Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.
?
?
Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa forma??o docente.
O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse os s?tios abaixo:
"S?tio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://wlcaminha.blogspot.com.br/ Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.
Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
?
Professor, sabemos que os jogos s?o importantes recursos did?ticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfab?tica), uma vez que o ?brincar com a l?ngua? faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde muito cedo. Na alfabetiza??o, os jogos s?o poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Ao utilizar o jogo, as crian?as mobilizam saberes acerca da l?gica da escrita, consolidando aprendizagens j? realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa ?rea.
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 36.
?
A partir do trabalho com os jogos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
?
? Participar de intera??es orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
? Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
? Dominar as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos;
? Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
? Perceber que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras;
? Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito;
? Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspond?ncias regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).
?
?
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.
?
Professor, nossa proposta ? apresentar jogos online que envolvam a leitura e a escrita. ? valido ressaltar que existem jogos excelentes na internet, por?m ? preciso pesquisar, fazer uma ?investiga??o cr?tica" em diversos s?tios e n?o apenas solicitar aos alunos que joguem por jogar. Os jogos propostos nessa aula contemplam diferentes tipos de conhecimentos relativos ao Sistema de Escrita Alfab?tica.
?O professor, portanto, desempenha um papel central no planejamento das situa??es com utiliza??o de jogos para ajudar na alfabetiza??o e no acompanhamento dos estudantes durante as atividades. Cabe a ele, ao trazer um jogo para a sala de aula, saber explor?-lo no momento oportuno, considerando os aspectos que podem ser contemplados para que as crian?as desenvolvam seu racioc?nio e construam o seu conhecimento de forma descontra?da. ? sua fun??o prever o quanto de aprendizagem determinado jogo pode promover para determinado estudante. Ou seja, o diagn?stico sobre o que sabe o aluno acerca do que se deseja ensinar ? fundamental para que se programem os jogos que ser?o disponibilizados. Enfim, entrega, dedica??o e positividade s?o as tr?s qualidades que n?o podem faltar no professor que busca no educando um sujeito ativo, interativo e inventivo, sem esquecer, no entanto, de propiciar-lhe liberdade de a??o?. (LEAL; ALBUQUERQUE; LEITE, 2005; BITTENCOURT; FERREIRA, 2002; BERNADETE; BISPO; SANTOS, 2002).
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: ludicidade na sala de aula. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 23-24.
?
?
Professor, acreditamos que os jogos que envolvem as correspond?ncias som-grafia s?o fundamentais no processo de apropria??o do sistema de escrita alfab?tica. Por isso, a proposta desta aula ? elencar diversos jogos que trabalham com estas quest?es. Eles poder?o ser trabalhados em v?rias aulas e podem ser desdobrados em diferentes atividades, tais como:
?
?
Assim, acreditamos que os jogos que levam os alunos a refletirem sobre as letras que dever?o usar para formarem as palavras, oportunizam a apropria??o das correspond?ncias de forma mais prazerosa, sem que seja necess?rio ficar treinando os padr?es sil?bicos de forma mec?nica. Ao mesmo tempo, come?am a exercitar um tipo de reflex?o ortogr?fica, quando discutem com os colegas (ou t?m que decidir sozinhos) quais letras v?o usar para notar a pauta sonora da palavra que querem escrever. Esses tipos de jogos tamb?m s?o encontrados na internet.
?
Professor, ? importante discutir com os alunos sobre cada jogo, antes de inici?-los, orientando-os sobre o que est?o aprendendo, pois ? importante tamb?m, que saibam que, por meio de jogos tamb?m se aprende.
?
Reserve um momento e leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, mas se possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) e acessem os jogos abaixo.
?
?
? um jogo din?mico e divertido, no qual a crian?a deve completar a palavra com a letra que falta e que se encontra nos bal?es, antes do tempo se esgotar.
?
