Portal do Professor

Início do Conteúdo

Estrat?gias l?dicas para reconhecer e usar os diferentes tipos de letras

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Identificar as letras do alfabeto em seus diferentes tipos (letra de imprensa mai?scula e min?scula e letra cursiva mai?scula e min?scula);

?         Usar as letras do alfabeto em seus diferentes tipos;

?         Distinguir letra de imprensa de letra cursiva (mai?sculas e min?sculas);

?         Ler palavras grafadas com diferentes tipos de letra;

?         Identificar suportes e g?neros textuais;

?         Realizar jogos que envolvem o reconhecimento de letras;

.         Interpretar e elaborar receitas;

?         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

.         Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 420 minutos ? Sete (7) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informa??es ao professor

?

Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa forma??o docente.

O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

?

Para obter mais informa??es acesse os s?tios abaixo:

?

"S?tio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa"  http://wlcaminha.blogspot.com.br/ Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.

Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".

?

A partir do trabalho sobre o reconhecimento e o uso dos diferentes tipos de letras, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

?

  •   Participar de intera??es orais em sala de aula;
  •   Reconhecer g?neros textuais e seus contextos de produ??o;
  •   Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspond?ncias regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro (r / rr );
  •   Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
  •   Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes g?neros e suportes textuais;
  •   Usar diferentes tipos de letras em situa??es de escrita de palavras e textos.

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.

?

Professor, precisamos lembrar que ? fundamental garantir, primeiro, a compreens?o da escrita alfab?tica pelos alunos para, posteriormente, lev?-los a reconhecer e a grafar, de forma sistem?tica, diferentes tipos de letras. Contudo, a apresenta??o dessa variedade, desde o in?cio do processo de alfabetiza??o, ? garantia de uma transi??o mais tranquila do uso de uma para outra letra. Em paralelo, as crian?as mant?m contato constante com essa variedade, devido aos usos cotidianos da escrita. Letreiros, placas, outdoors, propagandas televisivas, revistas, jornais, panfletos, cartazes, escritas dom?sticas podem ser tomados como suportes para contextualizar os seus usos sociais.

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: a apropria??o do sistema de escrita alfab?tica e a consolida??o do processo de alfabetiza??o. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 30-31.

Nesse sentido, sugerimos diferentes estrat?gias l?dicas para o reconhecimento e uso dos diferentes tipos de letras.

?

?

1? atividade: aproximadamente 60 minutos.

IDENTIFICA??O DOS NOMES

?

Professor, a partir do nome de cada aluno, sugerimos a apresenta??o dos diferentes tipos de letras.  Prepare para cada aluno tr?s tiras de papel contendo em cada uma delas a escrita do nome do aluno em um tipo de letra. Exemplo:

?

  •          Imprensa mai?scula

davi 1

?

  •          Imprensa min?scula

davi 2f

?

  •          Cursiva

davi 3

Fonte das imagens: Imagens da pr?pria autora.

?

?

Prepare tamb?m, uma ficha de papel em branco para cada aluno de 20 cm x 6 cm.

ficha branco

?

Professor, distribua para cada aluno, 1(uma) ficha de papel em branco e 3 (tr?s) tiras, cada uma com um tipo de letra e um nome diferente.

Veja as tiras que o aluno Davi recebeu:

?

mariana

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

Solicite que cada aluno leia os nomes recebidos e entregue as tiras para os alunos correspondentes.

Assim que todos estiverem com suas tiras nos diferentes tipos de letra pe?a para colarem na ficha em branco.

Veja como ficar? a ficha do aluno Davi:

?

ficha final

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

Ap?s a explora??o de alguns nomes, pe?a aos alunos que digam como identificaram as mesmas letras escritas de formas diferentes. Isso os deixar? atentos ?s semelhan?as e diferen?as entre as formas de grafar a mesma letra.

Professor, os alunos poder?o procurar nos diversos suportes escritos, os quatro tipos de letra, da letra inicial do seu nome e colar nas extremidades da  ficha. Dessa forma, essa ficha acompanhar? o aluno durante o ano letivo como material de apoio. Para maior durabilidade das fichas sugerimos que as plastifique.

?

2? atividade: aproximadamente 60 minutos.

LOCALIZA??O DOS DIFERENTES TIPOS DE LETRAS

?

Professor, para analisar os tipos de letras: imprensa mai?scula e min?scula e cursiva, geralmente, sugere-se pesquisar materiais textuais do cotidiano dos alunos que apresentam os diferentes tipos de letras, contribuindo desde j? com a contextualiza??o dos usos dessas letras.

