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O uso dos jogos para estabelecer rela??es entre a pauta sonora e registro gr?fico

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D. Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   Conhecer as letras do alfabeto e seus nomes;
  •   Compreender que as s?labas s?o formadas por unidades menores;
  •   Compreender que a cada fonema corresponde uma letra ou um conjunto de letras;
  •   Perceber que as s?labas variam quanto ao n?mero de letras;
  •   Compreender que se trocarmos uma letra transformamos uma palavra em outra palavra;
  •   Verificar que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
  •   Segmentar palavras, identificando partes que constituem outras palavras;
  •   Compreender que a ordem em que os fonemas s?o pronunciados corresponde ? ordem em que as letras s?o registradas no papel, obedecendo, geralmente, ao sentido esquerda para direita;
  •   Comparar palavras, identificando semelhan?as e diferen?as sonoras entre elas;
  •   Estabelecer correspond?ncia grafof?nica;
  •   Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informa??es ao professor

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Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa forma??o docente.

O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Para obter mais informa??es acesse os s?tios abaixo:

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"S?tio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa"  http://wlcaminha.blogspot.com.br/ Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.

Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".

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Professor, sabemos que os jogos s?o importantes recursos did?ticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfab?tica), uma vez que o ?brincar com a l?ngua? faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde muito cedo. Na alfabetiza??o, os jogos s?o poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Ao utilizar o jogo, as crian?as mobilizam saberes acerca da l?gica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens j? realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa ?rea.

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Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 36.

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Nesse sentido, propomos essa aula sobre a tem?tica ?Jogos? para estabelecer rela??es entre a pauta sonora e registro gr?fico, socializando alguns jogos pedag?gicos de apoio ? alfabetiza??o enviados pelo Minist?rio da Educa??o para as escolas p?blicas, haja vista o interesse e o prazer dos alunos pelos jogos.

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Fonte: "S?tio: Ceel - UFPE. kit de jogos pedag?gicos"

http://ceelufpe.blogspot.com.br/2008/01/noticia-ceel-apresenta-kit-de-jogos.html

Acesso em: 18 de jun.  2013.

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Os jogos ?Mais uma?, ?Troca letras?, ?Bingo da letra inicial? e ?Palavra dentro de palavra?, desse acervo, contribuem de forma direta para o estabelecimento das rela??es entre pauta sonora e registro gr?fico.

A brincadeira com esses jogos favorece a reflex?o sobre o funcionamento do sistema de escrita, ou seja, os princ?pios que constituem a base alfab?tica, promovendo reflex?es sobre as correspond?ncias entre as letras/grupos de letras e fonemas.

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A partir do trabalho com os jogos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

  • Participar de intera??es orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala
  • Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
  • Dominar as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras;
  • Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.

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Professor, nossa proposta em todos os momentos dessa aula, ? realizar jogos que estabele?am rela??es entre a pauta sonora e registro gr?fico no processo de alfabetiza??o. ? v?lido ressaltar, a import?ncia de se trabalhar tamb?m, no contexto da alfabetiza??o inicial, com jogos que estimulem a reflex?o fonol?gica dos alunos. Para maiores informa??es e estrat?gias sobre essa tem?tica, acesse a aula ?O uso dos jogos para a reflex?o fonol?gica no processo de alfabetiza??o?, de minha autoria, por meio do s?tio:

" S?tio: Portal do professor MEC"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49126 . Acesso em: 18 de jun.  2013.

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1? atividade:aproximadamente 60 minutos.

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Professor, organize a sala de aula, crie um ambiente prop?cio para o jogo e motive os alunos, perguntado quem gosta de jogar.  Explore as regras e aproveite para trabalhar com texto instrucional. Chame a aten??o dos alunos para a estrutura deste g?nero textual. 

Comparar palavras ? um tipo de atividade muito importante no processo de alfabetiza??o. Quando os alunos analisam duas ou mais palavras, buscando semelhan?as e/ou diferen?as, eles consolidam correspond?ncias entre as unidades sonoras (fonemas) e unidades gr?ficas (letras).

