Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Grandezas e medidas |
A fim de desenvolver as compet?ncias da ?rea 3 da matriz do ENEM, que ? construir no??es de grandezas e medidas para a compreens?o da realidade e a solu??o de problemas do cotidiano e identificar rela??es entre grandezas e unidades de medida (H10), s?o propostos para essa aula os seguintes objetivos:
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Primeiro Momento:
Professor (a), no primeiro momento, trabalhe com a compreens?o do significado das medidas de comprimento que s?o subm?ltiplos do metro (dec?metro, cent?metro e mil?metro), desenvolvendo as seguintes atividades:
Atividade 1: Utilize uma fita de papel que mede 1m. Proponha aos alunos que dividam essa fita em 10 partes iguais e colora uma delas, conforme sugere a imagem abaixo (figura 1):
Figura 1: Modelo de fita de 1metro dividida em 10 partes iguais
Fonte: Imagem do pr?prio autor
Questione os alunos:
?A parte colorida da fita de papel representa que fra??o de toda fita??
?Como podemos representar a fra??o decimal em n?mero decimal??
Coment?rio: Com essa atividade, os alunos poder?o perceber que o dec?metro ? a d?cima parte do metro, ou seja, 1dec?metro (dm) ? igual a 0,1 metro (m).
Atividade 2: Na mesma fita, proponha que os alunos dividam um dec?metro em 10 partes iguais.
Figura 2: Modelo divis?o de um dec?metro em 10 partes iguais
Fonte: Imagem do pr?prio autor
Em seguida, questione os alunos:
?Se dividirmos cada dec?metro em 10 partes iguais, quantas partes teremos em um metro??
?Com a nova divis?o do inteiro, cada parte representa que fra??o do todo??
Coment?rio: Com essa atividade, os alunos poder?o perceber que o cent?metro ? a cent?sima parte do metro, ou seja, 1cent?metro (cm) ? igual a 0,01 metro (m) e que a cada 1 dec?metro temos 10 cent?metros.
Atividade 3: Proponha que os alunos dividam 1 cent?metro em 10 partes iguais.
Agora questione os alunos:
?Se dividirmos cada cent?metro em 10 partes iguais, quantas partes teremos em um metro??
?Com a nova divis?o do inteiro, cada parte representa que fra??o do todo??
Coment?rio: Com essa atividade, os alunos poder?o perceber que o mil?metro ? a mil?sima parte do metro, ou seja, 1 mil?metro (mm) ? igual a 0,001 metro (m).
Professor(a), sugiro que voc? acesse a aula ?O uso do ?baco nas opera??es aditivas envolvendo os n?meros decimais? dispon?vel no portal do professor no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49127
Visualizadas as rela??es entre o metro e seus subm?ltiplos, utilize r?guas em que as escalas estejam em cent?metro, mil?metro e em polegada, conforme ilustra a figura 3 e a seguir, proponha a sequ?ncia de atividades relacionadas abaixo:
Figura 3: Modelo de r?gua graduada
Fonte: Imagem adaptada do site http://www.reguaonline.com/sobre-a-regua.html. Acesso em 12 de junho 2013.
ATIVIDADES
1- Na figura abaixo colora em diferentes partes da r?gua 1dm (dec?metro), 1cm (cent?metro) e 1mm (mil?metro) e 1 polegada.
Figura 4: Modelo de r?gua graduada
Fonte: Imagem adaptada do site http://www.reguaonline.com/sobre-a-regua.html. Acesso em 12 de junho 2013
Resposta esperada: Figura 5
Figura 5: Modelo de r?gua colorida pelos alunos
Fonte: Imagem adaptada do site http://www.reguaonline.com/sobre-a-regua.html. Acesso em 12 de junho de 2013.
2- A r?gua abaixo foi quebrada e precisamos representar 10,5cm e depois representar 3,5 polegadas. Como podemos proceder para fazer essa representa??o?
Figura 6: Modelo de r?gua quebrada
Fonte: Imagem adaptada do site http://www.reguaonline.com/sobre-a-regua.html. Acesso em 12 de junho de 2013.
3- Supondo que comecemos a medir a partir do zero, localize, na parte superior da r?gua abaixo graduada em cm, os seguintes n?meros: 1,54 dm, 3,4 cm, 192 mm, 33 mm, 0,4 dm , 2,74 dm e 10,9 cm.
Figura 7: Modelo de r?gua graduada
Fonte: Imagem adaptada do site http://www.reguaonline.com/sobre-a-regua.html. Acesso em 12 de junho de 2013.