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: a apropria??o do sistema de escrita alfab?tica e a consolida??o do processo de alfabetiza??o. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 31.

?

Nesse sentido, para promover a familiariza??o dos alunos com os diversos suportes escritos que apresentam diferentes tipos de letras, organize a turma em grupos e distribua diferentes impressos como, por exemplo, jornais, revistas, livros, cartazes, informativos, dentre outros, para toda turma.

?

Pe?a para identificarem o tipo de letra que cada material usa. Voc? pode desenvolver o trabalho por meio das perguntas:

?

?          Por que se usa letra de imprensa mai?scula em cartazes?

?          Por que se usa letra de imprensa min?scula em livros de hist?rias?

?          Por que o t?tulo da hist?ria est? em letra mai?scula?

Solicite tamb?m que os alunos observem o tamanho das letras, as cores, a localiza??o das mesmas no suporte, dentre outros aspectos que possibilitem a aten??o para a finalidade de cada um desses aspectos e da rela??o dos mesmos com o g?nero e com os usos e fun??es da escrita. 

?

Em seguida, aproveite esse material e monte com a turma o alfabeto com diferentes tipos de letras. Divida a turma em dois grandes grupos. Se a turma tiver 24 alunos, divida em 2 grupos de 12 alunos.

Solicite que cada grupo monte um tipo de alfabeto espec?fico com gravuras, nome da gravura e com os quatro tipos de letras. Providencie 26 folhas de papel em branco para cada imagem.

Veja os exemplos abaixo:

?

alfa animais

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

?

    alfa brin

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

Ao finalizar o alfabeto, pe?a para cada aluno registrar seu nome com letras recortadas. Como o intuito foi procurar os 4 tipos de letras, nesse momento ele poder? montar seu nome com os tipos de letra que encontrar. Veja como ficou legal.

?

mariane

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

3? atividade: aproximadamente 60 minutos.

COMPARA??O DE PALAVRAS

?

Professor, por meio da atividade de comparar palavras, os alunos observam as semelhan?as e as diferen?as entre os tipos de letras e fixam os seus formatos.

?

Sugerimos duas atividades:

?

Atividade 1 ? Distribua ? turma uma folha de papel contendo palavras escritas com diferentes tipos de letras (uma mesma palavra, por exemplo, pode ser escrita em letra de imprensa min?scula, letra cursiva e letra de imprensa mai?scula). Pe?a aos alunos que coloram da mesma cor as palavras iguais.

?

pri

Fonte:

CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011.

?

Atividade 2 ? Ligue as palavras iguais. Nessa atividade, os alunos dever?o identificar e ligar as palavras iguais, por?m escritas com diferentes tipos de letras.

?

?

bolsa

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

4? atividade: aproximadamente 60 minutos. 

BILHETES e RECEITAS

?

Professor, ? preciso levar os alunos a reconhecerem e fazerem uso n?o s? da letra de imprensa mai?scula, cujo reconhecimento e tra?ado s?o mais simples, mas tamb?m de imprensa min?scula ? usada em jornais, revistas, livros infantis no pr?prio livro did?tico ? e da cursiva mai?scula e min?scula, por meio de situa??es de leitura e escrita diversas.

A letra cursiva ?, inclusive, valorizada pelos alunos, sobretudo, quando percebem que a conquista de seu registro pr?prio passa a ser um ganho pessoal, que revela tra?os identit?rios, ou seja, mesmo que todos escrevam em letra cursiva, cada crian?a ter? uma letra diferente de todas as outras.

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: a apropria??o do sistema de escrita alfabetiza e a consolida??o do processo de alfabetiza??o. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 30.

?

Professor, solicite aos alunos que recolham assinaturas de algumas pessoas para perceberem e aproximarem mais da letra cursiva.

A atividade poder? ser realizada na pr?pria escola. Disponibilize uma folha de papel para cada aluno e solicite que cada um recolha pelo menos duas assinaturas.

Organize a turma em roda de conversa e fale sobre a import?ncia da assinatura pessoal na sociedade, al?m de mostrar que cada pessoa revela tra?os identit?rios, mesmo que todos escrevam em letra cursiva.

Outra alternativa ? apresentar textos em letra cursiva, que s?o do uso cotidiano dos alunos, como, por exemplo,  bilhetes e receitas, e solicitar aos alunos a identifica??o dos locais em que a letra cursiva aparece.