Nessa perspectiva, sugerimos o jogo: TROCA LETRAS, que oportuniza aos alunos a compara??o de palavras, bem como a identifica??o de um ?nico som (fonema) diferente entre as palavras.

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VAMOS JOGAR?

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 1? Jogo: Troca letras 

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Meta do jogo:

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Ganha o jogo quem acertar a maior quantidade de palavras formadas a partir da troca de letras.

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Jogadores:

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2, 3 ou 4 grupos.

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 Materiais:

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  •   20 fichas com figuras (10 pares de figuras cujas palavras s?o semelhantes, com diferen?a apenas em rela??o a uma das letras). Veja alguns exemplos:

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Fonte: CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCA??O E LINGUAGEM ? CEEL. Kit jogos de jogos educativos. Universidade Federal de Pernambuco.

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  • alfabeto m?vel

alfabeto verde

Fonte: CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCA??O E LINGUAGEM ? CEEL. Kit jogos de jogos educativos. Universidade Federal de Pernambuco.

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Regra:

 - Formar 2, 3 ou 4 grupos. Decida com os alunos, qual grupo iniciar? o jogo.

- O desafiador (professor) coloca em cada grupo 5 fichas de figuras e solicita aos alunos que, ao lado, formem com o alfabeto m?vel as palavras correspondentes a essas figuras, deixando na mesa o restante do alfabeto.

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Fonte: CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCA??O E LINGUAGEM ? CEEL. Kit jogos de jogos educativos. Universidade Federal de Pernambuco.

 - Coloca, em cima de uma das fichas, outra ficha com uma figura cuja palavra ? muito semelhante ? palavra representada pela figura que primeiramente foi colocada (por exemplo, se antes tinha a ficha da figura FACA, coloca-se a ficha que tem a figura FADA.).

  

faca

Fonte: CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCA??O E LINGUAGEM ? CEEL. Kit jogos de jogos educativos. Universidade Federal de Pernambuco.

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 - Fa?a o desafio ao grupo que estiver na vez de jogar: ?Que letra devo trocar para que a palavra FACA vire FADA??

- O grupo escolhe a letra e a coloca no lugar certo, em cima da letra que precisa ser modificada para formar nova palavra;

- Se o grupo acertar ganha 5 pontos, e o professor prossegue com o grupo seguinte;

- Caso o grupo n?o tenha escolhido a letra adequada ele n?o ganha pontos e o outro grupo pode tentar realizar o desafio;

- O jogo termina quando o desafiador fizer 8, 9 ou 10 desafios: para 4 grupos, s?o feitos dois desafios; para 3 grupos, s?o feitos tr?s desafios; e para 2 grupos, s?o feitos cinco desafios.

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Professor, dada ? import?ncia desse tipo de atividade, consideramos fundamental que desenvolva atividades semelhantes em outras situa??es, em pequenos grupos ou em atividades individuais. Pode-se, por exemplo, fazer um jogo em que os alunos, sejam desafiados a dizer ou escrever palavras, trocando uma letra ou uma s?laba, transformando-as em outras palavras.

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2? atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, o jogo: PALAVRA DENTRO DA PALAVRA atinge, principalmente, os alunos que ainda n?o compreendem todos os princ?pios do sistema alfab?tico, tal como o de que as palavras com segmentos sonoros semelhantes possuem, tamb?m, sequ?ncias de letras similares; ou os que n?o compreendem que as palavras s?o constitu?das de segmentos sonoros menores (as s?labas). Tamb?m pode ser utilizado com alunos que necessitam sistematizar e consolidar a correspond?ncia entre a escrita e a pauta sonora.

Professor, leia em voz alta as regras do jogo e, na medida em que for lendo, discuta com os alunos sobre como ele funciona. Durante o jogo, caso existam d?vidas quanto ?s regras, leia novamente o texto, mostrando que ? necess?rio compreender e aceitar as regras. Esse procedimento contribui para a melhor intera??o entre os alunos e para que eles se familiarizem com esse g?nero textual: instru??o de jogos.

