Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Dan?a: Projetos de forma??o dos alunos |
1. Identificar e refletir sobre os elementos que constituem o sistema de comunica??o relacionado ? express?o corporal como linguagem n?o verbal.
2. Utilizar o corpo como instrumento de comunica??o a partir de atividades ligadas ? dan?a e musicoterapia.
3. Compreender a import?ncia de alguns elementos constitutivos da dan?a como o cen?rio, o figurino, a express?o do corpo, o ritmo, a criatividade, a improvisa??o, o sentimento, a m?sica e a coreografia.
1. No??es sobre o corpo enquanto linguagem e os elementos que auxiliam na comunica??o n?o verbal.
2. No??es sobre dan?a, ritmo e cenografia.
3. Ter vivenciado a aula ?O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal ? PARTE I, II e III.
?
DICA: O projeto ?O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal?? est? dividido em quatro partes, todas postadas no Portal do Professor, intituladas da seguinte forma:
PARTE 1: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE I
PARTE 2: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE II
PARTE 3: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE III
PARTE 4: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE IV
?
?
1? MOMENTO: Voltando ? inf?ncia por meio do ?Pano Encantado?
1. Explicar para os alunos que a partir desse momento ser?o propostas atividades com http://www.musicaspraouvir.com/musicas/pano-encantado> (Acesso em 19 de maio de 2013).
m?sica e que a primeira delas ser? ?O Pano Encantado? que pode ser acessada para ser ouvida no seguinte endere?o eletr?nico: <2. Enquanto a m?sica toca, apresentar sua letra:
?
?O PANO ENCANTADO?
(Lu Chamusca)
?
Era uma vez um peda?o
De pano, de pano, de pano
Um pano feliz encantado
Que fazia o que eu ia mandando (Bis)
?
ORDEM 1:
Seu pano encantado
Agora eu quero ver
Se um BARCO bem bonito
Voc? pode fazer
Um barco, um barco
Voc? pode fazer
Um barco, um barco
pra remar eu quero ver
?
ORDEM 2
Seu pano encantado
Agora eu quero ver
Se uma PONTE bem comprida
Voc? pode fazer
Uma ponte, uma ponte (bis)
Pra passar eu quero ver
?
ORDEM 3
Seu pano encantado
Agora eu quero ver
Se uma CASA cheia de gente
Voc? pode fazer
Uma casa, uma casa
Cheia de gente eu quero ver
?
ORDEM 4
Seu pano encantado
Agora eu quero ver
Se uma FLOR que abre e fecha
Voc? pode fazer
Uma flor que abre
Que fecha eu quero ver (bis)
?
ORDEM 5
Seu pano encantado
Agora eu quero ver
Se um CAVALO bem grand?o
Voc? pode fazer
Toc, toc um cavalo
Bem grand?o eu quero ver (bis)
?
ORDEM 6
Seu pano encantado
Agora eu quero ver
Se um TRIO EL?TRICO
Voc? sabe fazer
Um trio, um trio
Pra dan?ar eu quero ver (bis)
?
ORDEM 7
Seu pano encantado
Agora eu quero ver
Se uma CAMA bem gostosa
Voc? sabe fazer
Uma cama, uma cama
Pra dormir eu quero ver
Uma cama bem gostosa
Voc? sabe fazer
?
Era uma vez um peda?o...
?
?
?
2? MOMENTO: Constru??o Coreogr?fica sobre o ?Pano Encantado?
3. Com o intuito de compreender o corpo como instrumento de comunica??o, dividir a turma em 04 grupos. Cada grupo receber? um pano grande (len?ol ou similar) e dever? construir uma apresenta??o respeitando as ordens e ritmo da m?sica. A criatividade e improvisa??o tamb?m ser?o valorizadas durante a apresenta??o. Nesse momento lembrar que j? foram mencionados outros elementos que apoiam as apresenta??es e que lan?am m?o da linguagem n?o verbal, quais sejam: cen?rio, figurino e express?o corporal.
Filmar as apresenta??es a fim de compor as imagens do videoclipe final. Outras filmagens foram feitas nas partes I, II e II do projeto ?O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal?.
?
3? MOMENTO: Discuss?o sobre as apresenta??es
4. Discutir na turma os pontos fortes e fracos de cada grupo, levando em considera??o os elementos citados anteriormente.
?
4? MOMENTO: Explicar a Din?mica do ?Pano Individual?
5. Com o mesmo objetivo da atividade 3, no Anfiteatro, Quadra ou Sala Multifuncional, preparar o ambiente com v?rios panos (2 x 2 metros) de tecido leve e macio, com cores variadas. Perguntar quem gostaria de participar da din?mica antes de explic?-la.
