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Como organizar um momento coletivo com v?rios grupos de crian?as.

Autor e Co-autor(es)

Gilberto Lopes Lerina imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandr?a Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Perceber sensa??es, limites e a integridade do pr?prio corpo e do corpo do outro;

- Reconhecer a linguagem corporal como meio de intera??o social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adapta??o para diferentes indiv?duos;

- Possibilitar a intera??o entre as crian?as dos diferentes grupos da Institui??o de ensino.

Duração das atividades

A proposta poder? ser dividida em 03 etapas, sendo seu planejamento coletivo, sua viv?ncia e a exposi??o das produ??es confeciconadas, a ?ltima etapa. O tempo de dura??o das etapas ? vari?vel de acordo com a participa??o dos professores no planejamento e das crian?as nas propostas. A exposi??o pode durar cerca de dez dias.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Consideramos que a tem?tica de propostas com o corpo deva ser trabalhada na educa??o infantil, cotidianamente.

Esta atividade poder? ser desenvolvida com crian?as a partir dos 04 anos de idade.

Sugerimos que seja avaliado, previamente, o n?mero de crian?as participantes e a quantidade de adultos coordenadores de cada momento sugerido.

Estratégias e recursos da aula

 Esta proposta dever? ser planejada coletivamente pelos professores da Institui??o. A atividade consiste em os professores organizarem espa?os e materiais de forma que as crian?as de diferentes grupos possam interagir ao mesmo tempo.

? importante, portanto, que os professores envolvidos na proposta percebam e promovam um momento interativo e alegre, tendo uma vis?o do todo e vislumbrando cada detalhe do que ir?o propor.

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Primeira Etapa: ?Como propor uma atividade interativa articulando os professores da Institui??o educacional??

Proposta:

Este primeiro momento ser? marcado pela iniciativa de um dos professores da Institui??o, que tomar? para si a postura de articulador do grupo. Ele dever? vislumbrar o momento oportuno para convidar os demais professores, podendo ser em uma reuni?o pedag?gica ou de planejamento coletivo. Talvez, como estrat?gia, ele poder? se aproximar e convidar os professores com que melhor se relaciona no ambiente de trabalho, antes mesmo de propor ao grande grupo de professores.

Uma vez com a equipe formada, os professores de diferentes grupos de crian?as (em torno de seis) dever?o se reunir para fazerem um planejamento estrat?gico da atividade, quanto ao que ir?o propor, ao espa?o onde ser? transcorrida a atividade, qual o objetivo de cada proposta em si e o que as propostas juntas poder?o trazer para as crian?as etc., de maneira que o momento planejado seja harm?nico, n?o exponha as crian?as ao perigo, seja instigante e pensado nas v?rias faixas et?rias que estar?o presentes, e que propicie a amplia??o do leque de possibilidades com o corpo, o movimento e a arte.

Uma vez todos conectados na mesma atmosfera de parceria - pois uma atividade desta natureza exige que todos ?peguem juntos?, dever? ser tra?ada uma organiza??o em que todos ter?o uma ou mais fun??es na atividade proposta, desde os professores aos alunos, guardadas as devidas propor??es.

                         

Segunda Etapa:  ?Vamos planejar o qu???

Para este momento, sugerimos atividades ligadas ?s artes, ao corpo e a diferentes possibilidades de movimento, podendo o professor voltar a proposta ao que as crian?as demonstrem interesse, ou ? cultura local, enfim, devendo sim estar atento para que estas propostas sejam adequadas para a composi??o do momento como um todo.

Esta proposta envolver?, aproximadamente, 06 grupos de crian?as, e dever?o ser planejadas e organizadas em torno de 06 estruturas, a que nomearemos de esta??es. O n?mero de adultos necess?rios para o adequado desenvolvimento das propostas depende muito do que ser? sugerido. Por?m acreditamos que deva ser de, no m?nimo, 02 adultos por proposta que, respons?veis por cada esta??o, dever?o estar atentos e instigar as crian?as ? participa??o.

Sugerimos abaixo 06 esta??es que poder?o ser desenvolvidas em um local dentro ou nos arredores da Institui??o, dando prefer?ncia a espa?os abertos, ao ar livre e se poss?vel, arborizados, para que as crian?as transitem de forma segura e possam visualizar todas as propostas a fim de escolher as que quiserem brincar.

Em uma atividade desta natureza ? importante que se tenha um adulto articulador, que tenha a fun??o de transitar pelos espa?os organizados no momento que a atividade estiver acontecendo, com um olhar atento ? seguran?a e ?s sugest?es dos participantes, e talvez servir de apoio para algum professor. ? importante o articulador observar tamb?m a forma??o de filas de espera, assegurando-se de que estas n?o fiquem imensas. Para isso, o professor articulador poder? sugerir que as crian?as experienciem outras brincadeiras e depois voltem para aquela onde haja esta configura??o.