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2? Jogo: Palavra dentro da palavra

 Meta do jogo:

 Ganha o jogo quem formar mais pares de palavras usando as fichas que recebeu.

 Jogadores:

 2, 3 ou 4 jogadores ou grupos.

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Materiais:

 ?         12 fichas de cor azul, contendo as figuras e as palavras correspondentes;

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Fonte: CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCA??O E LINGUAGEM ? CEEL. Kit jogos de jogos educativos. Universidade Federal de Pernambuco.

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?         12 fichas de cor vermelha, contendo figuras cujos nomes se encontram dentro das palavras das fichas azuis.

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Fonte: CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCA??O E LINGUAGEM ? CEEL. Kit jogos de jogos educativos. Universidade Federal de Pernambuco.

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 Regras:

 - As 12 fichas de cor vermelha s?o distribu?das igualmente entre os jogadores;

-  As fichas de cor azul devem ficar em um monte, viradas para baixo, no meio da mesa;

-  Decide-se quem iniciar? o jogo e a ordem das jogadas;

-  Dado o sinal de in?cio do jogo, o primeiro jogador deve desvirar uma ficha do monte e verificar quais, entre as suas fichas vermelhas, apresentam ?a palavra dentro da palavra? da ficha azul que foi desvirada;

-  Caso encontre um par o jogador deve baix?-lo sobre a mesa; se nenhuma de suas fichas vermelhas tiver uma ?palavra dentro da palavra? que foi desvirada, ou o jogador n?o perceber o par, ela ? colocada no final do monte e o jogo continua;

-  Ganha o jogo quem se livrar das suas cartas primeiro, formando mais pares de palavras.

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Fonte: CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCA??O E LINGUAGEM ? CEEL. Kit jogos de jogos educativos. Universidade Federal de Pernambuco.

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 REPERT?RIO DE PALAVRAS USADAS NO JOGO:

Mam?o ? M?o

Casa ? Asa

Lampi?o ? Pi?o

Luva ? Uva

Sacola ? Cola

Fivela ? Vela

Galho ? Alho

Sapato ? Pato

Galinha ? Linha

Tucano ? Cano

Repolho ? Olho

Soldado ? Dado

Fonte: Brasil. Minist?rio da Educa??o. Jogos de Alfabetiza??o: Palavra dentro da palavra. Bras?lia, 2009. p. 72-73.

Professor, esse jogo proporciona aos alunos analisar as partes que comp?em as palavras. Al?m de formar pares de palavras, os alunos ter?o oportunidade de pensar sobre os sons que comp?em as palavras e quais as semelhan?as entre elas. O importante n?o ? somente o aluno memorizar as palavras que fazem parte de outras palavras, mas, sim, que ele perceba qual a l?gica usada no nosso sistema de escrita, por meio de um processo de reflex?o durante o jogo.

Como as fichas azuis apresentam n?o s? a figura, mas a escrita da palavra correspondente a ela, os alunos podem perceber (e voc?, professor, pode explorar) que, no geral, uma mesma sequ?ncia de sons corresponde a uma sequ?ncia de letras.

A partir do jogo, crie varia??es, considerando as hip?teses de escrita dos alunos. Por exemplo:

Para alunos em n?veis de escrita mais avan?ados as fichas vermelhas poderiam ser utilizadas para escrita de palavras com o alfabeto m?vel, e o vencedor seria o que escrevesse mais palavras que iniciassem com o mesmo som da figura.

Para os alunos em n?veis iniciais de escrita poderia ser proposto pensar sobre a quantidade de segmentos sonoros das palavras das figuras.

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3? atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, por meio do jogo: MAIS UMA, ao comparar palavras, os alunos fazem um esfor?o para identificar a letra que est? faltando. Para isso, eles precisam segmentar a palavra em peda?os e focar a aten??o no interior das s?labas, ou seja, al?m de perceber que as palavras s?o constitu?das de unidades sil?bicas, s?o levados a refletir sobre as menores unidades sonoras (os fonemas) e suas rela??es com as menores unidades gr?ficas (as letras).

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3? Jogo:  Mais uma

 Meta do jogo:

 Ganha quem chegar primeiro ao final da trilha.

