Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Recursos:
Estrat?gias:
Dispon?vel em: <http://harsharajgatty.files.wordpress.com/2009/07/ice_break1.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.
Em um primeiro momento, o professor far? uma atividade chamada brainstorming (tempestade de ideias), em que cada aluno fala uma palavra que se relaciona com determinado tema sugerido.
O professor escrever? no quadro-negro as palavras "RESENHA CR?TICA" e pedir? aos alunos que digam quais palavras se relacionam com o conceito de resenha e cr?tica. A cada palavra dita, o professor anotar? no quadro, fazendo uma liga??o (linha) entre a palavra dita e a express?o "resenha cr?tica" que dever? estar no meio do quadro.
Assim que o professor perceber que os alunos j? ativaram os conhecimentos pr?vios sobre o g?nero resenha cr?tica, possivelmente, fazendo refer?ncia a palavras como: resumo, opini?o, coment?rio, sinopse, livros, filmes, avalia??o, etc., poder? passar para a pr?xima atividade. ? importante que, nesse primeiro momento, o professor estimule os alunos a falarem, questionando o que eles acham que significa uma resenha e o que significa a palavra cr?tica, bem como o que significa o termo resenha cr?tica enquanto g?nero textual.
Se o professor julgar necess?rio, dever? pedir aos alunos que copiem a teia de ideias resultantes do brainstorming.
Para essa atividade, o professor dever? imprimir e entregar para os alunos uma resenha cr?tica sobre um objeto cultural, al?m do question?rio, apresentado na sequ?ncia. Sugerimos que seja a resenha de um filme ou livro que esteja em evid?ncia, quando da execu??o desta sequ?ncia did?tica.
Para efeito de exemplifica??o, exemplificamos a atividade, tratando aqui do ?ltimo filme lan?ado (at? a data da publica??o dessa aula) da s?rie Resident Evil.
Segue, a resenha:
Resident Evil 5: Retribui??o
?
As continua??es das franquias dos filmes do Resident Evil receberam algumas cr?ticas n?o apenas de cr?ticos de cinema, mas tamb?m dos f?s por n?o seguir o enredo dos jogos de v?deo game. Mas a verdade ? que todos sempre aguardam ansiosos para que a pr?xima continua??o possa ser melhor, ainda mais estreladas por grandes atrizes como Milla Jovovich e Michelle Rodriguez. E agora finalmente a resposta do p?blico em geral foi realmente muito boa em rela??o ao filme. Olhando para tr?s, o filme teve sim suas falhas, mas em geral foi muito agrad?vel e intenso. Anderson conseguiu criar uma atmosfera claustrof?bica, enquanto fornecendo doses suficientes de a??o e contando com uma boa atua??o da personagem Alice Jovovich que simpatiza muito bem com o p?blico.
A hist?ria de ?Resident Evil 5: Retribui??o? gira em torno do v?rus mortal T, que ? desenvolvido pela Umbrella Corporation, e continua dizimando o planeta todo e transformando toda a popula??o global em legi?es de mortos-vivos comedores de carne. A ?nica esperan?a da ra?a humana, Alice (Milla Jovovich), desperta no centro de opera??es clandestinas da Umbrella, e descobre mais segredos do seu passado misterioso conforme se aprofunda no complexo. Sem um porto seguro, Alice continua a ca?ar os respons?veis pelo v?rus; uma persegui??o que a leva de T?quio a Nova York, Washington, DC e Moscou, culminando em uma revela??o alucinante que ir? for??-la a repensar tudo o que ela acreditava ser verdade. Alice precisa lutar para conseguir sobreviver o tempo suficiente para escapar desse mundo hostil que est? prestes a ser destru?do.
?
Cartaz do Filme Resident Evil 5: Retribui??o (Retribution)
?
Para come?ar, Paul Anderson garante a volta dos melhores personagens que a franquia teve nos ?ltimos filmes. Ele, ent?o, fornece o filme com uma hist?ria simples, mas interessante (de um modo semelhante ao original), imersivo 3D, com sequ?ncias de a??o e efeitos visuais impressionantes. N?o sei se podemos dizer que Resident Evil Retribution foi o melhor dos 5 filmes, mas com certeza ? uma sequencia muito decente que realmente ir? agradar aos f?s da s?rie.
O filme ? t?o curto quanto os outros, mas ? incrivelmente eletrizante e n?o para um segundo. H? problemas de continuidade e alguns buracos no enredo, mas depois de quatro filmes, voc? j? est? um pouco acostumado com alguns deslizes.
Esta n?o ? uma obra-prima. N?o h? performances fortes ou uma hist?ria profunda com id?ias originais. Este ? o quinto filme de uma franquia de a??o irracional zumbi, e nesse aspecto, ele cumpre com tudo o que ? esperado. ? muito legal ver ele recuperar alguns dos sentimentos vistos no original (alguns sustos e momentos tensos com saltos inclu?do!).
Curto, r?pido e visualmente impressionante, RE: Retribution ? um quinto filme que realmente funciona e dever? ser apreciado pelos f?s. ? um filme de a??o com seus pontos de terror agu?ados em momentos realmente tensos. Vale a pena conferir, e o 3D dele traz mais realidade ainda a obra.
