Portal do Professor

Início do Conteúdo

A import?ncia da postura corporal para a realiza??o de g?neros orais formais p?blicos

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produ??o de texto
Educa??o Escolar Ind?gena L?nguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar posturas corporais inadequadas aos objetivos comunicacionais em dada situa??o.
  • Relacionar postura corporal e  persuas?o.
  • Relacionar descritores de meios n?o lingu?sticos de comunica??o oral a posturas em apresenta??es de semin?rios.
  • Criar um v?deo sobre dicas posturais para a realiza??o de g?neros orais formais p?blicos.

Duração das atividades

4 aulas de 100 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • G?nero oral semin?rio.
  • Editor de v?deo: Movie Maker.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias e recursos:

  • discuss?o oral e coletiva;
  • grava??o de um v?deo;
  • julgamento de posturas corporais;
  • produ??o de um v?deo;
  • data-show;
  • c?mera de v?deo.

?

M?dulo 1

Atividade 1

O objetivo dessa atividade ? fazer com que os alunos identifiquem posturas corporais inadequadas aos objetivos comunicacionais em dada situa??o.

O professor deve come?ar a aula apresentando o tema de forma bastante sugestiva para incitar os alunos ? reflex?o: deve se posicionar corporalmente de maneira n?o adequada.

1

http://blogs.jovempan.uol.com.br/carreira/files/2012/03/postura3-150x150.jpg Acesso em 19 jun. 2013.

?

A ideia ? que o professor mantenha essa postura inadequada at? os alunos questionarem o porqu? da posi??o. Quando do questionamento, o professor dever?, ent?o, voltar ? sua postura normal  e dizer ? turma o tema da aula: import?ncia da postura corporal para a realiza??o de g?neros orais formais p?blicos. Em seguida, dever? exibir o v?deo abaixo e pedir que os alunos comentem especificamente a postura corporal do orador: o que ? ou n?o recomend?vel e por qu?.

?

2

http://www.youtube.com/watch?v=gbc37Ut42yg Acesso em 19 jun. 2013.

?

O professor dever? chamar a aten??o quanto ao:

  • orador debru?ado sobre o p?lpito;
  • orador apontando interlocutores;
  • orador transferindo o peso de uma para outra perna constantemente;
  • orador batendo no p?lpito;
  • orador dando de ombros;
  • orador baixando a cabe?a.

Depois dos destaques, o professor dever? questionar:

  1. Qual a situa??o em que o orador se encontra?

  2. Quais atitudes eram esperadas por esse orador nessa situa??o?

  3. Quais impress?es s?o real?adas pela postura do orador em rela??o ao que ele fala? Por qu??

?

A ideia ? fomentar, inicialmente, a rela??o estreita entre postura corporal e for?a argumentativa, que ser? trabalhada na pr?xima atividade.

?

Atividade 2

Essa atividade pretende esclarecer o aluno sobre a exist?ncia de uma rela??o entre a postura corporal e a persuas?o.

?

O professor dever? exibir  v?deos, aos alunos, que ilustram trechos da realiza??o do g?nero semin?rio. Durante a exibi??o, os alunos ter?o de anotar o que julgarem adequado e inadequado ? situa??o, para posterior socializa??o com os colegas.

Professor, conforme foi indicado nos conhecimentos pr?vios dessa proposta, ? imprescind?vel o aluno ter no??o do que seja um semin?rio, para julgar adequadas ou inadequadas as posturas corporais.

1)

3

http://www.youtube.com/watch?v=98cBOmWsc3U Acesso em 19 jun. 2013.

?

2)

Professor, esse v?deo apresenta algumas informa??es sobre o g?nero semin?rio, inclusive, ilustrando o g?nero aos 4 minutos - tempo a partir do qual o v?deo deve ser exibido aos alunos.

4

http://www.youtube.com/watch?v=UOEvxhbJlHc Acesso em 19 jun. 2013.

?

3)

5

http://www.youtube.com/watch?v=qesaCVtjHKY Acesso em 19 jun. 2013.

?

4)

6

http://www.youtube.com/watch?v=IZTdpnK8Jds Acesso em 19 jun. 2013.

?

 Ap?s a exibi??o, o professor questionar?:

  • Qual(is) dos v?deos apresenta(m) pessoas utilizando-se de sua postura corporal de forma adequada ? situa??o comunicativa? Por qu??

Essa pergunta ser? mote para discuss?es a partir das anota??es dos alunos quanto ?s posturas observadas que, por sua vez, contribuir?o para a reflex?o que segue:

  • Dos v?deos assistidos, qual(is) det?m(?m) maior poder de convencimento? Por qu??

  • Esse poder de convencimento pode estar atrelado tamb?m ao uso da posi??o corporal para a realiza??o do semin?rio? Comentem.

?

A inten??o ? que os alunos concluam que a posi??o corporal ? crucial para o teor persuasivo do que se fala. Em outras palavras, os alunos devem ter clareza de que uma postura corporal adequada ? situa??o de uso da l?ngua oral confere maior credibilidade a quem fala por parte de quem escuta. Isso significa que a postura corporal argumenta em favor ou n?o do assunto ou do tema que s?o eleitos na e para a realiza??o dos g?neros orais.