 Jogadores:

  4 jogadores ou duplas.

  Materiais:

 ?         Uma trilha composta de algumas casas em que existam figuras com palavras correspondentes;

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Fonte: CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCA??O E LINGUAGEM ? CEEL. Kit jogos de jogos educativos. Universidade Federal de Pernambuco.

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?         20 fichas com figuras por?m contendo a palavra da trilha;

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Fonte: CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCA??O E LINGUAGEM ? CEEL. Kit jogos de jogos educativos. Universidade Federal de Pernambuco.

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?         30 fichas com letras do alfabeto;

?         1 dado;

?         4 pinos de cores diferentes.

 Regras:

 - Na mesa, devem ser espalhadas v?rias fichas com figuras e fichas com letras;

- Quem tirar mais pontos no dado come?a o jogo;

- O primeiro jogador lan?a o dado;

- O jogador conduz o pino da trilha, contando a quantidade de casas correspondente ao n?mero indicado no dado;

- Se o pino parar em uma casa que n?o contenha figura/palavra ele permanece na casa e passa a jogada para o pr?ximo jogador;

- Se na casa onde o pino parar houver uma figura/palavra o jogador dever? procurar a ficha com a figura cuja palavra ? semelhante a que est? na casa da trilha (as duas palavras se diferenciam quanto a uma letra.).

- Ao encontrar a ficha com a figura/palavra adequada, ele deve identificar qual ? a letra que est? faltando na palavra da ficha para formar a palavra correspondente ? figura selecionada;

- Se o jogador acertar a figura e a letra ele permanece na casa. Caso ele erre deve voltar para a casa onde o pino estava;

- O pr?ximo jogador joga o dado e repete os procedimentos do primeiro jogador, e assim sucessivamente at? que um dos jogadores chegue ao final da trilha.

  

letra ficha  jj  hh

Fonte das imagens: CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCA??O E LINGUAGEM ? CEEL. Kit jogos de jogos educativos. Universidade Federal de Pernambuco.

   

REPERT?RIO DE PALAVRAS USADAS NO JOGO:

CASA ? ASA

COLAR ? COLA

CUECA ? CUCA

FOCA ? OCA

GALHO ? GALO

LULA ? LUA

LUVA ? UVA

LUVA ? LUA

MANTA ? ANTA

NAVE - AVE

PASTA ? PATA

PERNA ? PENA

PILHA ? ILHA

PIPA ? PIA

PONTE ? POTE

POSTE ? POTE

PRATO ? PATO

PRATO ? RATO

R?GUA ? ?GUA

VELHA - VELA

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Professor, consideramos fundamental que desenvolva atividades semelhantes com a turma toda, pois, mesmo que todos os alunos n?o consigam realizar a tarefa sozinhos, ao refletirem junto com voc? podem passar a perceber quais s?o as unidades lingu?sticas que precisam ser objeto de aten??o na aprendizagem da escrita e podem come?ar a realizar algumas correspond?ncias grafof?nicas.

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4? atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, quando os alunos passam a perceber que usamos letras na escrita das palavras e que existem letras espec?ficas que fazem correspond?ncias com fonemas espec?ficos eles come?am a tentar estabelecer as correspond?ncias grafof?nicas corretas. Nesta fase os alunos precisam participar de atividades que explorem essas rela??es e gerem conflitos.

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O jogo: BINGO DA LETRA INICIAL, diferente de outros bingos que s? exploram o reconhecimento das letras, proporciona, tamb?m, refletir sobre os sons aos quais as letras correspondem, pois os alunos ter?o de escolher qual letra vai ser usada para completar palavras que apresentam uma mesma sequ?ncia de sons e que se diferenciam apenas no fonema inicial. Essa ? uma forma divertida de trabalhar palavras com lacunas, sem cansar os alunos.

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4? Jogo: Bingo da letra inicial

 Meta do jogo:

 Ganha o jogador que completar primeiro a cartela com as letras que formam as palavras representadas pelas figuras.

 Jogadores:

  4 a 7 jogadores ou duplas.