Professor, solicite que cada aluno traga, por exemplo, uma receita de casa com a letra da m?e ou de outro respons?vel. Organize um momento para os alunos observarem todas as receitas escritas com a letra cursiva e mostre que por mais que todas as pessoas tenham escrito com essa letra, percebem-se tra?ados diferentes.

Construa posteriormente, um Caderno de Receitas da turma. Disponibilize uma folha de papel para cada aluno copiar em letra cursiva a receita que trouxe de casa. Junte todas as receitas, fa?a reprografias para todos os alunos e encaderne. Assim, todos ter?o as receitas.

?

Varia??o: CADERNO DE RECEITAS

?

livro receitas

Fonte: ?S?tio: Ideias debaixo do telhado?

http://ideiasdebaixodotelhado.blogspot.com/2010/04/o-livro-de-receitas.html

Acesso em 15 de jun. 2013.

?

?

1) Solicite que os alunos tragam para a sala de aula, um Caderno de Receitas de algu?m da sua fam?lia ou de alguma pessoa conhecida. Pergunte essa pessoa qual ? a receita mais gostosa do caderno.

?

2) Na sala de aula, pe?a para os alunos copiarem com letra cursiva a receita que foi indicada pela pessoa ou outra receita que achar mais interessante.

?


FOLA RECITA

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

?

Em outra oportunidade apresente a seguinte receita em cartolina ou em outro papel para afixar no mural da sala de aula. Providencie tamb?m uma c?pia da receita para cada aluno colar no caderno e realizar as atividades seguintes:

?

cho 1  cho 2

Fonte:

ALBUQUERQUE, Eliana Garcia Farias de. Projeto descobrir: L?ngua Portuguesa, 1? ano. 2. ed. S?o Paulo: Saraiva, 2011, p. 95

?

ESCREVENDO SOBRE O TEXTO

?

1) Qual ? o t?tulo da receita?

?

2) Como voc? descobriu que ? uma receita?

?

3) Onde poder?amos encontrar essa receita? Vale mais de uma resposta.

?

__ em uma revista.

?

__ em um caderno de receitas.

?

__em uma revista em quadrinhos.

?

__ em um livro de contos.

?

4) Destaque na receita, com cores diferentes, as palavras abaixo escritas na receita com letra de imprensa min?scula.

?

?         Chocolate

?         A??car

?         Farinha

?         Fermento

?         Manteiga

?         Leite

?         Ovos

?

5) Procure na receita de letra cursiva essas mesmas palavras e pinte da mesma cor as palavras iguais.

?

Exemplo:

?

cho azul

?

               Fonte: Imagem da pr?pria autora

?

5) Fa?a essa mesma atividade destacando as medidas usadas nos ingredientes.

?

Outra possibilidade:

 Professor, providencie a poesia em cartolina ou papel pardo para afixar na sala de aula. Forne?a uma c?pia para cada aluno colar no caderno e descubra com a turma como um cord?o de sapato pode se transformar em v?rias coisas.

?

r de receita 1  receita 22

Fonte:

ALBUQUERQUE, Eliana Garcia Farias de. Projeto descobrir: L?ngua Portuguesa, 1? ano. 2. ed. S?o Paulo: Saraiva, 2011, p. 103

?

ATIVIDADES SOBRE O TEXTO

 1) O texto R de receita ?:

?

__ um poema.

?

__ uma receita.

?

__ uma lenda.

?

2) Como voc? descobriu?

?

3) Releia o texto em voz alta e copie as palavras que rimam com:

?

?

MACARR?O

?

MINHOCA

AVESTRUZ

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

 4) Quem fez o qu?, com o qu?? Preencha o quadro.

?

?

QUEM

?

FEZ O QU?

COM O QU?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

5) O avestruz ? uma ave com pernas bem longas e com um est?mago que tudo digere. De acordo com o texto, o que ele comeu? Pinte as respostas.

?

INHOQUE                     CORDA

  

MACARR?O                CORD?O DE SAPATO

?

6) Marque, no poema, a palavra que significa comeu.

?

7) Por que, no final do poema, foi usada a express?o:  ?credo-cruz??

?

__ porque o avestruz comeu muito, tudo de todos.

?

__ porque o avestruz comeu nhoque e macarr?o.

?

__ porque o avestruz comeu pouca coisa.

?

PENSANDO A ESCRITA

?