6. Depois que cada um escolher seu pano, pedir que sentem pr?ximo aos tecidos, sem toc?-los. O restante dos alunos ser?o os observadores e dever?o prestar aten??o em tudo e em todos.
A din?mica ? a seguinte: ser? passada uma sequ?ncia de tr?s m?sicas*:
- Na primeira m?sica, o participante n?o poder? ficar de p? e dever? entrar em contato com o pano, reconhecer suas propriedades e manipul?-lo das mais variadas formas.
- Na segunda m?sica, dever? ficar de p?, mas apenas se movimentar em seu entorno, verificando o que ? poss?vel fazer com o pano, explorando-o.
- Na terceira m?sica, dever? explorar todo o ambiente, interagir com os companheiros da din?mica, trocar de pano... sempre respeitando o sentimento e os ritmos propostos na m?sica.
* A sugest?o ? que a primeira m?sica seja instrumental, mais lenta e possibilite movimentos suaves; que a segunda m?sica tamb?m seja lenta, por?m um pouco mais energizada que a primeira; e a terceira seja instrumental ou cantada, mais agitada ainda e alegre, que motive movimentos mais soltos e que incentivem as pessoas a interagirem, quererem dan?ar em grupos.
?
5? MOMENTO: Din?mica do ?Pano Individual? ? Grupo I
7. Eleger dois alunos para que fa?am o registro audiovisual e realizar a din?mica com o primeiro grupo. Em seguida, o(a) professora dever? inquirir aos participantes:
a) Por que voc? escolheu ?tal? cor?
b) Quais as propriedades do pano?
c) Que tipo de movimento era poss?vel fazer com ele?
d) O que voc?s sentiram com a 1?, 2? e 3? m?sica?
e) Algo lhes incomodou?
E, em seguida, perguntar ao grupo observador:
f) Algo lhes chamou a aten??o no grupo ou em algu?m especificamente?
g) Se voc?s n?o se conhecessem e o professor propusesse essa din?mica no 1? dia de aula, que ?leitura?, ?impress?o? voc?s teriam de cada colega? Quais as caracter?sticas pessoais foram poss?veis perceber em cada um?
?
6? MOMENTO: Din?mica do ?Pano Individual? ? Grupo II
8. Realizar a mesma din?mica, por?m com o grupo observador (utilizar tr?s m?sicas diferentes). Ao final, perguntar ao grupo participante:
a) A m?sica de cada momento contribuiu para o objetivo que foi proposto: reconhecer as propriedades, explorar o pano, interagir com os colegas.
b) Durante a din?mica voc? criou uma hist?ria no pensamento que subsidiasse a maneira de cumprir com as etapas da din?mica? Que hist?ria foi essa?
c) Quais as propriedades do pano?
E, em seguida, perguntar ao grupo observador:
d) Quem estava mais concentrado(a)? Por qu??
e) Quem estava mais t?mido? Como voc?s perceberam isso?
f) Quem explorou mais as propriedades do pano?
g) Quem explorou mais os tipos de movimentos do pano?
?
7? MOMENTO: Explicar a Din?mica do ?El?stico?
9. No Anfiteatro, Quadra ou Sala Multifuncional preparar o ambiente com v?rios el?sticos (1 metro de comprimento) com dois buracos pequenos em cada ponta (mais ou menos 3cm de di?metro). Perguntar quem gostaria de participar da din?mica antes de explic?-la.
10. Depois que cada aluno se apresentar para din?mica, pedir que fiquem espalhados entre os el?sticos sem toc?-los. O restante dos alunos ser?o os observadores e dever?o prestar aten??o em tudo e em todos.
11. A din?mica ? a seguinte:
a) Ser? passada uma sequ?ncia de tr?s m?sicas*:
* A sugest?o ? que a primeira m?sica seja instrumental, mais lenta e possibilite movimentos suaves, e traga um clima de d?vida e suspense; que a segunda m?sica tamb?m seja lenta, por?m traga sentimento de ang?stia e raiva; e a terceira seja eletr?nica, mais agitada e alegre, que motive movimentos mais soltos e que incentivem as pessoas a interagirem.
- Na primeira m?sica, o participante ter? que se movimentar entre os v?rios el?sticos observando-os de todos os ?ngulos e representado suas partes com o corpo (como est? vendo determinada parte do el?stico - dobrado, enrolado, reto, em c?rculo, em 8 etc)
- Na segunda m?sica, poder? escolher um dos el?sticos e explor?-los sem se movimentar muito pelo espa?o, explorando das mais diferentes maneiras.