 Materiais:

 ?         9 cartelas com figuras e palavras faltando as letras iniciais;

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Fonte das imagens: CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCA??O E LINGUAGEM ? CEEL. Kit jogos de jogos educativos. Universidade Federal de Pernambuco.

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?         Fichas com as letras que completam todas as palavras de todas as cartelas;

?         Saco escuro para colocar as fichas das letras.

 Regras:

 - Cada jogador (ou dupla) recebe uma cartela;

-  Um dos jogadores (ou outra pessoa) retira uma letra do saco e diz o nome da letra;

-  Os jogadores verificam se est?o precisando da letra para completar alguma das palavras, e caso algum deles precise grita o nome da letra;

-  O jogador recebe o nome da ficha com a letra sorteada e a coloca na c?lula correspondente ? palavra;

Nova letra ? sorteada e o jogo prossegue at? que um dos jogadores complete sua cartela.

 
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Fonte: CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCA??O E LINGUAGEM ? CEEL. Kit jogos de jogos educativos. Universidade Federal de Pernambuco.

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 REPERT?RIO DE PALAVRAS USADAS NO JOGO:

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GATO ? PATO ? RATO

PANELA ? JANELA ? CANELA

COLA ? BOLA ? MOLA

FACA ? JACA ? MACA

TELA ? VELA ? SELA

ROLHA ? FOLHA ? BOLHA

C?O ? M?O ? P?O

CARRO ? JARRO ? BARRO

MEIA ? VEIA ? TEIA

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Professor, ap?s a realiza??o dos jogos providencie atividades que envolvam a sistematiza??o das correspond?ncias som-grafia, como, por exemplo:

  •            Escrita de palavras que come?am com a mesma letra;
  •            Descoberta de palavras que iniciam com uma determinada letra ou s?laba.

Outras atividades podem ajudar os alunos a pensarem na sequ?ncia de letras que ser?o utilizadas,

  •                Cruzadinha;
  •                Ca?a-palavras;
  •                Explora??o da ordem alfab?tica;
  •                Escrita de palavras com uso do alfabeto m?vel ou silab?rio;
  •                Textos que permitam a reflex?o de uma determinada letra ou s?laba (trava-l?nguas, parlendas, cantigas).

Al?m dos jogos e outras alternativas de trabalho j? mencionadas, para ajudar os alunos no dom?nio das correspond?ncias letra-som, podemos lan?ar m?o de:

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Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: o ?ltimo ano do ciclo de alfabetiza??o: consolidando os conhecimentos. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 11.

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Conclu?das as atividades planejadas para essa aula, avalie com os alunos o que foi poss?vel aprender com os jogos e o que acham do uso de jogos como recurso facilitador de aprendizagens. Pe?a sugest?es.     

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

"S?tio: Web Cache. Minist?rio da Educa??o. Fasc?culo: Alfabetiza??o e Linguagem"

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:_ulvvcRObLoJ:portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Proletr/tutorlingport.pdf+alfabetiza%C3%A7%C3%A3o+e+linguagem+mec&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br , Acesso em: 18 de jun.  2013

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que utilize um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ? an?lise lingu?stica: apropria??o do sistema de escrita alfab?tica que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro ? poss?vel, tamb?m, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam.

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O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugest?o de instrumento de registro da aprendizagem.

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Escola: ______________________________________________________________

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Aluno: _______________________________________________________________

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An?lise Lingu?stica: apropria??o do Sistema de Escrita Alfab?tica

FEV.

JUN.

AGO.

DEZ.

Escreve o pr?prio nome.

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Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

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Diferencia letras de n?meros e outros s?mbolos.

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Conhece a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros.

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Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes g?neros e suportes textuais.

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Compreende que palavras compartilham certas letras.

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Percebe que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras.

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Segmenta oralmente as s?labas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.

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Identifica semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas.

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Reconhece que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es.

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Percebe que as vogais est?o presentes em todas as s?labas.

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L?, ajustando a pauta sonora ao escrito.

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Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

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Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

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                                                                                                             Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) N?o

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Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 38.