Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espa?o e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Justi?a |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educa??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Tempo e pluralidade |
COMENT?RIOS INICIAIS AO PROFESSOR
Com o avan?o da tecnologia e a utiliza??o em larga escala do uso de eletr?nicos nas atividades cotidianas, as crian?as t?m reduzido, cada vez mais, o tempo dedicado a leituras de livros de literatura ou outros livros, antes utilizados como forma de entretenimento e lazer. Al?m disso, quando encontramos crian?as que manifestam o interesse pelos livros, a maioria delas, optam por leituras eletr?nicas, em detrimento de materiais impressos. Assim, cabe ? escola romper com isso, trabalhando desde cedo o h?bito de leitura com as crian?as, incentivando-os a tornarem-se leitores aut?nomos.
1? Momento: Para introduzir o tema convide os alunos para sentarem-se em roda para ouvirem a hist?ria: Uma viagem inesquec?vel.
Imagem dispon?vel em: http://www.submarino.com.br/produto/112341985/livro-uma-viagem-inesquecivel. Acesso em 15 de junho de 2013.
Autora: Marta Reis. Editora Gera??o
SINOPSE: O livro conta a hist?ria de um garoto ranzinza que se fechou para o mundo, e que conseguiu ser salvo pela magia das hist?rias de livros apresentadas a ele por uma menina.
2? Momento: Explorar a hist?ria com as crian?as por meio das seguintes perguntas: Por que o menino era ranzinza? Como ele deixou de ser ranzinza? Quem o ajudou a deixar de ser ranzinza? Voc? imaginava que ouvir uma hist?ria seria capaz de transformar a vida de uma crian?a?
Perguntar ?s crian?as se elas se lembram de alguma hist?ria que tenham lido e que lhe trouxe reflex?es interessantes.
3? Momento: Programar uma visita ? biblioteca da escola para conhecer os livros mais recentes adquiridos. Caso n?o haja biblioteca em sua escola, fa?a contato com um respons?vel pela biblioteca da cidade. O ideal ? que o professor v? com anteced?ncia ao local e liste as obras mais recentes e que sejam destinadas ?s crian?as, garantindo, no momento da visita, o aux?lio aos alunos na localiza??o dos mesmos. Cada aluno dever? pegar emprestado um exemplar do Livro Atr?s da Porta, de autoria de Ruth Rocha.
Sinopse: Ruth Rocha narra a hist?ria de um menino que, ap?s perder a av?, descobre uma biblioteca secreta, atr?s da porta. Desde esse dia, todas as noites o garoto e alguns amigos adentram esse espa?o fant?stico e mergulham no mundo da imagina??o.
Na falta de exemplares suficientes, escolher outra obra para pegar emprestada e levar para casa no final de semana para fazer a leitura. Durante a visita ao local, procure mostrar ?s crian?as a diversidade de obras dispon?veis.
1? Momento: Retomar a atividade com o livro que os alunos levaram para casa.
Caso cada aluno tenha levado um livro diferente para casa, na roda de conversa as crian?as dever?o contar, com suas palavras, a hist?ria lida, bem como fazer uma aprecia??o da mesma.
2? Momento: Em seguida, os alunos dever?o organizar os livros por estilo, como por exemplo, romance, poesia, fic??o, dentre outros, e, ao terminar, fazer uma sinopse para constar em cada obra. Orientar os alunos a utilizarem seus notebooks/Projeto Um Computador por Aluno e acessarem os sites abaixo para lerem sugest?es sobre como fazer sinopse de livros:
Bibliotecando com a Cris. Dispon?vel em: http://jessicristina.blogspot.com.br/2011/03/dicas-como-fazer-uma-sinopse.html. Acesso em 12 de junho de 2013.
Como fazer uma sinopse. Dispon?vel em: http://explicatudo.com/como-fazer-uma-sinopse#axzz2WROMl800. Acesso em 12 de junho de 2013.
Se toda a turma tiver levado a obra de Ruth Rocha - Atr?s da Porta, explorar a hist?ria com os alunos e apresent?-la por meio do v?deo, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=i2se7RZQrRk. Acesso em 12 de junho de 2013.
Imagem dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=i2se7RZQrRk. Acesso em 12 de junho de 2013.
3? Momento: Ap?s a exibi??o, orientar os alunos a recontarem a hist?ria com suas palavras, registrando-a em seus notebooks/Projeto Um Computador por Aluno ou em seus cadernos.
1? Momento: Dividir o grupo em duplas para que assistam em seus notebooks/Projeto Um Computador por Aluno- UCA o v?deo: Caminhos da escola: biblioteca na escola. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1989. Acesso em 12 de junho de 2013.
