Nesta proposta de aula, a inten??o ? propiciar situa??es nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem, por meio do document?rio "Eros?o" da s?rie "NOSSA TERRA" dispon?vel pelo canal TV Escola, a tem?tica "Eros?o de encostas", bem como os principais motivos que provocam os processos erosivos e deslizamentos, especialmente nos centros urbanos.

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) s?o desenvolvidos, ou em um laborat?rio de inform?tica, quando existir na escola. Dependendo da realidade da escola, ? poss?vel realizar a aula at? mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.
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Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop).
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KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.
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Atividade 01
Eros?o de encostas... Introdu??o!
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PASSO A PASSO
Professor (a),
- Inicie a aula comentando com os estudantes os frequentes notici?rios veiculados pela m?dia sobre os deslizamentos que ocorrem nos per?odos mais chuvosos do ano, provocando destrui??es principalmente nas regi?es de morros e encostas em diversas cidades do Brasil.
- Recorde um acontecimento recente na cidade do Rio de Janeiro, envolvendo, inclusive, o artista Zeca Pagodinho no resgate das v?timas, conforme reportagem "Zeca Pagodinho ajuda v?tima da chuva em Xer?m, RJ" publicada no dia 03 de janeiro de 2013:

O cantor Zeca Pagodinho percorre ruas de Xer?m, no munic?pio de Duque de Caxias, na manh? desta quinta-feira (3), para ajudar as v?timas da chuva (Foto: Cl?ber J?nior/ Ag?ncia O Globo)O cantor Zeca Pagodinho percorre ruas de Xer?m, no munic?pio de Duque de Caxias, na manh? desta quinta-feira (3), para ajudar as v?timas da chuva (Foto: Cl?ber J?nior/ Ag?ncia O Globo)

O cantor Zeca Pagodinho percorre ruas de Xer?m, no munic?pio de Duque de Caxias, na manh? desta quinta-feira (3), para ajudar as v?timas da chuva (Foto: Cl?ber J?nior/ Ag?ncia O Globo cantor Zeca Pagodinho percorre ruas de Xer?m, no munic?pio de Duque de Caxias, na manh? desta quinta-feira (3), para ajudar as v?timas da chuva (Foto: Cl?ber J?nior/ Ag?ncia O GloboO cantor Zeca Pagodinho percorre ruas de Xer?m, no munic?pio de Duque de Caxias, na manh? desta quinta-feira (3), para ajudar as v?timas da chuva (Foto: Cl?ber J?nior/ Ag?ncia O Globo). Dispon?vel em: <http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/ajudando-vitimas-zeca-pagodinho-diz-que-xerem-e-uma-tristeza-so,e40df1958a00c310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html>. Acesso em 15/06/2013.
- Discuta a not?cia e explique aos estudantes, problematizando:
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O que mais lhe chamou a aten??o nesta not?cia?
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Segundo as reportagens veiculadas sobre este assunto, o que causou as enchentes e os deslizamentos nesta regi?o da cidade do Rio de Janeiro?
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Ser? que a chuva ? de fato o principal agente respons?vel pelos processos erosivos e deslizamentos de morros e encostas? Justifique.
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- Permita que os estudantes expressem suas compreens?es e registre-as no quadro e, a partir da "sementeira de ideias" elabore um quadro-s?ntese resumindo as percep??es dos alunos em rela??o ao tema.
- Proponha um estudo sobre as principais causas dos processos erosivos e deslizamentos de encostas em ambientes urbanos. Oriente-os para se organizarem em grupos de 4 a 5 alunos buscando promover a intera??o entre seus pares a fim de realizarem pesquisas em fontes predefinidas (textos, sites de busca na web, v?deos, anima??es, dentre outros), selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados representados de diferentes formas (figuras, gr?ficos, tabelas, mapas, croquis...) com vistas a constru?rem conhecimentos significativos para que sejam capazes de tomar decis?es propositivas e enfrentar situa??es-problema em seu cotidiano.
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Atividade 02
Eros?o de encostas... introdu??o!
PASSO A PASSO
Professor (a),
- Ap?s estas refletirem sobre as quest?es iniciais, apresente o document?rio "Eros?o" da s?rie "NOSSA TERRA" dispon?vel pelo canal TV Escola, e solicite aos grupos para anotarem as principais ideias durante a exibi??o. Ap?s assistirem ao document?rio, medie uma roda de conversa sobre o que os grupos anotaram de mais importante. Problematize:
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O que s?o rochas e quais os tipos mais comuns?
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Que tipo de rochas ? mais f?cil de ser erodido?
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Quais s?o os principais agentes erosivos do relevo terrestre?
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- Proponha a elabora??o de um mapa conceitual a partir das informa??es que foram apresentadas no document?rio. Esse instrumento pedag?gico auxilia organizar e representa o conhecimento constru?do de maneira visual.
- Escreva no quadro as ideias principais e instigue os grupos para irem completando o quadro, conforme o exemplo a seguir:
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Mapa conceitual. Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/Agosto/lote26-08/nossa%20terra_eroso.pdf>. Acesso em 15/06/2013.
- Ap?s a constru??o do mapa conceitual, pe?a aos estudantes que o registrem em seus cadernos.
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Atividade 03
Principais tipos de eros?o
PASSO A PASSO

