Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino M?dio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino M?dio | Biologia | Mol?culas, c?lulas e tecidos |
Ensino M?dio | Biologia | Origem e evolu??o da vida |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Ensino M?dio | Biologia | Transmiss?o da vida, ?tica e manipula??o gen?tica |
1. Compreender como se d? o processo de envelhecimento e porque o ser humano n?o ? imortal.
2. Diferenciar os fatores intr?nsecos e extr?nsecos que influenciam o processo de envelhecimento e suas rela??es com a Qualidade de Vida.
3. Avaliar a Qualidade de Vida a partir do Hex?gono Vital.
4. Analisar, organizar e sistematizar informa??es, assim como refletir sobre a sua Qualidade de Vida, dos seus colegas e familiares, considerando diferentes faixas et?rias.
5. Fazer uso da linguagem matem?tica e da norma culta da L?ngua Portuguesa.
1. No??es sobre citologia e gen?tica.
2. Conhecimento matem?tico sobre m?dia aritm?tica.
3. Capacidade de interpreta??o, compara??o e s?ntese de informa??es.
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1? MOMENTO:
Para iniciar o estudo sobre o envelhecimento e qualidade de vida, o(a) professor(a) deve instigar os alunos a pensarem sobre a possibilidade da imortalidade do ser humano. Para tanto, pode questionar os alunos:
- Por que n?o somos imortais?
- Um dia a ci?ncia descobrir? uma maneira de tornar o ser humano imortal?
- Quantos anos voc?s gostariam de viver? Por qu??
- O que acontece intrinsicamente no nosso corpo que nos leva ? morte?
- Quais os fatores extr?nsecos contribuem para longevidade humana?
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Professor(a), em seguida proponha o document?rio da TV Escola intitulado ?O Genoma Humano ? O mapa do Envelhecimento e da Morte?. Ele tem aproximadamente 47 minutos e est? dividido em cinco partes (Acesso em 09 de julho de 2013):
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Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=csxsrGtLpsw&list=PL6FF17D7CFBC5E08A (07h51min.)
Coment?rio: Essa parte do document?rio aborda: (a) as caracter?sticas de uma Doen?a conhecida como a S?ndrome da Senilidade Precoce e seu aux?lio na compreens?o do mist?rio do envelhecimento; (b) os cientistas na tentativa de prolongar a vida das c?lulas; (c) a rela??o entre os genes e a imortalidade; (d) a rela??o entre a carga gen?tica e a longevidade da popula??o de Okinawa (Jap?o); (e) os genes da imunidade e o aparecimento de doen?as no ser humano; (f) a entrevista com uma senhora de Okinawa que morreu aos 122 anos.
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Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=F4kpspBeG14&list=PL6FF17D7CFBC5E08A (10h58min.)
Coment?rio: Essa parte do document?rio aborda: (a) a pesquisa francesa sobre o mapa gen?tico de centen?rios e sua rela??o com os genes relacionados ?s fun??es cerebrais que levam ao Mal de Alzheimer; (b) o limite de idade do ser humano; (c) a hist?ria e as caracter?sticas da vida do parisiense Daniel que tem a S?ndrome da Senilidade Precoce; (d) a descoberta da causa da Senilidade Prematura Precoce; (e) a a??o dos super?xidos nas c?lulas humanas, o fen?meno da apoptose celular e suas rela??es com o processo de envelhecimento.
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Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=7epZqDeBH4M&list=PL6FF17D7CFBC5E08A (10h06min.)
Coment?rio: Essa parte do document?rio aborda: (a) a diminui??o dos danos ao DNA celular a partir da enzima chamada de Unidade de Defesa do DNA e a diminui??o do ritmo do envelhecimento; (b) a rela??o entre a redu??o do n?mero de c?lulas do ser humano, a substitui??o de c?lulas danificadas, a divis?o celular e o envelhecimento; (c) a rela??o entre o n?mero limitado de divis?es celulares, a diminui??o do tel?mero do DNA e a longevidade dos indiv?duos.
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Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=UCLX_FZ0jFo&list=PL6FF17D7CFBC5E08A (10h49min.)
Coment?rio: Essa parte do document?rio aborda: (a) o fen?meno da divis?o celular, a replica??o do DNA e a diminui??o dos tel?meros; (b) uma pesquisa que mostra a ativa??o da enzima telomerase e o consequente aumento do tel?mero por meio da manipula??o gen?tica; (c) um ritual realizado em Okinawa quando uma pessoa atinge os 97 anos de idade, que mostra a aceita??o da popula??o quanto ao fato da finitude da vida; (d) a observa??o da evolu??o da vida at? hoje e as duas formas de exist?ncia da vida no planeta: por um lado, o bacilo que possui o DNA em forma de anel, sem risco de encurtamento dos tel?meros e a c?pia id?ntica do DNA durante a divis?o celular; por outro, o fungo do levedo com DNA linear, semelhante ao do ser humano, e a presen?a do tel?mero que se reduz a cada divis?o celular.
