Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conserva??o ambiental |
- Reconhecer a linguagem corporal como meio de intera??o social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adapta??o para diferentes indiv?duos;
- Compartilhar com os colegas, incluindo o professor da turma, a experi?ncia de construir artesanalmente um objeto na Institui??o de ensino.
Para o desenvolvimento desta atividade, ? necess?rio que o professor saiba lidar com serrote ou que identifique algu?m na Institui??o, ou mesmo um pai de uma crian?a, que tenha essa habilidade e possa participar das etapas.
Esta atividade poder? ser desenvolvida com crian?as a partir de 04 anos de idade e com a interven??o de, no m?nimo, 02 adultos.
O professor dever? estar atento ao percurso do processo de interven??o.
Sugerimos o registro fotogr?fico dos v?rios momentos de cada proposta. Ao final dela, o professor poder? montar um painel de fotos e organizar slides para apresenta??o posterior ?s fam?lias.
Dura??o: A dura??o desta etapa est? intimamente ligada ? disponibiliza??o do material a ser utilizado, de modo que se prev? um tempo m?dio de uma hora, no caso de se ter, pr?ximo ? Institui??o, um bambuzal. Se, ao contr?rio, n?o houver este recurso natural nas proximidades da escola, caber? ao professor providenciar previamente os bambus e, neste caso, esta etapa poder? ser realizada em tempo inferior ? uma hora.
Material: M?quina fotogr?fica digital, bambus, fac?o ou serrote, um equipamento para reprodu??o de imagens e de som (DVD e aparelho televisor, ou similares).
Local: Este momento poder? ser realizado fora da Institui??o, em caso de haver, em suas imedia??es, um bambuzal ou, se n?o houver, poder? ser na pr?pria escola, em um p?tio, parque ou, at? mesmo, na sala de aula.
Proposta: Para este momento, o professor ter? duas possibilidades de atua??o: a primeira prev? que exista um bambuzal no entorno da Institui??o; e a segunda prev? a inexist?ncia deste recurso.
No primeiro caso, o professor, depois de verificar o percurso e o local da planta??o de bambus, dever? planejar o caminho a ser percorrido por ele e sua turma e certificar-se da seguran?a do passeio, no que diz respeito ? sa?da at? o bambuzal e ao retorno do grupo ? Institui??o.
O passo seguinte, portanto, ? o professor reunir o grupo de crian?as na sala de aula, em uma roda, para lhe contar uma hist?ria em que apare?a o elemento sobre o vento, podendo se apoiar nos Recursos Complementares para reprodu??o de material multim?dia ou, at? mesmo, contar a hist?ria sugerida. Ap?s, o professor promove uma discuss?o com a turma a fim de descobrir se as crian?as sabem como se forma o vento e o porqu? de sua forma??o, de uma forma simples e explicativa (Recursos Complementares), considerando a faixa et?ria das crian?as em que estar? intervindo. Poder? comentar sobre as diferentes dire??es do vento, as intensidades (velocidades) etc.
Na sequ?ncia, o professor poder? solicitar que as crian?as levantem e fa?am um breve alongamento, contemplando o esticar de algumas partes do corpo (Recursos Complementares), podendo introduzir, no momento em que se alongam, movimentos que podem levar ? reflex?o sobre o vento, como por exemplo, se balan?arem com movimentos leves, como quando o vento ?sopra? devagar; e com movimentos bruscos, como quando o vento ?sopra? mais forte. Ao final do alongamento, o professor instiga as crian?as a confeccionarem juntos um instrumento que fa?a algum tipo de som para avisar que o vento est? presente. E assim comenta sobre o mensageiro do vento, convidando, desta forma, as crian?as:
? Vamos confeccionar juntos um Mensageiro do vento de bambu?!
Para o sucesso da atividade, os alunos devem se sentir envolvidos na proposta, portanto, o professor ter? que criar um clima instigante no momento em que faz o convite.
Uma vez aceito o convite, o professor convida-os a retirarem um bambu de um bambuzal, podendo tecer coment?rios sobre esta planta (ver sugest?o nos Recursos Complementares). A seguir, o professor organiza o grupo para a sa?da at? o bambuzal, comentando qual ser? o percurso e o procedimento que garanta a seguran?a das crian?as.
Ao chegar ao local, o docente apresenta o bambuzal ?s crian?as, retira um ou dois bambus, dependendo do comprimento (que esteja bem seco e com uma colora??o amarelada), com o aux?lio de um fac?o ou serrote; e arranca as suas folhas e galhos, de forma a deix?-lo liso. Feito isto, o bambu deve ser conduzido para a Institui??o, pelas crian?as, mediante a organiza??o dos adultos.
De volta ? Institui??o, o professor guarda o bambu para, no outro momento, ser iniciado o processo de constru??o do mensageiro de vento.
Todos os momentos dever?o ser registrados com fotos, tanto no caso da primeira, como no da segunda op??o de proposta.
No segundo caso, portanto, se n?o houver este recurso natural nos terrenos circunvizinhos ? Institui??o, o professor dever? providenciar antecipadamente o bambu, planejando, por exemplo, uma brincadeira com as crian?as, em sala de aula, no p?tio ou no parque da escola, a fim de revelar a planta a ser utilizada na constru??o do mensageiro do vento. Mas, o restante dos procedimentos s?o os mesmos, ou seja, a conta??o de hist?ria e a roda de conversa com as crian?as acerca do vento permanecem na proposta como passos iniciais. Uma sugest?o ? esconder previamente o material para que as crian?as o procurem e, achada a mat?ria-prima, fazer a apresenta??o da planta da mesma forma que colocado acima.