- Solicite aos estudantes que realizem uma pesquisa em fontes diversas, buscando compreender e explicar os principais tipos de eros?o (fluvial, pluvial, mar?tima, geleiras, e?lica). Responsabilize cada grupo a pesquisar um tipo de eros?o.
- Neste momento ? importante acompanhar cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo poss?veis d?vidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a constru??o de conhecimentos significativos sobre a tem?tica.
- As atividades de pesquisa podem ser realizadas na biblioteca, em livros, revistas, materiais paradid?ticos e tamb?m no laborat?rio de inform?tica (caso a escola disponibilize). Neste momento ? importante orientar para que pesquisem em sites espec?ficos para pesquisas escolares, que disp?em de informa??es confi?veis, como por exemplo, a Plataforma Multim?dia Britannica Escola Online dispon?vel no endere?o web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso f?cil e gratuito para pesquisas escolares.
- Auxilie os grupos a organizarem uma apresenta??o por meio de pain?is ilustrativos ou com o aux?lio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem), com vistas a socializarem os conhecimentos com todos os alunos.
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Atividade 04
Eros?o de encostas: causas e consequ?ncias
PASSO A PASSO
- Aprofunde os estudos sobre a tem?tica proposta. Apresente a m?sica "Eros?o" interpretada pelo grande artista Luiz Gonzaga, dispon?vel em <http://letras.mus.br/luiz-gonzaga/1564318/>, acesso em 15/06/2013.
Eros?o
Luiz Gonzaga
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Ainda hei de ver um dia
A minha terra sem a praga da eros?o
Ai! Quem me dera se eu pudesse
Se Deus me desse uma aten??o
E ajustasse todo o povo
No mutir?o para acabar com a eros?o
Ainda hei de ver um dia
De novo o verde
Se espalhar no meu sert?o
A eros?o parece uma serpente
Rachando a terra, devorando o ch?o
E a riqueza que era da gente
Vai toda embora com a eros?o
Por isso, agora estou aqui cantando
Chamando o povo pra esse mutir?o
Vamos minha gente, salvar nossa terra
Das rachaduras da eros?o
No meu pedacinho de ch?o
N?o tem perigo de eros?o
Eu aprendi o jeito certo
De proteger a terra e a minha planta??o
Ai, minha gente, que fartura
Tanta riqueza se espalhando pelo ch?o
? macaxeira, girimum caboclo
Batata- doce, melancia e mel?o
Feij?o de corda se enroscando em tudo
D? gosto de ver minha planta??o
L? no a?ude, a ?gua t?o limpinha
Espelha o verde e a cria??o
? t?o bonito este meu p?-de-serra
Com a terra livre da eros?o (bis)
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- Ap?s ouvirem e cantarem a m?sica, problematize:
-
Qual ? a ideia central relatada nesta m?sica?
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Em que lugar (campo/cidade) acontece o problema citado na m?sica?
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Quais os principais danos causados pela eros?o no meio rural? e nas cidades?
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Explique com suas pr?prias palavras o verso:
A eros?o parece uma serpente
Rachando a terra, devorando o ch?o
E a riqueza que era da gente
Vai toda embora com a eros?o
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O s?o deslizamentos? Por que eles ocorrem?
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Os deslizamentos s?o fen?menos naturais ou provocados pela a??o antr?pica (humana)?
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Como ? o relevo nos lugares onde os deslizamentos ocorrem?
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Por que as regi?es ?ngremes s?o ocupadas por atividades humanas?
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Quem s?o as pessoas que vivem nas regi?es ?ngremes?
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O que pode ser feito para prevenir os deslizamentos?
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- Solicite aos estudantes que realizem uma pesquisa em fontes diversas como as sugeridas anteriormente, buscando compreender e explicar a problem?tica apresentada anteriormente. Neste momento ? importante indicar como fonte de pesquisa o site da Defesa Civil <http://www.mi.gov.br/web/guest/defesacivil> (acesso em 15/06/2013) que disp?e de recomenda??es sobre desastres por causa de deslizamentos de morros e encostas.
- Acompanhe e oriente cada etapa da atividade, esclarecendo poss?veis d?vidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a constru??o de conhecimentos significativos sobre a tem?tica.
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Atividade 05
Socializa??o dos resultados e considera??es finais
PASSO A PASSO

- Ap?s cada grupo sistematizar as informa??es levantadas, solicite que organizem uma apresenta??o com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados atrav?s de pain?is ilustrativos ou com o aux?lio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).
- Fique atendo ?s apresenta??es dos resultados pelos grupos, buscando evidenciar:
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Quais s?o os sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento;
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O que podemos fazer para evitar um deslizamento;
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Como agir quando ocorre um deslizamento;
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- A pesar do tema apresentado neste document?rio parecer distante do cotidiano dos estudantes, devemos lembrar que todos n?s somos respons?veis por cuidar do ambiente em que vivemos, evitando que muitas vidas sejam expostas ? situa??o de risco causada por enchentes, deslizamentos ou mesmo diversas doen?as provocadas por animais/insetos que vivem em locais onde se acumula lixo.
- Promova um debate acerca dos projetos criados pelo governo federal com vistas a promover o desenvolvimento social, esclarecendo que as pol?ticas p?blicas devem voltadas realmente para as necessidades de toda a popula??o.
- Questione os alunos se existem no bairro ondem moram locais sujeitos a processos erosivos e deslizamentos. Levante com os mesmos poss?veis a??es que podem ser realizadas para evitar riscos ? vida da comunidade. Utilize trechos do document?rio para ilustrar a discuss?o.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um f?rum tem?tico de discuss?o na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experi?ncias e reflex?es, apresentar sugest?es, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
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Professor, trabalhe a tem?tica em conjunto com outras ?reas!
- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplica??es no cotidiano. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; com Hist?ria e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espa?o geogr?fico e modificam a paisagem local; em Ci?ncias podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econ?micas que alteram as paisagens; em Artes, podem confeccionar pain?is tem?ticos; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.