Portal do Professor

Início do Conteúdo

Cultura visual e consumismo

Autor e Co-autor(es)

Cl?udia Silva de Souza imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Pesquisar a influ?ncia da cultura visual na vida cotidiana dos adolescentes.
  • Investigar os h?bitos cotidianos em sua rela??o com a cultura visual e o consumismo.
  • Analisar de forma cr?tica o fen?meno do consumismo na vida cotidiana dos jovens.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dispensa conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

1-Iniciar a aula mostrando aos alunos as seguintes imagens:

?

propaganda

Fonte:http://agenciapontocom.wordpress.com/tag/propaganda/

Acesso em 11 de junho 2013.

?

teve

Fonte:

http://www.prograd.uff.br/sensibiliza/emissoras-de-televis%C3%A3o-no-brasil-dever%C3%A3o-ter-audiodescri%C3%A7%C3%A3o-para-pessoas-com-defici%C3%AAncia-at%C3%A9-2011

.

Acesso em 11 de junho de 2013.

bebe

Fonte: 

http://msgdeluz.blogspot.com.br/2012/09/consumismo.html

 Acesso em 12 de junho de 2013.

?

2- Explicar aos alunos o conceito de cultura visual e sua rela??o com o consumismo, conforme os textos de refer?ncia para consulta do professor indicados nos Recursos Complementares e o texto abaixo:

?

Professor, segue abaixo um texto  de nossa autoria que servir? para fundamentar as discuss?es iniciais com os alunos. As refer?ncias do texto encontram-se em "Recursos Complementares".

?

Subs?dio para uma breve introdu??o da aula cultura visual e consumismo

De acordo com Perez (2010) em nosso cotidiano h? uma infinidade de imagens muitas vezes impostas em nossa sociedade, levando ? constata??o de que a cultura visual influencia no imagin?rio do adolescente. Tal imagin?rio comp?e-se de ?elementos elaborados e modificados da realidade, dependendo das experi?ncias vividas, das necessidades e dos interesses de cada indiv?duo, estando relacionado ao seu contexto e ao mundo real? (p. 47).

Compreende-se a cultura visual de modo amplo, o que abarca objetos e imagens familiares que fazem parte do universo visual e ? cultura pr?xima ou distante de um determinado grupo. Tais imagens podem ser provenientes dos meios de comunica??o como jornais, revistas, imagens publicit?rias ou da internet, roupas, modas, fotografias, ?cones populares e arte. Assim, utilizar objetos visuais como objetos de compreens?o faz parte do processo ensino-aprendizagem que conduz a uma postura cr?tica acerca da realidade.

Al?m disso, conforme Barbosa (2011) ?A sociedade tem se tornado cada vez mais visual, e em consequ?ncia a imagem constitui potencialmente um grande meio de persuas?o e constru??o da identidade, formando opini?es e claro, consumidores? (p, 455). Tal afirma??o aponta a import?ncia de se trabalhar com os adolescentes alguns aspectos que relacionam a cultura visual e o consumismo. Nesse sentido, a propaganda e a publicidade ser?o focos de discuss?o em algumas atividades propostas em sala de aula.

3- Lan?ar uma s?rie de perguntas (no quadro ou impressas) aos alunos para que discutam aos pares. O objetivo desse primeiro momento ? despertar-lhes a curiosidade e o interesse no tema:

1-     O que ? propaganda? (D? exemplos).

2-     Quais s?o os seus objetivos?

3-     Quem paga a propaganda?

4-     O que ? publicidade? (D? exemplos).

5-     Quais s?o os seus objetivos?

6-     Quem paga a publicidade?

Permitir aos alunos que manifestem suas opini?es. Finalizar esta breve introdu??o explicando ao grupo que, apesar de algumas pessoas entenderem os termos publicidade e propaganda como sin?nimos, h? autores que diferenciam propaganda de publicidade. Para eles, a propaganda ? entendida como um meio de propagar ideias religiosas ou pol?ticas, sem necessariamente apresentar um cunho comercial. O objetivo seria o de convencer o interlocutor a aderir a um sistema ideol?gico e quem paga ? o Estado. J? a publicidade consistiria, especificamente, em produ??es imag?ticas utilizadas com o objetivo de obter lucro na venda de produtos ou servi?os. Quem paga a publicidade, nesse caso, ? o pr?prio produto.

