Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
- Reconhecer a linguagem corporal como meio de intera??o social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adapta??o para diferentes indiv?duos;
- Compartilhar os espa?os, as ideias e os planos com outras crian?as e outros adultos;
- Ampliar os seus universos cultural e vivencial.
? importante que o professor propicie habitualmente ao seu grupo experi?ncias com o corpo e o movimento, e tamb?m incluir jogos pr?-desportivos, com regras adaptadas ?s especificidades da faixa et?ria com que atua. O professor deve considerar a trajet?ria de seu grupo e a curiosidade das crian?as. A sugest?o ? indicada para crian?as a partir dos 04 anos de idade.
?
Esta proposta dever? ser planejada previamente pelos professores participantes. A atividade consiste em os professores organizarem duas ou mais partidas de futebol, entre as crian?as e os adultos, de forma que, no final, os professores participantes usem trajes de contos de fadas ou roupas diferentes, lembrando as hist?rias que as crian?as frequentemente ouvem nos grupos. Portanto, a branca de neve, uma bruxa, reis, rainhas, gnomos, fadas, pr?ncipes e princesas ser?o ?escalados? para este jogo. Este momento ser? organizado em segredo das crian?as para obtermos o efeito do inusitado, que tanto as instiga.
Sugerimos o uso da m?quina fotogr?fica para documentar os diversos momentos da aula.
?
Primeira Etapa: "Tum, Tum, Tum... aquecendo os tamborins para um jogo de futebol!?
Dura??o: Em torno de uma hora.
Material: Um equipamento reprodutor de DVD.
Local: Sala de aula, ou p?tio da Institui??o.
Proposta: O professor reunir? o grupo, sentado em uma roda, em um ambiente onde possa ser reproduzido o material do DVD, com a m?sica ?Uma partida de futebol?, da banda brasileira Skank (ver recursos complementares). Poder? sugerir no meio, ou ap?s a reprodu??o da m?sica, que as crian?as levantem e dancem conforme o ritmo reproduzido. Num dado momento, ele bloqueia o som e solicita que as crian?as virem est?tuas. Este momento dever? conter o movimento, o professor dever? transitar por entre as crian?as e desafi?-las a n?o se moverem, ou mesmo piscarem e, uma vez obtendo esse efeito, o da imobilidade, ele retornar? a tocar o som, propondo novamente que elas dancem livremente. Poder? fazer esta solicita??o duas a tr?s vezes, atentando para o interesse das crian?as.
Em seguida, ele inicia uma conversa sobre o futebol com as crian?as, explorando o que elas conhecem sobre o esporte e se j? tiveram contato, o que conhecem sobre as regras, sobre os times de futebol existentes etc., de forma que, ao final, convida as crian?as para jogar uma partida de futebol diferente. Esse convite dever? ser feito com a inten??o de despertar nas crian?as o interesse por esta proposta.
O professor dever? localizar previamente onde se desenrolar? a atividade. O ideal ? que seja realizada em um campinho gramado, retangular, com o comprimento de 40 metros e com a largura de 20 metros. O professor poder? se apoiar nos Recursos Complementares que trata das dimens?es de uma quadra de futebol de sal?o. Para este momento, o professor ter? tr?s possibilidades de atua??o: a primeira prev? que exista um local j? destinado a atividades como essa na Institui??o; a segunda, que esse local exista n?o dentro da escola, mas no seu entorno; e a terceira prev? a inexist?ncia desse tipo de local.
No primeiro caso, bastar? o professor organizar dia e hor?rio para a atividade. No segundo, ele dever? verificar o local quanto ao seu estado e certificar-se acerca da seguran?a do passeio para, em seguida, planejar o caminho a ser percorrido pela turma e os adultos respons?veis. No terceiro caso, se n?o houver o local, ele dever? planejar a atividade no espa?o que tiver dispon?vel dentro ou nas proximidades da Institui??o em que trabalha, n?o dando import?ncia demasiada ?s dimens?es do espa?o, mas ? seguran?a das crian?as e aos objetivos que essa atividade pode proporcionar. O espa?o dever? ser dividido em duas partes iguais e o professor dever? utilizar-se de cordas, para delimitar as linhas laterais do campo que ser? formado.
Todos os momentos dever?o ser registrados com fotos.
?
Imagem crian?as jogando futebol
http://www.pintardesenho.com/2012/12/colorir-desenho-criancas-brincando-de-bola-sorrindo.html
?
Segunda Etapa: " Como construir traves de gol e pom pom para torcida".
?
Dura??o: Em torno de trinta minutos a uma hora.
Material: Tubos de esgoto de PVC de 40 mm de espessura para 02 traves, 12 joelhos de PVC de igual espessura do tubo para 02 traves, sacos do tipo de batatas, ganchos para serem fixados em madeira, martelo e prego, fio de barbante, fio de l? ou similares, sacolas de supermercado e fita adesiva.
Local: Sala de aula, ou p?tio da Institui??o.