Fonte: ?S?tio: Jogos da escola. Jogo: Complete as palavras?.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/69-completar-palavras
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
O jogo "F?brica das Palavras" ? bem interessante, pois proporciona ao aluno a forma??o de palavras, bem como o trabalho com a ortografia. Esse jogo desafia a crian?a a pensar sobre algumas grafias de palavras com correspond?ncias regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).
Basta completar a palavra apresentada com a letra que est? faltando. Ap?s essa etapa, o aluno vai controlar um rob? para montar outras palavras que ser?o indicadas na parte de cima da tela. As letras estar?o espalhadas pela f?brica e o aluno dever? controlar o rob? para desviar dos objetos e pegar as letras certas para montar a palavra.
?
Fonte das imagens: ?S?tio: Escola Games. Jogo: F?brica de palavras?.
http://www.escolagames.com.br/jogos/fabricaPalavras/
Acesso em: 15 de jun. 2013.
Professor, esse jogo possibilita o aluno a formular novas hip?teses sobre e escrita, uma vez que dever? formar o nome das figuras, colocando uma letra em cada quadrinho. N?o poder? sobrar nenhum quadrinho e nenhuma letra.
?
?
Fonte: ?S?tio: Jogos da Escola. Jogo: Figuras e letras?.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/70-figura-e-letras
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
?
Nesse jogo o aluno dever? digitar as s?labas para formar palavras.
?
Fonte: ?S?tio: Jogos da Escola. Jogo: Utilizando as s?labas complete meu nome?.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/atividades/atividades_portugues/completar_silabas_05.html
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
?
Os alunos dever?o completar as palavras com as s?labas que est?o faltando.
?
Fonte: ?S?tio: Jogos da Escola. Jogo: Utilizando as s?labas complete meu nome?.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/atividades/atividades_portugues/completar_silabas_02.html
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Professor, os alunos dever?o digitar a primeira e a ?ltima letra que est?o faltando para completar as palavras.
?
Fonte: ?S?tio: Jogos da Escola. Jogo: Complete com a letra inicial e final?.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/atividades/atividades_portugues/completar_palavras_13.html
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Professor, esses jogos ajudam o aluno a perceber que existe uma correspond?ncia entre uma unidade gr?fica (letra) e uma unidade sonora e ? essa correspond?ncia que o aluno tem que pensar na hora de escolher a letra: o que ? que preenche essa lacuna?
De maneira prazerosa e l?dica, o aluno vai se apropriando de que essas correspond?ncias na escrita da nossa l?ngua s?o grafof?nicas, entre letras e sons. Essa atividade propicia aos alunos a viv?ncia de situa??es interessantes, em que as letras s?o tratadas como unidades, podendo troc?-las quando aparecerem no conjunto de palavras que escreverem ou mesmo no momento de observar quais ser?o as letras que poder? empregar para formar tais palavras.
O fato de j? disporem das letras do alfabeto para formarem as palavras faz com que os alunos possam recordar outras palavras que sabem de cor, para escreverem outras palavras.
?
Professor, outra percep??o que os alunos devem desenvolver durante as s?ries iniciais do Ensino Fundamental ? que as palavras t?m uma ordem de escrita e se trocarmos as letras podemos n?o formar palavras ou podemos transform?-las em outras, isto possibilita a amplia??o do vocabul?rio da crian?a.
Os s?tios abaixo retratam alguns jogos, que auxiliam os alunos a desenvolverem essa percep??o de forma l?dica, portanto muito prazerosa. Lembre-se de discutir antecipadamente as regras do jogo e a import?ncia em segui-las.
Professor, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, mas se possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) para acess?-los.
Os alunos dever?o clicar nas letras e troc?-las de lugar, formando a palavra antes dela sair da tela. ? medida que os alunos v?o acertando v?o pontuando no placar, quem fizer mais pontos no menor tempo vence.
?
?