1) Pinte a letra R que aparece nestas palavras do poema. (Professor, ? importante que o aluno observe que uma mesma letra pode ocupar posi??es diferentes na palavra.).

?

cord??o

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

2) Agora, leia essas palavras em voz alta e responda se o som do R ? o mesmo em todas elas.

  

__ sim         ___ n?o

  

3) Pinte a palavra em que a letra R tem o mesmo som que na palavra RATO:

?

 Barata

 Rabanete

 Nesse caso, a letra R aparece no in?cio ou no meio das palavras? ______________________________________

?

4) Ajude o rato a encontrar o queijo. Ele dever? seguir o caminho das palavras em que o R tem o som igual em todos os nomes.

?

rato

Fonte:

ALBUQUERQUE, Eliana Garcia Farias de. Projeto descobrir: L?ngua Portuguesa, 1? ano. 2. ed. S?o Paulo: Saraiva, 2011, p. 107

?

Professor, essas atividades que utilizam receitas foram exemplificadas a partir do Livro Did?tico inscrito no Programa Nacional do Livro Did?tico (PNLD). Entendemos que sejam muito produtivos os trabalhos que envolvem o Livro Did?tico, ele pode se constituir em um importante material, pelas atividades que o comp?em relacionadas aos eixos do ensino de matem?tica a serem ensinados, que auxiliam o trabalho do professor na sua pr?tica pedag?gica.

?

"O livro did?tico em geral, no nosso caso o livro did?tico de alfabetiza??o (LDA), ocupa um significativo espa?o na cultura escolar brasileira. Independentemente de restri??es ao seu uso e de suas limita??es, esse recurso did?tico permanece como um dos suportes b?sicos da organiza??o do trabalho pedag?gico. Os livros inscritos no Programa Nacional do Livro Did?tico (PNLD) v?m sendo submetidos a um trabalho de an?lise e avalia??o pedag?gica, que resulta na publica??o de um Guia de Livros Did?ticos, que traz informa??es sobre aqueles livros, constituindo-se um material que orienta a escolha do livro did?tico pelos professores. Apesar das lacunas, ? importante n?o esquecermos que os novos livros did?ticos s?o de boa qualidade, al?m de serem distribu?dos para cada aluno, o que facilita o desenvolvimento das atividades no dia a dia da sala de aula. ? preciso, portanto, saber como us?-los, para garantir que os alunos se alfabetizem".

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 27-28.

?

5? atividade: aproximadamente 60 minutos.

USO DO COMPUTADOR

?

Professor, mais uma possibilidade interessante de trabalho ? o uso do recurso do computador. Teberosky (2004, p.163) orienta que al?m do teclado mostrar para os alunos uma quantidade limitada de letras, explicitando o acervo que eles precisam apropriar-se, estas s?o expostas em imprensa mai?scula. Por?m, ao digitar os alunos podem encontrar a imprensa min?scula e, assim, passam a estabelecer compara??es tanto em rela??o ?s formas de tra?ar a mesma letra, quanto na grafia ? semelhan?as e diferen?as ? entre uma letra e outra. Em processadores de textos mais atuais, ? poss?vel encontrar, inclusive, a letra cursiva, ampliando as possibilidades de trabalho.

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: a apropria??o do sistema de escrita alfab?tica e a consolida??o do processo de alfabetiza??o. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32.

?

Professor, para aprofundar o estudo sobre o reconhecimento e o uso dos diferentes tipos de letras, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, ou se eles possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que o utilizem o processador de textos KWord, a partir do caminho:  (?rea de Trabalho > Processador de Textos).

?

Os alunos poder?o:

?

?         Digitar as letras do alfabeto em diferentes tipos de letra;

?         Conhecer v?rias fontes de letras dispon?veis nos computadores (exemplo: times new romam, arial, verdana, dentre outras.).

?         Observar os diferentes tipos e tamanhos de fonte, ou seja, de letra. Cada aluno poder? digitar o seu nome completo e alterar apenas o tipo e o tamanho da fonte para fazer a observa??o. Veja o exemplo a seguir:

  

mariane ellen

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

?         Oriente os alunos para digitarem algum texto que estiverem trabalhando em sala de aula. (Exemplo: os alunos poder?o digitar as receitas, trabalhadas na 4? atividade.).

?

De acordo com o Pacto outra atividade recorrente ? apresentar textos curtos ? parlendas, cantigas, trava-l?nguas ou poesias - em formato de letras diferentes. Nesse tipo de atividade, os comandos podem levar os alunos a estabelecerem compara??es entre os textos apresentados e, podem tamb?m, solicitar pesquisas com os tipos de letra em destaque na atividade.