?

A proposta de fazer tal diferencia??o junto aos alunos ? a de sensibiliz?-los quanto aos objetivos impl?citos de muitas imagens que lhe s?o impostas pela m?dia, de forma que eles possam compreender as mensagens e se posicionarem criticamente diante delas. Contudo, o professor poder? acordar com os alunos que durante as aulas ser? feita a utiliza??o do termo propaganda, compreendendo-a de maneira geral, o que engloba a publicidade e a utiliza??o de imagens com objetivo comercial e ideol?gico.

Aula 2:

1-Introduzir os conceitos de mensagens expl?citas e mensagens impl?citas nas propagandas. Explicar aos alunos que por mensagens expl?citas compreendem-se as informa??es claras que a propaganda demonstra, ou seja, o objetivo expl?cito de determinada propaganda. J? as mensagens impl?citas correspondem aos conte?dos ideol?gicos mais ocultos, como, por exemplo, quando a imagem de um produto ? associada a uma qualidade de quem o consome, como a imagem de um carro pode ser associada ? deten??o de poder; ou a imagem da cerveja associada ? virilidade; assim como perfumes e eleg?ncia, etc. O professor poder? recorrer a dois exemplos de propagandas analisadas no artigo ?A imagem em sala de aula: cultura visual e a forma??o de consumidores?, nas p?ginas 461 a 464, dispon?vel em:

http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais2011/trabalhos/pdf/Bruna%20Carolini%20Barbosa.pdf . Acesso em 12 de junho de 2013.

?

2-Formar grupos de 4 a 5 alunos, entregar revistas aos grupos e solicitar que recortem imagens de propagandas e publicidades, elaborando um painel com cartolina ou papel pardo para apresentarem ? turma. O painel dever? conter:

- As imagens de propagandas e publicidade afixadas.

-Explica??es dos alunos contendo o que eles pensam sobre as imagens e quais as mensagens expl?citas e impl?citas apresentadas pela propaganda.

3- Apresenta??es dos grupos (10 minutos para cada). Orientar aos alunos que expliquem porque escolheram tais imagens, que descrevam cada uma para a turma e expliquem as mensagens expl?citas e impl?citas apresentadas.

.

Aula 3

1- Para sensibilizar os alunos, preparando-os para assistirem ao v?deo, explicar que ser? apresentado um v?deo sobre consumismo infantil, mas que antes eles dever?o escrever em seus cadernos a seguinte afirma??o:

?A publicidade leva o aluno a pensar que somente far? parte da sociedade se ele comprar determinados produtos, ser? alegre, aceito e ? levado a acreditar e concordar com conceitos e valores que muitas vezes nem s?o os seus (...)? (Barbosa, 2011, p. 459).

2-Solicitar a alguns alunos que comentem oralmente a afirma??o. Ap?s os coment?rios, explicar que o v?deo tratar? deste tema e orientar para que cada aluno eleja e registre pelo menos uma frase interessante ou marcante do v?deo.

.

3- Apresentar o v?deo: Crian?a, a alma do neg?cio. Dura??o do v?deo: 49 minutos e 5 segundos.

k

Fonte: 

http://www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8.

Acesso em 11 de junho de 2013.

?

Aulas 4 e 5

1-     Formar grupos de 4 a 5 alunos e orientar para que cada um compartilhe uma frase escolhida a partir do v?deo e explique para o grupo o motivo pelo qual escolheram tal frase.

2-     Disponibilizar uma folha para os alunos e explicar que, em grupo, dever?o utiliz?-la para a elabora??o de uma reda??o coletiva.

