Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
- Construir, em parceria com seus colegas, uma brincadeira;
- Coordenar os diferentes movimentos dos saltos em altura e ? dist?ncia com rela??o ao espa?o, ao objeto e aos diferentes saltos dos colegas;
- Desenvolver a percep??o do corpo em rela??o ao tempo/espa?o.
A proposta prev? que os professores habitualmente proponham ao grupo brincadeiras que proporcionem corrida e saltos como parte integrante de um projeto de educa??o corporal. A proposta ? indicada para crian?as a partir de 05 a 06 anos de idade e com a interven??o de, no m?nimo, 02 adultos.
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Sugerimos o registro fotogr?fico dos v?rios momentos de cada etapa. Ao final dela, o professor poder? montar um painel de fotos dos diferentes saltos das crian?as e expor para visitantes e familiares.
Para esta atividade, o professor deve fazer um reconhecimento pr?vio de uma ?rea pr?xima ? Institui??o em que trabalha, onde possa ser enterrada uma bola su??a (Recursos Complementares), podendo ser em uma pra?a, um campo de v?lei de praia, um parque ou, at? mesmo, na pr?pria Institui??o, enfim, um lugar agrad?vel e seguro, onde as crian?as possam explorar a bola enterrada e o espa?o circundante sem oferecer riscos ? integridade f?sica delas. Ser? fundamental que o espa?o escolhido possua um terreno com areia fofa, pois, para que a atividade aconte?a, a bola su??a dever? ter enterrada em torno de 95% de sua ?rea total, independente do seu tamanho. Uma vez identificado o local, o professor dever? investir em uma sa?da da Institui??o ? passeio e propor esta aula.
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PRIMEIRA ETAPA: ?Vamos explorar uma bola gigante?.
Dura??o: Em torno de 30 minutos.
Local: Local onde tenha uma areia fofa e abundante, podendo ser uma praia, um campo de v?lei de praia, uma pra?a onde tenha uma caixa de areia, etc.
Material: Uma bola su??a, uma bomba para encher a bola su??a, uma m?quina fotogr?fica digital, p?s e baldinhos de praia e uma p? e enxada para uso do adulto. Sugest?o de tamanho da bola: de 65 a 95 cm de circunfer?ncia, no m?nimo.
Proposta: Uma vez detectado o local pelo professor, ele convidar? as crian?as para um passeio. Esta sa?da at? o local dever? ser estruturada, tranquila e segura. Chegando ao local, o professor poder? fazer um alongamento, podendo se apoiar nos Recursos Complementares. Dando sequ?ncia, o professor solicita que as crian?as sentem-se em uma roda e mostra a bola su??a vazia. Pergunta ?s crian?as se elas sabem o que ? aquele objeto. Em seguida, ele apresenta a bomba de encher a bola e pergunta ?s crian?as se elas conhecem o equipamento e os instiga a oper?-lo, com a sua ajuda. Ele deve organizar estas perguntas de forma que as crian?as verbalizem primeiramente e depois se utilizem dos objetos como demonstrado. Assim, depois de demonstrar como fazer uso da bomba, o professor convida as crian?as para ajud?-lo a encher a bola com o equipamento apresentado, de modo que todos possam participar deste momento.
Com a bola cheia, o professor deixa livre o objeto para explora??o pelas crian?as. Este momento ? importante para observa??o e investiga??o de como as crian?as interagem com o objeto, como interagem entre si e com os adultos e em rela??o ao espa?o, podendo aparecer elementos interessantes para an?lise do professor junto ao grupo e ?s crian?as individualmente. Desse modo, ele dever? estar atento para intervir, se for necess?rio, para que as crian?as n?o se machuquem e/ou danifiquem o objeto, uma vez que a bola, depois de cheia, estar? fr?gil a qualquer objeto pontiagudo. Para evitar essa possibilidade, o docente dever? fazer uma vistoria meticulosa antes mesmo da atividade.
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Figura: crian?as brincando com bolas.
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SEGUNDA ETAPA: ?Vamos enterrar a bola?.
Dura??o: Em torno de 15 minutos.
Local: Local escolhido anteriormente.
Material: Bola su??a, p? ou enxada para uso exclusivo do adulto, alguns colchonetes, p?s e baldinhos de praia para as crian?as e uma m?quina fotogr?fica digital.