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Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=gWNkBP9zQKs&list=PL6FF17D7CFBC5E08A (7h40min.)
Coment?rio: Essa parte do document?rio aborda: (a) o DNA linear e a evolu??o das diferentes esp?cies pluricelulares; (b) as c?lulas som?ticas e reprodutivas diferenciadas das esp?cies pluricelulares; (c) a reprodu??o sexuada das esp?cies pluricelulares; (d) a conclus?o sobre a possibilidade ou n?o da imortalidade e o rel?gio biol?gico da esp?cie humana.
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Antes de iniciar o document?rio, sugere-se que seja entregue um Roteiro de Perguntas para os alunos e que as quest?es sejam lidas em voz alta. Sugest?es de quest?es:
1. O que ? a S?ndrome da Senilidade Prematura? Por que ela pode auxiliar os cientistas a entenderem melhor o processo de envelhecimento?
2. Segundo o document?rio, podemos chegar ? imortalidade? Por qu??
3. De acordo com o v?deo, quais os fatores contribuem para o envelhecimento? Eles s?o intr?nsecos ou extr?nsecos?
4. Ao longo do document?rio, uma senhora que viveu 122 anos foi entrevistada. Quais os fatores extr?nsecos citados por ela que contribu?ram para sua longevidade?
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Coment?rio: Professor(a), caso ache necess?rio, pode acrescentar outras quest?es. O aluno deve respond?-las para serem utilizadas na aula seguinte.
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2? MOMENTO:
ETAPA 1:
Professor (a) relembre o que j? foi trabalho e proponha um estudo coletivo sobre o document?rio a partir das respostas registradas no Roteiro de Perguntas.
Como sugest?o, voc? poder?, por exemplo, reler a 1? quest?o e na sequ?ncia, os alunos lerem as respostas. Nessa atividade os alunos devem estar atentos, pois a proposta ? de que eles complementem as respostas uns dos outros. Voc? finaliza a atividade, tecendo outras considera??es que se fizerem necess?rias.
O mesmo pode ser feito com as demais perguntas. Ao final dessa atividade, recolha as tarefas para leitura individual extraclasse a fim de avaliar a compreens?o dos alunos em rela??o ao document?rio.
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ETAPA 2:
Dando prosseguimento a aula, explique aos alunos que a manipula??o gen?tica ? uma interven??o cient?fica, que depende e, atualmente, ? realizada por um grupo pequeno de cientistas. Nesse sentido, n?o podemos contar exclusivamente com a ci?ncia e com os fatores intr?nsecos que contribuem para longevidade, precisamos saber o que cada um de n?s pode fazer para viver mais e melhor.
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Dessa forma, inquira os alunos e registre as respostas no quadro:
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- O que voc?s t?m feito atualmente para retardar o rel?gio biol?gico de voc?s?
- E o que voc?s mais precisam melhorar?
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Coment?rio: Aproveitando as respostas registradas no quadro, explique que a Qualidade de Vida est? relacionada diretamente ao nosso rel?gio biol?gico e ao que temos feito ou n?o para retard?-lo.
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Professor(a), desafie os alunos a conceituarem verbalmente a Qualidade de Vida. ? medida que eles falam, registre as palavras-chave no quadro, em meio ?s anota??es anteriores, pois assim o aluno poder? ampliar sua vis?o sincr?tica sobre o tema e construir novas rela??es conceituais.
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Na tentativa de ampliar ainda mais o conhecimento dos alunos, apresente o Hex?gono proposto pelos autores Kertesz e Kerman (2007) (figura 1). Eles apontam os seis elementos abaixo como influentes na Qualidade de Vida.
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Figura 1: Hex?gono de Kertesz e Kerman
Fonte: Adaptado por Limongi-Fran?a, 2007, p. 164.
(LIMONGI FRAN?A. Ana C. Stress e trabalho: uma abordagem psicossom?tica. S?o Paulo: Atlas, 2007.)
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Coment?rio: Explique que o hex?gono ? composto de um diagrama cujos v?rtices avaliam as dimens?es relacionadas ao estilo de vida. E que, al?m disso, existem diferentes termos ou elementos citados por diversos autores, mas que a forma de preenchimento n?o se difere. A grada??o varia de 0 a 5, sendo o zero a aus?ncia de cuidado com esta dimens?o e o cinco como ?timo. De modo que quanto mais preenchido estiver o diagrama, melhor estar? a Qualidade de Vida.