Orienta??es para a reda??o coletiva:

O tema da reda??o ser? o Consumismo Infantil, mas os alunos ter?o a liberdade de escreverem conforme o que mais lhes chamou a aten??o no v?deo. Assim, o professor marcar? o tempo para que a folha seja rodada no grupo, podendo estipular um minuto por vez para cada aluno escrever um pouco, procurando sempre dar continuidade ao que foi escrito anteriormente pelos colegas. A  condi??o da reda??o ? que ela tenha coes?o e n?o seja apenas um recorte sem sentido de frases. Na reda??o, dever?o constar tamb?m as frases escolhidas por cada aluno, que dever?o estar concatenadas com o v?deo. Assim, os alunos dever?o redigir o texto em car?ter colaborativo e buscar?o encaixar as frases de forma que o texto tenha coes?o. Este trabalho pode ser feito em 20 minutos.

3-     Em seguida, o professor organizar? uma apresenta??o em que cada grupo ler? a sua reda??o coletiva.

Uma vez que os alunos fizeram as reda??es, preparar a turma para realizar entrevistas durante o recreio, na qual eles se reunir?o em grupos de 4 a 5 alunos e cada grupo far? entrevistas com cinco alunos. Seguem sugest?es de perguntas:

a)     Voc? tem ou j? teve algum ?sonho de consumo? (desejo de consumir algum produto ou servi?o)? Qual?

b)     O que voc? acha que o influenciou para ter vontade de comprar o produto ou servi?o que representa esse sonho de consumo?

c)     Alguma propaganda j? influenciou para que voc? desejasse adquirir algum produto? Descreva a propaganda.

Orientar aos alunos para eles registrem as respostas e busquem analis?-las a partir de elementos que encontrarem em comum entre elas, al?m de destacarem tr?s aspectos que mais chamaram a aten??o do grupo sobre os dados coletados por eles. Por fim, os alunos dever?o relacionar o trabalho com o v?deo apresentado na aula, a partir das seguintes perguntas:

-As respostas que encontraram nos question?rios s?o de acordo com o que voc?s viram no v?deo? Por qu??

-O que voc?s encontraram em comum entre as respostas dos alunos e o v?deo assistido?

-Houve diferen?a entre o que foi analisado nas respostas dos alunos e as ideias transmitidas a partir do v?deo? Em qual sentido?

Os alunos dever?o entregar o trabalho por escrito na pr?xima aula e preparar uma apresenta??o de dez minutos sobre a pesquisa realizada. Para a apresenta??o, recomendar aos alunos que elaborem uma apresenta??o criativa, utilizando diferentes linguagens como m?sica, desenho, poesia, dentre outras.

A apresenta??o poder? ser filmada, fotografada e juntamente com a reda??o coletiva e o trabalho escrito divulgada, socializada por meio do site da escola ou por outro meio.

Professor, fa?a parceria com outros professores para realizar uma campanha contra o consumismo infantil, de modo que sejam aproveitadas as apresenta??es dos alunos na hora do recreio da escola. Esta iniciativa poder? promover a divulga??o de um tema t?o importante de ser debatido nos dias atuais.

Recursos Complementares

PEREZ, Karine Gomes. Considera??es Sobre a Cultura Visual e Sua Influ?ncia no Imagin?rio Adolescente: Um Estudo a Partir da Constru??o Pl?stica e do Conceito de Apropria??o. PP. 45-61.Revista Nupeart, Vol. 8 (2010). Dispon?vel em http://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3070/2266. Acesso em 11 de junho de 2013.

BARBOSA, Bruna Carolini. A imagem em sala de aula: cultura visual e a forma??o de consumidores. III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina ? PR. Dispon?vel em

http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais2011/trabalhos/pdf/Bruna%20Carolini%20Barbosa.pdf.  Acesso em 12 de junho de 2013.

?

MARTINS, Raimundo. Hipervisualiza??o e territorializa??o: quest?es da cultura visual. Educa??o & Linguagem. V. 13 n. 22 ? 19-31, jul.-dez. 2010.  Dispon?vel em:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:T0q9sdScwekJ:https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/download/2437/2391+hipervisualiza%C3%A7%C3%A3o+e+territorializa%C3%A7%C3%A3o&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br.

Acesso em 13 de junho de 2013.

Avaliação

A avalia??o ser? feita mediante a participa??o e envolvimento nas atividades desenvolvidas nas aulas, atrav?s do conte?do dos trabalhos escritos produzidos e pela argumenta??o apresentada a respeito da rela??o entre cultura visual e consumismo.