Portal do Professor

Início do Conteúdo

Usos da linguagem n?o-verbal em charges

Autor e Co-autor(es)

Rog?rio de Castro Angelo imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Explorar o uso da linguagem n?o-verbal nas charges;
  • perceber a rela??o entre a linguagem verbal e n?o-verbal;
  • aprimorar o conhecimento sobre o g?nero charge.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Linguagem verbal e n?o-verbal;

G?nero charge.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • apostila impressa contendo charges;
  • quadro e giz;
  • folha sulfite para a produ??o de charges.

Estrat?gias:

  • exposi??o oral;
  • an?lise de charges em duplas;
  • compara??o de an?lise em grupos maiores (2 duplas);
  • produ??o textual (individual ou em duplas).

?

M?dulo 1 - revisando conceitos

Atividade 1

Para iniciar o trabalho, o professor dever? revisar oralmente com os alunos o conceito de charge. Para auxiliar o professor nessa explica??o/revis?o segue um link interessante que  poder?, inclusive, ser apresentado aos alunos.

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/charge.htm. Acesso em 19 jun. 2013.

?

Atividade 2

Al?m de retomar o conceito de charge, o professor dever?  rever com os alunos os conceitos de linguagem verbal e linguagem n?o-verbal.

Para a revis?o desses conceitos, sugerimos os links seguintes:

http://www.infoescola.com/comunicacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal/. Acesso em: 19 jun. 2013.

http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm. Acesso em: 19 jun. 2013.

?

M?dulo 2

Atividade 1

Para essa atividade, o professor dever? imprimir as charges a serem analisadas e organiz?-las em uma apostila.

Para possibilitar uma intera??o maior dos alunos, sugere-se que eles sejam agrupados em duplas para fazer essa atividade.

Ap?s revisar com os alunos o que s?o charges e o que ? linguagem verbal e n?o-verbal, o professor distribuir? uma apostila para cada integrante da dupla, contendo algumas charges.

Nas duplas, os alunos dever?o analisar cada uma das charges, respondendo ?s quest?es  seguintes (em folha separada ou na pr?pria apostila):

  • Qual mensagem est? sendo transmitida, por meio da linguagem n?o-verbal da charge?
  • E pela linguagem verbal?
  • Qual a rela??o existente entre a mensagem em linguagem verbal e n?o-verbal?
  • Qual efeito de sentido ? provocado pela mensagem em linguagem n?o-verbal? 

Ap?s uma primeira an?lise das charges pelos alunos em duplas, cada dupla dever? sentar-se com outra dupla para fazerem um cotejamento de suas respostas.

Em seguida, o professor pedir? que os alunos fa?am uma apresenta??o de suas an?lises, de acordo com as orienta??es seguintes:

1 - Cada grupo de 4 alunos escolher? um dos alunos para os representar.

2 - O professor sortear? uma das charges da apostila para cada representante de grupo.

3- Ap?s cada aluno apresentar a an?lise feita sobre a charge, o professor poder? explorar aspectos das charges que n?o foram comentados pelos alunos.

Sugest?o de charges para compor essa apostila:

?

Charge

Dispon?vel em: <http://2.bp.blogspot.com/-fLrE52Ov4Rc/UCAWrVfcdyI/AAAAAAAAAeg/qmAmVTwuijE/s1600/trai.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.

Charge 5

Dispon?vel em: <http://dukechargista.com.br/wp-content/uploads/2012/12/ChargeTempo13-12-12.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.

Charge 1

Dispon?vel em: <http://blogs.estadao.com.br/tragico-e-comico/files/2011/01/charge05_oposicao_situacao.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.

Charge 4

Dispon?vel em: <http://joaopaulosampaio.files.wordpress.com/2011/02/charge70.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.

Charge 3

Dispon?vel em: <http://3.bp.blogspot.com/_FK5QjE4gwZc/TEJi4ZpleQI/AAAAAAAAIEk/4R-YJDarHww/s400/charge.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.

Charge 2

Dispon?vel em: <http://3.bp.blogspot.com/-7GkQ70iY3LM/UFtxJ8yTXQI/AAAAAAAAAAw/SKlD0-LUjj4/s1600/charge_cristo_rio_de_janeiro.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.

Charge 6

Dispon?vel em: <http://humordemulher.files.wordpress.com/2011/11/charges_leite2_thumb.jpg?w=621&h=492>. Acesso em 19 jun. 2013.

?

Atividade 2 - Produ??o Textual

Nesta atividade, os alunos dever?o criar (em duplas ou individualmente) uma charge sobre um fato recente.

A charge produzida pelos alunos dever? apresentar linguagem mista (verbal e n?o-verbal).

O professor dever? dispensar cerca de 30 minutos para os alunos produzirem suas charges. Caso o professor considere pertinente, sugere-se que os alunos fa?am suas charges no computador (usando o Paint ou outro programa que possibilite integrar imagem e texto).

Transcorrido o tempo de produ??o das charges, o professor solicitar? aos alunos que apresentem suas charges para os colegas, comentando  sobre os efeitos de sentido almejados com as mensagens em  linguagem n?o-verbal.

Recursos Complementares

V?deo sobre charge, cartum e caricatura e sua import?ncia:

Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=vV4CrATsYto>. Acesso em: 19 jun. 2013.

?

Programa que mostra como a ilustra??o tornou-se  uma aliada na luta da classe trabalhadora. S?o charges, cartuns e tirinhas que ajudaram a transformar o movimento sindical.

Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=-kKwm77eZY4&list=PLF637C6B701F42BB2>. Acesso em: 19 jun. 2013.

Avaliação

O professor avaliar? qualitativamente os alunos, observando seu envolvimento durante a atividade de leitura/an?lise da linguagem n?o-verbal das charges. Quantativamente os alunos poder?o ser avaliados, por meio da produ??o de charges, observando, principalmente, se eles compreenderam como a linguagem n?o-verbal ? importante para a constru??o de sentidos no g?nero charge.