Proposta: Neste momento, o professor deve reunir o grupo e propor-lhe um alongamento, se inspirando no espregui?ar de alguns animais, podendo ser de um gato ou cachorro.
Primeiro momento:
Na sequ?ncia, solicita que as crian?as se sentem em uma roda e, apoiado nos Recursos Complementares, sugerir ? confec??o de 02 traves de futebol de tubos de PVC com as crian?as. Dever? acrescentar uma rede ? proposta sugerida, ao fundo do objeto constru?do, dando a impress?o de uma trave de gol e, para isto, dever? unir os sacos de ?batata? por meio de fios de l?. Para fixar a rede na trave, poder? se valer de seis ganchos, que dever?o ser distribu?dos pela trave, depois de montada. Antes de tentar introduzir o gancho diretamente no PVC, o professor dever? iniciar um furo superficial, martelando um prego para facilitar o processo de instala??o do gancho. O saco poder? ser usado para que d? um efeito de ?bola na rede? no momento do gol. Para isto, o professor dever? unir tantos sacos quantos forem necess?rios dependendo do tamanho da trave, atrav?s do barbante ou de material similar.
Segundo Momento:
O professor dever? propor ?s crian?as a confec??o de pom pom para fazer torcida no momento da partida (Recursos Complementares). Estes poder?o ser utilizados pelas crian?as que n?o estiverem em campo no momento do jogo, ou as que n?o quiserem participar da partida de futebol propriamente dita. Para isto, o professor poder? unir de 02 a 03 sacolas de supermercado.
?
Crian?as na torcida da partida de futebol
Acervo NDI/CED/UFSC 2012
Foto: Gilberto Lerina
Crian?as jogando futebol no campinho da Institui??o 2007
Acervo NDI - Foto professor Gilberto Lerina
?
Terceira Etapa: "O dia da ?pelada? chegou!?.
?
Nos dias que antecedem ? aula, os professores dever?o comentar, lembrar e instigar as crian?as sobre a atividade. Poder?o encaminhar uma carta para os familiares convidando-os ? participarem da proposta e para solicitar que as crian?as, para o momento planejado, trajem roupas confort?veis e adequadas para o jogo de futebol. Se caso possu?rem alguma camiseta de times de futebol, poder?o us?-la neste dia.
Esta ? uma atividade conjunta e dever? ser organizada de forma coletiva pelos professores que estar?o envolvidos. O grupo de professores dever? se reunir para ajustes como, por exemplo, o que v?o trajar, como organizar?o os grupos de crian?as, quem organizar? a torcida e a marca??o do campo pelas cordas, enfim. ? necess?rio, igualmente como nas rodas de conversas com as crian?as, que os professores tamb?m se organizem para uma roda de planejamento, harm?nico, organizado no que diz respeito ?s diferentes ideias que possam aparecer e ? divis?o de responsabilidades.
Neste dia, poder?o organizar para que seja tocado o hino nacional (Recursos Complementares) antes de iniciar a partida. Sugerimos tamb?m um juiz, devidamente trajado para apitar o jogo; um mes?rio para organizar a entrada e a sa?da das crian?as, mantendo-se assim uma rotatividade de jogadores (tanto meninos como meninas) e n?o deixando as crian?as por muito tempo no banco de reservas. Imprescind?vel promover a participa??o de todos, inclusive em caso de existir alguma crian?a com defici?ncia. Para estas, o professor dever? ficar atento em como ser? a participa??o, reservando um olhar criterioso e estrat?gico.
? importante que numa atividade desta natureza, os professores propiciem uma atmosfera de alegria e intera??o e n?o entrem num clima de competi??o, do ganhar a qualquer pre?o. Portanto, os professores devem dar dicas de que o mais importante ? a participa??o, o poder ?curtir? ao lado dos colegas.
O ideal ? que se finalize a atividade com o jogo dos personagens.
?
Dura??o: Aproximadamente uma hora.
Material: Bola, apito, tiras de TNT com 02 (duas) cores diferentes e um equipamento que possa reproduzir o hino nacional.
Local: Organizado pelo professor previamente.
Proposta: Depois de checados o local, os materiais, as responsabilidades e as combina??es para este momento, o professor reunir? o grupo de crian?as e professores no espa?o j? previamente organizado. Comenta que neste momento iniciar? o jogo, mas que, para isto, as crian?as dever?o fazer um alongamento inicial, em uma roda , podendo se apoiar nos Recursos Complementares.
Na sequ?ncia, organiza uma pequena corrida sem sair do lugar, solicitando que as crian?as o imitem e, aos poucos, vai se deslocando, com uma ?corridinha? lenta, enquanto vai dando uma grande volta no campo, comentando sobre o espa?o, os dois campos, a lateral, e por a? vai, fazendo um breve reconhecimento de todo o local, podendo propor movimentos inusitados para que todos o imitem, de forma alegre e bem humorada.