Proposta: Passado o per?odo de explora??o, o docente prop?e uma roda e sugere ao grupo que enterre a bola, mas, para isto, instigar? as crian?as a ajudarem-no. Ent?o, vamos l?! O professor dever? identificar o local exato e possibilitar que as crian?as utilizem as p?s e os baldes pl?sticos para esta miss?o. Ele dever? incentiv?-las a perceberem a profundidade que o buraco deve ter em rela??o ao tamanho da bola. Caso o local escolhido apresente dificuldades de escava??o pelas crian?as, o professor dever? utilizar uma p? e uma enxada para finalizar esta etapa. Na sequ?ncia, o professor solicitar? que as crian?as tapem o buraco com a bola no seu interior e, quando ela estiver praticamente enterrada, o professor poder? pisar e pedir para as crian?as tamb?m pisarem ao redor da bola para pressionar e deixar a bola bem fixa na areia, de modo que apenas 5% do seu tamanho total fique fora da areia.
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Crian?as e professores preparando o ambiente para a brincadeira.
Acervo NDI/CED/UFSC 2013
Fotografia: Gilberto Lerina
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TERCEIRA PROPOSTA: ?Vamos brincar de pular??
Depois do uso das ferramentas (p? e enxada) de uso dos adultos, o professor dever? retir?-las do alcance das crian?as.
Dura??o: Entre 30 e 60 minutos.
Local: O mesmo local.
Material: A bola su??a e uma m?quina fotogr?fica digital.
Proposta: O professor organiza o grupo, de forma que fiquem sentados em forma de um grande ?U? ou ?V? em rela??o ? bola, e que esta fique em uma posi??o em que todos possam v?-la. Com as crian?as sentadas, o professor combina que cada uma ter? a oportunidade de se levantar e ir at? a bola enterrada a fim de explor?-la por alguns segundos, como quiserem.
Depois de explorado o objeto por todas as crian?as, o professor sugerir? que elas explorem pulos e saltos se utilizando do topo da bola enterrada. O professor posicionar? uma crian?a de cada vez, parada de frente para a bola e, ao sinal, ela dever? tomar um impulso com os dois p?s e cair sobre o topo da bola com os dois p?s juntos. Com isso, a crian?a ser? projetada para cima. O professor dever? alertar as crian?as que, ao final do movimento, elas dever?o amortecer a queda nos colchonetes que estar?o distribu?dos ? frente da bola. Importante que o professor demonstre o exerc?cio, primeiramente, para que as crian?as compreendam o solicitado e, dessa maneira, uma por vez possa execut?-lo.
Depois desse primeiro momento ser bem explorado, o professor poder? pedir para que as crian?as executem o movimento anterior, s? que, desta vez, ser? introduzida a corrida antes de abordarem a bola. O professor dever? estar atento e pr?ximo ao exerc?cio e, se perceber alguma dificuldade por parte das crian?as, intervir, bem como perceber sinais de quando a atividade dever? cessar.
Poder? solicitar que as crian?as fa?am um alongamento ao final da atividade, se valendo dos Recursos Complementares e, em seguida, o professor poder? abrir uma contagem bem lenta enquanto sugere o relaxamento de determinadas partes do corpo, uma a uma, pausadamente. Para isso, as crian?as dever?o estar deitadas no colchonete, de barriga para cima. Ainda na roda final, o professor dever? fazer uma conversa com as crian?as a respeito do que experenciaram.
Figura de uma crian?a que ir? saltar em uma bola.
http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-criancas-para-colorir.html
Sobre bola sui?a:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bola_su%C3%AD%C3%A7a
Sobre alongamento inicial e final:
Nos registros da aula, o professor avalia como as crian?as reagiram diante do proposto: com coragem, vergonha, medo, desenvoltura, conseguiram saltar e pular sobre o objeto etc.? Al?m disso, ele dever? avaliar como elas se relacionaram diante do espa?o f?sico e dos materiais.
O registro fotogr?fico poder? servir de subs?dio para a avalia??o da aula do professor e da sua observa??o quanto a participa??o das crian?as.
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Corre??o ortogr?fica e gramatical:
Lygia Barbachan de Albuquerque Schmitz