Fonte: ?S?tio: Jogos da Escola. Jogo: Troca letras?.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/279-troca-letras
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Professor, nesse jogo os alunos dever?o desembaralhar as letras, trocando-as de lugar. Eles dever?o ler a dica que existe no alto na tela para formar a palavra correta. Veja o exemplo abaixo:
DICA: Protege o pesco?o do frio.
RESPOSTA: Cachecol.
Fonte: ?S?tio: Jogos da Escola. Jogo: Salada de letras?.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/278-salada-de-letras
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
?
?
Nesse jogo, oriente os alunos a reposicionarem as letras de uma palavra, antes que ela desapare?a. Para tanto, dever?o selecionar duas letras para que elas troquem de posi??o uma com a outra, at? que a palavra desejada seja formada.
As palavras do jogo est?o relacionadas com uma sala de aula.
?
Fonte: ?S?tio: Jogos da Escola. Jogo: Letras trocadas?.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/277-jogo-das-letras-trocadas
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Ao final de cada jogo, fa?a o registro, resgatando as aprendizagens constru?das. Veja o exemplo de uma ficha de registro:
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
?
Professor, um jogo muito utilizado na alfabetiza??o inicial ? o da FORCA e ele tamb?m ? disponibilizado na internet.
Os alunos s?o desafiados a adivinhar qual ? a palavra. Cada crian?a ou grupo deve dizer/escrever uma letra e se a letra pertencer ? palavra, ela ? escrita no espa?o, preenchendo as lacunas que est?o faltando.
Essa ? uma brincadeira que todos os alunos podem participar (mesmos os que est?o em est?gio inicial de escrita). Envolve o conhecimento das letras e a forma??o de palavras.
?
A seguir apresentamos tr?s sugest?es de jogos de forca, com temas diferentes. Voc? poder? utiliz?-las de acordo com a sua necessidade.
Nessa forca, os alunos dever?o clicar nas letras amarelas para formarem as palavras. Se a letra estiver correta ela vai preencher a palavra. Se estiver errada as pe?as do carrinho do Seninha come?am a soltar. Se todas as pe?as se soltarem o aluno dever? tentar novamente. Como a forca ? do Seninha s?o palavras relacionadas ao tr?nsito, corrida de f?rmula 1, brinquedos, meios de transportes.
?
Fonte: ?S?tio: Jogos da Escola. Jogo: Forca do Seninha?.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/254-forca-do-seninha
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
?
Essa forca ? mais tradicional. A crian?a dever? clicar nas letras amarelas para formar as palavras. ? medida que o aluno vai errando, aparece na forca as partes do corpo na seguinte ordem, cabe?a, tronco, bra?o direito, bra?o esquerdo, p? direito, p? esquerdo. Se formar todas essas partes o aluno perde e dever? passar para a pr?xima palavra. Para cada palavra certa o aluno marca 1 ponto.
?
Fonte: ?S?tio: Jogos da Escola. Jogo: Forca Brinquedos?.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/253-forca-comida-e-brinquedos
Acesso em: 15 de jun. 2013.
Outros s?tios de forca, por tem?tica, que voc? poder? utilizar de forma interdisciplinar:
?
Fonte: ?S?tio: Jogos da Escola. Jogo: Forca Cidades?.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/73-forca-cidades
Acesso em: 15 de jun. 2013.
Fonte: ?S?tio: Smartkids. Jogo: Forca ?gua?.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html
Acesso em: 15 de jun. 2013.
Fonte: ?S?tio: Guida. Jogo: Forca Animais?.
http://guida.querido.net/jogos/forca/animais.htm
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: ?S?tio: Jogos da Escola. Jogo: Forca Comidas?.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/253-forca-comida-e-brinquedos
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Professor, atividades em que os alunos possam escrever palavras favorecem aos mesmos, consolidarem as correspond?ncias grafof?nicas, conhecendo as letras e suas correspond?ncias sonoras (escrever palavras com flu?ncia, mobilizando, com rapidez, o repert?rio de correspond?ncias grafof?nicas j? constru?do.).
