteiro para os alunos acompanharem durante a exibi??o do v?deo:
a) A natureza consegue recuperar o espa?o antes preenchido pelo homem?
b) Quais os locais que s?o retomados pela natureza?
c) Qual o nome desse processo de retomada pela natureza?
d) Explique o processo de sucess?o ecol?gica ocorrido em espa?os urbanos, como pr?dios abandonados, na cidade de S?o Paulo.
e) Qual a import?ncia desse processo para os ecossistemas?
3) Com base nesse roteiro, organizar uma discuss?o sobre como ocorre o processo de sucess?o ecol?gica em espa?os urbanos e sua import?ncia.
Sugest?o de recursos para o professor durante as aulas. Esses recursos tamb?m poder?o ser usados pelos alunos durante a pesquisa:
- Sucess?o ecol?gica. Dispon?vel em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia23.php. Acesso em: 15 junho 2013.
- Sucess?o ecol?gica. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/biologia/sucessao-ecologica/. Acesso em: 15 junho 2013.
- O que ? uma sucess?o ecol?gica. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/biologia/sucessao-ecologica/. Acesso em: 15 junho 2013.
Os alunos ser?o avaliados qualitativamente, em rela??o ? participa??o e interesse durante a atividade de motiva??o, bem como no decorrer da pesquisa e estudo de caso. Al?m disso, poder?o ser avaliados quantitativamente por meio das produ??es: pesquisa e discuss?o do estudo de caso.