?

A formaliza??o dessa conclus?o pode se dar por meio de um v?deo gravado coletivamente em que cada aluno apresente seu ponto de vista sobre as perguntas orientadoras da discuss?o. Esse v?deo servir?, inclusive, para que os alunos, em outro momento, fa?am uma autoavalia??o de sua postura corporal.

?

M?dulo 2

Atividade 1

?

Nessa atividade, o objetivo ? os alunos serem capazes de relacionar descritores de meios n?o lingu?sticos de comunica??o oral a fotos de apresenta??es de semin?rios.

?

O professor projetar? aos alunos a seguinte tabela:

7

?

Dessa tabela, o professor pedir? aos alunos para observarem as fotos abaixo e comentarem oral e coletivamente, a partir dos descritores da tabela, o que est? adequado ou n?o ao semin?rio.

Professor, exiba uma foto por vez para que sejam esgotadas as descri??es e discuss?es sobre os descritores em cada foto.

?

8910111213141516171819

Todas as fotos foram retiradas da apresenta??o dispon?vel publicamente no Youtube, por meio do endere?o: http://www.youtube.com/watch?v=lIS4vurk3Ec Acesso em 19 jun. 2013.

?

?

Atividade 2

Essa atividade demandar? dos alunos a cria??o de um v?deo sobre dicas posturais para a realiza??o de g?neros orais formais p?blicos.

?

Os alunos assistir?o a alguns v?deos (modelos) que tratam sobre dicas de como apresentar ou n?o apresentar um semin?rio ou uma apresenta??o de trabalho.

?

V?deo: 10 coisas que n?o se pode fazer na apresenta??o de trabalho

20

http://www.youtube.com/watch?v=h2rQnnsafvE Acesso em 19 jun. 2013.

?

?

V?deo: O que n?o fazer em um semin?rio de publicidade

21

http://www.youtube.com/watch?v=OFaaLQb2f4c Acesso em 19 jun. 2013.

?

Ap?s a visualiza??o, os discentes ter?o de criar por meio do Movie Maker um v?deo para apresentarem ? turma. Dever?o apresentar o que, na vis?o deles, colabora ou n?o, em geral, para uma boa postura corporal na realiza??o de g?neros orais formais p?blicos, como o semin?rio, a palestra, a entrevista, a comunica??o oral.

Professor, a inten??o desse v?deo ? reunir dicas gerais sobre como proceder ou n?o durante a realiza??o de g?neros orais formais p?blicos.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

GOULART, C. As Pr?ticas orais na escola: o semin?rio como objeto de ensino. Disserta??o (Mestrado). Instituto de Estudos da Linguagem/IEL. Campinas, SP: [s.n.], 2005. Dispon?vel em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000374639&fd=y Acesso em 19 jun. 2013.

?
______. A exposi??o oral em semin?rio: um g?nero escolar muito utilizado, mas pouco sistematizado. Dispon?vel em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_307.pdf Acesso em 19 jun. 2013.
?
?
F?LIX, Regina L?cia. O g?nero exposi??o oral no contexto do ensino m?dio. Anais do SIELP. Volume 2, N?mero 1. Uberl?ndia: EDUFU, 2012. Dispon?vel em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2012/1066.pdf Acesso em 19 jun.
?
?
MENEZES. L. F. Ensino do g?nero oral na escola: a pr?tica do semin?rio. Dispon?vel em: http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/download/artigo08_2/leandro.pdf Acesso em 19 jun.
?
?
BELINTANE, Claudemir. Linguagem oral na escola em tempo de redes. Educ. Pesqui.,  S?o Paulo,  v. 26,  n. 1, 2000 .  Dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022000000100004&lng=es&nrm=iso Acesso em 19 jun.
?
?
Aulas do Portal do Professor:

Projeto de Inicia??o Cient?fica - G?neros orais: entrevista. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40208 Acesso em 19 jun.

Projeto de Inicia??o Cient?fica - G?neros orais: debate regrado. Dispon?vel em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40209 Acesso em 19 jun.

L?ngua Oral: exposi??o oral em Semin?rio. Dispon?vel em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5420 Acesso em 19 jun.

Cole??o de aulas: Como produzir g?neros textuais orais? Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=655 Acesso em 19 jun.

Cole??o de aulas: Desenvolvimento da oralidade. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=165 Acesso em 19 jun.

?

V?deo

Entrevista com S?rgio Senna. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=pnN6KFVGamw Acesso em 19 jun.

?

Avaliação

Nessa proposta, a avalia??o deve ocorrer por meio da discuss?o oral e coletiva dos alunos orientados pelo professor, bem como por meio da produ??o de um v?deo sobre dicas em rela??o ? postura corporal na realiza??o de g?neros orais formais p?blicos. H? tamb?m uma indica??o de autoavalia??o dos alunos no momento em que s?o gravados, respondendo ?s perguntas - motes da discuss?o promovida em sala de aula.