?

Veja um exemplo a partir de uma estrofe do poema: O castelo de Chuchurumel.

 chuchu

?

Fonte: ?S?tio: Silvana Psicopedagoga?

http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/2012/07/dislexia-do-diagnostico-intervencao.html

Acesso em: 15 de jun. de 2013.

?

Nesse sentido, professor, se voc? tiver trabalhando com algumas parlendas, cantigas, trava-l?nguas ou poesias, por exemplo, pe?a para os alunos digitarem o texto usando algum tipo de letra (imprensa mai?scula ou min?scula) ou at? mesmo letra cursiva, se o processador de textos for mais atual.

?

6? atividade: aproximadamente 60 minutos.

LITERATURA

 Professor, no livro de autoria de Jos? Paulo Paes e Kiko Farias, intitulado ?Uma letra puxa a outra? ? feita a apresenta??o das diferentes formas de grafar as letras e, logo em seguida, insere-se versos sobre cada uma das letras, por meio de um texto interessante e engra?ado que pode ser convidativo aos alunos da faixa et?ria correspondente ao segundo ano do ciclo de alfabetiza??o. Eis a resenha dessa obra, extra?da no manual:

?

?Vamos brincar de formar palavras? O livro "Uma letra puxa a outra" explora as iniciais das palavras, atrav?s da ordem das letras do alfabeto. Brincando com palavras come?adas por cada letra do alfabeto, que iniciam pequenos poemas, a leitura desse livro nos leva tanto a aprender sobre tipos de letras como a refletir sobre rimas e sobre semelhan?as e diferen?as sonoras entre as palavras. O foco, portanto, ? a reflex?o sobre palavras e suas unidades menores.? (p. 101).

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: a apropria??o do sistema de escrita alfab?tica e a consolida??o do processo de alfabetiza??o. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32.

?

Providencie a leitura da hist?ria "Uma letra puxa a outra" para o momento de conta??o de hist?ria. Os alunos ter?o oportunidade de ver, como os autores, brincam com as palavras.

 T?tulo: Uma letra puxa a outra

 Autor: Jos? Paulo Paes e Kiko Farias

 Editora: Companhia da letrinhas

?

letra puxa

Fonte: ?S?tio: Companhia das letras?

 http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40001

Acesso em: 15 de jun. 2013.

?

Ap?s a leitura, forme duplas com os alunos da turma e solicite que cada um escolha 5 palavras e brinque com o autor da hist?ria, criando frases ou hist?rias (dependendo do n?vel dos alunos.).

Ao final, solicite que leiam a produ??o para a turma e exponha os trabalhos no mural da sala de aula.

?

7? atividade: aproximadamente 60 minutos.

JOGOS

Professor, sabemos que os jogos s?o importantes recursos did?ticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfab?tica), uma vez que o ?brincar com a l?ngua? faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde muito cedo. Na alfabetiza??o, os jogos s?o poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Ao utilizar o jogo, as crian?as mobilizam saberes acerca da l?gica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens j? realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa ?rea.

 Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 36.

?

Professor, pe?a aos alunos que utilizem a internet, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e acessem os s?tios abaixo para jogarem. Mas, se a sua escola n?o faz parte do Projeto UCA, leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica.

  

JOGOS ONLINE

?

smart aldfa

Fonte: ?S?tio: Smartkids. Jogo: Jogo das letras?

 http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.html

Acesso em: 15 de jun. de 2013.

?

memoria alfa

Fonte: ?S?tio: Atividades educativas. Jogo: Mem?ria do alfabeto?

 http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5004

Acesso em: 15 de jun. de 2013.

?

maiuscula

Fonte: ?S?tio: Atividades educativas. Jogo: Letras Mai?sculas e Min?sculas?

 http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4906

Acesso em: 15 de jun. de 2013.

?

pooh

Fonte: ?S?tio: Ache jogos. Jogo: Letras Mai?sculas e Min?sculas?

 http://www.achejogos.com/infantis/Alfabeto_do_Pooh_4062.html

Acesso em: 15 de jun. de 2013.

?

OUTRAS POSSIBILIDADES DE JOGOS:

   Jogo da Trinca de Letras

 O jogo da Trinca de Letras exige boa estrat?gia para que os jogadores possam formar seu conjunto de tr?s cartas (trincas). Ele trabalha as letras, a ordem alfab?tica e a ortografia das palavras.

