Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Linguagem verbal e n?o-verbal;
G?nero charge.
Recursos:
Estrat?gias:
?
Para iniciar o trabalho, o professor dever? revisar oralmente com os alunos o conceito de charge. Para auxiliar o professor nessa explica??o/revis?o segue um link interessante que poder?, inclusive, ser apresentado aos alunos.
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/charge.htm. Acesso em 19 jun. 2013.
?
Al?m de retomar o conceito de charge, o professor dever? rever com os alunos os conceitos de linguagem verbal e linguagem n?o-verbal.
Para a revis?o desses conceitos, sugerimos os links seguintes:
http://www.infoescola.com/comunicacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal/. Acesso em: 19 jun. 2013.
http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm. Acesso em: 19 jun. 2013.
?
Ap?s revisar com os alunos o que s?o charges e o que ? linguagem verbal e n?o-verbal, o professor distribuir? uma apostila para cada integrante da dupla, contendo algumas charges.
Nas duplas, os alunos dever?o analisar cada uma das charges, respondendo ?s quest?es seguintes (em folha separada ou na pr?pria apostila):
Ap?s uma primeira an?lise das charges pelos alunos em duplas, cada dupla dever? sentar-se com outra dupla para fazerem um cotejamento de suas respostas.
Em seguida, o professor pedir? que os alunos fa?am uma apresenta??o de suas an?lises, de acordo com as orienta??es seguintes:
1 - Cada grupo de 4 alunos escolher? um dos alunos para os representar.
2 - O professor sortear? uma das charges da apostila para cada representante de grupo.
3- Ap?s cada aluno apresentar a an?lise feita sobre a charge, o professor poder? explorar aspectos das charges que n?o foram comentados pelos alunos.
Dispon?vel em: <http://2.bp.blogspot.com/-fLrE52Ov4Rc/UCAWrVfcdyI/AAAAAAAAAeg/qmAmVTwuijE/s1600/trai.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.
Dispon?vel em: <http://dukechargista.com.br/wp-content/uploads/2012/12/ChargeTempo13-12-12.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.
Dispon?vel em: <http://blogs.estadao.com.br/tragico-e-comico/files/2011/01/charge05_oposicao_situacao.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.
Dispon?vel em: <http://joaopaulosampaio.files.wordpress.com/2011/02/charge70.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.
Dispon?vel em: <http://3.bp.blogspot.com/_FK5QjE4gwZc/TEJi4ZpleQI/AAAAAAAAIEk/4R-YJDarHww/s400/charge.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.
Dispon?vel em: <http://3.bp.blogspot.com/-7GkQ70iY3LM/UFtxJ8yTXQI/AAAAAAAAAAw/SKlD0-LUjj4/s1600/charge_cristo_rio_de_janeiro.jpg>. Acesso em 19 jun. 2013.
Dispon?vel em: <http://humordemulher.files.wordpress.com/2011/11/charges_leite2_thumb.jpg?w=621&h=492>. Acesso em 19 jun. 2013.
?
Nesta atividade, os alunos dever?o criar (em duplas ou individualmente) uma charge sobre um fato recente.
A charge produzida pelos alunos dever? apresentar linguagem mista (verbal e n?o-verbal).
O professor dever? dispensar cerca de 30 minutos para os alunos produzirem suas charges. Caso o professor considere pertinente, sugere-se que os alunos fa?am suas charges no computador (usando o Paint ou outro programa que possibilite integrar imagem e texto).
Transcorrido o tempo de produ??o das charges, o professor solicitar? aos alunos que apresentem suas charges para os colegas, comentando sobre os efeitos de sentido almejados com as mensagens em linguagem n?o-verbal.
V?deo sobre charge, cartum e caricatura e sua import?ncia:
Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=vV4CrATsYto>. Acesso em: 19 jun. 2013.
?
Programa que mostra como a ilustra??o tornou-se uma aliada na luta da classe trabalhadora. S?o charges, cartuns e tirinhas que ajudaram a transformar o movimento sindical.
Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=-kKwm77eZY4&list=PLF637C6B701F42BB2>. Acesso em: 19 jun. 2013.
O professor avaliar? qualitativamente os alunos, observando seu envolvimento durante a atividade de leitura/an?lise da linguagem n?o-verbal das charges. Quantativamente os alunos poder?o ser avaliados, por meio da produ??o de charges, observando, principalmente, se eles compreenderam como a linguagem n?o-verbal ? importante para a constru??o de sentidos no g?nero charge.