Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Dan?a: Projetos de forma??o dos alunos |
1. Identificar os elementos que constituem o sistema de comunica??o relacionado ? express?o corporal como linguagem n?o verbal.
2. Utilizar o corpo como instrumento de comunica??o a partir de atividades ligadas ? m?mica.
3. Refletir e pesquisar junto ? comunidade escolar a dicotomia entre corpo f?sico e pensamento, sistematizando conhecimentos sobre a corporeidade.
1. No??es sobre o corpo enquanto linguagem e os elementos que auxiliam na comunica??o n?o verbal.
2. Ter vivenciado a aula ?O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal ? PARTE I
?
DICA: O projeto ?O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal?? est? dividido em quatro partes, todas postadas no Portal do Professor, intituladas da seguinte forma:
PARTE 1: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE I
PARTE 2: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE II
PARTE 3: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE III
PARTE 4: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE IV
?
1? MOMENTO: V?deo de fomento e alguns elementos da express?o corporal
1. Professor (a), antes de iniciar a atividade preparada na aula anterior (O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal ? PARTE I, publicada no Portal do Professor), passar um v?deo do comediante Mr. Bean.
a) Sugest?es de V?deos (Acesso em 19 de maio de 2013):
(1) Mr. Bean ? Em la Piscina: http://www.youtube.com/watch?v=SGojGlYBNuw
(2) Mr. Bean ? Steak Tartare: http://www.youtube.com/watch?v=C6QqSxmpRMM
?
2. Perguntar aos alunos se eles conseguiriam contar a hist?ria dramatizada por Mr. Bean e discutir os elementos do v?deo que contribu?ram para compreens?o dessa hist?ria, tais como: o cen?rio, o figurino e express?o corporal (muitas vezes at? exagerada, quando se quer contar uma hist?ria sem o uso da fala ou escrita).
?
2? MOMENTO: Din?mica de Adivinha??o
3. Solicitar que os alunos preparem o UCA (Um Computador por Aluno) ou outras c?meras dispon?veis. Em seguida, sortear um(a) aluno(a) para iniciar as apresenta??es sobre os colegas - atividade proposta e iniciada na aula "O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE I", postada no Portal do Professor. Pedir aos alunos que se inspirem na boa atua??o do Mr. Bean e que utilizem os conhecimentos adquiridos sobre elementos citados anteriormente: cen?rio, figurino e express?o corporal. Para o desenvolvimento da din?mica ser?o apresentadas as seguintes condi??es:
a) A turma ter? 2 min. para adivinhar o colega que est? sendo representado por meio da linguagem n?o verbal.
b) Quando ultrapassar os 2 min., passar para o pr?ximo aluno e, ao final, o colega dever? representar novamente.
c) A din?mica s? termina quando todos os alunos forem representados/dramatizados de maneira que a turma adivinhe quem ?.
OBS:As filmagens dessa atividade compor?o parte do videoclipe final da turma. Outras filmagens ser?o agregadas a esta.
4. Discutir oralmente em quais situa??es a turma teve mais facilidade e dificuldade na adivinha??o e por qu?.
?
3? MOMENTO: Reflex?o sobre a comunica??o por meio da linguagem n?o-verbal
5. O(a) professor(a) provocar? o aluno com as seguintes quest?es:
a) Quer dizer ent?o que esta din?mica nos mostra a capacidade que nosso corpo tem de gerar uma informa??o compreens?vel ou n?o para o espectador? Ou seja, nosso corpo fala? Mas ser? que ele fala s? quando temos a inten??o premeditada para algo? Como foi o caso dessa nossa din?mica? Ou falamos com o corpo o tempo todo, conscientemente ou n?o? (Discutir oralmente e coletivamente essas quest?es com os alunos e registrar o debate por meio da c?mera filmadora).
b) E isso nos leva a pensar, n?s temos ou somos um corpo? (A constru??o da resposta para esta ?ltima pergunta dever? ser iniciada com a pr?xima atividade, proposta para realiza??o na escola e em casa).
?
4? MOMENTO: Atividade Individual
5. Cada aluno (a) receber? um formul?rio com as seguintes quest?es:
a) Para voc?, sem nenhuma pesquisa ou conversa com os colegas, n?s temos ou somos um corpo? Por qu??
b) Fa?a a mesma pergunta para pessoas diferentes (professores, funcion?rios da escola, familiares, amigos, idosos, crian?as etc); registre as respostas no quadro abaixo e transcreva-as para o Blog criado pelo(a) professor(a)*.
Qtdade |
TEMOS um corpo |
PORQUE... |
SOMOS um corpo |
PORQUE... |
? | ? |
1 |
? |
? |
? |
? |
? | ? |
2 |
? |
? |
? |
? |
? | ? |
* De forma antecipada o(a) professor(a) dever? lan?ar a atividade no ambiente virtual do Blog da turma ou, caso este n?o exista, criar um Blog para cumprimento desta tarefa.
6. Os alunos devem cumprir a tarefa, pois na pr?xima aula defender?o, por meio de um J?ri Simulado simples, a ideia de TER ou SER um corpo. Para tanto, o(a) professor dever? dividir a sala em dois grupos e solicitar que cada grupo, depois de formado, escolham seus advogados(as).
7. Explicar como ocorrer? o J?ri Simulado e entregar uma folha com as seguintes informa??es:
a. Todos os alunos dever?o estudar em casa e ter?o 20minutos em sala para preparar/reunir as ideias que compor?o a Tese de Defesa do grupo;
b. O primeiro grupo que apresentar? a Tese ser? sorteado em sala;
c. Os advogados de cada grupo ter?o, no m?ximo, 7minutos para apresenta??o inicial da Tese de Defesa;
d. Depois ter?o 5minutos para constru??o da R?plica (para tanto ? importante que todos os componentes do grupo fa?am anota??es durante as apresenta??es dos advogados);
e. Em seguida, cada grupo ter? mais 5minutos de R?plica;
f. Depois 5minutos para constru??o da Tr?plica;
g. Em seguida, cada grupo ter? mais 3minutos de Tr?plica;
h. Depois 5minutos para elabora??o de 2 perguntas que dever?o ser respondidas pelos oponentes.
i. Em seguida, todo o grupo tentar? responder aos questionamentos feitos pelos oponentes;
j. O presidente do J?ri ser? o(a) professor(a);
k. O corpo de jurados ser? composto por 03 professores de outra ?rea do conhecimento, que n?o a Educa??o F?sica, para avaliar o desempenho do grupo;
l. Todo o debate ser? filmado pelo(a) professor(a).
(Todos os endere?os abaixo relacionados foram acessados em 17 de maio de 2013)
?
TRABALHOS ACAD?MICOS SOBRE CORPOREIDADE:
1. http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/9/18052011140424.pdf
3. http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/118.pdf
4. http://proxy.furb.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=457
?
AULAS DO PORTAL SOBRE TEMAS RELACIONADOS:
5. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21588
6. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21081
7. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33524
A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, tomando como refer?ncia o cumprimento e participa??o nas tarefas e din?micas propostas em sala de aula e na escola. A partir da atividade de m?mica, da pesquisa junto ? comunidade escolar e os registros no Blog, ser? poss?vel identificar pontos que representam a amplia??o dos conhecimentos sobre a corporeidade.