Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Literatura | Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o |
Hist?ria da Literatura Brasileira (no??o das principais escolas liter?rias anteriores ao Modernismo).
Recursos:
Estrat?gias:
Antes de come?ar as discuss?es sobre o Modernismo, enquanto movimento art?stico/liter?rio, ? importante que o professor discuta com os alunos o que significarm as palavras: "moderno" "modernidade" e "Modernismo". Essa primeira discuss?o serve para fazer a diferencia??o entre o que consideramos como moderno/modernidade no senso comum (aquilo que ? novo) e o movimento art?stico/liter?rio, situado em um tempo relativamente definido da hist?ria da Literatura Brasileira.
Em seguida, o professor exibir? um v?deo para os alunos, que faz uma s?ntese sobre a primeira fase do Modernismo no Brasil. Antes da apresenta??o do v?deo, o professor pedir? aos alunos que fa?am anota??es sobre as principais caracter?sticas e os principais autores que forem citados no v?deo, pois essas anota??es facilitar?o a atividade que eles far?o na sequ?ncia.
V?deo aulalivre.net:
Dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=6Rcv6g-LE0s>. Acesso em: 19 jun. 2013.
?
Para que os alunos ampliem um pouco mais o conhecimento sobre o assunto (1a fase do Modernismo), o professor dividir? a turma em grupos, sendo que cada um deles far? uma pesquisa sobre um tema distinto, para uma posterior apresenta??o em forma de semin?rio. Os alunos dever?o registrar suas anota??es em documento de texto, para fazerem um handout a ser entregue para os colegas dos outros grupos no momento da apresenta??o do trabalho.
Al?m de pesquisarem sobre um tema e organizarem as ideias em forma de handout, os alunos dever?o montar uma apresenta??o em slides para ser exibida durante o semin?rio.
Cada grupo dispor? de 10 a 15 minutos para apresenta??o de seu trabalho, portanto, eles dever?o elaborar um material compat?vel com esse tempo.
Os temas a serem pesquisados (preferencialmente no laborat?rio de inform?tica ou com os UCAs se a escola j? tiver sido contemplada) s?o os seguintes:
Os alunos dever?o primeiramente entregar para os colegas os handouts com o resultado das pesquisas que fizeram sobre o Modernismo.
Cada grupo dispor? de 10 a 15 minutos para se apresentar. Ap?s cada apresenta??o, os alunos dos outros grupos e o professor poder?o fazer seus questionamentos ao grupo.
?
O professor dar? um breve feedback para os grupos, complementando algumas informa??es se necess?rio for, e fazendo oralmente uma revis?o do conte?do trabalhado.
Em seguida, para fechamento do assunto, o professor exibir? o v?deo abaixo, que retrata algumas das personalidades que certamente foram citadas durante as apresenta??es do semin?rio (Oswald de Andrade, M?rio de Andrade, Gra?a Aranha, Monteiro Lobato). Nesse v?deo, os artistas brasileiros est?o organizando/realizando a Semana de Arte Moderna de 1922.
Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=zc2AHqe9zrw>. Acesso em 20 de jun. 2013.
Aula completa do aulalivre.net com apostila/slides/v?deo ( para acess?-la, basta se conectar com o facebook ou se inscrever no site).
Dispon?vel em: <http://www.aulalivre.net/revisao-vestibular-enem-2012/literatura/modernismo-I>. Acesso em: 20 jun. 2013.
P?gina do Brasil Escola sobre o Modernismo no Brasil:
Dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/literatura/o-modernismo-no-brasil.htm>. Acesso em: 20 jun. 2013.
V?deo da TV Cultura em comemora??o aos 80 anos da Semana de Arte Moderna:
Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=LdO_ebONK9I>. Acesso em: 20 jun. 2013.
Apresenta??o em slides sobre a primeira fase do Modernismo:
Dispon?vel em: <http://www.slideshare.net/guest276c9/modernismo-1-fase-de-22-a-30>. Acesso em: 20 jun. 2013.
Compilado de autores e obras da primeira fase do Modernismo no Brasil:
Dispon?vel em: <http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/3629725>. Acesso em: 20 jun. 2013.
Os alunos dever?o ser avaliados qualitativamente em rela??o ao seu envolvimento em todas as atividades do processo. O professor poder? tamb?m verificar, quantativamente, a aprendizagem, por meio dos handouts feitos pelos grupos e pelo seu desempenho durante as apresenta??es dos semin?rios, fazendo quest?es para os grupos ao final de cada apresenta??o. Al?m disso, o professor poder?, posteriormente a essa aula, elaborar algumas quest?es escritas (teste) sobre os assuntos trabalhados nos semin?rios.