4- Escreva nos ret?ngulos coloridos os n?meros decimais que representam as medidas em cent?metros e em polegadas da r?gua graduada abaixo:
Figura 8: Modelo de r?gua graduada
Fonte: Imagem adaptada do site http://www.reguaonline.com/sobre-a-regua.html. Acesso em 12 de junho de 2013.
Segundo Momento:
Professor (a), atualmente o n?mero de compras realizadas pela internet tem aumentado muito devido a v?rios fatores como a comodidade, os pre?os, a facilidade de pagamento e a variedade de produtos. Entretanto, alguns problemas podem surgem ao efetuar essas compras, pois muitos consumidores n?o compreendem os dados especificados na ficha t?cnica como, por exemplo, as suas dimens?es e quando se trata de notebooks, iPads e televisores n?o compreendem o que significam as polegadas. Nesse sentido, entregue aos alunos fotoc?pias contendo as seguintes imagens (figura 9):
Figura 9: Informa??es t?cnicas relativas ?s dimens?es de alguns produtos
Fonte: Imagens adaptadas do site http://www.magazineluiza.com.br . Acesso em 15 de junho de 2013.
Questionamentos a respeito de algumas informa??es contidas na ficha t?cnica dos produtos que est?o contidos da imagem podem ser feitas aos alunos:
?O que significa L x A x P??
?O que significa 9,7?, 14? e 42?? ?.
Nesse momento professor, a partir dos conhecimentos pr?vios apresentados pelos alunos a respeito desses dados t?cnicos dos produtos, aproveite para explicar que nas dimens?es AxLxP, o ?A? significa altura, o ?L? largura e o ?P? profundidade. No que se refere a polegadas, explique que cada polegada corresponde a aproximadamente 2,54 cent?metros e que a medida polegada ? muito utilizada em situa??es cotidianas como referencial para o tamanho das telas de televisores, notebooks, ipads, etc. e que ao nos depararmos com uma tela de 14??, estamos diante de um aparelho que possui a medida da diagonal da tela de aproximadamente 35,56 cent?metros.
Para exemplificar como proceder para medir as polegadas de uma tela, utilizando TV e computador conectado ? Internet ou computador conectado ? Internet e data show, o v?deo ?Como medir polegadas da TV e monitor? de 2min34s dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=d_-EtIrJMAE(Acesso em 15 de junho de 2013) pode ser apresentado para os alunos, pois ele explica de maneira r?pida e pr?tica como medir polegadas de uma TV ou de um monitor de computador (figura 10).
Figura 10: Imagem do v?deo ?Como medir polegadas da TV e monitor? de 2min34s
Fonte: Dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=d_-EtIrJMAE. Acesso em 15 de junho de 2013.
Ap?s o v?deo, para que os alunos tenham no??o do tamanho real dos produtos apresentados nas imagens acima, pe?a-lhes que representem essas medidas em um papel, com o aux?lio de uma fita m?trica ou de uma r?gua.
Os alunos podem utilizar tamb?m a r?gua para medir a diagonal das telas de computadores, notebooks, ipads e TVs que estiverem dispon?veis na escola. Solicite como tarefa de casa que os alunos coletem essas informa??es t?cnicas de produtos que est?o presentes no seu dia a dia. Para finalizar, na pr?xima aula, deixe que cada aluno apresente a ficha t?cnica dos produtos que eles realizaram a medi??o.
Professor(a) sugiro que voc? acesse os links a seguir:
Simulador de r?gua online:
Fonte: dispon?vel em http://www.stefanelli.eng.br/webpage/metrologia/p-escala-regua-graduada-uso.html#escala. Acesso em 12 de junho de 2013.
R?gua online ? Caracter?sticas importantes.
Fonte: dispon?vel em http://www.reguaonline.com/sobre-a-regua.html . Acesso em 12 de junho de 2013.
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Professor (a) sugiro que voc? leia o livro a seguir:
MACHADO, N. J. Medindo comprimentos. S?o Paulo: Scipione, 2000. (Cole??o Vivendo a Matem?tica)
Professor(a), sugere-se avaliar, as respostas apresentadas pelos alunos nas atividades propostas, a apresenta??o da atividade para casa sobre a coleta de dados das dimens?es de alguns produtos e das discuss?es, se as experi?ncias vivenciadas durante as aulas contribu?ram para um aprendizado significativo acerca da constru??o de no??es de grandezas e medidas para a compreens?o da realidade.