Portal do Professor

Início do Conteúdo

Blog e forum: diferen?as de intera??o

Autor e Co-autor(es)

Rog?rio de Castro Angelo imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros digitais: impacto e fun??o social
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Conhecer as diferen?as na forma de intera??o entre interlocutores nos g?neros digitais blog e forum.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • G?neros digitais;
  • intera??o entre interlocutores.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • computadores com internet (sala de inform?tica ou UCAs);
  • data show.

Estrat?gias:

  • pesquisas na internet;
  • an?lise de blogs e f?runs;
  • exposi??o oral.

M?dulo 1 - introduzindo o assunto

Atividade 1

O professor dever?, em um primeiro momento, revisar oralmente com os alunos quais s?o as principais caracter?sticas dos dois g?neros digitais que ser?o abordados na aula (blog e f?rum).

Para isso,  o professor poder? projetar no data show alguns blogs e f?runs e explor?-los com os alunos. Sugerimos os seguintes:

Blogs:

mf

Dispon?vel em: <http://marceloferrari.blogspot.com.br/?view=flipcard> Acesso em: 20 jun. 2013.

foru

 Dispon?vel em:<http://jarbas.wordpress.com> Acesso em: 20 jun. 2013.

?

F?runs:

 fh

Dispon?vel em: <http://forum.clubedohardware.com.br/>. Acesso em: 20 jun. 2013.

uol

Dispon?vel em: <http://forum.jogos.uol.com.br/>. Acesso em: 20 jun. 2013.

?

Atividade 2

Ap?s  explorar as principais caracter?sticas dos g?neros  em estudo,  o professor pedir? aos alunos que encontrem na internet pelo menos mais dois blogs e f?runs que eles julgarem interessantes e que deixem esses blogs e f?runs em janelas abertas no navegador de internet.
?

M?dulo 2

Atividade 1

Primeiramente os alunos dever?o analisar os blogs selecionados.

Eles ir?o analisar como ocorre a intera??o entre quem publica e quem comenta os blogs.

Analisando os blogs selecionados previamente, eles dever?o responder ao seguinte question?rio:

  • A pessoa que faz as publica??es (o "dono" do blog, tamb?m chamado blogueiro(a)) responde aos coment?rios feitos ?s suas publica??es?
  • Com que frequ?ncia novos posts s?o feitos nesse blog?
  • Geralmente os novos posts fazem refer?ncia aos coment?rios dos posts mais antigos?
  • Como o blogueiro interage com os seguidores do blog?
  • Os comentadores/seguidores geralmente deixam questionamentos ou apenas sua opini?o nos coment?rios das postagens?
  • Geralmente qual ? o intervalo de tempo entre a publica??o e os coment?rios com suas respectivas respostas?

?

Em seguida, os alunos dever?o analisar os f?runs. Geralmente num f?rum, discute-se sobre um determinado assunto, por meio de perguntas e respostas. Sabendo disso os alunos dever?o analisar os f?runs que eles haviam selecionado e responder ao seguinte question?rio;

  • A pessoa que faz a pergunta, geralmente comenta as respostas dadas ? sua quest?o?
  • Geralmente as novas respostas fazem refer?ncia ?s respostas mais antigas? Como isso ? feito pelos participantes?
  • Geralmente qual o intervalo de tempo entre a publica??o das perguntas e suas respostas?

Feito isso, os alunos dever?o passar a uma atividade de socializa??o dos resultados da an?lise de seus blogs/f?runs. Cada aluno discutir? com mais tr?s colegas tentando chegar a um consenso buscando responder ? seguinte quest?o: qual dos dois g?neros digitais apresenta uma intera??o mais pr?xima entre os interlocutores: blog ou f?rum e por qu??

Uma vez tendo chegado a um consenso, os grupos apresentar?o o resultado de suas discuss?es para a sala toda.

Atividade 2

Para a pr?tica da intera??o em um f?rum, o professor publicar? uma pergunta, pedindo a opini?o dos alunos sobre algum tema da atualidade. Essa pergunta dever? ser publicada em um f?rum na internet, sendo que todos os alunos dever?o responder a esse questionamento, os alunos dever?o fazer refer?ncia ?s respostas dos alunos que os precederem.

Recursos Complementares

Site com exemplos de blogs interessantes:

<http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_web2/parada06_cid2/para_saber_mais/blogs.html>. Acesso em 20 jun. 2013.

Avaliação

O professor avaliar? a participa??o dos alunos nas atividades propostas, e poder? verificar a aprendizagem por meio da observa??o de como os alunos responderam ao questionamento feito no f?rum.