Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Dan?a: Projetos de forma??o dos alunos |
1. Identificar os elementos que constituem o sistema de comunica??o relacionado ? express?o corporal como linguagem n?o verbal.
2. Pesquisar e relacionar conceitos sobre corpo, linguagem e Educa??o F?sica.
3. Compreender o movimento humano, as v?rias manifesta??es da cultura corporal de movimento e a express?o corporal como objeto de estudo da Educa??o F?sica Escolar.
1. No??es sobre o papel da Educa??o F?sica na escola.
2. Capacidade de interpreta??o, an?lise textual e constru??o de conceitos coletivos.
?
DICA: O projeto ?O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal?? est? dividido em quatro partes, todas postadas no Portal do Professor, intituladas da seguinte forma:
PARTE 1: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE I
PARTE 2: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE II
PARTE 3: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE III
PARTE 4: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE IV
?
1? MOMENTO: Conhecendo um videoclipe
1. Com intuito de iniciar o tema, o (a) professor (a) apresenta o videoclipe da sua formatura* na faculdade ou Ensino M?dio, por exemplo, ou um videoclipe musical. Em seguida, inicia com os alunos, um di?logo norteado pelas seguintes quest?es:
a) Em geral, o que acharam?
b) Quem eram as pessoas do videoclipe?
c) Que fatos, acontecimentos, espa?os, momentos apareceram no v?deo?
d) Que sentimentos foram expressos nas imagens?
e) Teve fala durante o clipe?
f) Que hist?ria/mensagem se quis contar?
g) Quais os recursos audiovisuais, humanos e cenogr?ficos foram utilizados para contar essa hist?ria?
h) Se pudessem contar uma hist?ria sobre a turma, que hist?ria seria essa? Poderia faltar algu?m?
i) E se essa hist?ria tivesse que ser contada por meio de um v?deo sem a utiliza??o de falas ou escritas, voc?s aceitariam?
* A proposta de se utilizar o v?deo de formatura do(a) pr?prio(a) professor(a) ? baseada no fato do(a) mesmo(a) ter o conhecimento de todas as atividades/a??es/etapas necess?rias para se produzir um videoclipe de formatura. Ressalta-se tamb?m a import?ncia de se contar a "hist?ria por tr?s do clipe, para o fortalecimento dos la?os efetivos entre professor e aluno"
?
2. A partir da conversa inicial, expor para turma que as pr?ximas aulas t?m como objetivo compreender melhor o corpo como recurso da comunica??o. Para alcan?ar esses objetivo ter-se-? como meta a produ??o de um videoclipe de formatura ou de fim de ano**. Desse modo, ser? utilizado como objeto de estudo da Educa??o F?sica, o corpo como linguagem.
** Professor(a), para a produ??o completa do videoclipe indicamos que leia e ministre as sequ?ncias de atividades das 04 partes do Projeto ?O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal??.
?
2? MOMENTO: Conceituando Corpo e Linguagem
3. Para compreender melhor que objeto de estudo ? esse, solicitar aos alunos que pesquisem a defini??o de CORPO e de LINGUAGEM utilizando o dicion?rio impresso ou digital. Para tanto, poder?o utilizar o UCA ? Um computador por Aluno - ou computadores disponibilizados em Laborat?rios de Inform?tica, por exemplo.
a) Sugest?es de Dicion?rio Online (Acesso em 19 de maio de 2013):
(2) http://www.dicionarioweb.com.br/
(3) http://www.dicionariodoaurelio.com/
?
4. Em seguida, pedir aos alunos que socializem verbalmente os conceitos encontrados sobre CORPO. Dentre os v?rios significados encontrados, pedir-lhes que selecionem aqueles que est?o intimamente ligados ? Educa??o F?sica, justificando sua resposta. Coment?rio: ? medida que os alunos apresentam as defini??es encontradas, sugere-se que suas falas sejam transcritas, pelo(a) professor(a), e projetadas por meio de um projetor multim?dia ligado a um computador com um programa de edi??o de texto dispon?vel. A imagem da tela projetada permite que todos os alunos acompanhem os registros feitos pelo(a) professor(a).
