Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, estudo de gr?ficos e rimas, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar o g?nero textual Cantigas de Roda. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
"S?tio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://wlcaminha.blogspot.com.br/ Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.
Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no s?tio do MEC. Acesse o link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
?
Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
?
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Brincando de roda
Professor, brincando de roda, a crian?a exercita o racioc?nio e a mem?ria, estimulando o gosto pelo canto, al?m de desenvolver naturalmente os m?sculos, ao ritmo das dan?as. As artes da poesia, da m?sica e da dan?a uniram-se nas cantigas de roda, para fazer parte imprescind?vel da educa??o escolar.
Pensando nisto professor, inicie sua aula propondo aos seus alunos uma brincadeira de roda com a m?sica ?Ciranda, cirandinha?. Use o v?deo que est? no s?tio abaixo. Com ele ser? poss?vel voc?s brincarem juntos. Aproveite este momento para desenvolver a oralidade dos alunos, utilizando versos para serem declamados no decorrer da brincadeira.
Organize um espa?o adequado, mas antes combine com os alunos como ser? a atividade.
Fonte: S?tio: You Tube.Os Pequerruchos- Ciranda cirandinha http://www.youtube.com/watch?v=0jqOk7x1Vsk Acesso em: 13 de jun. 2013. Neste s?tio voc?s ter?o acesso ao v?deo da m?sica cantada pelos Pequerruchos.
Caso voc? tenha dispon?vel em sua escola aparelho de som ou se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), para escutarem a m?sica, ou assistirem ao v?deo.
?
Acesse o s?tio a seguir para ouvir a m?sica. S?tio: You Tube. Ciranda Cirandinha- Conjunto e coro infantil CBS http://www.youtube.com/watch?v=mWIkdzrbfrA Acesso em: 13 de jun. 2013.
Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar!
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar.
O Anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou;
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou,
Por isso dona Rosa
Entre dentro desta roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga adeus e v? se embora.
?
Professor, ap?s voc? brincar de roda com seus alunos, proponha uma atividade escrita, para isso, distribua c?pias da cantiga ?Ciranda, cirandinha? fora de ordem, para que os mesmos coloquem a m?sica na ordem correta.
Instru??o da atividade:
Brincar de roda ? muito bom, n?o ? mesmo? Abaixo, est?o partes desordenadas da cantiga de roda ?Ciranda, cirandinha.
?
Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. 2? ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007, p. 37. (Cole??o Nova Escola.).
?
Professor, fa?a a corre??o coletiva com seus alunos e aproveite este momento para falar mais um pouco sobre as cantigas de roda. Explique que as cantigas de roda s?o brincadeiras infantis, em que as crian?as formam uma roda de m?os dadas e cantam melodias folcl?ricas, e que em cada regi?o do nosso pa?s pode haver varia??o nas cantigas de rodas, que tamb?m s?o conhecidas como cantigas populares, pois s?o textos passados de uma pessoa para a outra, durante anos e anos.
Professor, aproveite este momento e solicite como atividade de casa, para os alunos, uma pesquisa sobre as cantigas de roda que os familiares conhecem. Entregue c?pias da atividade para os alunos, ou caso a escola n?o tenha a disponibilidade de c?pias, registre na lousa para que os alunos possam copiar. Explique o que voc? quer com esta tarefa. Pode acontecer de alguma crian?a questionar o que ? grau de parentesco. Explique-lhe que s?o os familiares: pai, m?e, tio, tia, primo, prima, av? e av?.
?
Escola de Educa??o B?sica da UFU |
|
|
Hoje aprendemos um pouco sobre cantigas de roda, brincando com a cantiga Ciranda Cirandinha. Pesquise com seus familiares as cantigas de roda que eles conhecem e traga na pr?xima aula. Pe?a para escreverem a letra da cantiga.Nome do entrevistado:_____________________________________Grau de parentesco:_______________________________________Cantiga de roda que conhece e j? brincou:____________________?Letra da m?sica_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retomando a aula anterior convide os alunos para sentarem na rodinha e apresentarem suas pesquisas. Cada aluno ir? apresentar as cantigas que foram pesquisadas e caso queira ou saiba, poder? cantar com seus colegas.