Assim, informe aos alunos que esse hex?gono pode ser utilizado como instrumento r?pido de avalia??o da Qualidade de Vida e mostre a figura abaixo para exemplificar como se deve preench?-lo.
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Figura 2: Diagrama do resultado da pesquisa sobre o Hex?gono Vital de Kertesz e Kerman
Fonte: MEDEIROS, Bianca Valente de. Estudo da percep??o do stress e da qualidade de vida dos servidores da Pr?-Reitoria de Recursos Humanos (PRORHAE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Dispon?vel em:
<http://www.searh.rn.gov.br/jornadaqvt/slides/slide04.pdf>. Acesso em: 09 de jul. de 2013
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Em seguida, entregue uma folha de papel A4 contendo quatro hex?gonos propostos por Kertesz e Kerman, em branco, e oriente os alunos que:
1. Preencham o primeiro Hex?gono a fim de avaliar a pr?pria Qualidade de Vida e escreva o seu nome e idade abaixo da figura.
2. Levem esta folha para casa e solicitem que um adulto - entre 22 e 59 anos ? e um(a) idoso(a) ? acima de 60 anos ? tamb?m preencham uma das figuras. D? prefer?ncia a um membro familiar.
3. Usando o quarto hex?gono, fa?a o diagrama de pontos a partir das m?dias relativas ?s dimens?es do estilo de vida:
(1) Dieta;
(2) Exerc?cio F?sico;
(3) Relaxamento, Repouso e Sono;
(4) Divers?es e Lazer;
(5) Atividades Interessantes e;
(6) Grupo de Apoio.
4. Compare as tr?s faixas et?rias e analise o quarto hex?gono.
A proposta ? que os alunos fa?am uma apresentar?o oral sobre sua an?lise.
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3? MOMENTO:
Professor (a), ao retomar os trabalhos realizados anteriormente, proponha que cada aluno apresente sinteticamente os quatro hex?gonos sob sua responsabilidade. Em seguida solicite-lhes que analisem, individualmente, os resultados, principalmente no que tange ?s diferen?as geracionais e ao quarto hex?gono que sintetiza a Qualidade de Vida das tr?s pessoas envolvidas na tarefa.
Durante a apresenta??o, anote no quadro a melhor e a pior dimens?o apontadas pelos sujeitos de cada faixa et?ria. Fa?a isso para o quarto hex?gono tamb?m.
Ap?s a an?lise individual, fa?a uma discuss?o coletiva dos dados com os alunos, percebendo as aproxima??es e distanciamentos entre os diferentes grupos geracionais e o resultado obtido a partir da compila??o dos dados do quarto hex?gono.
Coment?rio: A fim de aproveitar melhor as informa??es coletadas pelos alunos, o professor pode recolher as tarefas, fazer um quadro geral (compilado) sobre todas as pessoas envolvidas, inclusive por faixa et?ria, e apresentar na pr?xima aula, intitulada Compreendendo e avaliando a Qualidade de Vida ? Parte 2.
REFER?NCIAS COMPLEMENTARES:
CHAIMOWICZ, F. Os idosos brasileiros no s?culo XXI: demografia, sa?de e sociedade. Belo Horizonte: Postgraduate, 1998.
GON?ALVES. A.; VILARTA, R. Qualidade de vida e atividade f?sica: explorando teoria e pr?tica. S?o Paulo: Manole, 2004.
GOMES, L., LOURDES, M. C. Envelhecimento Populacional no Mundo e no Brasil. Jornal Brasileiro de Medicina (JBM); Rio de Janeiro, 2004, vol. 87, n? 2, agosto.
MELO, J. M. S. Expectativa de vida e Envelhecimento. Jornal Brasileiro de Medicina (JBM); Rio de Janeiro, 2005, vol. 88, n? 4, abril
NETTO, M. P.; BRITO, F. C. Urg?ncia em Geriatria, Rio de Janeiro: Atheneu, 2001.
OKUMA, S. S. O Idoso e a Atividade F?sica fundamentos e pesquisa. Campinas, SP:
Papirus, 1998.
PEDROSO, B.; PILATTI, L. A.; REIS, D. R. C?lculo dos escores e estat?stica descritiva do WHOQOL-100 utilizando o Microsoft Excel. Revista Brasileira de Qualidade de Vida. Universidade Tecnol?gica Federal do Paran?, Ponta Grossa-PR-Brasil, v. 01, n. 01, p. 23-32, jan-jun/2009.
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A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, tomando como refer?ncia principalmente o cumprimento e participa??o nas tarefas e din?micas propostas para sala de aula e para casa. A partir dos trabalhos escritos, dos registros em sala, das falas e dos debates ser? poss?vel identificar pontos que representam a amplia??o dos conhecimentos sobre o processo de envelhecimento e a Qualidade de Vida.