Consolidar as correspond?ncias grafof?nicas ? uma aprendizagem fundamental para os alunos em processo de alfabetiza??o. Conduzir os alunos a escreverem palavras, compar?-las com a escrita de outros colegas ? uma pr?tica que os leva a tentarem registrar todos os fonemas, j? que esse procedimento ? necess?rio para que se ganhem os jogos.
Esse mesmo tipo de jogo pode ser utilizado para consolidar conhecimentos de regras ortogr?ficas. ? importante, no entanto, explicitar que saberes relativos ? ortografia, que exijam dos alunos a compreens?o de regras espec?ficas, sejam enfocados apenas quando os alunos j? tiverem se apropriando do sistema alfab?tico de escrita.
Se seus alunos j? estiverem nessa fase, leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica, mas se possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) para acessarem os jogos abaixo:
?
?
Este ? um jogo conhecido, pois h? muito tempo ele tem sido utilizado em programas de televis?o, assim os alunos ter?o facilidade para assimilarem as regras.
O aluno dever? clicar em OUVIR PALAVRA e logo em seguida, dever? digitar a palavra. Se precisar ouvir novamente a palavra dever? clicar em REPETIR PALAVRA.
?
?
Fonte:?S?tio: Jogos da Escola. Jogo: Soletrando?.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/86-soletrando
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
?
Jogo interessante para complementar atividade escolar relacionada ? ortografia, pois estimula a concentra??o, o manuseio do teclado, a escrita de palavras e ainda oferece divers?o por meio de um ca?a-palavras.
Como jogar:
Primeiro, aparecer? uma figura e o nome dela ser? ditado, a partir desse momento o aluno ter? um minuto e meio para digitar o nome da figura. Se precisar ouvir novamente ? s? clicar em REPETIR PALAVRA. Acertando as 6 palavras ditadas, elas aparecer?o em um ca?a-palavras, para os alunos procurarem.
?
?
Fonte das imagens: ?S?tio: Escola Games. Jogo: Ditado e Ca?a-palavras?.
http://www.escolagames.com.br/jogos/ditado/
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
?
?
Professor, esse tipo de jogo ? muito importante no processo de alfabetiza??o, pois possibilita ao aluno pensar sobre a maneira que falamos e sobre a maneira que escrevemos. O jogo testa se o aluno escreve e fala corretamente algumas palavras complicadas da L?ngua Portuguesa.
Veja o exemplo abaixo:
Ele dever? ouvir as duas palavras BANDEJA & BANDEIJA e logo ap?s clicar no quadrinho que ele acha ser a resposta correta. Se ele acertar passa para a pr?xima palavra, se errar aparece uma mensagem com a resposta certa.
?
?
Fonte: ?S?tio: Educar para crescer. Jogo: Como se escreve??.
http://educarparacrescer.abril.com.br/como-se-escreve/index.shtml
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
?
Os alunos dever?o digitar o nome das figuras. Voc? poder? posteriormente, imprimir ou utilizar essas palavras para realizar frases, separa??o de s?labas ou at? mesmo criar uma produ??o de texto.
?
Fonte: ?S?tio: a77. Jogo: Escreva o nome das imagens de forma correta?.
http://www.a77.com.br/alfabetizacao/alfabetizacao_escreva_nome_da_imagem_8.php
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
?
Professor, outros jogos que podem complementar seu trabalho sobre leitura e escrita em sala de aula s?o cruzadinha e ca?a palavras.
Por exemplo, se voc? est? desenvolvendo com os alunos um projeto sobre, ?Brinquedos e Brincadeiras? ou ?Animais? e j? trabalhou com diversos g?neros textuais, pesquisas, conta??o de hist?rias, atividades de registro, outra possibilidade de enriquecer o trabalho ? oferecer atividades que influenciam diretamente na aprendizagem dos alunos como cruzadinhas e ca?a palavras.