Dispon?vel em: <http://www.criticasdefilmes.com.br/resident-evil-5-retribuicao/>. Acesso em: 20 set. 2012.
Os alunos dever?o responder ao question?rio seguinte no caderno:
1. Qual objeto cultural ? o foco dessa resenha, isto ?, qual obra ? analisada?
2. Qual ? o g?nero da obra descrita na resenha? Com?dia? Suspense? Romance? Fic??o cient?fica? A??o? Arte? Drama? Justifique sua resposta a partir de elementos presentes na resenha.
3. H? informa??es t?cnicas a respeito desse objeto cultural, como ano de lan?amento, nome do diretor, personagens, nacionalidade etc.? Se sim, copie-os, separando-os nessas categorias.
4. As informa??es a respeito dessa obra analisada satisfazem sua curiosidade enquanto leitor?
5. O cr?tico dessa resenha conseguiu atrair a sua aten??o enquanto leitor? Por quais motivos? Explique.
6. Essa resenha cr?tica motiva voc? a assistir ao filme? Por qu??
7. Voc? se identifica com o enredo da obra resenhada? Justifique.
8. Voc? considera que o t?tulo da resenha foi bem escolhido pelo autor? Caso n?o, sugira outro t?tulo para o texto.
9. Identifique e destaque, no texto, os trechos que discorrem sobre os fatos do enredo do filme.
10. As cr?ticas feitas na resenha s?o favor?veis ou desfavor?veis ao filme? Marque-as no texto, diferenciando as positivas das negativas, caso exista essa diferen?a.
11. H?, no texto, coment?rios sobre a atua??o dos atores, a fotografia, a dire??o e a trilha sonora? Em caso positivo, localize no texto os coment?rios sobre cada um desses aspectos.
12. Em uma cr?tica, os voc?bulos podem possuir carga positiva ou negativa, e, ainda, essa carga pode ser intensificada ou n?o, de acordo com o efeito que se quer produzir ? apenas informar ou avaliar ou persuadir. Identifique e copie algumas express?es empregadas no texto que expressam valores positivos ou negativos. Destaque os adjetivos ou outras palavras que demonstram esses valores e informe se s?o favor?veis ou desfavor?veis ao filme.
Quando os alunos terminarem de responder ao question?rio, o professor passar? ? corre??o das quest?es, refor?ando com os alunos que a finalidade principal de uma resenha cr?tica ? emitir um parecer/uma avalia??o sobre um objeto cultural, recomendando ou n?o o seu "consumo".
Tendo em vista a finalidade do g?nero resenha cr?tica, e percebendo que as ?ltimas quest?es (10, 11 e 12) do question?rio nos propiciam uma explora??o mais aprofundada sobre a fun??o da adjetiva??o nas resenhas cr?ticas, passamos agora ? explora??o da adjetiva??o.
O professor dever? levar os alunos a perceberem que quando se recomenda um objeto cutural (como nessa resenha) os resenhistas geralmente modalizam as cr?ticas negativas, uma vez que dizer que o filme "N?o ? uma obra-prima" ? diferente de dizer que "o filme ? ruim"; al?m disso, dizer que "n?o h? performances fortes" ? diferente de dizer "as performances foram fracas".
Al?m disso, podemos perceber a ordem de apar?ncia das cr?ticas positivas e negativas, por exemplo, no trecho "O filme ? t?o curto quanto os outros, mas ? incrivelmente eletrizante e n?o para um segundo. H? problemas de continuidade e alguns buracos no enredo, mas depois de quatro filmes, voc? j? est? um pouco acostumado com alguns deslizes."Para cada uma das cr?ticas negativas (o filme ? curto; h? problemas de continuidade), o resenhista cita uma qualidade ou cr?tica positiva, criando uma estrutura que pode ser resumida em: "ponto negativo, mas ponto positivo", sendo que o que fica evidenciado ? o que vem depois do "mas", e n?o o que vem antes.
Para consolidar o aprendizado sobre o papel da adjetiva??o nas resenhas cr?ticas, o professor levar? os alunos, agrupados em duplas, ou, se a escola j? tiver sido contemplada com o programa UCA, dever? solicitar que cada aluno pegue seu computador para desenvolverem a atividade seguinte:
Alguns sites que o professor poder? apresentar como refer?ncia para os alunos conseguirem resenhas:
Material sobre resenha cr?tica e suas respectivas fontes intitulado "A produ??o do texto cr?tico".
Dispon?vel em: <http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/ce/aula_06.html>. Acesso em: 19 jun. 2013.
Material completo sobre resenhas da PUC RS
Dispon?vel em: <http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php>. Acesso em: 19 jun. 2013.
O professor avaliar? qualitativamente os alunosem rela??o ? participa??o nas atividades propostas, e poder? checar a aprendizagem de forma quantitativa, por meio da ?ltima atividade, em que os alunos dever?o fazer uma an?lise de resenhas cr?ticas, focando a adjetiva??o.