- Na terceira m?sica, dever? se movimentar por todo o ambiente, interagir com os companheiros da din?mica, com o seu e o el?stico do companheiro, sempre respeitando o sentimento e ritmo propostos na m?sica.
?
2? MOMENTO: Din?mica do ?El?stico? ? Grupo I
12. Eleger dois alunos para que fa?am o registro audiovisual e realizar a din?mica com o primeiro grupo e, em seguida, o(a) professora dever? inquirir aos participantes:
a) Quais as propriedades do el?stico? Quais as diferen?as dele e do pano utilizado na aula anterior?
b) Que tipo de movimento era poss?vel fazer com ele?
c) O que voc?s sentiram com a 1?, 2? e 3? m?sica?
d) Algo lhes incomodou?
E, em seguida, perguntar ao grupo observador:
e) Algo lhes chamou a aten??o no grupo ou em algu?m especificamente?
f) Se voc?s n?o se conhecessem e o professor propusesse essa din?mica no 1? dia de aula, que ?leitura?, ?impress?o? voc?s teriam de cada colega? Quais as caracter?sticas pessoais foram poss?veis perceber em cada um?
?
3? MOMENTO: Din?mica do ?El?stico? ? Grupo II
13. Realizar a mesma din?mica, por?m com o grupo observador (utilizar tr?s m?sicas diferentes). Ao final, perguntar ao grupo participante:
a) A m?sica de cada momento contribuiu para o objetivo proposto: reconhecer as propriedades, explorar o el?stico, interagir com os colegas?
b) Durante a din?mica voc? criou uma hist?ria no pensamento que subsidiasse a maneira de cumprir com as etapas da din?mica? Que hist?ria foi essa?
c) Quais as propriedades do el?stico?
E, em seguida, perguntar ao grupo observador:
d) Quem estava mais concentrado(a)? Por qu??
e) Quem estava mais t?mido? Como voc?s perceberam isso?
f) Quem explorou mais as propriedades do pano?
g) Quem explorou mais os tipos de movimentos do pano?
h) Quem seguiu bem o ritmo das m?sicas?
i) Quem interagiu com os colegas de maneira mais criativa?
?
3? MOMENTO: Constru??o Final do V?deoclipe.
14. Informar que todo estudo e as atividades realizadas at? este momento serviram como
pontap? para a turma construir um videoclipe de formatura. Destacar que a inten??o agora ? que eles caminhem de forma aut?noma e criem as pr?prias atividades, momentos/ tempos escolares e n?o escolares para ampliarem o n?mero de registros fotogr?ficos e audiovisuais, pois aqueles registrados nas 04 partes do projetos podem ser insuficientes para o videoclipe almejado pela turma.15. Em seguida, mostrar todo o material que a turma j? possui e tra?ar um planejamento para as pr?ximas filmagens e o papel de cada um na constru??o do videoclipe, pois a interven??o do(a) professor(a) terminar? aqui.
16. Explicar aos alunos que, para execu??o e finaliza??o do trabalho, ? necess?rio que eles atribuam fun??es espec?ficas a algumas pessoas ou grupos da turma, que se responsabilizar?o, por exemplo:
a. pelos registros durante as atividades propostas;
b. Pela organiza??o das imagens e v?deos;
c. Pela coordena??o das pr?ximas din?micas;
d. Pela escolha da trilha sonora do clipe;
e. Pela escolha dos textos que, por ventura, aparecer?o no clipe;
f. Pela conferencia das provas parciais e final do videoclipe;
g. Pela busca de patrocinadores para edi??o final do videoclipe.
Professor(a), ajude-os nesta tarefa.
17. Solicitar aos alunos que n?o percam de vista os elementos ligados ? linguagem n?o-verbal estudados ao longo das aulas: o cen?rio, o figurino, a express?o do corpo, o ritmo, a criatividades, a improvisa??o, o sentimento, a m?sica e a coreografia.
(Todos os endere?os abaixo relacionados foram acessados em 17 de maio de 2013)
?
TRABALHOS ACAD?MICOS SOBRE CORPOREIDADE:
1. http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/9/18052011140424.pdf
3. http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/118.pdf
4. http://proxy.furb.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=457
?
AULAS DO PORTAL SOBRE TEMAS RELACIONADOS:
5. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21588
6. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21081
7. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33524
A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, tomando como refer?ncia principalmente a participa??o nas din?micas como executor e observador. A partir da pr?pria apresenta??o/dramatiza??o, das falas e debates, ser? poss?vel identificar pontos que representam a amplia??o dos conhecimentos sobre o corporeidade e os elementos constitutivos da dan?a.