Fa?a uma lista das cantigas que foram citadas na pesquisa dos alunos e exponha na sala de aula para visualiza??o dos alunos.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Professor, ap?s analisar o cartaz com seus alunos, acrescente as quantidades de cantigas mais escolhidas pelos familiares. Use estas informa??es para junto com os alunos trabalhar com gr?fico. Para isso verifique se eles conhecem o que ? um gr?fico, caso contr?rio, leve para sala alguns modelos de gr?ficos retirados de jornais ou revistas. Explique-lhes qual ? a fun??o do gr?fico. Se necess?rio leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica para pesquisarem alguns s?tios que mostram gr?ficos. Veja a seguir a sugest?o de um s?tio da Microsoft Office Excel 2007 http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx- Acesso em: 13 de jun. 2013. Ele descreve diferentes tipos de gr?ficos.
Para confeccionarem o gr?fico, distribua uma folha de papel quadriculada, assim facilitar? para que eles construam o gr?fico com uma melhor qualidade. Fa?a o modelo na lousa e oriente-os para fazerem na folha de papel quadriculada.
? medida que os alunos forem analisando os dados que tabularam na tabela acima, eles ir?o colorindo os quadrinhos. Veja abaixo, o gr?fico desenvolvido com os alunos do 3? ano da Escola de Educa??o B?sica da UFU, depois de feito no Excel.
?
Gr?fico: Cantigas de roda da prefer?ncia de nossos familiares
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Atividade interdisciplinar: Tratamento de informa??o
Professor, aproveite este trabalho e desenvolva atividades a partir da an?lise do gr?fico, atrav?s da interpreta??o dos dados. Registre as perguntas na lousa ou distribua c?pias da atividade para os alunos.
Os dados do gr?fico nos permitem criar diversas situa??es problema. A seguir apresentamos algumas possibilidades, mas voc? poder? criar outras de acordo com o que estiver trabalhando com a sua turma.
?
Interpretando o gr?fico: Cantigas de roda da prefer?ncia de nossos familiares ? Em sala de aula montamos o gr?fico das cantigas de roda preferidas de nossos familiares. Observe o gr?fico e responda com aten??o: ? a) Qual a cantiga de roda que teve maior prefer?ncia? ________________________________________________________________ ? b) Quantas pessoas escolheram a cantiga ?A canoa virou?? ________________________________________________________________ c) Analisando o gr?fico e o cartaz feito na sala de aula. Calcule quantas pessoas foram entrevistadas para a pesquisa. ________________________________________________________________________ ? |
Professor, ap?s os alunos responderem, fa?a a corre??o coletiva da interpreta??o do gr?fico e tire as d?vidas, se necess?rio.
Encerrada a corre??o, comente sobre a cantiga que teve mais escolha ?O cravo e a rosa?. Questione os alunos se eles j? conhecem esta m?sica e apresente a letra para eles.
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Professor, leve um aparelho de som, ou se caso a sua escola participe do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica, para escutarem a m?sica, ou assistirem ao v?deo. Acesse este s?tio para ver o v?deo e a m?sica ?O cravo e a rosa?.
Fonte: S?tio: You Tube. Turma da mel. O cravo e a rosa http://www.youtube.com/watch?v=811e-st2NcM - Acesso em: 13 de jun. 2013.
?
Professor, cante com seus alunos e reserve este momento para resgatar a brincadeira de roda que est? esquecida, mostre para seus alunos o quanto elas s?o divertidas.
Ap?s, desenvolver o momento l?dico com seus alunos, organize- os em duplas para fazerem as atividades sobre a cantiga ?O cravo e a rosa?. Entregue para cada aluno uma c?pia das atividades para registro no caderno de L?ngua Portuguesa, ou se no caso a escola n?o fornecer c?pias registre na lousa.
Professor, nestas atividades ser? trabalhado: rimas, estrofes e versos, que encontramos em poemas e m?sicas. Fa?a uma explana??o sobre o tema, relembrando o que j? foi estudado anteriormente. Se ainda n?o trabalhou este assunto, ? interessante reservar um momento antes desta aula para desenvolv?-lo com os alunos. Caso tenha d?vidas ou queira sugest?es sobre o tema acesse o s?tio: Portal do Professor MEC. Leil?o de jardim. Viajando com poema http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49093 onde voc? ter? sugest?es de atividades sobre poema. Acesso em: 13 de jun. 2013.
?
?
Interpretando a cantiga
? ? ?
? |
Professor, fa?a a corre??o coletiva das atividades e observe se algum aluno teve dificuldade na leitura e na escrita.
