Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros digitais: impacto e fun??o social |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Conhecer as diferen?as na forma de intera??o entre interlocutores nos g?neros digitais blog e forum.
Recursos:
Estrat?gias:
O professor dever?, em um primeiro momento, revisar oralmente com os alunos quais s?o as principais caracter?sticas dos dois g?neros digitais que ser?o abordados na aula (blog e f?rum).
Para isso, o professor poder? projetar no data show alguns blogs e f?runs e explor?-los com os alunos. Sugerimos os seguintes:
Blogs:
Dispon?vel em: <http://marceloferrari.blogspot.com.br/?view=flipcard> Acesso em: 20 jun. 2013.
Dispon?vel em:<http://jarbas.wordpress.com> Acesso em: 20 jun. 2013.
?
F?runs:
Dispon?vel em: <http://forum.clubedohardware.com.br/>. Acesso em: 20 jun. 2013.
Dispon?vel em: <http://forum.jogos.uol.com.br/>. Acesso em: 20 jun. 2013.
?
Ap?s explorar as principais caracter?sticas dos g?neros em estudo, o professor pedir? aos alunos que encontrem na internet pelo menos mais dois blogs e f?runs que eles julgarem interessantes e que deixem esses blogs e f?runs em janelas abertas no navegador de internet.
?
Primeiramente os alunos dever?o analisar os blogs selecionados.
Eles ir?o analisar como ocorre a intera??o entre quem publica e quem comenta os blogs.
Analisando os blogs selecionados previamente, eles dever?o responder ao seguinte question?rio:
?
Em seguida, os alunos dever?o analisar os f?runs. Geralmente num f?rum, discute-se sobre um determinado assunto, por meio de perguntas e respostas. Sabendo disso os alunos dever?o analisar os f?runs que eles haviam selecionado e responder ao seguinte question?rio;
Feito isso, os alunos dever?o passar a uma atividade de socializa??o dos resultados da an?lise de seus blogs/f?runs. Cada aluno discutir? com mais tr?s colegas tentando chegar a um consenso buscando responder ? seguinte quest?o: qual dos dois g?neros digitais apresenta uma intera??o mais pr?xima entre os interlocutores: blog ou f?rum e por qu??
Uma vez tendo chegado a um consenso, os grupos apresentar?o o resultado de suas discuss?es para a sala toda.
Para a pr?tica da intera??o em um f?rum, o professor publicar? uma pergunta, pedindo a opini?o dos alunos sobre algum tema da atualidade. Essa pergunta dever? ser publicada em um f?rum na internet, sendo que todos os alunos dever?o responder a esse questionamento, os alunos dever?o fazer refer?ncia ?s respostas dos alunos que os precederem.
Site com exemplos de blogs interessantes:
<http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_web2/parada06_cid2/para_saber_mais/blogs.html>. Acesso em 20 jun. 2013.
O professor avaliar? a participa??o dos alunos nas atividades propostas, e poder? verificar a aprendizagem por meio da observa??o de como os alunos responderam ao questionamento feito no f?rum.