Portal do Professor

Início do Conteúdo

O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal ? PARTE II

Autor e Co-autor(es)

Suely Aparecida Gomes Moreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Educa??o F?sica Dan?a: Projetos de forma??o dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Identificar os elementos que constituem o sistema de comunica??o relacionado ? express?o corporal como linguagem n?o verbal.

2. Utilizar o corpo como instrumento de comunica??o a partir de atividades ligadas ? m?mica.

3. Refletir e pesquisar junto ? comunidade escolar a dicotomia entre corpo f?sico e pensamento, sistematizando conhecimentos sobre a corporeidade.

Duração das atividades

02 aulas de cinquenta minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. No??es sobre o corpo enquanto linguagem e os elementos que auxiliam na comunica??o n?o verbal.

2. Ter vivenciado a aula ?O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal ? PARTE I

Estratégias e recursos da aula

?

DICA: O projeto ?O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal?? est? dividido em quatro partes, todas postadas no Portal do Professor, intituladas da seguinte forma:

PARTE 1: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE I

PARTE 2: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE II

PARTE 3: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE III

PARTE 4: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE IV

?

1? MOMENTO: V?deo de fomento e alguns elementos da express?o corporal

1.       Professor (a), antes de iniciar a atividade preparada na aula anterior (O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal ? PARTE I, publicada no Portal do Professor), passar um v?deo do comediante Mr. Bean.

a) Sugest?es de V?deos (Acesso em 19 de maio de 2013):

(1)    Mr. Bean ? Em la Piscina: http://www.youtube.com/watch?v=SGojGlYBNuw

(2)    Mr. Bean ? Steak Tartare: http://www.youtube.com/watch?v=C6QqSxmpRMM

?

2.       Perguntar aos alunos se eles conseguiriam contar a hist?ria dramatizada por Mr. Bean e discutir os elementos do v?deo que contribu?ram para compreens?o dessa hist?ria, tais como: o cen?rio, o figurino e express?o corporal (muitas vezes at? exagerada, quando se quer contar uma hist?ria sem o uso da fala ou escrita).

?

2? MOMENTO: Din?mica de Adivinha??o

3.       Solicitar que os alunos preparem o UCA (Um Computador por Aluno) ou outras c?meras dispon?veis. Em seguida, sortear um(a) aluno(a) para iniciar as apresenta??es sobre os colegas - atividade proposta e iniciada na aula "O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE I", postada no Portal do Professor. Pedir aos alunos que se inspirem na boa atua??o do Mr. Bean e que utilizem os conhecimentos adquiridos sobre elementos citados anteriormente: cen?rio, figurino e express?o corporal. Para o desenvolvimento da din?mica ser?o apresentadas as seguintes condi??es:

a) A turma ter? 2 min. para adivinhar o colega que est? sendo representado por meio da linguagem n?o verbal.

b) Quando ultrapassar os 2 min., passar para o pr?ximo aluno e, ao final, o colega dever? representar novamente.

c) A din?mica s? termina quando todos os alunos forem representados/dramatizados de maneira que a turma adivinhe quem ?.

OBS:As filmagens dessa atividade compor?o parte do videoclipe final da turma. Outras filmagens ser?o agregadas a esta.

4.       Discutir oralmente em quais situa??es a turma teve mais facilidade e dificuldade na adivinha??o e por qu?.

?

3? MOMENTO: Reflex?o sobre a comunica??o por meio da linguagem n?o-verbal

5.       O(a) professor(a) provocar? o aluno com as seguintes quest?es:

a) Quer dizer ent?o que esta din?mica nos mostra a capacidade que nosso corpo tem de gerar uma informa??o compreens?vel ou n?o para o espectador? Ou seja, nosso corpo fala? Mas ser? que ele fala s? quando temos a inten??o premeditada para algo? Como foi o caso dessa nossa din?mica? Ou falamos com o corpo o tempo todo, conscientemente ou n?o? (Discutir oralmente e coletivamente essas quest?es com os alunos e registrar o debate por meio da c?mera filmadora).

b) E isso nos leva a pensar, n?s temos ou somos um corpo? (A constru??o da resposta para esta ?ltima pergunta dever? ser iniciada com a pr?xima atividade, proposta para realiza??o na escola e em casa).

?

4? MOMENTO: Atividade Individual

5.       Cada aluno (a) receber? um formul?rio com as seguintes quest?es:

a) Para voc?, sem nenhuma pesquisa ou conversa com os colegas, n?s temos ou somos um corpo? Por qu??

b) Fa?a a mesma pergunta para pessoas diferentes (professores, funcion?rios da escola, familiares, amigos, idosos, crian?as etc); registre as respostas no quadro abaixo e transcreva-as para o Blog criado pelo(a) professor(a)*.

Qtdade

TEMOS um corpo

PORQUE...

SOMOS um corpo

PORQUE...

? ?

1

?

?

?

?

? ?

2

?

?

?

?

? ?

* De forma antecipada o(a) professor(a) dever? lan?ar a atividade no ambiente virtual do Blog da turma ou, caso este n?o exista, criar um Blog para cumprimento desta tarefa.

6.       Os alunos devem cumprir a tarefa, pois na pr?xima aula defender?o, por meio de um J?ri Simulado simples, a ideia de TER ou SER um corpo. Para tanto, o(a) professor dever? dividir a sala em dois grupos e solicitar que cada grupo, depois de formado, escolham seus advogados(as).

7.       Explicar como ocorrer? o J?ri Simulado e entregar uma folha com as seguintes informa??es:

a.       Todos os alunos dever?o estudar em casa e ter?o 20minutos em sala para preparar/reunir as ideias que compor?o a Tese de Defesa do grupo;

b.      O primeiro grupo que apresentar? a Tese ser? sorteado em sala;

c.       Os advogados de cada grupo ter?o, no m?ximo, 7minutos para apresenta??o inicial da Tese de Defesa;

d.      Depois ter?o 5minutos para constru??o da R?plica (para tanto ? importante que todos os componentes do grupo fa?am anota??es durante as apresenta??es dos advogados);

e.      Em seguida, cada grupo ter? mais 5minutos de R?plica;

f.        Depois 5minutos para constru??o da Tr?plica;

g.       Em seguida, cada grupo ter? mais 3minutos de Tr?plica;

h.      Depois 5minutos para elabora??o de 2 perguntas que dever?o ser respondidas pelos oponentes.

i.         Em seguida, todo o grupo tentar? responder aos questionamentos feitos pelos oponentes;

j.        O presidente do J?ri ser? o(a) professor(a);

k.       O corpo de jurados ser? composto por 03 professores de outra ?rea do conhecimento, que n?o a Educa??o F?sica, para avaliar o desempenho do grupo;

l.         Todo o debate ser? filmado pelo(a) professor(a).

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, tomando como refer?ncia o cumprimento e participa??o nas tarefas e din?micas propostas em sala de aula e na escola. A partir da atividade de m?mica, da pesquisa junto ? comunidade escolar e os registros no Blog, ser? poss?vel identificar pontos que representam a amplia??o dos conhecimentos sobre a corporeidade.