?
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
?
Criando um livro sobre " Cantigas de roda"
Professor, consolidando a aula sobre ?Cantigas de roda?, proponha aos alunos a constru??o de um livro de ?Cantigas de roda?. Depois que eles fizeram a pesquisa em casa com seus familiares, proponha que fa?am a mesma pesquisa em grupos. Divida a turma em duplas e pe?a para que cada dupla pesquise sobre a cantiga de roda que foi citada. Depois fa?a uma colet?nea das m?sicas pesquisadas e monte o livro de "Cantigas de roda" com a turma. Este trabalho ter? alguns desdobramentos, para isso, sua media??o ser? fundamental, orientando os alunos na montagem do livro. Leve alguns livros para sala de aula e mostre-lhes como s?o organizados. Solicite que observem o que cada livro deve conter:
? Capa ilustrada contendo o/s nome/s do/s autor/es;
? Contracapa;
? ?ndice ou sum?rio;
? Corpo ou miolo.
Eles poder?o ilustrar tanto a capa, quanto as cantigas que forem inserindo no livro. Solicite que escrevam as cantigas em casa e na sala de aula voc? orienta a montagem do livro.
?
Fonte: S?tio: Escola Jonas. Livro de Cantigas de Roda http://escolajonas.blogspot.com.br/2010/05/livro-de-cantigas-de-roda.html - Acesso em: 13 de jun. 2013.
?
Professor o livro ?Quem canta seus males espantam? da Professora Theodora Maria Mendes de Almeida, publicado pela Editora Caramelo, apresenta esta e outras sugest?es de atividades para voc? desenvolver com seus alunos.
?
Fonte: S?tio: Educa??o Infantil Fazemos porque amamos!! http://educaoinfantil-fazemosporqueamamos.blogspot.com.br/2013/05/158-ideias-para-trabalhar-com-musicas.html Acesso em: 13 de jun. 2013.
Professor, depois que os livros de cantigas de roda estiverem prontos, fa?a uma bonita exposi??o com o tema ?Cantigas de roda na nossa vida?. Pe?a para seus alunos convidarem os demais colegas da escola, para prestigiarem o trabalho.
Outra possibilidade seria fazer uma tarde de aut?grafos e convidar a fam?lia. Se os alunos optarem por este evento, lembre-se de planejar junto com os mesmos:
? Dia e hor?rio;
? Local;
? Material necess?rio;
? Convite.
Nesse dia, ser? interessante voc? e seus alunos apresentarem algumas cantigas de roda como amostra das cantigas colocadas no livro. Use este momento para incentivar os alunos da escola a resgatarem as brincadeiras da inf?ncia.
?
Professor, veja abaixo, a sugest?o do v?deo para trabalhar com os alunos as cantigas de roda que poder?o ser apresentadas no dia da exposi??o dos livros.
?
Fonte: S?tio: You Tube. Quintal da Cultura http://www.youtube.com/watch?v=2xb57KoVBek Acesso em: 13 de jun. 2013.
?
Sugest?es de links para os professores:
S?tio: Nova Escola. A garotada entra no ritmo com as dan?as de roda http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/garotada-entra-ritmo-dancas-roda-422968.shtml Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de cantigas de roda - Acesso em: 13 de jun. 2013.
S?tio: Info Escola. Cantigas de Roda http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/ Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre cantigas de roda e algumas letras de m?sicas. Acesso em: 13 de jun. 2013.
S?tio: R?dio Uol. Palavra cantada http://www.radio.uol.com.br/#/album/palavra-cantada/cantigas-de-roda/3859 Neste s?tio voc? encontrar? m?sicas do CD "Cantigas de roda" do grupo "Palavras Cantadas". Acesso em: 13 de jun. 2013.
?
S?tio:You Tube. Palavra cantada http://www.youtube.com/watch?v=R-hCQvgfDtg&list=PLA1825AC9AE8C6F1D Neste s?tio voc? poder? ter algumas sugest?es de cantigas de roda. Acesso em: 13 de jun. 2013.
Avalia??o
Professor, ? importante observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e escrita; analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo; compreender as caracter?sticas do g?nero em estudo, bem como as principais ideias; interpretar gr?ficos e identificar as rimas, estrofes e versos nas cantigas; interagir com os colegas e fazer os registros no caderno, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de constru??o do conhecimento, por isso ? importante valorizar todo o seu trabalho.