Em seguida, o professor propor? que as 02 (duas) equipes sejam formadas, valendo-se dos demais professores dos grupos para que fa?am uma ?escala??o? do time, de forma que mesclem as crian?as dos diferentes grupos. Depois de formados 02 (dois) times, o professor distribuir? as faixas de 02 cores diferentes de TNT, para serem amarradas na testa das crian?as e que devem ser previamente preparadas. Nos times formados, dever?o ter 02 adultos ?atentos? para jogar e contribuir para que o jogo transcorra e possibilite que todas as crian?as participem, seja jogando, seja cobrando faltas, p?naltis, lateral e tiro de meta e, assim por diante.
Antes de iniciar o jogo propriamente dito, os 02 times ser?o chamados para combina??es preliminares, como, por exemplo: n?o colocar a m?o na bola; n?o empurrar; quando o juiz apitar, todos dever?o virar est?tuas etc. Logo ap?s, cada time re?ne os seus respectivos jogadores com o intuito de combinar ?planos? de jogo, estrat?gias etc. Os adultos participantes dos times dever?o instigar para que as crian?as verbalizem suas ideias e, ao final, dever?o contribuir sutilmente com os planos e relembrar as regras do jogo.
Neste momento, poder? ser tocado o hino nacional. Posteriormente, o professor chama todos das equipes em uma roda e escolhe, no ?cara e coroa?, o campo de cada equipe, qual delas ter? a sa?da de bola e - ?Priririri...? - apita o juiz!
?
Crian?as e professores no aquecimento antes da partida de futebol
Arquivo NDI/CED/UFSC 2012
Foto: Gilberto Lerina
?
O jogo dever? ter 02 tempos, para que os 02 times formados possam jogar em cada um dos lados do campo. No que se refere ao tempo, ele poder? ser estipulado de 5 a 10 minutos de cada lado, por?m o professor dever? estar atento ao interesse das crian?as, ao n?mero de crian?as participantes e perceber se o tempo dever? ser ampliado ou reduzido. Antes de terminar cada partida, o professor propor? que seja aberta uma contagem regressiva de 10 a 1. Terminado o primeiro jogo, o professor solicita que as crian?as tomem ?gua, que o outro time (dos adultos) seja chamado e seja dada sequ?ncia ao outro jogo nos par?metros do primeiro.
Finalizados os jogos das crian?as, os adultos que ir?o se trajar com as roupas dos personagens dever?o sair, sutilmente, de ?cena? e dever?o trocar de roupa, escondidos das crian?as, enquanto o juiz organiza para que as crian?as fiquem de olhos fechados, aguardando a grande surpresa. Neste meio tempo, uma m?sica ser? organizada, conforme Recursos Complementares, para abrilhantar a entrada desses jogadores muito especiais. E, procedendo da mesma forma que no jogo das crian?as, no que diz respeito ? organiza??o, os personagens poder?o improvisar momentos ou movimentos para que possam levar alegria e divers?o para a proposta.
Ao final, o professor dever? convidar o grupo para um alongamento, podendo se basear nos Recursos Complementares. Por ?ltimo, iniciar uma conta??o de hist?ria de um dos personagens que ali esteve jogando. Para isto, os professores dever?o estar preparados, escolhendo previamente quem ir? contar a hist?ria e se ter? algum apoio de livro ou m?dia.
M?sica "? uma partida de futebol":
http://www.youtube.com/watch?v=hibZVX_Q18M
Sobre a quadra de futebol de sal?o:
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/quadra.php
Sobre a confec??o de traves de futebol de PVC:
http://www.youtube.com/watch?v=73cCGuQqRZk
sobre Pom Pom para torcida:
http://www.youtube.com/watch?v=NA_HH77J3jY
Sobre alongamento:
http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts
Sobre saco de batata:
http://www.novaplast.com.br/sacos-fios-telas-barbantes.asp?id2=3
Sobre o hino do Brasil:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/hino.htm
Sobre futebol:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol
Sobre regras do futebol:
Ao final, os professores convidam as crian?as para uma ?ltima roda. Fazem um espregui?ar com elas, esticando algumas partes do corpo (pernas, bra?os, costas). Em seguida, instigando uma conversa sobre a atividade, os professores dever?o lhes perguntar como foi construir e compartilhar o momento do futebol com outras crian?as, se elas apreciaram o jogo dos personagens e o que acharam da torcida. Para al?m, os professores devem promover uma reflex?o com o grupo sobre a import?ncia do trabalho em equipe e comentar sobre como pode ser interessante conhecer e brincar com outras crian?as.
Em seus apontamentos, os professores avaliam como as crian?as reagiram ?s propostas e como foi a intera??o e a movimenta??o do grupo, com o apoio das imagens fotografadas. O planejamento e a execu??o da proposta por parte dos adultos tamb?m deve ser avaliada, com o objetivo de futuras propostas coletivas.
?
?
?
?
?
Corre??o ortogr?fica e gramatical:
Lygia Barbachan de Albuquerque Schmitz.