Organiza??o do trabalho com as crian?as: Sugerimos que no planejamento dos professores tamb?m seja pensado e articulado como ser? o momento de organiza??o da proposta com os grupos que participar?o dela. ? importante que antes do in?cio da proposta, cada professor relate ao seu grupo como ser? esse momento, quais as esta??es que o compor?o e que cada crian?a dever? participar de todas. Combinar com seu grupo ? imprescind?vel para dar aos pequenos a possibilidade de serem ouvidos e de evitar que fiquem perdidos entre as v?rias alternativas do dia.

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figura de crian??as brincando

                  Imagem de crian?as brincando

Fonte: http://www.dicasecia.com/brincadeiras-para-divertir-as-criancas/

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  • FALSA BAIANA

Local: D? prefer?ncia ao ar livre, num ambiente arborizado. Se isso n?o for poss?vel, a pr?pria Institui??o poder? ser utilizada, contanto que no local se tenha uma constru??o de alvenaria, entre dois pilares (colunas) de concreto, por exemplo. Nesse caso, coloque colchonetes debaixo da falsa baiana de modo a proporcionar maior seguran?a ?s crian?as.

Material: Duas cordas. A metragem destas depender? do local nas quais elas ser?o amarradas e, portanto, da dist?ncia entre as duas ?rvores ou colunas de concreto.

Proposta: Previamente o professor dever? fixar duas cordas paralelas (horizontalmente), em dois pontos distantes, mais ou menos, 05 (cinco) metros um do outro, dependendo do ponto de ancoragem existente. Estas cordas devem ser fixadas de forma a ficarem firmes e seguras, podendo ser amarradas, por exemplo, entre duas ?rvores, dois postes, dois pilares, entre outros, podendo se apoiar  na sugest?o dos Recursos Complementares. A altura entre a corda de cima e a de baixo depender? da altura m?dia das crian?as do grupo. O ideal ? que as crian?as possam alcan?ar, com facilidade, a corda de cima com os bra?os estendidos, se apoiando, com os p?s, na corda de baixo, sem muito esfor?o (ver Foto 1). A altura da corda de baixo em rela??o ao solo deve ser de aproximados 50 (cinquenta) cent?metros.

Se o professor perceber inseguran?a em algumas crian?as, no momento da travessia, ou no caso em que alguma solicitar a sua ajuda/presen?a, ele deve acompanh?-las mais de perto, numa posi??o de aten??o e expectativa. Essa ?ajuda? deve, contudo, ser dada de uma maneira sutil, sem exercer muita press?o sobre a crian?a, segurando-a muito forte, por exemplo. O professor deve sim ter uma atitude otimista, estimulando a autoconfian?a e coragem da crian?a.

? medida que as crian?as v?o ganhando confian?a na travessia, o professor pode estimular torcidas, para aquelas que est?o atravessando, e convites bem-humorados ?s pr?ximas a realizarem a travessia, destacando as diferentes formas de se atravessar um ?perigoso rio? (aqui, uma sugest?o).

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  crian??a atravessando o rio

                                                                

 Foto 1 - Possibilidade de amarra??o de corda, dist?ncia entre elas e altura em rela??o ao solo.

Fonte: aulas portal do professor 

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37893

             

SALTO NO ALMOFAD?O:

Local: Estruturado no interior da Institui??o, em que as crian?as possam transitar e distante de paredes, quinas, m?veis etc., evitando assim que as crian?as possam colidir com estes e se machucar.

Material: Um almofad?o grande, conforme foto abaixo, uma escada, uma mesa.

Proposta: Esta esta??o ser? organizada com uma fila (ou uma roda de crian?as), onde o professor organiza, uma a uma, de forma que s? esteja em cima da mesa uma crian?a por vez. A cada crian?a que salta, ele convidar? a pr?xima para esse mesmo exerc?cio. ? importante que seja combinado com as crian?as esta situa??o de organiza??o devido ? seguran?a, e sugerir para que elas n?o se empurrem, enquanto esperam.

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                                                                                                    almofad??o

Foto 2 : Almofad?o, mesa e escada.

Acervo NDI 2013

Fotografia: Gilberto Lerina

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PULAR CORDA:

Local: A corda deve ser bamboleada em um local com ch?o batido e firme, sem depress?es no solo. H? possibilidade de esta esta??o ser estruturada no interior da Institui??o, mas, deve ser em um local onde as crian?as possam transitar e distante de paredes, quinas, m?veis etc., evitando assim que as crian?as possam colidir com estes e se machucar.

Material: Uma corda com aproximadamente 04 metros de comprimento.

Proposta: Os professores respons?veis por esta esta??o dever?o estar atentos ?s diferentes idades e ao grau de dificuldades das crian?as nesta brincadeira. Em alguns momentos, ele dever? propor uma brincadeira de ?cobrinha? com a corda, tamb?m para as crian?as menores (Recursos Complementares). As crian?as dever?o ser organizadas na forma de uma grande roda e os professores ir?o chamando uma a uma para experienciar a brincadeira, evitando-se assim uma grande fila, que geralmente acarreta um empurra-empurra conflitante. O professor poder? sugerir, em um determinado momento, que as crian?as brinquem de saltos em altura e ? dist?ncia, conforme sugest?o nos Recursos Complementares.

