Eliana Dias e Lazu?ta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produ??o de texto |
Educa??o Escolar Ind?gena | L?nguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
Estrat?gias e recursos:
?
O objetivo dessa atividade ? fazer com que os alunos identifiquem posturas corporais inadequadas aos objetivos comunicacionais em dada situa??o.
O professor deve come?ar a aula apresentando o tema de forma bastante sugestiva para incitar os alunos ? reflex?o: deve se posicionar corporalmente de maneira n?o adequada.
http://blogs.jovempan.uol.com.br/carreira/files/2012/03/postura3-150x150.jpg Acesso em 19 jun. 2013.
?
A ideia ? que o professor mantenha essa postura inadequada at? os alunos questionarem o porqu? da posi??o. Quando do questionamento, o professor dever?, ent?o, voltar ? sua postura normal e dizer ? turma o tema da aula: import?ncia da postura corporal para a realiza??o de g?neros orais formais p?blicos. Em seguida, dever? exibir o v?deo abaixo e pedir que os alunos comentem especificamente a postura corporal do orador: o que ? ou n?o recomend?vel e por qu?.
?
http://www.youtube.com/watch?v=gbc37Ut42yg Acesso em 19 jun. 2013.
?
O professor dever? chamar a aten??o quanto ao:
Depois dos destaques, o professor dever? questionar:
A ideia ? fomentar, inicialmente, a rela??o estreita entre postura corporal e for?a argumentativa, que ser? trabalhada na pr?xima atividade.
?
Essa atividade pretende esclarecer o aluno sobre a exist?ncia de uma rela??o entre a postura corporal e a persuas?o.
?
O professor dever? exibir v?deos, aos alunos, que ilustram trechos da realiza??o do g?nero semin?rio. Durante a exibi??o, os alunos ter?o de anotar o que julgarem adequado e inadequado ? situa??o, para posterior socializa??o com os colegas.
Professor, conforme foi indicado nos conhecimentos pr?vios dessa proposta, ? imprescind?vel o aluno ter no??o do que seja um semin?rio, para julgar adequadas ou inadequadas as posturas corporais.
1)
http://www.youtube.com/watch?v=98cBOmWsc3U Acesso em 19 jun. 2013.
?
2)
Professor, esse v?deo apresenta algumas informa??es sobre o g?nero semin?rio, inclusive, ilustrando o g?nero aos 4 minutos - tempo a partir do qual o v?deo deve ser exibido aos alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=UOEvxhbJlHc Acesso em 19 jun. 2013.
?
3)
http://www.youtube.com/watch?v=qesaCVtjHKY Acesso em 19 jun. 2013.
?
4)
http://www.youtube.com/watch?v=IZTdpnK8Jds Acesso em 19 jun. 2013.
?
Ap?s a exibi??o, o professor questionar?:
Essa pergunta ser? mote para discuss?es a partir das anota??es dos alunos quanto ?s posturas observadas que, por sua vez, contribuir?o para a reflex?o que segue:
A inten??o ? que os alunos concluam que a posi??o corporal ? crucial para o teor persuasivo do que se fala. Em outras palavras, os alunos devem ter clareza de que uma postura corporal adequada ? situa??o de uso da l?ngua oral confere maior credibilidade a quem fala por parte de quem escuta. Isso significa que a postura corporal argumenta em favor ou n?o do assunto ou do tema que s?o eleitos na e para a realiza??o dos g?neros orais.
?
A formaliza??o dessa conclus?o pode se dar por meio de um v?deo gravado coletivamente em que cada aluno apresente seu ponto de vista sobre as perguntas orientadoras da discuss?o. Esse v?deo servir?, inclusive, para que os alunos, em outro momento, fa?am uma autoavalia??o de sua postura corporal.
?
Nessa atividade, o objetivo ? os alunos serem capazes de relacionar descritores de meios n?o lingu?sticos de comunica??o oral a fotos de apresenta??es de semin?rios.
?
O professor projetar? aos alunos a seguinte tabela:
?
Dessa tabela, o professor pedir? aos alunos para observarem as fotos abaixo e comentarem oral e coletivamente, a partir dos descritores da tabela, o que est? adequado ou n?o ao semin?rio.
Professor, exiba uma foto por vez para que sejam esgotadas as descri??es e discuss?es sobre os descritores em cada foto.
?
|
Todas as fotos foram retiradas da apresenta??o dispon?vel publicamente no Youtube, por meio do endere?o: http://www.youtube.com/watch?v=lIS4vurk3Ec Acesso em 19 jun. 2013.
?
?
Essa atividade demandar? dos alunos a cria??o de um v?deo sobre dicas posturais para a realiza??o de g?neros orais formais p?blicos.
?
Os alunos assistir?o a alguns v?deos (modelos) que tratam sobre dicas de como apresentar ou n?o apresentar um semin?rio ou uma apresenta??o de trabalho.
?
V?deo: 10 coisas que n?o se pode fazer na apresenta??o de trabalho
http://www.youtube.com/watch?v=h2rQnnsafvE Acesso em 19 jun. 2013.
?
?
V?deo: O que n?o fazer em um semin?rio de publicidade
http://www.youtube.com/watch?v=OFaaLQb2f4c Acesso em 19 jun. 2013.
?
Ap?s a visualiza??o, os discentes ter?o de criar por meio do Movie Maker um v?deo para apresentarem ? turma. Dever?o apresentar o que, na vis?o deles, colabora ou n?o, em geral, para uma boa postura corporal na realiza??o de g?neros orais formais p?blicos, como o semin?rio, a palestra, a entrevista, a comunica??o oral.
Professor, a inten??o desse v?deo ? reunir dicas gerais sobre como proceder ou n?o durante a realiza??o de g?neros orais formais p?blicos.
Para leitura do professor:
GOULART, C. As Pr?ticas orais na escola: o semin?rio como objeto de ensino. Disserta??o (Mestrado). Instituto de Estudos da Linguagem/IEL. Campinas, SP: [s.n.], 2005. Dispon?vel em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000374639&fd=y Acesso em 19 jun. 2013.
Projeto de Inicia??o Cient?fica - G?neros orais: entrevista. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40208 Acesso em 19 jun.
Projeto de Inicia??o Cient?fica - G?neros orais: debate regrado. Dispon?vel em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40209 Acesso em 19 jun.
L?ngua Oral: exposi??o oral em Semin?rio. Dispon?vel em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5420 Acesso em 19 jun.
Cole??o de aulas: Como produzir g?neros textuais orais? Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=655 Acesso em 19 jun.
Cole??o de aulas: Desenvolvimento da oralidade. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=165 Acesso em 19 jun.
?
V?deo
Entrevista com S?rgio Senna. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=pnN6KFVGamw Acesso em 19 jun.
?
Nessa proposta, a avalia??o deve ocorrer por meio da discuss?o oral e coletiva dos alunos orientados pelo professor, bem como por meio da produ??o de um v?deo sobre dicas em rela??o ? postura corporal na realiza??o de g?neros orais formais p?blicos. H? tamb?m uma indica??o de autoavalia??o dos alunos no momento em que s?o gravados, respondendo ?s perguntas - motes da discuss?o promovida em sala de aula.