Portal do Professor

Início do Conteúdo

A primeira fase do Modernismo na Literatura Brasileira

Autor e Co-autor(es)

Rog?rio de Castro Angelo imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Literatura Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer o per?odo  denominado de 1a fase do Modernismo no Brasil.
  • Identificar as principais caracter?sticas desse movimento liter?rio/art?stico.
  • Conhecer os autores e obras mais expressivos desse per?odo.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Hist?ria da Literatura Brasileira (no??o das principais escolas liter?rias anteriores ao Modernismo).

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • computador;
  • data show;
  • caixas de som;
  • quadro negro/giz;
  • laborat?rio de inform?tica (ou UCAs);
  • handouts (produzidos pelos alunos).

Estrat?gias:

  • exposi??o oral;
  • apresenta??o de v?deos;
  • pesquisa em grupo;
  • discuss?es em grupo;
  • apresenta??o de semin?rios.

?

M?dulo 1 - introduzindo o assunto

Atividade 1

Antes de come?ar as discuss?es sobre o Modernismo, enquanto movimento art?stico/liter?rio, ? importante que o professor discuta com os alunos o que significarm as palavras: "moderno" "modernidade" e "Modernismo". Essa primeira discuss?o serve para fazer a diferencia??o entre o que consideramos como moderno/modernidade no senso comum (aquilo que ? novo) e o movimento art?stico/liter?rio, situado em um tempo relativamente definido da hist?ria da Literatura Brasileira.

Em seguida, o professor exibir? um v?deo para os alunos, que faz uma s?ntese sobre a primeira fase do Modernismo no Brasil. Antes da apresenta??o do v?deo, o professor pedir? aos alunos que fa?am anota??es sobre as principais caracter?sticas e os principais autores que forem citados no v?deo, pois essas anota??es facilitar?o a atividade que eles far?o na sequ?ncia.

V?deo aulalivre.net:

Modernismo

Dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=6Rcv6g-LE0s>. Acesso em: 19 jun. 2013.

?

M?dulo 2

Atividade 1 - pesquisa

Para que os alunos ampliem um pouco mais o conhecimento sobre o assunto (1a fase do Modernismo), o professor dividir? a turma em grupos, sendo que cada um deles far? uma pesquisa sobre um tema distinto, para uma posterior apresenta??o em forma de semin?rio. Os alunos dever?o registrar suas anota??es em documento de texto, para fazerem um handout a ser entregue para os colegas dos outros grupos no momento da apresenta??o do trabalho.

Al?m de pesquisarem sobre um tema e organizarem as ideias em forma de handout, os alunos dever?o montar uma apresenta??o em slides para ser exibida durante o semin?rio.

Cada grupo dispor? de 10 a 15 minutos para apresenta??o de seu trabalho, portanto, eles dever?o elaborar um material compat?vel com esse tempo.

Os temas a serem pesquisados (preferencialmente no laborat?rio de inform?tica ou com os UCAs se a escola j? tiver sido contemplada) s?o os seguintes:

  • Quais as principais caracter?sticas da primeira fase do Modernismo na Literatura Brasileira?

  • O que foi a Semana de Arte Moderna de 1922, quais os principais artistas envolvidos, qual o legado dessa semana?

  • Manifesto antropof?gico ? o que foi, quem idealizou, quais os objetivos e quais as consequ?ncias? Apresente trechos desse manifesto.

  • Manifesto Pau-Brasil ? o que foi, quem idealizou, quais os objetivos e quais as consequ?ncias? Apresente trechos desse manifesto.

  • Quais autores representam esse per?odo da Literatura Brasileira e com quais obras? Procure trechos dessas obras. 

Atividade 2 - apresenta??o

Os alunos dever?o primeiramente entregar para os colegas os handouts com o resultado das pesquisas que fizeram sobre o Modernismo.

Cada grupo dispor? de 10 a 15 minutos para se apresentar. Ap?s cada apresenta??o, os alunos dos outros grupos e o professor poder?o fazer seus questionamentos ao grupo.

?

M?dulo 3

Atividade 1 -  feedback/revis?o

O professor dar? um breve feedback para os grupos, complementando algumas informa??es se necess?rio for, e fazendo oralmente uma revis?o do conte?do trabalhado.

Em seguida, para fechamento do assunto, o professor exibir? o v?deo abaixo, que retrata algumas das personalidades que certamente foram citadas durante as apresenta??es do semin?rio (Oswald de Andrade, M?rio de Andrade, Gra?a Aranha, Monteiro Lobato). Nesse v?deo, os artistas brasileiros est?o organizando/realizando a Semana de Arte Moderna de 1922.

Modernismo

Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=zc2AHqe9zrw>. Acesso em 20 de jun. 2013.

Recursos Complementares

Aula completa do aulalivre.net com apostila/slides/v?deo ( para acess?-la, basta se conectar com o facebook ou se inscrever no site).

Dispon?vel em: <http://www.aulalivre.net/revisao-vestibular-enem-2012/literatura/modernismo-I>. Acesso em: 20 jun. 2013. 

P?gina do Brasil Escola sobre o Modernismo no Brasil:

Dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/literatura/o-modernismo-no-brasil.htm>. Acesso em: 20 jun. 2013. 

V?deo da TV Cultura em comemora??o aos 80 anos da Semana de Arte Moderna:

Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=LdO_ebONK9I>. Acesso em: 20 jun. 2013. 

Apresenta??o em slides sobre a primeira fase do Modernismo:

Dispon?vel em: <http://www.slideshare.net/guest276c9/modernismo-1-fase-de-22-a-30>. Acesso em: 20 jun. 2013. 

Compilado de autores e obras da primeira fase do Modernismo no Brasil:

Dispon?vel em: <http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/3629725>. Acesso em: 20 jun. 2013.

Avaliação

Os alunos dever?o ser avaliados qualitativamente em rela??o ao seu envolvimento em todas as atividades do processo. O professor poder? tamb?m verificar, quantativamente, a aprendizagem, por meio dos handouts feitos pelos grupos e  pelo seu desempenho durante as apresenta??es dos semin?rios, fazendo quest?es para os grupos ao final de cada apresenta??o. Al?m disso, o professor poder?, posteriormente a essa aula, elaborar algumas quest?es escritas (teste) sobre os assuntos trabalhados nos semin?rios.