?
?
Professor mostrando um mensageiro de vento convencional.
Acervo professor Gilberto NDI/CED/UFSC
?
Dura??o: Em torno de uma hora.
Local: No p?tio, no parque ou, at? mesmo, na sala de aula.
Material: M?quina fotogr?fica digital; bambus; facas; lixas finas para madeira; serrote; fac?o; dois discos de madeira de aproximadamente 20 a 30 cm de di?metro; furadeira com uma broca de 08 (oito) polegadas para madeira; e um fio (tipo fieira de pi?o, conforme Recursos Complementares).
Observa??o: As crian?as s? ter?o acesso ?s lixas.
Proposta: O professor organizar? uma roda com as crian?as sentadas; apresentar? o bambu e iniciar? alguns cortes de forma que, ? medida que vai cortando, vai experienciando o peda?o do bambu cortado no que diz respeito a sua sonoridade ao ser alvejado por um peda?o de pau, por exemplo. Para isto, o professor dever? cortar os peda?os de bambus em diferentes dist?ncias de cada um dos n?s. ? medida que vai cortando o bambu com o serrote, o professor vai alternando a dist?ncia entre os n?s e vai batendo com um peda?o de pau para as crian?as perceberem tamb?m esta particularidade sonora. As crian?as at? poder?o participar do processo de corte dos peda?os de bambu (aproximadamente 06 cortes), por?m o professor dever? estar atento em como organizar o momento, estruturando de uma maneira segura e, assim, as crian?as poder?o segurar as pe?as distantes do serrote. Para essa etapa, ? necess?rio que se tenha a participa??o de, no m?nimo, dois adultos por grupo de crian?as.
Feito isto, ele solicitar? que as crian?as lixem cada uma das partes cortadas e os dois discos de madeira. Na sequ?ncia, o professor apresentar? ao grupo, em uma roda, todo o processo que est? por vir: a amarra??o, a pintura para a prote??o do material, como furar, a parte do ?badalo? etc.E, em seguida, comentar? com as crian?as a import?ncia de se construir um objeto juntos.
Professor e crian?as combinando sobre a constru??o do mensageiro do vento.
Acervo Professor Gilberto NDI/CED/UFSC
?
?
Dura??o: Em torno de uma hora.
Local: No p?tio, no parque ou, at? mesmo, na sala de aula.
Material: Bambus cortados e lixados anteriormente; alicate; fieira do tipo de enrolar pi?o; furadeira; broca n? 06; dois discos de madeira de 20 a 30 cm de di?metro, sendo que, entre eles, deve ter uma diferen?a de tamanho de, aproximadamente, 15 cm; e giz de cera.
Proposta: O professor dever? deixar organizado o espa?o com os materiais dispostos de forma que as crian?as visualizem o material que ser? utilizado, resguardando as ferramentas para uso exclusivo dos adultos.
O professor dever? fazer um furo em cada lado da parede do bambu, com o apoio da furadeira, de modo que o bambu possa ser pendurado pelo fio e ficar equilibrado. Todos os bambus dever?o ser perfurados dessa forma. De posse da roda de madeira, o professor dever? dividi-la em seis partes iguais, de forma que sejam tamb?m feitos 02 furos nas extremidades.
Na sequ?ncia, ele solicitar? que algumas crian?as iniciem uma pintura com giz de cera, de maneira que todos possam participar. Dando continuidade, o professor encaminhar?, com as crian?as, que um peda?o de 50 cm de fieira passe pelos 02 orif?cios do bambu, prendendo-o ao disco de madeira maior. Da mesma forma, todos os peda?os de bambu ser?o presos a esse disco e ser?o distribu?dos de uma forma equilibrada.
Esses procedimentos ser?o feitos com a participa??o ativa das crian?as e tamb?m possibilitando que todos possam ajudar a segurar, aqui e ali, propiciando uma constru??o com o car?ter cooperativo.
Uma vez o mensageiro confeccionado, o professor far? uma rodada de experimenta??o com rela??o ? sonoridade dos bambus. O passo final ser? escolher um local estrat?gico na Institui??o para pendurar o mensageiro do vento, portanto, esse lugar deve possibilitar a passagem livre do vento.
?
Crian?as e Professor na coleta dos bambus
Acervo NDI/CED/UFSC
Sobre a hist?ria do vento:
http://www.youtube.com/watch?v=v_TXUhxsABU
http://www.vagalume.com.br/bia-bedran/o-menino-que-foi-ao-vento-norte-conto-popular.html
Sobre o vento:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vento
Sobre alongamento:
http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts
Sobre Bambu:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bambu
Sobre a fieira do pe?o:
?
Sobre o mensageiro do vento:
Ao final, o professor far? uma roda e abrir? um espa?o para a reflex?o sobre os processos e a participa??o do grupo na confec??o do mensageiro do vento. Em seguida, passar? a palavra para as crian?as que queiram se pronunciar, primeiramente pelo levantar das m?os, por?m propiciando que todas as crian?as possam se colocar verbalmente. O professor dever? ficar atento a todo o processo de relacionamento entre as crian?as e fazer um registro com uma an?lise reflexiva do processo educacional com as crian?as do seu grupo.
?
?
?
?
Revisora ortogr?fica : Lygia Barbachan de Albuquerque Schmitz.