Imagem dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1989. Acesso em 12 de junho de 2013.
2? Momento: Explorar o v?deo por meio das seguintes quest?es:
1) Qual a import?ncia da leitura na vida das pessoas?
2) Qual a import?ncia da biblioteca?
3) O que as crian?as aprendem por meio dos livros?
4) Quase os sentimentos expressos pelas crian?as do v?deo ao relatarem sobre os livros e sobre as hist?rias que leem ou escrevem: de alegria? De tristeza? De cansa?o?
5) Como eu me sinto quando estou lendo um livro?
Professor ? fundamental que durante a discuss?o, os alunos reflitam sobre a import?ncia da leitura na vida das pessoas e identifiquem a leitura enquanto algo bom e prazeroso, onde a pessoa pode ampliar seus conhecimentos de mundo, suas possibilidades de se comunicar, apresentar suas ideias, sonhar, imaginar, criar.
3? Momento: Propor a constru??o de uma hist?ria por meio de uma brincadeira: ?Sanfona maluca?. Dobrar a folha em v?rias partes como se fosse fazer um leque. Escrever uma frase inicial, como, por exemplo: ?Era uma vez uma crian?a que vivia triste por n?o ter amigos, um belo dia...?Solicitar que os alunos se sentem em roda. In?cio da brincadeira: a primeira crian?a da roda dever? ler em voz baixa o que est? escrito, e completar a frase. Terminada sua escrita, ela dever? fechar a primeira dobra e disponibilizar apenas a segunda dobra para que o colega ao lado leia e complemente. E assim prossegue at? que percorra todos os alunos da roda.
4? Momento: Ao final dessa etapa, abrir a sanfona e ler em voz alto o texto constru?do pelo grupo. Voc? poder? registr?-lo na lousa para que os alunos o copiem em seus cadernos ou em seus notebooks/Projeto Um Computador por Aluno- UCA. Aproveite para fazer, coletivamente, as corre??es ortogr?ficas e bem como outras altera??es necess?rias para garantir um texto coeso, coerente, contendo come?o, meio e fim e, dotado de sentido.
5? Momento: Professor, se o grupo demonstrar interesse em produzir outras hist?rias por meio dessa estrat?gia, aproveite a oportunidade para construir os textos coletivos de forma prazerosa e criativa. Tendo reunido v?rias produ??es, voc? poder? incentivar e orientar a montagem de um livro de ?Hist?rias Encantadas? produzido pela turma. N?o deixe de organizar um dia para o lan?amento do livro na escola.
Professor, voc? poder? acessar algumas aulas do Portal sobre o tema que apresentam ideias interessantes para complementar sua aula:
Leitura e explora??o dos g?neros textuais da Biblioteca da escola. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21063. Acesso em 15 de junho de 2103.
Como funciona a Biblioteca: Descobrindo v?rias maneiras de classificar livros. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19606. Acesso em 15 de junho de 2013.
Recursos complementares:
Professor, para um maior aprofundamento do tema assista os programas da s?rie Letra Viva, dispon?veis na TV ESCOLA e t?m o objetivo de apresentar diferentes maneiras de introduzir a crian?a no mundo da leitura e da escrita. Apresentam projetos e atividades para professores de crian?as de at? 10 anos de idade. Dentre os programas da s?rie, indicamos os seguintes:
Leitura tamb?m ? coisa de crian?a. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275. Acesso em 15 de junho de 2013.
Para ser cidad?o da cultura letrada. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=4276. Acesso em 15 de junho de 2013.
Outros recursos
Ler para aprender- parte 1. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=PShxl_4EFwQ. Acesso em 15 de junho de 2013.
Ler para aprender- parte 2. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=fR54Ia0XXWo. Acesso em 15 de junho de 2013.
Ler para aprender- parte 3. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=dN2X_AIU9Zg. Acesso em 15 de junho de 2013.
A avalia??o dever? se cont?nua e processual. Procure perceber se os alunos se entusiasmaram com o espa?o da biblioteca e com a possibilidade de amplia??o de seus conhecimentos por meio dela. Observe a concentra??o, aten??o e interesse dos alunos no momento das leituras e sua participa??o nas rodas de conversa e procure identificar se as aulas incentivaram o h?bito de leitura dos alunos e contribu?ram com a forma??o de leitores aut?nomos. Solicite aos alunos uma autoavalia??oe uma avalia??o geral das atividades realizadas no decorrer das aulas. Atribua uma nota ou um conceito para as produ??es escritas individuais e em grupo. Por fim, produza um relat?rio final sobre suas percep??es sobre o envolvimento dos alunos com o tema, e utilize-o para aprimorar a abordagem do tema em outros momentos.