 Organize a turma em grupos de quatro alunos e providencie para cada grupo 4 baralhos de letras do alfabeto, cada um com um tipo de letra (imprensa ?mai?scula e min?scula; cursiva ? mai?scula e min?scula).

  

baralho

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

Embaralham-se e distribuem-se, sem olhar, 9 cartas para cada jogador, o restante das cartas constitui o monte. O objetivo ? formar trios de cartas que atendam a um dos crit?rios a seguir:

  •     Trio que forme uma sequ?ncia de letras (sequ?ncia alfab?tica ou das vogais, ex. abc; rst, aei, eio);
  •     Trio de uma mesma letra que pode variar de tipo (mai?scula, min?scula, cursiva: Aaa).
  •     Uma palavra de tr?s letras (pia, meu, sal, sim, n?o, sua, seu, pai, mel, p?s, mal, lei, im?...).

 Quando se joga com alunos ainda n?o alfab?ticos, o crit?rio "palavra" pode ser exclu?do, j? que ainda n?o se apropriaram do princ?pio alfab?tico e as palavras lhes parecer?o escritas com menos letras do que s?o de fato.

Todos os jogadores devem verificar se com as cartas que t?m na m?o ? suficiente para fazerem trincas e se afirmativo, baixam na mesa a trinca formada. Uma vez formado, nenhuma trinca poder? ser mexida.

Em sua vez, cada jogador compra uma carta no monte e descarta outra na mesa, virada para cima, como no jogo Buraco, e vai tentando formar novas trincas. Pode tamb?m pegar o "lixo" descartado, se l? houver cartas interessantes para o seu jogo, e nesse caso, n?o descarta, apenas deixa uma na mesa.

Ganha quem acabar com suas cartas primeiro e fizer mais trincas. Pode-se tamb?m estabelecer uma pontua??o para quem bate e outra para cada trinca feita e, no fim, conta-se os pontos de todos para ver quem ganhou.

?

  •   Jogo da Mem?ria

 Selecione algumas palavras do universo dos alunos (nome de brinquedos, animais, etc.) e confeccione um jogo da mem?ria em que o desafio ser? encontrar o par de palavras escritas nas letras de imprensa mai?scula e min?scula e letra cursiva.           

?

peteca

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

 Professor, organize a turma em duplas e providencie um jogo da mem?ria para cada dupla com 20 fichas. O jogador que tiver mais pares de fichas ganha o jogo.

 Professor, de acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, em rela??o ao reconhecimento e ao uso de diferentes tipos de letra, espera-se que, ao longo do segundo ano, a crian?a aprofunde e consolide as habilidades de reconhecer diferentes tipos de letra, em situa??es de leitura de textos de diversos g?neros textuais, e de usar diferentes tipos de letra em situa??es de escrita de palavras e textos.

 Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: a apropria??o do sistema de escrita alfab?tica e a consolida??o do processo de alfabetiza??o. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

"S?tio: Ceale. Jornal do alfabetizador que aborda tipo de letra na alfabetiza??o"

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/JLA/2011_JLA28.pdf

Acesso em: 18 de jun. de 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ao reconhecimento e ao uso dos diferentes tipos de letras que foi trabalhado nessa aula. Por meio desse quadro ? poss?vel, tamb?m, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam.

?

O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugest?o de instrumento de registro da aprendizagem.

?

Escola: ______________________________________________________________

?

Aluno: _______________________________________________________________

?

An?lise Lingu?stica: apropria??o do Sistema de Escrita Alfab?tica

FEV.

JUN.

AGO.

DEZ.

Escreve o pr?prio nome.

?

?

?

?

Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

?

?

?

?

Diferencia letras de n?meros e outros s?mbolos.

?

?

?

?

Conhece a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros.

?

?

?

?

Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes g?neros e suportes textuais.

?

?

?

?

Compreende que palavras compartilham certas letras.

?

?

?

?

Percebe que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras.

?

?

?

?

Segmenta oralmente as s?labas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.

?

?

?

?

Identifica semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas.

?

?

?

?

Reconhece que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es.

?

?

?

?

Percebe que as vogais est?o presentes em todas as s?labas.

?

?

?

?

L?, ajustando a pauta sonora ao escrito.

?

?

?

?

Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

?

?

?

?

Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

?

?

?

?

?

                                                                                                             Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) N?o

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 38.