Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
N?o ? necess?rio conhecimentos pr?vios para essa aula.
Atividade 1? Roda de Conversa
1- Para iniciar a discuss?o com as crian?as, ? interessante, atrav?s de uma roda de conversa, fazer questionamentos pr?vios para agu?ar a curiosidade das crian?as em rela??o ? tem?tica, bem como identificar os conhecimentos j? adquiridos por elas. Sugerem-se para isso, as seguintes quest?es:
?
?
Atividade 2 ? Lista dos animais.
1- Ap?s realizar a roda de conversa com os conhecimentos pr?vios das crian?as, trabalhe com o livro ?Bichod?rio?. Este livro contempla a sequ?ncia alfab?tica, exemplificando com nome de animais que come?am com as determinadas letras sugeridas. Logo ap?s terminar a leitura do livro convide as crian?as para elaborar um cartaz com o nome dos animais, relembre com elas os animais que foram citados na roda de conversa e os que apareceram no livro. Proponha a constru??o deste cartaz organizado em sequ?ncia alfab?tica. O professor deve ser escriba das crian?as. Este deve escrever os nomes dos animais em fichas em logo depois deve pedir ajuda das crian?as para colar essas fichas no cartaz em sequ?ncia alfab?tica.
Livro: Bichod?rio Autora: Telma Guimar?es Fonte: Imagens da pr?pria autora.
2- Ap?s construir o cartaz com a lista dos animais, discuta as caracter?sticas de cada um, seu habitat, fa?a compara??es, trabalhe os sons que esses animais fazem. Solicite ?s crian?as que observem as letras que s?o necess?rias utilizar para a escrita dessas palavras. Depois deixe o cartaz afixado na sala e pe?a que as crian?as fa?am a tentativa de escrita livre do seu animal preferido.
Atividade3? Construindo o jogo da mem?ria.
1- Utilizando os nomes dos animais escritos na atividade anterior, fa?a tiras com os nomes desses animais e sorteie entre as crian?as.
2- Pe?a que cada crian?a desenhe em dois quadrados de papel cart?o de (10cmx10cm) o animal sorteado para construir junto o jogo da mem?ria. Cada crian?a dever? ficar com o nome de um animal e deve desenh?-lo nos dois cart?es.
3- Ap?s terminar a confec??o trabalhe com as crian?as as regras do jogo da mem?ria. Exemplo: Embaralhe os cart?es com os desenhos e coloque estes sobre o ch?o com os desenhos para baixo. As crian?as ficam em volta do jogo e cada uma deve virar na sua vez, dois cart?es se encontrar o par, retira os cart?es do jogo. Ao final ganha quem tiver mais pares em sua m?o.
?
Brincando com o Jogo da Mem?ria ? Turma 1? per?odo "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Atividade 4 ? Trabalhando com a M?sica- A dan?a dos bichos
1- Ap?s fazer o jogo da mem?ria o professor pode trabalhar com a m?sica: ?A dan?a dos bichos?. ? importante disponibilizar a letra da m?sica para todas as crian?as para que elas possam observar a estrutura da m?sica bem como acompanhar a letra.
A Dan?a dos Bichos
Essa ? a dan?a dos bichos
Palma, pata, p?, p?, p?
Essa ? a dan?a dos bichos
E a?, que bicho voc? ??
Dan?a passarinho
Dan?a perereca
Dan?a peru
Dan?a canguru
Dan?a bicho-grilo
Dan?a jacar?
Dan?a urubu
Dan?a chipanz?
Essa ? a dan?a dos bichos
Palma, pata, p?, p?, p?
Essa ? a dan?a dos bichos
E a?, que bicho voc? ??
? gato ou cachorro
Rato ou le?o
Coelho ou tartaruga
Porquinho ou lob?o
Perua ou barata
Pav?o ou tubar?o
? bicho da seda
Ou ? bicho pap?o
Cama, cama, camale?o
Essa ? a dan?a dos bichos
Palma, pata, p?, p?, p?
Essa ? a dan?a dos bichos
E a?, que bicho voc? ??
? gato ou cachorro
Rato ou le?o
Coelho ou tartaruga
Porquinho ou lob?o
Perua ou barata
Pav?o ou tubar?o
? bicho da seda
Ou ? bicho pap?o
Cama, cama, camale?o
Essa ? a dan?a dos bichos
Palma, pata, p?, p?, p?
Essa ? a dan?a dos bichos
E a?, que bicho voc? ??
Fonte: http://letras.mus.br/eliana/298089/. Acesso em 16 de junho de 2013.
2- Trabalhar com a m?sica permite ao professor desenvolver atitudes e disposi??es favor?veis a leitura, por isso, ? importante explorar a sua estrutura, ou seja, suas estrofes, quantidade de frases e poss?veis rimas que apare?am. O professor deve trabalhar com musicaliza??o, com o objetivo de compreender a m?sica como linguagem que se exprime em formas sonoras, que nos oferece sensa??es, sentimentos e pensamentos por meio de rela??es significativas com o som. Entender a m?sica como processo cont?nuo de constru??o, que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir. Atrav?s da m?sica podemos ouvir perceber e discriminar diferentes sons. Estimular, a capacidade de execu??o das crian?as, envolvendo a discrimina??o auditiva. Trabalhar a concentra??o, a aten??o e a percep??o do som.
3- Ap?s explorar a m?sica solicite que as crian?as identifiquem o nome dos animais existentes na letra e circule-as.
4- Professor, no s?tio acima, voc? encontrar? tamb?m o v?deo desta m?sica para reproduzi-la para os alunos. Voc? pode convida-los a ir ao laborat?rio de inform?tica da escola para assistir o v?deo.
Atividade 5 ? Apresentando a M?sica ? A dan?a dos bichos
1- Professor para finalizar, voc? pode, juntamente com o professor de Educa??o F?sica da sua escola, trabalhar os movimentos dos animais que aparecem na m?sica com os alunos e montar uma pequena apresenta??o para ser realizada na escola para as outras crian?as e para os pais. Voc? pode fantasiar as crian?as, para que a apresenta??o fique mais interessante.
?
Apresenta??o a Dan?a dos Bichos ? Turma 1? per?odo "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Sugest?es de leitura para professores:
WAJSKOP, Gisela. Brincar na pr?-escola. 5? Ed. S?o Paulo: Cortez, 2004.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
SOUSA, Rones Aureliano de. Animais de estima??o x aprendizagem. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48965. Acesso em: 16 de junho de 2013.
A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observa??es feitas durante todas as atividades e a percep??o do envolvimento significativo das crian?as nas atividades desenvolvidas. As observa??es podem ser anotadas em uma prancheta dispon?vel com o professor no momento da realiza??o das atividades, com observa??es individuas de cada crian?a e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas:
?
?
Observa??o: Professor, a atividade de identifica??o do nome dos animais na m?sica, poder? ser utilizada como forma de avalia??o individual, percebendo se a crian?a consegue identificar essas palavras, ampliando assim, seu conhecimento.