5. Na sequ?ncia, realizar o mesmo procedimento para a palavra LINGUAGEM e pedir aos alunos que:
a) relacionem as palavras CORPO e LINGUAGEM.
b) Construam um conceito coletivo sobre LINGUAGEM CORPORAL.
c) encontrem rela??es entre CORPO, LINGUAGEM e EDUCA??O F?SICA.
(1) Professor(a), continue digitando no computador de forma que todos os alunos acompanhem os registros.
?
3? MOMENTO: Relacionando Linguagem Corporal e Educa??o F?sica Escolar
6. Por fim, o(a) professor(a) apresenta um conceito de Educa??o F?sica Escolar*** e prop?e um debate para discutir quest?es como:
a) a responsabilidade da Educa??o F?sica como componente curricular;
b) o movimento humano e as v?rias manifesta??es da cultura corporal de movimento como objetos de estudo da Educa??o F?sica;
c) a express?o corporal como linguagem da Educa??o F?sica e o porqu? estudamos o corpo como linguagem na escola.
*** [...] Educa??o F?sica ? uma pr?tica pedag?gica que, no ?mbito escolar, tematiza formas de atividades expressivas corporais como: jogo, esporte, dan?a, gin?stica, formas estas que configuram uma ?rea de conhecimento que podemos chamar de cultura corporal. (p. 50). [...] O estudo desse conhecimento visa apreender a express?o corporal como linguagem (p. 62). Na perspectiva da reflex?o sobre a cultura corporal [...] busca desenvolver uma reflex?o pedag?gica sobre o acervo de formas de representa??o do mundo que o homem tem produzido no decorrer da hist?ria, exteriorizadas pela express?o corporal [...] e representa??es simb?licas de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas. (p. 38)
Refer?ncia: COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educa??o F?sica. S?o Paulo: Cortez, 1992.
?
4? MOMENTO: Preparando para pr?xima aula
7. Escrever o nome dos alunos em papeizinhos, colocar em uma caixinha de maneira que ningu?m veja, e pedir para cada um, aleatoriamente, tirar um papel. N?o ? permitido tirar o pr?prio nome.
8. Explicar que, na pr?xima aula, os alunos representar?o de forma criativa, sem utilizar a linguagem verbal, com qual colega saiu, e a turma tentar? adivinhar. Durante as representa??es, os alunos poder?o filmar e tirar foto como material para produ??o do videoclipe. Para tanto, poder?o utilizar o UCA, celulares e c?meras, desde que sejam utilizados como recursos pedag?gicos e respeitem as quest?es ?ticas e legais quanto ? publica??o e uso de imagem de menores de idade. Al?m disso, esclarecer que se trata de imagens surpresa para produ??o do clipe e que n?o dever?o ser divulgadas aleatoriamente na m?dia, por exemplo. Caso contr?rio, pe?a autoriza??o para os pais ou respons?veis pelos alunos. Veja modelo de ?Termo de Cess?o de Imagem de Menor de Idade? (Acesso em 17 de jun. 2013).
(Todos os endere?os abaixo relacionados foram acessados em 17 de maio de 2013)
?
TRABALHOS ACAD?MICOS SOBRE CORPOREIDADE:
1. http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/9/18052011140424.pdf
3. http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/118.pdf
4. http://proxy.furb.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=457
?
AULAS DO PORTAL SOBRE TEMAS RELACIONADOS:
5. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21588
6. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21081
7. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33524
A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, tomando como refer?ncia o cumprimento e a participa??o dos alunos, nas tarefas e din?micas propostas em sala de aula. A partir das falas e da produ??o escrita coletiva dos alunos com a media??o do(a) professor(a) ser? poss?vel identificar elementos que mostram se houve amplia??o nos conhecimentos dos discentes sobre: o corpo, a linguagem n?o-verbal e o objeto de estudo da Educa??o F?sica Escolar (o corpo como linguagem).