?
Veja abaixo exemplos de uma cruzadinha sobre ?Brinquedos? e um ca?a palavras sobre ?Animais?. Essas atividades ajudam no processo de escrita, s?o desafiadoras e adequadas aos alunos em diferentes n?veis.
?
O aluno dever? digitar formar o nome dessas figuras de modo a n?o sobrar nenhum quadrinho.
Fonte: ?S?tio: Jogos de alfabetiza??o. Jogo: Jogo das palavras?.
http://www.jogosdealfabetizacao.com/2011/10/jogo-online-de-caca-palavras.html
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
?
Professor, o aluno dever? pegar o mouse e selecionar os nomes dos animais no ca?a palavras clicando com o bot?o esquerdo e arrastando at? a ?ltima letra da palavra.
?
Fonte: ?S?tio: Iguinho. Jogo: Ca?a palavras?.
http://iguinho.ig.com.br/jogo-caca-palavras.html
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Os s?tios abaixo disponibilizam v?rias cruzadinhas e ca?a palavras.
?
Professor, se voc? sentir necessidade de enriquecer sua aula ou fixar mais o conte?do, utilize-os em sala de aula ou proponha que os alunos os acessem em casa, com ajuda de algum familiar, uma vez que o laptop Classmate do Projeto UCA fica ? disposi??o dos alunos para utiliz?-lo em qualquer espa?o.
?
Fonte: ?S?tio: Google. Jogo: Cruzadinha e Ca?a palavras?.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: ?S?tio: Imagem. Jogo: Palavras Cruzadas?.
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Fonte: ?S?tio: Top Games Kids. Jogo: Ca?a palavras?.
http://www.topgameskids.com.br/jogos-view/1687-jogo+de+caca+palavras.html
Acesso em: 15 de jun. 2013.
?
Conclu?das as atividades planejadas para essa aula, avalie com os alunos o que foi poss?vel aprender com os jogos e o que acham do uso de jogos como recurso facilitador de aprendizagens. Pe?a sugest?es.
?
Texto: ?A influ?ncia da inform?tica?, s?tio Canal do Educador, Brasil Escola. Dispon?vel Em: < http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/influencia-informatica-desenvolvimento-infantil.htm> Acesso em: 15 de jun. de 2013.
Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que utilize um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ? an?lise lingu?stica: apropria??o do sistema de escrita alfab?tica que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro ? poss?vel, tamb?m, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam.
?
O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugest?o de instrumento de registro da aprendizagem.
?
Escola: ______________________________________________________________
?
Aluno: _______________________________________________________________
?
|
An?lise Lingu?stica: apropria??o do Sistema de Escrita Alfab?tica |
FEV. |
JUN. |
AGO. |
DEZ. |
|
Escreve o pr?prio nome. |
? |
? |
? |
? |
|
Reconhece e nomeia as letras do alfabeto. |
? |
? |
? |
? |
|
Diferencia letras de n?meros e outros s?mbolos. |
? |
? |
? |
? |
|
Conhece a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros. |
? |
? |
? |
? |
|
Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes g?neros e suportes textuais. |
? |
? |
? |
? |
|
Compreende que palavras compartilham certas letras. |
? |
? |
? |
? |
|
Percebe que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras. |
? |
? |
? |
? |
|
Segmenta oralmente as s?labas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho. |
? |
? |
? |
? |
|
Identifica semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas. |
? |
? |
? |
? |
|
Reconhece que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es. |
? |
? |
? |
? |
|
Percebe que as vogais est?o presentes em todas as s?labas. |
? |
? |
? |
? |
|
L?, ajustando a pauta sonora ao escrito. |
? |
? |
? |
? |
|
Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos. |
? |
? |
? |
? |
|
Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. |
? |
? |
? |
? |
?
Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) N?o
?
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 38.