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Imagem de crian?as pulando corda e outras brincadeiras acontecendo no mesmo tempo.

Fonte: http://www.dicasecia.com/brincadeiras-para-divertir-as-criancas/

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ARGILA

Local: Poder? ser estruturado no interior da Institui??o, em um local onde as crian?as possam transitar e estar confort?veis enquanto manuseiam a argila.

Material: Argila, paus de madeira (tipo picol?) e fio de nylon de 50 cm de comprimento.

Proposta: O professor reunir? o grupo de crian?as que se apresentarem para esta proposta e distribuir? pequenos peda?os de argila cortados pelo fio de nylon. Esta atividade ? marcada pela n?o interfer?ncia do adulto no processo de cria??o das pe?as pelas crian?as. O docente poder? fazer um registro fotogr?fico deste momento, como tamb?m registrar o nome dos autores das pe?as. Ao final da produ??o, que n?o ter? limita??o de tempo, ele guardar? as pe?as produzidas para uma posterior exposi??o.

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Foto 3: Crian?as esculpindo em argila

Arquivo institucional do NDI/CED/UFSC 2012

Fotografia: Giandr?a Reuss Strenzel

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PINTURA A GUACHE

Local: Tamb?m poder? ser estruturado no interior da Institui??o, em um local onde as crian?as possam transitar e estar confort?veis enquanto pintam.

Material: Pap?is tipo cartolina e outros, de v?rios tamanhos ou texturas, e pinc?is de diferentes tamanhos.

Proposta: O professor reunir? o grupo de crian?as que se apresentarem para esta proposta e distribuir?, para cada um, pinc?is e pap?is de diferentes tamanhos e texturas. Pr?ximo ? atividade, o professor disponibilizar? potes de tinta guache de diferentes cores. Esta atividade tamb?m ? marcada pela n?o interfer?ncia do adulto no processo de cria??o das crian?as. O docente poder? fazer um registro fotogr?fico deste momento, como tamb?m registrar o nome dos autores nas obras, se as crian?as tiverem dificuldades em fazer o registro do seu pr?prio nome. Ao final da produ??o, que ser? de tempo livre, ele guardar? o material produzido para uma futura exposi??o.

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Foto 4: Crian?as pintando com guache

Arquivo institucional NDI/CED/UFSC 2013

Fotografia: Giandr?a Reuss Strenzel

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PINTURA DE ROSTO:

Os professores que se responsabilizarem por esta esta??o dever?o ter uma m?nima no??o de pintura facial para tentarem atender aos pedidos das crian?as, podendo se apoiar nos Recursos Complementares.

Local: De prefer?ncia ao ar livre, num ambiente arborizado, mas tamb?m poder? ser estruturado no interior da Institui??o, contanto que tenha uma boa ilumina??o e em que os pintores e pintados possam estar sentados confortavelmente e, ao mesmo tempo, transitar livremente.

Material: Material para pintura de rosto infantil antial?rgica, espelhos e papel para limpeza de rosto.

Proposta: O professor reunir? o grupo de crian?as que se apresentarem para esta proposta e tentar?o atender aos apelos das crian?as. Esta atividade tamb?m ? marcada pela n?o interfer?ncia do adulto no processo de escolha das crian?as. O docente poder? fazer um registro fotogr?fico deste momento.

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2608112735 f9ef125044 Como fazer pintura no rosto

Foto 5: Crian?a sendo pintada

Refer?ncia -http://comofas.com/como-fazer-pintura-no-rosto/

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Ao final da proposta, os professores poder?o organizar uma exposi??o  com o material confeccionado pelas crian?as (esculturas, pinturas e fotos) nas v?rias esta??es, bem como um resumo de como foi organizada esta proposta. Dever? ser registrado o nome de todos os adultos envolvidos na atividade coletiva. Esta exposi??o dever? ser em um local de tr?nsito livre de visitantes e familiares.

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final, os professores, em seus grupos de origem, convidar?o as crian?as para uma ?ltima roda e far?o uma brincadeira de espregui?ar com as crian?as, sugerindo que elas imaginem que s?o grandes gatos pregui?osos! Na sequ?ncia, iniciar?o uma conversa sobre as experi?ncias que tiveram, questionando como foi para cada um. Outro momento de avalia??o poder? ocorrer posteriormente, por meio do registro gr?fico com desenhos dos momentos vivenciados pelas crian?as, assim como a proposi??o pelos professores, da escrita de um texto coletivo.

Os professores, em seus apontamentos, avaliam como as crian?as reagiram ?s propostas e como foi a intera??o e a compreens?o delas diante das diferentes etapas da atividade coletiva. Os professores, por sua vez, tamb?m dever?o propiciar um momento para an?lise do que foi proposto e como reagiram nesta proposta grupal.

 

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Corre??o ortogr?fica e gramatical:

Lygia Barbachan de Albuquerque Schmitz.